By Graça Marinho

Clique e confira!

terça-feira, 28 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA

A gripe suína uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930.

Quantos vírus de gripe suína existem?
Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Qual é o vírus que está causando a crise atual?
É uma versão nova do H1N1.

Como os seres humanos pegam gripe suína?
Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.

Consumir carne de porco pode causar gripe suína?
Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.
O que fazer para evitar o contágio? O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença. - Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso. - Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos. - Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo. - Evite contato próximo com pessoas doentes. - Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia. Gripe suína mata? Ainda é cedo para ter estatísticas precisas, mas cerca de um em cada 15 a 20 casos da doença até agora diagnosticados resultou em morte -- taxa considerada alta.

Como se faz o diagnóstico de gripe suína?
Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.

Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos?
As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno.

Há vacinas para a gripe suína?
No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1 que vêm dos suínos.


fonte: Globo

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dica do Mês

Você está com uns quilinhos a mais? Adora comer de tudo? Odeia verduras?
Detesta academia, fazer ginásticas e algum esforço a mais além do alterocopismo e arremesso de bituca?

Todo lugar onde vai, vai de carro, mora num apto. pequeno e quase não anda, nem pra mudar o canal da TV porque tem o controle remoto... hummm isso pode ser muito ruim para a sua saúde.

Então você tem o mesmo problema que eu. Odeio fazer exercícios e conviver em uma academia.

Socorro!!!

Mas resolvi meus problemas descendo e subindo escadas.

É isso mesmo, eu moro no 9o. andar e eu preciso descer e subir pelo menos 4 vezes por dia. Desço de manhã quando saio para o trabalho, meio-dia subo para almoçar, depois desço novamente para voltar ao trabalho e quando chego subo pela 2a. vez. Fora, quando esqueço alguma coisa no carro, ou tenho que buscar algo na portaria ou se tenho que sair outra vez.

E é verdade, faz menos de um mês que estou fazendo isso e já sinto a diferença. As calças que não mais entravam voltaram a servir. As pernas estão ficando bem mais firmes e o cansaço que eu sentia por causa do sedentarismo horroroso sumiu.

Pois é, fazer exercício é muito importante, mas se você é como eu e não consegue se regrar para fazer exercícios, suba as escadas do seu prédio. Se seu apto. é num andar muito alto e você não aguenta ir até lá, vai até onde consegue e no meio pegue o elevador, verá que num instante fará o percurso até a porta do seu apto. sem nem mesmo perceber. E sempre desça também até porque pra baixo todo santo ajuda.

É claro que não é tão bom quanto fazer exercícios adequados para cada situação, mas cá entre nós, é bem melhor que nada, e dependendo do caso pode até ser suficiente. Seja como for, comece abandonando o elevador e fique em forma.

Cuidados:

Subir escadas fortalece os músculos da coxa, entre outros músculos. É um ótimo exercício, mas evite exagerar na dose. O recomendável é começar devagar até chegar a subir escadas duas ou três vezes por semana, 30 a 40 degraus por sessão. A subida deve ser impulsionada com a parte anterior dos pés e a descida com a parte média. O calcanhar é um freio e aumenta o impacto.

Subir de dois em dois degraus promove a solicitação de mais músculos, como os posteriores da coxa e glúteos, ou seja, é ainda mais interessante.

E mais... (pesquisa científica feita na Suiça)

Um estudo feito por cientistas da Suíça afirma que subir de escada em vez de usar o elevador no trabalho pode aumentar a expectativa de vida.

Abandonar o uso de escadas e escadas-rolantes pode melhorar a condição física, diminuir a gordura corporal, reduzir o tamanho da cintura e diminuir a pressão sanguínea, afirma a pesquisa feita com 69 pessoas.

Isso representaria uma redução de 15% na chance de se morrer prematuramente de qualquer doença, afirma a equipe de cientistas do Hospital Universitário de Genebra.

Ao longo de 12 semanas, os voluntários, que eram empregados do hospital universitário, usaram exclusivamente as escadas em vez do elevador.

Em média, o número de degraus subidos pelas pessoas aumentou para 23.

Depois de três meses de testes, os resultados mostraram melhor capacidade pulmonar, pressão sanguínea e níveis de colesterol.

O peso, a gordura corporal e a circunferência da cintura também caíram, com a melhora da capacidade aeróbica.

Os cientistas afirmam que a combinação destes resultados representa uma redução de 15% nas chances de se morrer jovem.

"Isso sugere que subir escadas pode ter um impacto significante na saúde pública", afirma Philippe Meyer, cientista que liderou a pesquisa.

Para o consultor em cardiologia britânico Adam Timmis, que assistiu à apresentação do trabalho do hospital universitário suíço, o estudo é pequeno, "mas valioso, porque fornece uma forma prática para pessoas ocupadas melhorarem a sua capacidade de fazer exercícios".

"Apesar de a quantidade de exercício parecer pequena, os benefícios são claros na melhora da condição física e redução da gordura corporal e pressão sanguínea."

-----
Fonte: BBC Brasil.
MGGM

domingo, 26 de abril de 2009

RAPIDINHAS...

DE ARGENTINO...
**********************************************************
P: Por que os argentinos, em geral, preferem não se casar?
R: Eles nunca encontraram uma mulher que os amasse mais do que eles se amam.
**********************************************************
P: Como se faz para saber que um espião é argentino?
R: Ele leva um cartão que diz: 'El mejor espion del mondo'.
**********************************************************
Noticia no principal telejornal argentino: - 'Uruguai e Argentina empataram hoy el jogo por la Copa América: zero gols para el Uruguai e ZERO GOLAÇOS para la Argentina!'
**********************************************************
P: Por que na Argentina há tantos casos de bebês prematuros de 7 meses?
R: Porque nem as mães deles os aguentam por 9 meses.
**********************************************************
P: Porque Hitler odiava os judeus?
R: Porque ele não conhecia os argentinos...
**********************************************************

DE BAIANO...
**********************************************************
Um baiano deitado na rede pergunta pro amigo:
- Meu rei... tem aí remédio pra picada de cobra?
- Tem não, meu lindo. Por que, você foi picado?
- Não, mas tem uma cobra vindo na minha direção.
**********************************************************

DE MÃE...
**********************************************************
O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação:
- Por que a senhora bateu no meu filho?
- Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda. (diz a vizinha)
- E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?
**********************************************************

De Loira...
**********************************************************
P: O que você faz para uma loira casar com você?
R: Diz para ela que ela está grávida de você.
**********************************************************
P: Com você diverte uma loira por horas?
R: Escreve VIRE nos dois lados de uma folha de papel e entregue a ela.
**********************************************************

DE PORTUGUÊS
**********************************************************
- Comandante Joaquim! Estou a avistar uma tropa que se encaminha diretamente ao nosso forte!
- São amigos ou inimigos, sentinela Manuel?
- Olha, eu acho que são amigos. Vêm todos juntos...
**********************************************************
P: Sabe o que vem escrito na sola de sapato, em Portugal?
R: Este lado para baixo
P: E na palmilha?
R: Primeiro os dedos
**********************************************************
O Joaquim tava chegando de viagem de barco, e ele avistou o Manuel lá no porto. O Joaquim tava com a cabeça naquelas janelinhas redondas e pequenininhas do navio.
- Oh Manuel, oh Manueeeel, cheguei da viagem!
- Olá Joaquiiiiim, o que é que estás a fazer com esse barco no pescoço?
**********************************************************
- Conte-me, Manoel, a sua versão dos fatos. - diz o juiz.
- Pois, foi assim: estava eu na cozinha com a faca a cortar o presunto. Nesse momento entrou a minha mulher, tropeçou e caiu sobre a faca e espetou-se no peito.
- Sim... - diz o juiz - Continue...
- Pois então, foi assim... sete vezes seguidas!!!
**********************************************************
Num campeonato de arqueirismo haviam três finalistas: Um americano, um brasileiro e um português.
Chegou o americano a 500m atirou, acertou o alvo, e gritou:
- I'm Robin Hood!
Chegou o brasileiro a 1000m atirou, acertou no alvo, e gritou:
- I'm Guilherme Tell!
Dai, o português colocou uma uva na cabeça da Maria, a 1500m, atirou e gritou:
- I'm sorry!!!
**********************************************************

DE INFORMÁTICA...
**********************************************************
Vão quatro engenheiros no carro, quando o carro enguiça. Cada engenheiro dá sua sugestão:
Engenheiro mecânico: - A caixa de velocidades deve ter quebrado.
Engenheiro químico: - Não concordo. O problema está na composição do combustível.
Engenheiro eletrotécnico: - Nada disso! É a bateria que está descarregada.
Engenheiro informático: - E se nós saíssemos e entrássemos novamente?
**********************************************************
Uma mulher estava na sala de bate-papo da Internet quando uma pessoa com apelido estranho perguntou:
- Quer teclar?
- Você é homem ou mulher? - ela perguntou.
- Você quer ou não teclar?
- Depende! Você é homem ou mulher?
- Adivinhe!
- Ok! Então me diz ai: cinco marcas de cerveja!
- Brahma, Kaiser, Skol, Antártica, Bavária!
- Ótimo, ótimo... Agora me diga cinco marcas de camisinha!
- Jontex, Prosex... Hum... é difícil!
- É... você é homem!
- Sou sim! Mas como você descobriu?
- Fácil, ora, você bebe mais do que transa!
**********************************************************
Você já notou como os Windows-95/98/XP/Vista são rápido?
Nem eu!
**********************************************************
P: Você sabe a diferença do Windows para o Vírus?
R: A diferença é que o Vírus funciona.
**********************************************************


