By Graça Marinho

Clique e confira!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Firefox 3.5 será recebido com "onda de choque" que começará no Brasil

Firefox 3.5 será lançado amanhã

por João Brunelli Moreno


Com lançamento previsto para amanhã, dia 30/06/09, o lançamento do Firefox 3.5 não deverá passar despercebido. A exemplo da versão 3.0, que foi recebida com o Download Day, a versão 3.5 será recebida com a campanha Shiretoku Shock, (Shiretoku era o nome-código do novo programa em sua fase de desenvolvimento) um tsunami de mensagens que deverão ser postadas no horário local de 3h50 – horário correspondente ao número 3.5 – no Twitter, Facebook e blogs estimulando o download da nova versão do navegador.

O mais legal é que o país que dará abertura à campanha é o Brasil, na tarde dessa terça-feira. Outras "ondas" acontecerão em Nova York, Chicago, Denver e San Francisco, e na quarta-feira, dia 1º de julho (também às 3h50 da tarde, no horário do Brasil), acontece a "super shock" com mensagens simultâneas de todas as localidades.

E aí, pretende participar? Então diga nos comentários, e fique de olho no relógio!


--------------------
Fonte: UOL/GIGABLOG

Garoto de 15 anos vence Massa no kart!

Piloto da Ferrari participa de corrida em São Paulo e termina em terceiro.

Dudu, Felipe, Popó, Di Grassi e Gianffone no Kartódromo da Granja Viana

De folga da F-1 por três semanas, o brasileiro Felipe Massa aproveitou para participar de uma corrida de kart em Cotia, na Grande São Paulo, neste fim de semana. O piloto da Ferrari se esforçou na pista, mas acabou superado pelo vencedor da prova, o jovem Carlos Almeida, de apenas 15 anos. Massa terminou a prova na terceira posição.

Carlos Almeida

Além de Massa, o grid teve estrelas de outras categorias do automobilismo como Lucas di Grassi, da GP2, Popó Bueno, Marcos Gomes e Thiago Camilo, da Stock Car e Beto Monteiro e Felipe Giaffone, da F-Truck. Popó e Di Grassi, que formaram dupla, ficaram com a segunda colocação da prova.


Confira a classificação completa da 5ª etapa da Copa São Paulo de Kart:

1 – Carlos Almeida: kart 008
2
Popó Bueno/Lucas Di Grassi: kart 074
3
Felipe Massa: kart 119
4
G. Almeida/ J. Vasconcelos: kart 057
5
Azana/Willian: kart 020
6
F. Giaffone/F. Guzzi/F. Mont: kart 011
7
N. Costa/B. Monteiro: kart 099
8 – F. Carvalho/Y. Alves: kart 029
9 – Vinícius Alvarenga: kart 019
10 – E. Monrrone/P. Pavan: kart 115
11 – Alan Massaini: kart 046
12 – Ricardo Sargo: kart 018
13 – Rafael Azrak: kart 006
14 – M. Correa/ A. Miranda: kart 091
15 – G. Alves & D. Ebel (S): kart 002
16 – Ricardo Manzo: kart 012
17 – Beto Rossi (S): kart 007
18 – Luigi Nesse: kart 026
19 – Thiago Camilo: kart 021
20 – Bruno Balarin: kart 015
21 – Marcos Gomes: 080
22 – J. Raul & J. Rodrigues: kart 118
23 – Leonardo Jafet: kart 003

-------

Fonte: Globo

domingo, 28 de junho de 2009

Conheça as lendas urbanas bizarras que espalham terror na web

Sites reúnem histórias assombrosas dos EUA e do Brasil.
A lenda do roubo de rins virou até curta-metragem.


Disney ressuscitado

Foto: Reprodução

Milhões de americanos pensam que Walt Disney teve o corpo congelado.

A primeira lenda urbana da lista envolve Walt Disney, criador do Mickey, do Pato Donald e da Disneylândia. Milhões de americanos “sabem” que o gênio dos desenhos animados teve o corpo congelado logo depois de sua morte para ser descongelado e ressuscitado no futuro. Fumante compulsivo, Disney morreu em decorrência de um câncer no pulmão no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos de idade. Mas a técnica de congelamento, chamada criogenia, foi aplicada pela primeira vez em um ser humano somente um mês depois. Ela conserva os tecidos e órgãos dos cadáveres em bom estado, mas não se conhece ainda uma forma de fazê-los voltar à vida. Oficialmente, Disney foi cremado depois de dois dias de velório.