FRASE DO DIA!!!
**********************************************************
Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você... “Atrase um pagamento"
**********************************************************

Brawn acerta na tática, e Jenson Button vence a terceira em 2009

Inglês assume ponta após o primeiro pit stop e não dá chances aos rivais






Jenson Button


Mesmo com a ameaça de reação das outras equipes, Jenson Button chegou à sua terceira vitória em quatro provas e reafirmou o domínio da Brawn GP na temporada 2009. Após apostar em uma tática inteligente da equipe, o inglês assumiu a liderança do GP do Bahrein após a primeira janela de pit stops e teve pista livre para abrir uma confortável vantagem de mais de sete segundos. Sebastian Vettel, da RBR, lucrou com a aposta em um primeiro trecho mais longo e assegurou a segunda posição. Jarno Trulli, da Toyota, pole position da corrida, completou o pódio, em terceiro.

Lewis Hamilton fez uma corrida conservadora e garantiu a quarta posição, à frente de Rubens Barrichello, da Brawn GP. A equipe apostou em uma tática de três paradas para o brasileiro, que ganhou uma posição em relação à sua largada. No entanto, com a vitória de Button, ele viu sua desvantagem em relação ao companheiro de equipe aumentar de seis para 12 pontos.

Kimi Raikkonen marcou os primeiros pontos da Ferrari com o sexto lugar, mas não impediu o pior início de temporada da história da equipe. O time vermelho precisava, pelo menos, de uma quarta posição, mas o problema com Felipe Massa na largada estragou a estratégia da equipe. O brasileiro foi apenas o 14º na corrida, uma volta atrás.

Timo Glock, que largou na segunda posição, caiu bastante ao longo da prova e chegou a ficar fora da zona de pontuação durante um bom tempo. O alemão da Toyota conseguiu se recuperar no fim, terminando em sétimo, uma posição à frente do bicampeão Fernando Alonso, que marcou um ponto para a Renault com o oitavo lugar. Nelsinho Piquet, seu companheiro de equipe, fez uma corrida correta, sem erros, e finalizou na décima posição.

Após sua terceira vitória em 2009, Jenson Button chegou aos 31 pontos, 12 à frente do companheiro Rubens Barrichello. O brasileiro perdeu terreno em relação à Sebastian Vettel, da RBR, que tem apenas um a menos que ele: 19 a 18. Jarno Trulli tem 14,5 e Timo Glock, ambos da Toyota, 12. A próxima corrida será o GP da Espanha, em Barcelona, no dia 10 de maio.

Ultrapassagem sobre Hamilton decide futuro de Button na prova


Toyotas mantiveram a ponta na largada do GP do Bahrein


Na largada, Jarno Trulli, mais pesado, perdeu a liderança para Timo Glock. Mais atrás, Lewis Hamilton usou o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) da McLaren para superar Sebastian Vettel e Jenson Button antes da primeira curva. O líder do campeonato também superou o alemão da RBR. Mais atrás, Felipe Massa era espremido por Kimi Raikkonen e Rubens Barrichello. O brasileiro da Ferrari perdeu um pedaço da asa dianteira, o que forçou um pit stop prematuro e o fim de suas chances na corrida.

Na volta seguinte, Button pressionou Hamilton na reta dos boxes e fez uma brilhante ultrapassagem ao frear mais tarde na primeira curva. O inglês da Brawn, entçao, teve pista livre para reduzir a vantagem das Toyotas de Trulli e Glock. Mais pesado que os rivais, Vettel ficou preso atrás de Hamilton até a primeira rodada de pit stops.

Glock liderou a corrida com facilidade no início, mas seu pit stop, na 11ª volta, o fez voltar no meio do tráfego. O alemão também teve muitas dificuldades com os pneus médios, o que tirou suas chances de vitória. Trulli tinha duas voltas de combustível a mais que o companheiro e perdeu tempo em uma disputa com Fernando Alonso após a parada. Isto tudo ajudou Jenson Button, que voltou à frente após seu pit, na 15ª passagem.

Vettel parou na volta 19, mas sua vantagem foi suficiente apenas para superar Lewis Hamilton. O alemão da RBR voltou atrás de Jarno Trulli, que perdia cerca de um segundo por volta em relação a Button por causa dos pneus médios. Ele não conseguiu ultrapassar o italiano da Toyota, o que deixou o inglês da Brawn com uma distância confortável na liderança da prova.



Barrichello duelou com as Ferraris no início da prova

Após o primeiro pit stop, Rubens Barrichello voltou atrás de Nelsinho Piquet, que estava mais lento e com estratégia diferente. Após uma disputa ferrenha, que incluiu várias reclamações, ele superou o compatriota da Renault. Duas voltas depois foi a vez de Timo Glock ser ultrapassado. O piloto da Brawn era o mais rápido, mas a equipe decidiu mudar a tática para três paradas, o que se revelou um erro.

Mais à frente, Vettel só conseguiria a ultrapassagem sobre Trulli após a segunda rodada de pit stops. No entanto, a vantagem de Button já estava em 12 segundos, o que tornava impossível qualquer tentativa do piloto da RBR. A terceira parada de Barrichello quase colocou o brasileiro em sétimo, mas ele conseguiu manter o quinto lugar após dividir a primeira curva com Kimi Raikkonen. Com isso, Hamilton ficou tranquilo em quarto, sem ser ameaçado.

Nas últimas voltas, Jenson Button apenas administrou a liderança e ainda chegou sete segundos à frente de Vettel. Na briga pela oitava posição, Fernando Alonso conseguiu superar Nico Rosberg no fim e marcou um ponto para a Renault.


Pontuação Pilotos

1 Jenson Button - British - Brawn-Mercedes - 31
2 Rubens Barrichello - Brazilian - Brawn-Mercedes - 19
3 Sebastian Vettel - German - RBR-Renault - 18
4 Jarno Trulli - Italian - Toyota - 14.5
5 Timo Glock - German - Toyota - 12
6 Mark Webber - Australian - RBR-Renault - 9.5
7 Lewis Hamilton - British - McLaren-Mercedes - 9
8 Fernando Alonso - Spanish - Renault - 5
9 Nick Heidfeld - German - BMW Sauber - 4
10 Heikki Kovalainen - Finnish - McLaren-Mercedes - 4
11 Nico Rosberg - German - Williams-Toyota - 3.5
12 Kimi Räikkönen - Finnish - Ferrari - 3
13 Sebastien Buemi - Swiss - STR-Ferrari - 3
14 Sebastien Bourdais - French - STR-Ferrari - 1
15 Felipe Massa - Brazilian - Ferrari - 0
16 Adrian Sutil - German - Force India-Mercedes - 0
17 Nelsinho Piquet - Brazilian - Renault - 0
18 Giancarlo Fisichella - Italian - Force India-Mercedes - 0
19 Kazuki Nakajima - Japanese - Williams-Toyota - 0
20 Robert Kubica - Polish - BMW Sauber - 0

Pontuação Construtores

1 Brawn-Mercedes - 50
2 RBR-Renault - 27.5
3 Toyota - 26.5
4 McLaren-Mercedes - 13
5 Renault - 5
6 BMW Sauber - 4
7 STR-Ferrari - 4
8 Williams-Toyota - 3.5
9 Ferrari - 3
10 Force India-Mercedes - 0



Fonte: Site Oficial Formula 1 e Globo

sábado, 25 de abril de 2009

Pole, Jarno Trulli lidera dobradinha da Toyota no grid do GP do Bahrein

Equipe domina treino classificatório e Timo Glock fica em 2º

Jarno Trulli largará na pole position do GP do Bahrein, Timo Glock em 2º e Sebastian Vettel em 3º



Jarno Trulli foi o mais rápido no treino classificatório e vai largar na pole position do GP do Bahrein, que será disputado neste domingo, às 9h (de Brasília). O italiano liderou a dobradinha da Toyota, que teve o alemão Timo Glock na segunda posição. Sebastian Vettel, da RBR, vencedor da última corrida, na China, ficou em terceiro, à frente de Jenson Button, líder do campeonato.