Crocodilos na tubulação

Foto: Reprodução

Tubulações subterrâneas de Nova York estariam infestadas de crocodilos.

As tubulações subterrâneas de água e esgoto de Nova York estariam infestadas de crocodilos assassinos. Eles teriam vindo da Flórida, como animais de estimação. Mas foram se tornando grandes e violentos demais, e os antigos donos os soltaram nos esgotos. Este mito foi criado por jornais sensacionalistas nos anos 1930, e resiste firme e forte até hoje.


A morte pede carona

A origem desta lenda é incerta. Vem provavelmente do tempo das charretes e carruagens. E tem diferentes versões, conforme a época e o lugar onde é contada. Nos Estados Unidos, conta-se que pessoas dirigindo por estradas desertas dão carona a uma garota até a casa dela, na cidade mais próxima. Mas, ao parar o carro, o motorista percebe que a moça desapareceu, deixando um lenço ou um cachecol no banco de trás. Confuso, ele toca a campainha, conta o que aconteceu e mostra o objeto. Os pais reconhecem a peça e dizem que a filha morreu há muitos anos em um acidente de carro no exato local onde o motorista parou para lhe dar carona.

No Brasil, são motoristas de táxi que pegam uma linda garota na frente do cemitério. Ela pede para dar um rolê pela cidade e desce novamente na porta do cemitério. Na hora de pagar, manda o motorista ir buscar o dinheiro na casa dos pais dela. Ele pega o endereço e vai. Ao chegar, é atendido por um senhor. Ele conta a história. O homem, a princípio desconfiado, fica transtornado quando o taxista descreve a moça, suas roupas e sua fisionomia. E ainda aponta uma foto na parede. “É aquela moça”, diz o taxista. “Era minha filha”, responde o velho. “Morreu muitos anos atrás.”


O roubo dos rins

Uma das lendas urbanas mais assustadoras foi também uma das primeiras a se espalhar como praga com a popularização da internet, inclusive no Brasil. Teria sido criada em 1997, quando um e-mail começou a circular na rede alertando para o novo e aterrorizante crime que acontecia em algumas cidades do planeta. As vítimas, no início da lenda, eram turistas ou pessoas viajando a negócios. Em algum bar da cidade, um estranho sedutor ou uma linda estranha puxava conversa, convidava o visitante para ir a um lugar mais tranquilo e oferecia um drinque. Em pouco tempo, a vítima ficava zonza e desmaiava. Acordava horas depois numa banheira cheia de gelo.

Ao lado da banheira, um telefone e um bilhete: “Ligue para o serviço de emergência imediatamente”. Apavorada, a pessoa descobria uma grande incisão nas costas. Seu rim tinha sido retirado cirurgicamente para ser vendido no mercado negro de órgãos. O pânico chegou a tal ponto que órgãos de saúde dos Estados Unidos fizeram uma campanha pedindo para que vítimas do tenebroso golpe fizessem contato. Ninguém ligou. Mas a história rendeu um curta-metragem que ainda circula pela rede.


A loira do banheiro

A loira do banheiro apavora a garotada no Brasil pelo menos desde o início dos anos 1970. Uma garota linda e loira vivia no banheiro matando aula ou fumando. Um dia, escorregou, bateu a cabeça no vaso e morreu. Desde então, ela assombra o lugar quando alguma menina entra sozinha, principalmente se a intenção for matar aula.

No início, ela apavorava só o toalete feminino; com o tempo, passou a atacar os meninos também, e com um visual mais assustador: cicatrizes mal fechadas no rosto e algodão no nariz ou até nos olhos. Alguns dizem que ela se tornou violenta.

Uma versão mais hardcore diz que a loira do banheiro era uma professora que foi torturada a navalhadas por alunos revoltados. Se você entrar no banheiro sozinho e não encontra-la, o ritual para invocar seu espírito é o seguinte: dê a descarga três vezes, chute a privada e vire-se rapidamente para o espelho.


O espírito no copo

No ritual do copo, os participantes dispõem números de zero a nove, letras de A a Z e as palavras “sim” e “não” em forma de círculo sobre uma mesa. No centro, é colocado um copo de boca para baixo, sobre o qual todos devem tocar levemente o dedo indicador enquanto fazem perguntas para um espírito, invocado minutos antes com orações em voz alta, feitas de mãos dadas.