É a quarta pole position da carreira de Jarno Trulli e a terceira da história da Toyota. O italiano marcava o primeiro tempo em uma classificação desde o GP dos Estados Unidos de 2005. No entanto, ele não disputou aquela corrida, por causa dos problemas com os pneus Michelin no circuito de Indianápolis. Todos os pilotos da marca deram apenas a volta de apresentação e voltaram aos boxes. Apenas seis carros disputaram aquela prova.

Rubens Barrichello foi o melhor brasileiro no treino classificatório, com a sexta posição. O brasileiro da Brawn GP ficou atrás de Lewis Hamilton, atual campeão mundial, que mostrou a recuperação da McLaren após a adoção de um difusor intermediário. Fernando Alonso, da Renault, passou à superpole e vai largar em sétimo.

Felipe Massa, aniversariante do dia, conseguiu o oitavo tempo com sua Ferrari. O brasileiro, que completa 28 anos, ficou duas posições à frente de Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe. Eles foram separados pelo alemão Nico Rosberg, da Williams, que larga em nono neste domingo em Sakhir.

Nelsinho Piquet foi superado de novo por Fernando Alonso pela 22ª vez em 22 treinos classificatórios. O brasileiro da Renault, pelo menos, avançou à segunda parte (Q2), mas vai largar apenas em 15º lugar. Heikki Kovalainen, da McLaren, também caiu neste trecho e sai na 11ª posição do grid.

A BMW Sauber continua a decepcionar, com seus dois carros eliminados na segunda parte do treino classificatório. Robert Kubica, usando pela primeira vez o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) em uma corrida, vai largar apenas em 13º, uma posição à frente de Nick Heidfeld, seu companheiro de equipe.

A primeira parte do treino classificatório, conhecida como Q1, não teve grandes surpresas. O único dos carros de ponta eliminado foi Mark Webber, da RBR, atrapalhado pelo alemão Adrian Sutil, da Force India, no fim de sua volta rápida, a um minuto do fim do trecho. Após o treino, ele pediu desculpas ao australiano nos boxes da equipe austríaca, mas não adiantou: perdeu três posições no grid e sai apenas em penúltimo. Webber é o 18º.

Sebastien Buemi e Sebastien Bourdais, a dupla da STR, caiu fora ainda no início. O suíço ainda conseguiu um resultado melhor, mas nada animador, com a 16ª posição. O francês, em seu segundo ano na equipe, ficou apenas em último, o que deve despertar novos rumores sobre sua saída da STR.


Grid de Largada Bahrein




Q3
1 J. Trulli (ITA) Toyota - 1m33s431
2 T. Glock (ALE) Toyota - 1m33s712
3 S. Vettel (ALE) RBR - 1m34s015
4 J. Button (ING) Brawn - 1m34s044
5 L. Hamilton (ING) McLaren - 1m34s196
6 R. Barrichello (BRA) Brawn - 1m34s239
7 F. Alonso (ESP) Renault - 1m34s578
8 F. Massa (BRA) Ferrari - 1m34s818
9 N. Rosberg (ALE) Williams - 1m35s134
10 K. Raikkonen (FIN) Ferrari - 1m35s380
Q2
11 H. Kovalainen (FIN) McLaren - 1m33s242
12 K. Nakajima (JAP) Williams - 1m33s348
13 R. Kubica (POL) BMW Sauber - 1m33s487
14 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber - 1m33s562
15 N. Piquet (BRA) Renault - 1m33s941
Q1
16 S. Buemi (SUI) STR - 1m33s753
17 G. Fisichella (ITA) Force India - 1m33s910
18 M. Webber (AUS) RBR - 1m34s038
19 A. Sutil (ALE) Force India - 1m33s722 (punido)
20 S. Bourdais (FRA) STR - 1m34s159

_
A corrida será televisionada amanhã, dia 26/04/09, às 9h00 horario de Brasilia pela Rede Globo.

_
fonte: Globo

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Certa noite no Castelo da Princesa...

clique na foto para ampliar L

Mad + Bush =?

clique na foto para ampliarL




FORMULA 1 GULF AIR BAHRAIN GRAND PRIX (Sakhir)

GULF AIR BAHRAIN/Sakhir 24, 25 e 26/Abril/2009

SEXTA, TREINO I: (Sex) 04:00
SEXTA, TREINO II: 08:00
SÁBADO, TREINO: 05:00
SÁBADO CLASSIFICAÇÃO: 08:00 (TELEVISIONADO PELA GLOBO)
DOMINGO, CORRIDA: 09:00 (TELEVISIONADO PELA GLOBO)Horário de Brasília (GMT -03:00).


PONTUAÇÃO PILOTOS:

1. Jenson Button - British - Brawn-Mercedes - 21
2. Rubens Barrichello - Brazilian - Brawn-Mercedes - 15
3. Sebastian Vettel - German - RBR-Renault - 10
4. Timo Glock - German - Toyota - 10
5. Mark Webber - Australian - RBR-Renault - 9.5
6. Jarno Trulli - Italian - Toyota - 8.5
7. Nick Heidfeld - German - BMW Sauber - 4
8. Fernando Alonso - Spanish - Renault - 4
9. Heikki Kovalainen - Finnish - McLaren-Mercedes - 4
10. Lewis Hamilton - British - McLaren-Mercedes - 4
11. Nico Rosberg - German - Williams-Toyota - 3.5
12. Sebastien Buemi - Swiss - STR-Ferrari - 3
13. Sebastien Bourdais - French - STR-Ferrari - 1
14. Adrian Sutil - German - Force India-Mercedes - 0
15. Felipe Massa - Brazilian - Ferrari - 0
16. Kimi Räikkönen - Finnish - Ferrari - 0
17. Giancarlo Fisichella - Italian - Force India-Mercedes - 0
18. Kazuki Nakajima - Japanese - Williams-Toyota - 0
19. Robert Kubica - Polish - BMW Sauber - 0
20. Nelsinho Piquet - Brazilian - Renault - 0


PONTUAÇÃO CONSTRUTORES:

1. Brawn-Mercedes - 36
2. RBR-Renault - 19.5
3. Toyota - 18.5
4. McLaren-Mercedes - 8
5. BMW Sauber - 4
6. Renault - 4
7. STR-Ferrari - 4
8. Williams-Toyota - 3.5
9. Ferrari - 0
10. Force India-Mercedes - 0


CALENDÁRIO FORMULA 1/2009

2009 FIA Formula One World Championship Race Calendar:

01 2009 FORMULA 1 ING AUSTRALIAN GRAND PRIX (Melbourne) 27 - 29 Mar
02 2009 FORMULA 1 PETRONAS MALAYSIAN GRAND PRIX (Kuala Lumpur) 03 - 05 Apr
03 2009 FORMULA 1 CHINESE GRAND PRIX (Shanghai) 17 - 19 Apr
04 2009 FORMULA 1 GULF AIR BAHRAIN GRAND PRIX (Sakhir) 24 - 26 Apr
05 FORMULA 1 GRAN PREMIO DE ESPANA TELEFONICA 2009 (Catalunya) 08 - 10 May
06 FORMULA 1 GRAND PRIX DE MONACO 2009 (Monte Carlo) 21 - 24 May
07 2009 FORMULA 1 ING TURKISH GRAND PRIX (Istanbul) 05 - 07 Jun
08 2009 FORMULA 1 SANTANDER BRITISH GRAND PRIX (Silverstone) 19 - 21 Jun
09 FORMULA 1 GROSSER PREIS SANTANDER VON DEUTSCHLAND 2009 (Nürburgring) 10 - 12 Jul
10 FORMULA 1 ING MAGYAR NAGYDIJ 2009 (Budapest) 24 - 26 Jul
11 2009 FORMULA 1 TELEFONICA GRAND PRIX OF EUROPE (Valencia) 21 - 23 Aug
12 2009 FORMULA 1 ING BELGIAN GRAND PRIX (Spa-Francorchamps) 28 - 30 Aug
13 FORMULA 1 GRAN PREMIO SANTANDER D'ITALIA 2009 (Monza) 11 - 13 Sep
14 2009 FORMULA 1 SINGTEL SINGAPORE GRAND PRIX (Singapore) 25 - 27 Sep
15 2009 FORMULA 1 FUJI TELEVISION JAPANESE GRAND PRIX (Suzuka) 02 - 04 Oct
16 FORMULA 1 GRANDE PREMIO DO BRASIL 2009 (Sao Paulo) 16 - 18 Oct
17 2009 FORMULA 1 ETIHAD AIRWAYS ABU DHABI GRAND PRIX (Yas Marina Circuit) 30 Oct - 01 Nov


Fonte: Site Oficial Formula 1

McLaren não considera novo difusor um passo grande na evolução do carro

Equipe inglesa trouxe para o Bahrein uma nova peça em relação à China

A McLaren está usando outro desenvolvimento de seu difusor no GP do Bahrein. Após o modelo estreado na China, a equipe trabalhou nas modificações, baseadas na decisão da Corte Internacional de Apelações da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que liberou as peças da Brawn, Toyota e Williams. Martin Whitmarsh, chefe da equipe inglesa, não acha que a novidade trará grande evolução.