Misteriosamente, o copo se move em direção às letras e números respondendo cada pergunta. Durante um desses rituais, feito por um grupo de adolescentes, um garoto incrédulo, de sacanagem, perguntou se algum deles morreria em breve. O copo caminhou em direção ao papel com a palavra “sim” e se estilhaçou. Pouco tempo depois, o jovem incrédulo morreu em um acidente de carro.


Cadáver no refri

Um funcionário de uma famosa fábrica de refrigerante morreu de repente durante o trabalho e caiu no imenso tanque com o líquido pronto para ser engarrafado. Na hora, ninguém percebeu. Seu corpo ficou submerso durante dias, decompondo-se enquanto o refri era engarrafado. Alguns consumidores acabaram dando de cara com dedos e outras partes do corpo do falecido enquanto saboreavam a bebida.

----------
Fonte: Globo

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Notícia da morte de Michael Jackson derruba Google e Twitter e Golpistas aproveitam para dar novos golpes virtuais

Sites sofreram sobrecarga de usuários horas depois da morte do cantor.
Golpistas aproveitaram notícia para criar novos golpes por e-mail.

Foto: Reprodução
A atriz Jane Fonda comentou sobre Michael em sua página no Twitter; serviço apresentou falhas devido a sobrecarga de usuários

Horas depois de a morte do cantor Michael Jackson ser anunciada, nesta quinta-feira (25), a sobrecarga de usuários buscando e criando conteúdo na internet chegou a derrubar serviços como as buscas do Google e a rede de microblogs Twitter.

As buscas no Google cresceram tanto, e em espaço de tempo tão curto, que a empresa achou que estava sendo vítima de um ataque, disse Gabriel Stricker, porta-voz da empresa, em entrevista à BBC.

Por aproximadamente 30 minutos, usuários que buscavam por "Michael Jackson" recebiam uma mensagem de erro alertando que o termo era "muito semelhante a requisições automatizadas" realizadas por vírus e softwares espiões.

No Twitter, serviço em que o internauta compartilha mensagens de até 140 caracteres com uma lista de seguidores, o número de publicações duplicou no momento em que a notícia da morte de Jackson foi divulgada.

Biz Stone, cofundador do Twitter, disse ao "Los Angeles Times" que esse pico de atividade foi o maior da história do serviço desde as eleições norte-americanas, em 2008. Foi registrada uma média de 5 mil mensagens (ou "tweets") por minuto. A sobrecarga resultou em alguns erros no sistema de busca e causou lentidão no serviço.

Ainda segundo o "Los Angeles Times", a frequência de atualizações no Facebook triplicou, mas a rede social não teve problemas técnicos.

Golpistas em ação

Os primeiros golpes virtuais baseados na notícia da morte de Michael Jackson começaram a circular cerca de 8 horas depois da divulgação das informações, segundo reportagem do "The Register".

A empresa de segurança Sophos identificou um spam que prometia mais detalhes sobre a morte do astro, mas, na verdade, era projetado para atacar os endereços de e-mail da vítima.

Segundo a Sophos, o e-mail não tem anexos, nem links. Se o usuário responder à mensagem, porém, o golpista consegue ter acesso ao catálogo de endereços da vítima. A recomendação dos especialistas é que e-mails suspeitos sejam deletados.


------
Fonte: Globo.com

Michael Jackson

Michael Jackson (embaixo, à direita), e os irmãos Marlon,Tito, Jackie e Jermanie.

Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, o sétimo de nove irmãos. Cinco dos irmãos Jackson - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael - apresentaram-se juntos pela primeira vez num programa de calouros quando Michael tinha 6 anos. Eles levaram o primeiro prêmio.

O grupo mais tarde se tornou o The Jackson Five, e, quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5. Pelo mesmo selo, Michael lançou seu primeiro álbum solo em 1972, "Got to be there".

De lá até a 2001, o cantor gravou outros oito álbuns solo, incluindo "Off the wall" (1979), produzido pelo lendário Quincy Jones, e "Thriller" (1982), que ficou 37 semanas consecutivas no primeiro lugar das paradas, com cerca de 60 milhões de cópias vendidas no mundo.