- Temos uma adaptação do nosso difusor convencional. Ele traz um pouco mais de pressão aerodinâmica, mas não é um passo grande. É uma área difícil. Se tivessemos começado um ano atrás, o carro todo seria concebido nesta base - admite Whitmarsh, em entrevista à revista alemã "Auto Motor und Sport".

Enquanto a Brawn, a Toyota e a Williams ganham alguns décimos por volta, as outras equipes ainda lutam para se adaptar à nova peça. De acordo com Whitmarsh, os engenheiros aerodinâmicos da equipe estão trabalhando no túnel de vento. Heikki Kovalainen andou nesta manhã em Sakhir com a tinta que verifica o fluxo aerodinâmico, o chamado "flow vis".


fonte: globo.com

Após críticas de Niki Lauda aos dirigentes italianos da equipe, Ferrari ataca


Stefano Domenicali diz que já conseguiu títulos com a atual formação


Após as críticas de Niki Lauda, que colocou a culpa do fracasso da Ferrari nos dirigentes italianos, a equipe vermelha resolveu contra-atacar no Bahrein. Stefano Domenicali, chefe do time, afirmou que as declarações do tricampeão da Fórmula 1 são infundadas.

- Levo isso para o lado pessoal quando pessoas sugerem que não conseguiremos trabalhar direito só porque somos italianos. Ganhamos títulos e corridas no passado com o mesmo time, fundamentalmente - diz Domenicali, em entrevista coletiva no Bahrein.

A equipe italiana passou por sua melhor fase sob o comando do francês Jean Todt, do inglês Ross Brawn e do alemão Michael Schumacher. Atualmente, a chefia da Ferrari é formada, basicamente de italianos. Domenicali também respondeu às especulações da saída do heptacampeão mundial do time.

- Michael é muito importante para o nosso grupo. Às vezes, ele pode ser duro por causa de sua personalidade, mas seus pontos positivos superam os negativos.


fonte: globo.com

McLaren na frente

Com excelente volta no início, Hamilton é o melhor no primeiro treino no Bahrein

Com uma excelente volta no início da sessão, Lewis Hamilton foi o mais rápido do primeiro treino livre para o GP do Bahrein, que será disputado neste domingo no circuito de Sakhir. O piloto da McLaren marcou o tempo de 1m33s647 nos primeiros minutos e não foi alcançado nos minutos restantes. A BMW Sauber foi a única a usar os pneus supermacios e assegurou o segundo lugar, com Nick Heidfeld, e o terceiro, com Robert Kubica. Nico Rosberg, da Williams, foi o quarto.

Líder do campeonato, o inglês Jenson Button foi o quinto colocado, a 787 milésimos do tempo de Hamilton. O piloto da Brawn GP ainda tentou uma volta rápida no fim da sessão, mas cometeu um erro e saiu da pista na última curva. Heikki Kovalainen arrancou o sexto lugar nos últimos minutos e ficou uma posição à frente de Rubens Barrichello, o melhor brasileiro no primeiro treino livre.

Felipe Massa conseguiu um bom tempo com a Ferrari e esteve durante toda a sessão entre os dez primeiros colocados. No fim, ele acabou com o oitavo tempo, duas posições à frente do companheiro Kimi Raikkonen. Neste fim de semana, o brasileiro optou por usar o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), enquanto o finlandês preferiu ficar sem o dispositivo.

Após ficar um bom tempo nas primeiras posições, Nelsinho Piquet acabou caindo no fim do treino e terminou a sessão inaugural no Bahrein apenas em 13º. O brasileiro, no entanto, conseguiu um bom resultado no duelo interno com Fernando Alonso e ficou cinco posições à frente do espanhol.

Confira os melhores tempos do primeiro treino livre em Sakhir:


1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m33s647 (19 voltas)

2 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m33s907 (17)

3 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1m33s938 (17)

4 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 1m34s227 (24)

5 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 1m34s434 (15)

6 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1m34s502 (24)

7 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 1m34s531 (18)

8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m34s589 (17)

9 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m34s827 (21)

10 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m34s827 (19)

11 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1m34s880 (24)

12 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m34s938 (21)

13 - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1m34s974 (21)

14 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m35s021 (18)

15 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1m35s036 (22)

16 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Mercedes) - 1m35s042 (16)

17 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1m35s333 (20)

18 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1m35s348 (24)

19 - Sebastien Bourdais (FRA/STR-Ferrari) - 1m35s353 (22)

20 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m35s369 (15)



O SporTV transmite o segundo treino livre para o GP do Bahrein às 8h (horário de Brasília) de sexta-feira; e o terceiro, às 6h de sábado. A Rede Globo mostra o treino classificatório, às 8h de sábado, e a corrida, às 9h de domingo.



fonte: globo.com

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ferrari constrói seu parque temático em Abu Dhabi, nos Emirados

Em novembro, cidade recebe o GP que encerra temporada da Fórmula 1



Obra do Ferrari World, parque temático da escuderia italiana, que está sendo construído em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A cidade árabe estreia no calendário da Fórmula 1 com a última prova desta temporada, no dia 1º de novembro.

Após três GPs sem pontos, Massa admite: 'Precisamos começar nosso campeonato'



Vice-campeão de 2008 diz que pressão na Ferrari sempre vai existir





Massa relaxa antes de começar a trabalhar

Felipe Massa não tem ilusões sobre um terceiro triunfo consecutivo no circuito de Sakhir. O brasileiro admite, no entanto, que a Ferrari precisa começar sua melhora neste fim de semana. A equipe italiana ainda não tem pontos na temporada, em seu pior início desde 1981.

- Você nunca pode dizer nunca, mas não é tão fácil. Acredito que possamos ter uma boa corrida. Se venceremos ou não, é uma coisa diferente. Mas eu acredito que poderemos ser mais competitivos e marcar pontos. Precisamos começar nosso campeonato porque, no momento, ainda não conseguimos - diz Massa, em entrevista à imprensa inglesa.

Neste fim de semana, a Ferrari pode completar seu pior início de temporada na história da Fórmula 1. A equipe nunca deixou de pontuar nas quatro primeiras corridas. Massa lembra que a situação é semelhante à do ano passado, mas admite que a pressão estará sempre lá, mesmo com vitórias da equipe.

- No fim do dia, a situação é similar. Ninguém está falando sobre meu futuro, é a única diferença. Mas a pressão está lá. Precisamos sair deste momento difícil. Quero melhorar e lutar por vitórias ou ter boas corridas a partir de agora. É uma grande motivação. Para ser honesto, o que as pessoas escrevem é menos importante em relação ao que precisamos fazer. Estamos trabalhando juntos para evoluir.


Felipe Massa acredita que a Ferrari pode ser competitiva no GP de Bahrein

Brasileiro venceu as duas últimas corridas no deserto de Sakhir.

Todos na Ferrari concordam que a equipe precisa reagir o mais rápido possível. A escuderia italiana não marcou nenhum ponto em três corridas na temporada. Felipe Massa confia que a sorte do time de Maranello pode começar a mudar a partir do GP do Bahrein, no próximo fim de semana.

- Acredito que vamos ser mais competitivos no Bahrein, principalmente se usarmos o Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética). Sempre fui bem neste circuito, onde venci nos dois últimos anos - afirmou.

Nas três vezes em que correu no circuito do deserto de Sakhir pela Ferrari, o brasileiro sempre largou na primeira fila. Em 2006 e 2008 largou em segundo e em 2007 foi o pole position.



O SporTV transmite os três treinos livres para o GP do Bahrein. O primeiro começa às 4h de sexta-feira (horário de Brasília); o segundo, às 8h; e o terceiro, às 6h de sábado.
Globo mostra o treino classificatório, às 8h de sábado, e a corrida, às 9h de domingo.

_
fonte: globo.com

Sebastian Vettel afirma que dinheiro não é sua maior motivação para correr

Jovem alemão diz que paixão e força interna são mais importantes


Vettel tem um dos menores salários do grid

O vencedor do GP da China, Sebastian Vettel, garante que pilota por paixão e vontade de vencer. O piloto de 21 anos tem um dos salários mais baixos da Fórmula 1. Segundo o jornal alemão “Bild”, o germânico ganha US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 7,7 milhões), mas isso é o que menos importa.

- A partir do momento em que o dinheiro se transforma na sua motivação, imediatamente você não fica tão bom quanto alguém que é estimulado pela paixão e pela força interna – afirma.

O alemão é um piloto bem diferente dos outros que alinham no grid da Fórmula 1. Vettel não tem empresário ou manager e negocia diretamente seus contratos com as equipes, contando apenas com o auxílio de um advogado.
_
fonte: globo.com

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como montar um áquario de água doce!!!

Desde que resolvi montar um aquário nunca mais consegui ficar longe dos peixes. O aquário acalma e relaxa. Passo horas olhando os peixes nadando, isso me dá uma calma e alegria indescritível.