"Thriller" - que ganhou uma reedição comemorativa em 2008 - é uma das principais responsáveis por imortalizar pérolas pop como “Billy Jean” e “Beat it”. Ao todo, sete canções chegaram ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos. O álbum deu origem ainda a um dos clipes mais cultuados desta era. Dirigido por John Landis, o vídeo da faixa-título mostra o astro pop se transformando em zumbi e traz a risada sinistra de Vincent Price, que assombrou muitos adolescentes no início dos anos 80.

Outros álbuns incluem "Bad" (1987), "Dangerous (1991) e "Invincible" (2001). No total, segundo cifras divulgadas nos Estados Unidos, Michael Jackson vendeu 750 milhões de discos.

Polêmicas

Foto: AP
Michael Jackson e Lisa Marie se beijam, na época em que estavam casados

Em 1994 Jackson se casou com a filha única de Elvis Presley, Lisa Marie, mas o casamento terminou em divórcio em 1996. Nesta quinta, a filha de Elvis disse que a morte do ex-marido a deixou de 'coração partido'.

No mesmo ano Jackson se casou com Debbie Marie Rowe e eles tiveram dois filhos antes de se separarem em 1999. Eles nunca viveram juntos.

Jackson teve três filhos: Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II, este último conhecido por um momento público breve em que seu pai o segurou para fora da sacada de um hotel.

Entre as muitas polêmicas e escândalos protagonizadas por Michael Jackson, a mais significativa aconteceu em 2005, quando o cantor foi a julgamento após ser acusado de pedofilia e absolvido.

Sobre sua fisionomia, que mudou significativamente desde que ficou ficou mundialmente conhecido, Michael admitiu fez duas cirurgias no nariz e uma para ficar com uma covinha no queixo, segundo a autobiografia "Moonwalk" (1988).

Já sobre a mudança na cor da pele, o cantor atribuiu-a à doença conhecida como vitiligo, que causa despigmentação.


Foto: Wilson Besnosik/Agência A Tarde/AE
Michael Jackson durante gravação de videoclipe, no Pelourinho, na Bahia, em 1996

Visita ao Brasil

Michael Jackson esteve no Brasil em 1993 durante a turnê do álbum "Dangerous". O astro se apresentou para 65 mil pessoas no estádio do Morumbi, em São Paulo, em um show programado para durar 2h20, mas que foi encerrado pouco antes de duas horas de apresentação. Contrariando as expectativas, ele não retornou ao palco para o bis.

Alguns anos mais tarde, o cantor retornou ao país para gravar o clipe de "They don't care about us", música incluída no álbum "HIStory: Past, present and future – Book I". O vídeo foi rodado no morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador. O grupo baiano Olodum fez uma participação.


-------

Fonte: Globo.com

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Morrem dois grandes Ídolos!!!

É para mim, muito triste colocar esta matéria de anúncio da morte de dois grandes astros: Michael Jackson e Farrah Fawcett, ambos em Los Angeles.

Dois grandes ídoloas muito amados e algumas vezes muito odiados, como é normal na vida dos grandes astros, mas também muito competentes no que faziam.

Sempre gostei muito das Panteras e de ver os clipes de Michael Jackon. Deixo aqui minha homenagem aos dois.

Sinto muito!

MGGM

Michael Jackson morre aos 50 anos

Rei do pop foi levado a hospital de Los Angeles nesta quinta (25).
Segundo NYT, morte teria ocorrido às 17h07, horário de Brasília.


Foto: AFP
Michael Jackson em foto de junho de 2005.

Um legista confirmou a morte do cantor Michael Jackson nesta quinta-feira. O cantor, que estava com 50 anos, foi levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center na tarde desta quinta-feira. De acordo com o jornal "Los Angeles Times", ele não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

Os jornais "Los Angeles Times", "New York Times" e as redes de TV Fox News, CNN, NBC e ABC também confirmaram a informação.

O site de celebridades TMZ - primeiro a n

oticiar a morte - e a agência de notícias Associated Press deram a informação citando fontes próximas ao cantor.

A Fox News afirmou que uma entrevista coletiva será realizada em breve no hospital.

Em seu site, o "NYT" disse que uma autoridade da cidade de Los Angeles confirmou que Michael Jackson morreu. O oficial afirmou que ele morreu à 1h07 PM, horário do Pacífico [17h07, Brasília]".

De acordo com a rede de TV CNN, Randy Jackson, irmão do cantor, afirmou que ele sofreu "um colapso em sua casa". Familiares do músico foram chamados ao hospital.

De acordo com nota publicada no site do "LA Times", o oficial Steve Ruda disse que Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

Procurado pelo site especializado em celebridades "E! Online", o pai do astro, Joe Jackson, disse que ele teve uma parada cardíaca. "Ele não está bem", afirmou. "A mãe dele está indo para o hospital neste momento para vê-lo.

Não tenho certeza do que aconteceu. Estou esperando uma resposta deles."

O porta-voz do corpo de bombeiros de Los Angeles, Devin Gales, não confirmou a identidade de Jackson, mas disse que os paramédicos atenderam a um chamado feito no endereço do cantor às 12h21 locais.

Procurado pela AFP, o agente do cantor, Tohme E. Tohme, não foi encontrado para comentar a internação.

-----------------------------------------------------------------------

Morre Farrah Fawcett, uma das panteras da década de 1970

  • Farrah Fawcett anda de skate em um dos episódios da série "As Panteras" do ano de 1977

A atriz Farrah Fawcett, estrela do seriado "As Panteras" na década de 1970, morreu na quinta-feira após uma longa batalha contra o câncer, disse seu companheiro, o ator Ryan O'Neal. Ela tinha 62 anos.

Dona de um enorme sorriso e de longos cabelos loiros, Farrah, um dos maiores símbolos sexuais da década de 1970, teve diagnosticado um câncer anal no final de 2006. Ela morreu em um hospital de Los Angeles após ter sido internada no início desta semana.

"Após uma longa e brava batalha contra o câncer, nossa amada Farrah faleceu. Apesar de ser um momento extremamente difícil para sua família e seus amigos, nós nos confortamos com os lindos momentos que passamos com Farrah através dos anos e do conhecimento de que sua vida trouxe alegria para tantas pessoas pelo mundo", disse O'Neal em um comunicado.

O câncer de Fawcett se espalhou para o fígado em 2007, provando-se resistente aos inúmeros tratamentos médicos a que ela se submeteu na Alemanha e na Califórnia.



--------
Fonte: Globo.com/UOL.com

segunda-feira, 22 de junho de 2009

'Genética' dos vírus indica comportamento das pragas virtuais

Padrões de nomes ajudam a identificar as ações dos códigos maliciosos.
Dicas podem ser úteis, pois empresas não padronizam nome dos víru

Por: Altieres Rohr*

Se você desconhece o nome das pragas de computador, possivelmente não saberá de imediato como reagir quando seu antivírus alertar sobre o JS/Downloader.gen, o W32.Netsky.a@mm ou o Backdoor.HackDefender. No entanto, a existência de alguns padrões permite que, apenas pelo nome, o usuário tenha uma boa ideia do comportamento desses códigos maliciosos. A coluna de hoje decifra a "genética" dos nomes de vírus, para facilitar a identificação dessas pragas.

Decifrando os termos em nomes de pragas

Cada antivírus usa termos diferentes em seus nomes. A barra na tabela abaixo separa alguns termos iguais que são escritos de forma diferente. Esses termos podem ser prefixos (vir antes da família) ou sufixos (depois). Com base na tabela abaixo, por exemplo, dá para saber que o W32.HLLW.Lovgate@mm é uma praga da família Lovgate e que ela foi programada em uma linguagem de alto nível para se espalhar pela rede e por e-mail. Confira:

@m Envia e-mails para se espalhar. Exemplo: W32/Ska@M
@mm/Email-Worm/I-Worm Envia grande quantidade de e-mails para se espalhar. Exemplo: Email-Worm.Win32.Sober.c
! e outros sufixos não-variante Utilizado para dar informações adicionais. Por exemplo, um “Algumvírus.dam” significa um arquivo danificado, enquanto um “Algumvírus!dll” se refere a um componente DLL do vírus especificado na família. Exemplo: W32/Pinkslipbot!dll
Backdoor Permite o controle do PC pelo criador da praga. Exemplo: Backdoor.SubSeven
Downloader/Dldr Instala arquivos no PC, baixados da internet. Exemplo: Downloader.Trojan
Dropper/Drop/Dr Instala arquivos no PC sem precisar baixar nada. Exemplo: Trojan-Dropper.Win32.Yabinder.a
Exploit Código usado somente para explorar falha de segurança (raramente usado para vírus que exploram falhas). Exemplo: Exploit-MS04-028
Gen Vírus genérico, sem variante. Quando há muitas variantes de uma praga, ou quando não vale a pena catalogá-la sob uma família nova, usa-se o “gen”. Exemplo: Win32:trojan-gen
HLLC/HLLW/HLLP/HLLO (Vírus de Companhia, Rede, Parasita, Destruidor de arquivos, respectivamente) Estes termos têm caído em desuso. Significam que o vírus foi programado em uma linguagem de alto nível. Fazia sentido antigamente, mas hoje todos os vírus são feitos em alto nível. O mais relevante é o HLLO, que significa um vírus que destrói arquivos de maneira irreparável. Exemplo: W32.HLLO.Videoinf
Joke Um programa não malicioso, mas que prega uma “peça”. Exemplo: Joke.Win32.VB.h
JS/HTML/VBS É um código em formato script (texto – o normal é binário, código) que faz uso da referida linguagem (Javascript, HTML, VBScript...). Exemplo: VBS.LoveLetter
M (Macro)
MS/O (Office)
W (Word)/A (Access)/X (Excel)
São vírus de macro do Microsoft Office. Raríssimos hoje. São combinações dessas letras que dão o significado. Por exemplo, OM é “Office Macro”. A2KM é “Macro do Access 2000”. X97M é “Macro do Excel 97” e assim por diante. Exemplo: W97M.Melissa.A
PUP/PUA Programa Potencialmente Indesejado (acrônimo do inglês: potentially unwanted program/application). Exemplo: Generic PUP.x!06F91978
PE Usado por poucas companhias antivírus. PE significa “Portable Executable”, ou seja, programas. Significa que o vírus infecta programas ou é um programa. Exemplos: NewHeur_PE; PE_WINDANG
Proxy Abre um proxy no computador, normalmente de e-mails. Com isso, o criador da praga pode enviar e-mails ou navegador na web pelos computadores infectados. Exemplo: Trojan-Proxy.Win32.Mitglieder.a
PWS/PWSteal/Infostealer Rouba senhas ou outras informações valiosas. Exemplo: PWS-Mmorpg.gen
Spy Faz algum tipo de espionagem no computador. Exemplo: Trojan-Spy.Win32.Banker
Trojan/Troj Praga que, de modo geral, não se espalha sozinha e, por isso, é “semeada” por seu criador. Exemplo: Troj/Ransom-A
W32/Win32 É uma praga que ataca sistemas Windows. Praticamente irrelevante hoje, mas antigamente se usava muito para diferenciar dos vírus de DOS. Ainda se usa em alguns casos, especialmente em pragas clássicas. Exemplo: W32.Blaster.Worm
I-Worm/Worm/P2P Um vírus que ataca pela rede. No caso de P2P, redes de trocas de arquivo. I-Worm aparece aqui novamente, porque algumas empresas usam tanto para um quanto para outro. Exemplo: P2P-Worm.Win32.Tibick

Às vezes esses termos fazem parte da própria família do vírus. E em alguns casos, a família do vírus poderá dar a informação que falta. Por exemplo: não é difícil deduzir que tipo de informação o “Infostealer.Bancos” rouba, ainda mais com o nome em português.

O caos da nomenclatura

As empresas antivírus não conseguem padronizar o nome dos vírus. Os motivos não são claros, mas muitos especialistas afirmam que o problema é a quantidade de pragas – por serem muitas, é difícil usar o mesmo nome que todas as demais empresas. Um texto sobre nomenclatura da WildList afirma que é “impossível” fazer com que todos os produtos antivírus usem o mesmo nome para as mesmas pragas.

Em 1991, foi criada a Nova Convenção de Nomenclatura de Vírus (New Virus Naming Convention, NVNC). Ela não busca padronizar os nomes, mas sim as informações que deveriam estar nele e como elas seriam dispostas. Além de ser antiga e não contemplar as técnicas usadas por pragas mais novas, ela não é seguida à risca e, por isso, existem diferenças não apenas nomes, mas em como eles são escritos.

Foto: Reprodução Site do CME agora fica na web
apenas como arquivo, porque o projeto foi abandonado.

Um projeto chamado Common Malware Enumeration (CME) – Numeração de malware Comum - foi iniciado em 2004 para criar um “identificador único” que todos os antivírus pudessem usar, mas apenas quando necessário, em infecções de escala mundial. O jornalista Robert Lemos, do site SecurityFocus, da Symantec, observou em 2006 que “as companhias antivírus parecem menos propensas a cooperar quanto mais atenção da mídia um vírus ganha”.