Este hobby pode ser caro e difícil no começo, mas depois é muito gostoso e você não vai gastar muito, apenas com comida e manutenção.

Abaixo segue algumas informações importantes para montar seu primeiro aquário, digo primeiro porque depois que se monta um não se consegue parar, e do segundo em diante ai já fica fácil.

Você pode montar um aquário de qualquer tamanho, basta ter criatividade.


Então vamos montar o nosso aquário:

É primordial entender que que após se adquirir um peixe você estará levando para casa um ser vivo que requer cuidados como qualquer outro animal de estimação, este é o primeiro passo para quem está começando no hobby, saber o tamanho da responsabilidade que se tem ao adquirir um peixe, pois afinal de contas estamos retirando o mesmo de seu habitat natural e o mínimo que podemos fazer é dar a ele uma qualidade de vida digna, por mais que se faça nunca será a mesma coisa que a natureza, então um lugar onde ele possa crescer a até quem sabe procriar é o mínimo que devemos fazer. Para tal devemos ter em mente que um aquário bem montando e estabilizado dificilmente trará problemas futuros, a menos que haja descuido do próprio aquarista.

Segunda coisa, dê preferência a comprar peixes nascidos em cativeiros, para que não haja o descontrole da retirada dos peixes de seu habtat.

Vamos falar resumidamente sobre equipamentos, testes e cuidados básicos para iniciantes, mas que são fundamentais para se obter sucesso desde a primeira montagem.

Filtro:

É o equipamento mais importante, pois é ele que realiza a filtragem mecânica, química e biológica do aquário. Este tem que ser bem escolhido, dê preferência para filtros que caibam uma boa quantidade de materiais filtrantes, ou, se preferir, pode-se montar um, o recomendado é que o filtro circule no mínimo cinco vezes o volume de água do aquário. Esqueça o uso do famoso FBF (Filtro Biológico de Fundo), ou aquelas placas pretas sob o cascalho, com o passar do tempo ele passa a ser mais um causador de problemas do que propriamente um filtro biológico, este é um equipamento ultrapassado no aquarísmo, e mesmo que ainda haja pessoas que defendam seu uso (principalmente vendedores mal informados) é um método que deve ser definitivamente descartado.

Os materiais filtrantes que se costumam usar nos filtros são os seguintes:

- Perlon: Onde ficam retidas as partículas em suspensão na água, realizando assim a filtragem mecânica.
- Cerâmica: É onde vai ficar a grande concentração da colônia de bactérias, realizando a filtragem biológica, muito importante. Também pode-se usar outros tipos de materiais não tão comuns como fibras para fixação de bactérias.
- Carvão Ativado: É onde será feita a filtragem química da água, algumas pessoas utilizam removedores de amônia, de fosfatos, de nitratos etc, mas o mais comum é o carvão ativo. Em aquários bem montados, essa filtragem pode ser dispensada.

Uma recomendação muito importante é de nunca desligar o filtro, lembre-se que a sua colônia de bactérias só pode ficar algumas horas sem oxigenação, muito tempo sem oxigênio tende a fragilizar e até matar toda à colônia. Vale lembras que nunca de deve deixar seu filtro ligado sem água dentro, pois ele poderá queimar por super-aquecimento.

Aquecedor com termostato:

Indispensável para quem mora em regiões onde a temperatura costuma cair bastante, principalmente à noite. Este nada mais faz do que manter a água do aquário em uma temperatura constante, por exemplo, se você regular ele em 25º e a temperatura da água cair para 24º ele aciona sozinho e faz a água voltar para os 25º. Mudanças muito bruscas de temperatura serão prejudiciais para os peixes, por isso a necessidade do uso deste equipamento.

Mesmo assim é recomendado o uso de um termômetro para acompanhar a temperatura em caso de uma possível “pane” do termostato. O ideal é que a temperatura fique entre 23º a 27ºC, esse é o recomendado, mas claro que varia de espécie para espécie. Dê uma pesquisada sobre a espécie que vai adquirir e veja a temperatura recomendada para a mesma, mas já adiantando, nunca deixe a temperatura acima dos 30ºC e nem abaixo dos 20ºC para peixes tropicais.

Faça a escolha do aquecedor seguindo a formula de 1Watt/litro, por exemplo, se seu aquário tiver 80 litros escolha um aquecedor de 80W ou o valor mais próximo disso. Você nunca deve ligar o aquecedor fora do aquário e mesmo se estiver no aquário o recomendado é que se tire da tomada e deixe esfriar com a temperatura da água para somente depois retirá-lo.

O choque térmico pode causar a quebra do vidro de proteção do equipamento.

O aquecedor somente aquece a água, não resfria, para isso, pode se usar métodos mais baratos como ventoinhas próximas à superfície, ou equipamentos mais sofisticados como um chiller que tanto pode aquecer como resfriar a água, muito importante em aquários com invertebrados, já que nesse aquários a água deve se manter entre 20º e 25ºC, coisa quase impossível em regiões tropicais.

Iluminação:

Vai depender muito do tipo de aquário que se vai ter. Um aquário com plantas naturais, por exemplo, requer uma iluminação maior que um aquário somente de peixes. Devido aos cuidados que se deve ter com as plantas onde, a grosso modo, é recomendado 1 Watt/litro, a grande maioria dos iniciantes no hobby aderem às plantas de plástico em seu primeiro aquário, então a iluminação não será um grande problema, podendo ter como “regra”:
Para plantados 1 Watt/litro e não plantados 0,3 Watt/litro.

Para calcular o volume de água do aquário basta multiplicar o comprimento pela altura, pela largura com os todos valores em centímetros, dividir o resultado por mil então se obterá o resultado em litros.

A iluminação não deve ser forte, pois deixa os peixes estressados e tira o seu brilho e cor. O período de iluminação do aquário deve ser de 10 a 12 horas diárias, coordene também o período em que a lâmpada vai ficar acesa e mantenha sempre o mesmo horário. Escolha, por exemplo, ligar as 7:00H e apagar as 19:00H, período de 12 horas, faça todos os dias no mesmo horário para os peixes adquirirem uma noção de “dia e noite”, podemos também usar um temporizador que fará essa função de acender e apagar as luzes no mesmo horário, automaticamente. Lembre-se que os peixes dormem apesar de não ter pálpebras, não se engane, eles dormem sim.

Decoração:

Deve-se ter cuidado ao adquirir a decoração do aquário, pois muitas pedras/rochas tem o poder de alterar o pH da água, neste caso procure comprar pedras neutras, ou seja, que não interferem no pH da água. As pedras tem o poder de alcalinizar a água, mas nunca acidificar, o que faz esse efeito de acidificar, normalmente, são os troncos que também fazem parte da decoração. Falando em troncos, este também é um dos erros mais comuns de quem está começando, por ver troncos nos aquários acabam colocando qualquer madeira no seu aquário sem saber que alguns soltam substâncias tóxicas na água, e mesmo os que são considerados ideais ainda assim precisam passar por um tratamento, assunto para outro artigo.

Conchas do mar devem ser descartadas da decoração, pois aumentam muito o pH, exceto se for manter, por exemplo, Ciclideos Africanos que requerem um pH muito elevado. Cuidado também para não colocar nada pontudo no aquários, pois os peixes certamente vão se machucar nessas pontas.

Quando for colocar a decoração procure fazer tocas ou esconderijos para os peixes, pois quando eles estiverem, por exemplo, estressados, um esconderijo será de grande serventia, sem contar que tocas são excelentes para peixes com hábitos noturnos. Você nunca deve utilizar aqueles cascalhos coloridos, pois eles soltam tinta e também pode estressar os peixes. O cascalho deve ser muito bem lavado e preferencialmente fervido antes de ser introduzido no aquário. É valido também colocar um fundo no aquário, para esconder toda a "bagulhada" que fica atrás como o filtro externo, fios, etc. Pode-se usar aqueles fundos com paisagens ou então cartolinas.

Comprando os peixes:

Quando for comprar os peixes, dê preferência para aqueles que têm uma coloração normal, nem muito claro, nem muitos escuros, se algum deles estiver com um comportamento diferente dos demais como estar quieto no fundo, ou nadando na superfície, exceto para espécies com esses hábitos, não o leve, pois certamente este peixe está com algum problema. Algumas espécies somente com o passar do dedo no aquário acompanham seu dedo achando que vão ganhar comida.

Dê preferência para lojas com boa reputação, nessas lojas os peixes costumam ter um tratamento melhor, e conseqüentemente são mais saudáveis.

Tenha cuidado ao adquirir seus peixes para ver se são compatíveis entre si (isso inclui principalmente ao fator do pH) e se vão se adaptar com o tamanho do seu aquário, pois um dos maiores mitos do nosso hobby é exatamente este, “quanto maior o aquário mais o peixe cresce” isso é história de gente desinformada, um peixe irá crescer independentemente do tamanho do aquário, e se colocado em um aquário menor do que o recomendado pode sofrer de graves problemas como um estresse constante, atrofiamento até a morte.

Não compre peixes além do que o seu aquário comporta, dê uma boa pesquisada em quais/quantos peixes você poderá colocar no seu aquário, pois ao contrário você terá problemas como um nível muito alto de amônia que é um composto extremamente tóxico para os peixes, podendo levá-los a morte.

Se comprar peixes de aquários diferentes, peça para o lojista colocar em saquinhos separados, o interessante também é que se coloque o saquinho em algo escuro diminuindo assim o estresse do animal na viagem até em casa.

Introduzindo os peixes no aquário:

Para isto, o aquário deve estar devidamente ciclado e adaptado para receber seus novos habitantes. Nunca monte um aquário e logo em seguida coloque os peixes, o período que se leva para ciclar o aquário, geralmente é de 30 a 40 dias. Neste período deve-se acompanhar os níveis de amônia, nitritos e nitratos que devem aumentar. Quando a amônia e nitrito caírem a zero depois de terem subido, aí sim, o aquário está pronto para receber os habitantes, mas cuidado, os peixes devem ser colocados aos poucos para que a colônia de bactérias se adeque ao aumento da carga biológica.

Quando for colocar os peixes no aquário deixe o saquinho boiando na água por uns 15 minutos para os peixes se adaptarem à temperatura do aquário, após, coloque um pouco da água do aquário no saquinho. Faça isso em intervalos de 5 minutos até completar 15 minutos, isso se faz para os peixes irem se acostumando com os fatores químicos da água do aquário, após este procedimento pode-se então colocar os peixes. Não coloque a água do saquinho no aquário, jogue esta água fora. Não se assuste se no início os peixes ficarem quietos no fundo ou se escondendo, ou então não se alimentarem, pois é normal que fiquem assim devido à mudança, eles podem também perder sua coloração, mas após terem se adaptado ao aquário recuperam sua cor normal.

Alimentação:

Um dos problemas dos iniciantes é o excesso de comida, quando for alimentar seus peixes coloque pouca comida o suficiente para ser consumido em até 5 segundos, espere-os comer o que foi dado, após, coloque mais um pouco, quando observar que a procura por comida diminuiu já estará na hora de parar de alimentá-los. Fazendo este procedimento evita-se restos de comida na água o que resultaria em matéria orgânica em excesso, algas, turvamento da água etc.

Procure variar a alimentação dos peixes, comprando diferentes alimentos, não se limite a dar sempre a mesma ração, peixes comem praticamente de tudo, então, a necessidade de variar a alimentação. Procure oferecer para os peixes rações de boa qualidade, procure também oferecer-lhes alimentos vivos uma vez por semana como artêmias pois são ótimas para complementar sua dieta.

Saiba também que os peixes no calor costumam comer mais. Nunca alimente seus peixes à noite com as lâmpadas apagadas, a não ser com rações específicas no caso da manutenção de peixes de fundo. Procure assim como as luzes, definir um horário fixo para alimentar seus peixes, alimentá-los de duas a três vezes por dia já está ótimo.

Cuidado para não deixar o pote de comida aberto ou perto do calor das lâmpadas. Saiba também que um alimento velho perde suas características nutritivas, então, sempre quando for comprar uma ração observe a data de fabricação, caso esteja velha, descarte sua compra.

Não dê para seus peixes rações de má qualidade, migalhas de pão ou bolachas.

Manutenção:

Outro fator muito importante para se obter sucesso com um aquário. As manutenções devem ser seguidas à risca principalmente em aquários pequenos e é ai que entra mais um dos mitos do hobby “aquário pequeno dá menos trabalho que um grande”, isso está extremamente errado, um aquário grande é muito mais estável que um aquário pequeno. Em um aquário pequeno os fatores de química/temperatura da água tendem a variar muito, então, não se deixe enganar, um aquário grande dá menos trabalho que um pequeno e as chances de se obter sucesso com um aquário grande é muito maior que um de pequeno porte.

Como os fatores da água tendem a variar, principalmente em aquários pequenos deve-se sempre ter em mãos alguns testes, principalmente testes de amônia, nitrito e pH, e estes devem ser observados constantemente. Outro produto que se deve ter em mãos é o anti-cloro, pois muita gente perde seus peixes por não saberem que não se pode colocar água da torneira no aquário sem antes eliminar o cloro existente na água, se caso usar condicionadores de água o uso do anticloro torna-se desnecessário, pois além de neutralizar os metais pesados também elimina o cloro e outros compostos nocivos.

Faça trocas parciais de água semanais sifonando bem o fundo do aquário. Isto serve para retirar todo o acúmulo de matéria orgânica que fica no substrato, troque de 30% a 40%, repondo com água nos mesmos parâmetros de pH e temperatura da água do aquário, preferencialmente uma água tratada com condicionadores e descansada. Em aquários grandes pode-se fazer esse procedimento de 15 em 15 dias.

NUNCA, mas NUNCA mesmo deve-se lavar o aquário, no momento em que está se fazendo isto se quebra todo o ciclo que se criou dentro do aquário matando toda a sua colônia de bactérias e voltando-se a estaca zero. Lembre-se também de manter seu filtro sempre limpo e trocar os elementos filtrantes sempre que necessário, mas nunca troque os elementos da filtragem biológica, esta deve ser somente lavada com a própria água do aquário e sem esfregar muito.

Cuidados:

Alguns cuidados parecem besteira, mas devem ser seguidos, um dos mais importantes, é que se você já tem um aquário ciclado e habitado, quando comprar peixes ou plantas estes têm que passar por uma quarentena evitando assim transmitir doenças, protozoários, vírus, bactérias etc para o aquário. Para os peixes deve-se ter um aquário de quarentena e para as plantas pode-se deixá-las em bacias ou garrafas cortadas. Outro cuidado muito importante é, após detectar que um peixe está doente, ele deve ser retirado do aquário principal e medicado em um aquário hospital. Não use remédios no aquário principal pois isso pode prejudicar a sua colônia de bactérias, alterar o pH etc.

Procure escolher primeiro os peixes que se vai criar para somente depois comprar o aquário, assim fica mais fácil comprar/adequar o aquário para os habitantes, e as chances de se obter sucesso aumentam ainda mais. Colocar a mão dentro do aquário deve ser evitado a menos que seja de extrema necessidade.

A injeção de CO2 deve ser realizada somente se for um aquário plantado, mesmo assim é necessário pesquisar sobre as plantas que se pretende adquirir para ter certeza que elas necessitam deste procedimento.

Não monte seu aquário perto de janelas ou lugares onde haja luz solar ou muita claridade. Evite colocar peixes que nadam rápido em aquários pequenos. Todo aquário deve ter uma placa de isopor embaixo dele pois isso anula as pequenas imperfeições da superfície onde o aquário se encontra.

Bater no vidro do aquário é ruim, pois os peixes costumam se assustar e acabam se machucando.

Cuidado com choques externos no vidro.

Peixes de diferentes portes não devem ser mantidos no mesmo aquário, pois os menores podem ser devorados.

Muita movimentação na água por conseqüência do sistema de filtragem pode estressar os peixes.

Removedores de amônia devem ser usados somente quando estiver tendo problemas com esse composto.


-------
MGGM

GPS - Sistema de Posicionamento Global





Mais de 50 satélites como este NAVSTAR já foram lançados desde 1979.


O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS (do acrónimo/acrônimo do inglês Global Positioning System), é um sistema de posicionamento por satélite americano, por vezes incorretamente designado de sistema de navegação, utilizado para determinação da posição de um receptor na superfície da Terra ou em órbita. Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite; o GPS americano e o Glonass russo; também existem mais dois sistemas em implantação; o Galileo europeu e o Compass chinês.
O sistema GPS foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, DoD, para uso exclusivo militar. Atualmente é aberto para uso civil gratuito, requerindo apenas um receptor capaz de captar o sinal emitido pelos satélites.
O DoD fornece dois tipos de serviços GPS: Standard e Precision.


O sistema está dividido em três partes: espacial, de controlo e utilizador. O segmento espacial é composto pela constelação de satélites. O segmento de controlo é formado pelas estações terrestres dispersas pelo mundo ao longo da Zona Equatorial, responsáveis pela monitorização das órbitas dos satélites, sincronização dos relógios atómicos de bordo dos satélites e actualização dos dados de almanaque que os satélites transmitem. O segmento do utilizador consiste num receptor que capta os sinais emitidos pelos satélites. Um receptor GPS (GPSR) descodifica as transmissões do sinal de código e fase de múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude e altitude, coordenadas geodésicas referentes ao sistema WGS84.





Antena de telhado para GPS


Descrição técnica



Receptores GPS vêm numa variedade de formatos, de dispositivos integrados dentro de carros, telefones, e relógios, a dispositivos dedicados somente ao GPS como estes das marcas Trimble, Garmim e Leica.