Como o CME buscava apenas catalogar pragas de alta relevância e grande parte dos especialistas acredita que a era dos “grandes vírus” acabou, decidiu-se dar fim ao projeto em janeiro de 2007. Porém, houve muitas infecções em larga escala desde 2007. É fácil citar o Conficker, que recebeu até cobertura de emissoras de televisão em abril deste ano.

Não é nada intuitivo o fato de as pragas Conficker, Downadup e Kido serem as mesmas. Mas as empresas antivírus deram um “jeitinho”: as páginas informativas a respeito das pragas trazem também os nomes usados pelos concorrentes.

Resumindo, se você quiser saber os outros nomes de um determinado vírus, terá de buscar isso na internet para descobrir os “aliases” do código malicioso. Não tem outro jeito, e o consenso entre as companhias antivírus parece ser de que padronizar os nomes é impossível.

Variantes e Famílias

Foto: ReproduçãoVírus cujo código parece ter uma fonte comum
são colocados na mesma família como variações. São as 'variantes'.

A família é o nome do vírus. No caso do Conficker, temos um vírus da família... Conficker. Para se referir a um vírus específico, é preciso especificar a variante que, hoje em dia, é determinada por uma letra. Conficker.C, por exemplo, é a terceira variante da família Conficker. Depois do “Z” vem o AA (27ª variante), AB, AC... AZ, BA, BB... ZZ, AAA e assim por diante.

Devido ao problema explicado acima, existem casos em que a variante (“C”, no nosso exemplo) de uma empresa antivírus não seja a mesma da outra.

Antigamente, e ainda em alguns casos mais atuais, usa-se como variante o número de bytes (tamanho) do vírus. Mas isso é raro, porque a já mencionada NVNC determinou esse método das letras.

Agora que você já sabe tudo isso, o que é o “JS/Downloader.gen”? Como se espalha o W32.Netsky@mm? Fácil saber, não é? Existem ainda outros sufixos e prefixos além dos citados, mas muitas vezes o significado explica-se por si mesmo. Veja o caso de “Linux.RST”. o que se sabe é apenas que trata-se de um vírus que ataca o Linux. Ou então um “Riskware”, que é apenas “software de risco”.


É importante ressaltar que nem sempre todos os nomes são usados no caso de um vírus que faz mais de uma coisa. Por exemplo, uma praga que rouba dados e permite o acesso remoto do PC dificilmente vai receber o nome de “Backdoor.PWS.[Nome]”. Você consegue geralmente descobrir o comportamento principal da praga, conforme julgado pela companhia antivírus, mas não todos os detalhes!

Nomes curiosos de famílias

A convenção de 1991 (NVNC) impõe uma série de restrições no que pode ser usado como nome do vírus (“família”). Com isso, pesquisadores antivírus precisam usar um pouco a criatividade para nomear as pragas. Abaixo segue a origem de alguns nomes de pragas conhecidas:

1) Conficker: o nome foi obtido com o reordenamento de algumas letras de “Traffic Converter”, segundo o especialista da Microsoft Joshua Phillips. O site trafficconverter.biz era usado pela praga para baixar atualizações.

2) Netsky: o nome é uma inversão de “skynet”. O termo, retirado do filme “Exterminador do Futuro”, estava no código do vírus. A praga dizia-se um “Skynet Antivírus”. De fato, o código malicioso eliminava pragas “concorrentes” da época, como o MyDoom e o Beagle.

3) Chernobyl: deriva da data de ativação, 26 de abril, a mesma do acidente da usina nuclear de mesmo nome. O vírus também ficou conhecido como CIH devido às iniciais do seu criador (Chen Ing Hau) e Spacefiller, por causa da técnica de infecção (ele preenchia os espaços em branco dentro de um arquivo - por isso space (espaço) filler (“enchedor”).

4) Nimda: a palavra “admin”, de “administrador”, ao contrário.

5) Blaster: este vírus teve seu nome derivado do arquivo malicioso que instalava no PC, o “msblast.exe”. Algumas o empresas o chamavam também de MSBlast.

6) Sasser: origina-se no componente do Windows que o vírus explorava para se espalhar, o “lsass.exe”. Tirando-se o “l” do arquivo e colocando-se o “er” – um sufixo comum no inglês –, têm-se “sasser”.

7) HackDefender: a indústria de antivírus tenta