O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em 1995. Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste numa “constelação” de 28 satélites sendo 4 sobressalentes em 6 planos orbitais. Os satélites GPS, construídos pela empresa Rockwell, foram lançados entre Fevereiro de 1978 (Bloco I), e 6 de Novembro de 2004 (o 29º). Cada um circunda a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20200 quilometros (12600 milhas) e a uma velocidade de 11265 quilômetros por hora (7000 milhas por hora). Os satélites têm a bordo relógios atómicos e constantemente difundem o tempo preciso de acordo com o seu próprio relógio, junto com informação adicional como os elementos orbitais de movimento, tal como determinado por um conjunto de estações de observação terrestres.

Medição com um GPS









O receptor não necessita de ter um relógio de tão grande precisão, mas sim de um suficientemente estável. O receptor capta os sinais de quatro satélites para determinar as suas próprias coordenadas, e ainda o tempo. Então, o receptor calcula a distância a cada um dos quatro satélites pelo intervalo de tempo entre o instante local e o instante em que os sinais foram enviados (esta distância é chamada pseudodistância). Descodificando as localizações dos satélites a partir dos sinais de microondas (tipo de onda electromagnética) e de uma base de dados interna, e sabendo a velocidade de propagação do sinal, o receptor, pode situar-se na intersecção de quatro calótes, uma para cada satélite.
Até meados de 2000 o departamento de defesa dos EUA impunha a chamada "disponibilidade selectiva", que consistia em um erro induzido ao sinal impossibilitando que aparelhos de uso civil operassem com precisão inferior a 90 metros.
Porém, o presidente Bill Clinton foi pressionado a assinar uma lei determinando o fim dessa interferência no sinal do sistema[carece de fontes?], desse modo entende-se que não há garantias que em tempo de guerra o serviço continue a disposição.
No cenário militar, o GPS é também usado para o direcionamento de diversos tipos de armamentos de precisão, como as bombas JDAM (Joint Direct Attack Munition) e os famosos mísseis Tomahawk. Estas bombas "inteligentes" são guiadas a seus alvos por um sistema inercial em conjunto com um GPS. Este tipo de sistema de guiamento pode ser usado em qualquer condição climática e garante um alto índice de acertos.


Aplicações






Coordenadas com um GPS com Bússola e Altímetro integrado
Além de sua aplicação óbvia na aviação geral e comercial e na navegação marítima, qualquer pessoa que queira saber a sua posição, encontrar o seu caminho para determinado local (ou de volta ao ponto de partida), conhecer a velocidade e direcção do seu deslocamento pode-se beneficiar com o sistema. Atualmente o sistema está sendo muito difundido em automóveis com sistema de navegação de mapas, que possibilita uma visão geral da área que você está percorrendo.

A comunidade científica utiliza-o pelo seu relógio altamente preciso. Durante experiências científicas de recolha de dados, pode-se regist(r)ar com precisão de micro-segundos (0,000001 segundo) quando a amostra foi obtida. Naturalmente a localização do ponto onde a amostra foi recolhida também pode ser importante. Agrimensores diminuem custos e obtêm levantamentos precisos mais rapidamente com o GPS. Unidades específicas têm custo aproximado de 3.000 dólares e precisão de 1 metro, mas existem receptores mais caros com precisão de 1 centímetro. A recolha de dados por estes receptores é mais lenta.





Exemplo de um receptor GPS com mapas, instalado em um carro.


Guardas florestais, trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, são enormemente beneficiados pela tecnologia do sistema. O GPS tem-se tornado cada vez mais popular entre ciclistas, balonistas, percadores, ecoturistas, geocachers, vôo livre ou por aventureiros que queiram apenas orientação durante as suas viagens. Com a popularização do GPS, um novo conceito surgiu na agricultura: a agricultura de precisão. Uma máquina agrícola dotada de receptor GPS armazena dados relativos à produtividade em um dispositivo de memória que, tratados por programa específico, produz um mapa de produtividade da lavoura. As informações permitem também otimizar a aplicação de corretivos e fertilizantes.

Tipos de receptores

Comparação entre a duração da órbita de um satélite e o período de rotação da Terra
Existem diferentes receptores GPS, desde diversas marcas que comercializam soluções "tudo-em-um", até os externos que são ligados por cabo ou ainda por bluetooth. Geralmente categorizados em termos de demandas de uso em Geodésicos, Topográficos e de Navegação. A diferenciação entre essas categorias, que a princípio pode parecer meramente de preço de aquisição é principalmente devido à precisão alcançada, ou seja a razão da igualdade entre o dado real do posicionamento, e o oferecido pelo equipamento. Sendo os mais acurados, com valores na casa dos milímetros, os receptores Geodésicos são capazes de captar as duas frequências emitidas pelos satélites (L1 e L2), possibilitando assim a eliminação dos efeitos da refracção ionosférica. Os topográficos, que tem características de trabalho semelhantes à categoria anterior, porém somente captam a portadora L1, também possuem elevada precisão, geralmente na casa dos centímetros. Ambas as categorias tem aplicações técnicas, e características próprias como o pós-processamento, o que significa que geralmente não informam o posicionamento instantaneamente (excepto os modelos RTK).
No caso da categoria de maior uso, a de navegação, embora possua menor precisão de posicionamento, tem inúmeras vantagens como o baixo preço de aquisição e inúmeras aplicações, onde vê-se uma infinidade de modelos, tanto aqueles que integram diversos equipamentos como computadores de mão, celulares, relógios, etc., como aqueles dedicados exclusivamente ao posicionamento GPS, onde também encontramos aplicações para uso do dado de posicionamento em outros equipamentos como notebooks, rastreadores de veículos, etc.
Actualmente com a convergência de dispositivos, existem muita variedade de Pocket PCs com GPS interno. Estes têm a vantagem de se poder escolher o software que se pretende utilizar com eles.

O que ter em conta ao escolher um receptor?

• Número de canais que o receptor utiliza.
• Mapas disponíveis (caso se aplique).
• Luminosidade do(a) ecrã/tela (caso se aplique).
• Autonomia.
• Robustez.
• Tempo de duração das baterias(caso se aplique).
Porque o que conta acima de tudo é a recepção de sinal, conta muito o número de canais que o GPS usa para adquirir o sinal. Actualmente existem receptores com chip SIRF III que usam 20 canais.

Curiosidades

Cada satélite GPS transmite dois sinais de rádio, sendo um para uso civil, divididos em código C/A, que é utilizado nos GPS de navegação e para posicionamento global, de frotas, etc.(menos preciso), e fase da portadora, no qual subdivide-se em L1 e L2, no qual é possível alcançar e obter valores de coordenadas mais precisos de todos, porém, é através de pós-processamento (pode-se chegar a precisões e acurácias centimétricas, é utilizado em trabalhos de cartografia e levantamentos topográficos e geodésicos). E outro mais preciso que o C/A para a obtenção de coordenadas instantâneas, chamado de código P, sendo esse último com um código secreto usado somente pelos militares americanos, no qual a precisão é decimétrica.
_
fonte: Wikipédia

Lauda culpa administração italiana pela má fase da Ferrari: ‘Pode ser um caos’

Tricampeão mundial lembra que, nos tempos áureos, a equipe de Maranello tinha três estrangeiros no comando: Todt, Brawn e Schumacher.

Para Niki Lauda, o problema da Ferrari é ser administrada só por italianos

O mau começo de temporada da Ferrari foi um alvo fácil para a língua afiada do tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda. O ex-piloto austríaco, que correu pela equipe italiana na década de 70, afirmou que a escuderia de Maranello só funcionou quando teve à frente o francês Jean Todt e o inglês Ross Brawn, além do alemão Michael Schumacher ao volante.

- Naqueles dias (entre 1996 e 2006), Ross (Brawn), por ser inglês, fez uma ponte perfeita entre os italianos, com sua cultura do espaguete, e (Michael) Schumacher, com sua eficiência alemã. Agora os italianos estão administrando tudo. Funciona? Pode ser um caos! Este é o problema – afirmou Lauda, que conquistou dois títulos pela Ferrari, em 1975 e 1977.

A escuderia de Maranello ainda não pontuou nesta temporada. Desde 1981, quando o time contava com Gilles Villeneuve e Didier Pironi como pilotos, a equipe vermelha não começava uma temporada tão mal.

O SporTV transmite o primeiro treino livre para o GP do Bahrein na sexta-feira, às 4h (horário de Brasília), o segundo, às 8h, e o terceiro, às 6h de sábado.
A Rede Globo passa o treino classificatório no sábado, às 8h, e a corrida, no domingo, às 9h.


Fonte: Globo.com

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Paul McCartney / Eric Clapton

DEFICIÊNCIAS


Deficiências - Mario Quintana

(escritor gaúcho 30/07/1906 - 05/05/1994).







'Deficiente' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
'Louco' é quem não procura ser feliz com o que possui.
'Cego' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
'Surdo' é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
'Mudo' é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
'Paralítico' é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
'Diabético' é quem não consegue ser doce.
'Anão' é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
'Miseráveis' são todos que não conseguem falar com Deus.

'A amizade é um amor que nunca morre. '

domingo, 19 de abril de 2009

Muito legal...

MAIS... RESPOSTAS CRETINAS PARA PERGUNTAS IMBECIS!!!!

Um cara sobe até o quarTo do irmão e o encontra deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e pergunta:

- Você tá dormindo?

- Não, tô treinando pra morrer!


O cara passeando com um pastor alemão....

- Ele morde?

- Não, ele pica...


A mulher leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:

- Tá com defeito?

- Não é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.


O porteiro do predio vendo que está chovendo e percebe que você está saindo, ai pergunta:

- Vai sair nessa chuva?

- Não, vou sair na próxima.


Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta:

- Acordou?

- Não. Sou sonâmbulo!


Seu amigo liga para sua casa e pergunta:

- Onde você está?

- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!


Você acaba de tomar banho e alguém pergunta:

- Você tomou banho?

- Não, mergulhei no vaso sanitário!


Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta:

- Vai subir?

- Não, não, tô esperando meu apartamento descer pra me pegar.


O homem chega à casa da namorada com um enorme buque de flores. Até que ela diz:

- Flores?

- Não! São cenouras.


Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta:

- Tem gente?

- Não! É só a merda que está falando!

PONTUAÇÃO PILOTOS E CONSTRUTORES

Pilotos

1 Jenson Button - British Brawn-Mercedes - 21
2 Rubens Barrichello - Brazilian Brawn-Mercedes - 15
3 Sebastian Vettel - German RBR-Renault - 10
4 Timo Glock - German Toyota - 10
5 Mark Webber - Australian RBR-Renault - 9.5
6 Jarno Trulli - Italian Toyota - 8.5
7 Nick Heidfeld - German BMW Sauber - 4
8 Fernando Alonso - Spanish Renault - 4
9 Heikki Kovalainen - Finnish McLaren-Mercedes - 4
10 Lewis Hamilton - British McLaren-Mercedes - 4
11 Nico Rosberg - German Williams-Toyota - 3.5
12 Sebastien Buemi - Swiss STR-Ferrari - 3
13 Sebastien Bourdais - French STR-Ferrari - 1
14 Adrian Sutil - German Force India-Mercedes - 0
15 Felipe Massa - Brazilian Ferrari - 0
16 Kimi Räikkönen - Finnish Ferrari - 0
17 Giancarlo Fisichella - Italian Force India-Mercedes - 0
18 Kazuki Nakajima - Japanese Williams-Toyota - 0
19 Robert Kubica - Polish BMW Sauber - 0
20 Nelsinho Piquet - Brazilian Renault - 0



Construtores

1 Brawn-Mercedes - 36
2 RBR-Renault - 19.5
3 Toyota - 18.5
4 McLaren-Mercedes - 8
5 BMW Sauber - 4
6 Renault - 4
7 STR-Ferrari - 4
8 Williams-Toyota - 3.5
9 Ferrari - 0
10 Force India-Mercedes - 0

Com muita chuva na China, Vettel vence a segunda corrida da carreira


Alemão lidera dobradinha da RBR; Brawn GP não é páreo para a rival e fica em terceiro, com Button, e quarto, com Barrichello

Sob chuva, Sebastian Vettel dominou o GP com a RBR


Com um excepcional desempenho na pista molhada, Sebastian Vettel dominou o GP da China e conseguiu a segunda vitória de sua carreira na Fórmula 1. De quebra, o alemão ainda colocou a RBR no rol das equipes com triunfos e liderou a dobradinha com Mark Webber na segunda posição. A Brawn GP não foi páreo para o time austríaco e terminou a prova em terceiro, com Jenson Button, e quarto, com Rubens Barrichello. Nelsinho Piquet, da Renault, terminou a prova em 16º lugar, a duas voltas do vencedor, e Felipe Massa, da Ferrari, abandonou a prova com problemas eletrônicos na 20ª volta.

As condições da vitória de Vettel se assemelharam muito às de sua primeira, no ano passado, na Itália. Na época, o alemão corria na STR e a prova também teve muita chuva. Ele dominou a corrida desde o início e sequer foi ameaçado na prova em Monza. Em ambas as ocasiões, o piloto marcou a pole position e teve muita facilidade durante a prova.

A Ferrari, mais uma vez, decepcionou. A equipe não marcou pontos de novo, seu pior início de campeonato desde 1981, quando Gilles Villeneuve e Didier Pironi abandonaram as três primeiras corridas. Felipe Massa estava em terceiro lugar, quando seu motor apagou na reta oposta por causa de um problema eletrônico. Ele foi forçado a abandonar na 20ª volta. Kimi Raikkonen, seu companheiro, ficou em décimo, mas foi ultrapassado seis vezes (quatro por Lewis Hamilton) durante a corrida em Xangai.

Heikki Kovalainen, que não tinha completado sequer uma volta na temporada, fez uma corrida regular e conseguiu a quinta posição, um posto à frente de Lewis Hamilton, seu companheiro na McLaren. O inglês, atual campeão do mundo, cometeu vários erros e foi superado pelo finlandês em uma destas falhas.

Timo Glock, que perdeu cinco posições no grid por trocar o câmbio e optou por largar dos boxes, ficou em sétimo lugar com a Toyota. O alemão teve algumas rodadas durante a corrida, precisou colocar uma asa dianteira nova, mas acabou beneficiado pelo acidente do compatriota Adrian Sutil, da Force India, a seis voltas do fim, quando estava em sexto.

Sebastien Buemi, da STR, completou a lista de pilotos na zona de pontuação. O suíço chegou a andar na quarta posição, mas cometeu um erro primário durante a segunda entrada do safety car, por causa do acidente entre Jarno Trulli, da Toyota, e Robert Kubica, da BMW Sauber. Ele acertou o pneu traseiro direito do líder Sebastian Vettel e precisou trocar o bico, perdendo muitas posições.

A quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 será o GP do Bahrein, no próximo fim de semana. Jenson Button, da Brawn GP, continua na liderança do campeonato, com 21 pontos, seis à frente do companheiro Rubens Barrichello. O alemão Sebastian Vettel, vencedor na China, assumiu o terceiro posto, com dez, empatado com o compatriota Timo Glock, mas ganhando nos critérios de desempate.

Safety car foi o astro das primeiras voltas na China


Com a chuva forte que começou a cair antes dos preparativos para o grid, a corrida começou com o safety car na pista, por motivos de segurança. Ele ficou por oito voltas na frente do pelotão, enquanto os pilotos das posições intermediárias reclamavam bastante de poças d'água no asfalto e do forte spray vindo dos carros da frente.

Este início foi uma notícia ruim para Fernando Alonso, que largava em segundo após se classificar com pouquíssima carga de combustível. Com a estratégia estragada, a Renault optou por trazer o espanhol aos boxes no fim da entrada do safety car. Quando a corrida finalmente começou, a RBR já tinha seus dois pilotos nas duas primeiras posições, com Vettel em primeiro e Webber em segundo.

Na largada em movimento, Vettel e Webber mantiveram a ponta, mas Barrichello caiu para quarto na 10ª volta, ao escapar na última curva. Com isso, Jenson Button assumiria o terceiro lugar. Na hora dos pit stops programados, quatro passagens depois, o alemão da RBR tinha uma vantagem de seis segundos para o companheiro e de 14 para o inglês da Brawn GP.

Os carros da Brawn GP tinham mais combustível que os da RBR, mas não tiveram ritmo para capitalizar com a segunda entrada do safety car, na 18ª volta, por causa do acidente entre Robert Kubica, da BMW Sauber, e Jarno Trulli, da Toyota. O polonês atropelou o italiano, que teve de abandonar a prova com a asa traseira danificada. Ele continuou, mas teve problemas com a parte dianteira de seu BMW, que parecia solta.

Durante o safety car, Vettel tomou um susto quando Buemi acertou seu pneu traseiro direito. O carro da RBR escapou sem arranhões, enquanto o suíço da STR teve de trocar a asa dianteira. Na relargada, Button se manteve entre as duas RBR após seu pit stop, mas não acompanhou o ritmo do líder da corrida. Então, Webber começou a pressionar o líder do campeonato e conseguiu a ultrapassagem na 28ª volta.

O australiano ainda cometeu um erro três voltas depois e perdeu a posição novamente, mas a recuperou em seguida, por fora, na curva 7. Vettel, na liderança, fez sua última parada cinco voltas antes de Button e voltou logo atrás da Brawn. O alemão ultrapassou o rival com facilidade no hairpin, durante a 40ª volta.

Após sua segunda parada, Button manteve a terceira posição, enquanto Barrichello marcava a melhor volta com a pista secando. Após o pit stop, o brasileiro se estabilizou na quarta posição, apesar da pressão final feita por Heikki Kovalainen, da McLaren.
.
Fonte: Globo.com

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA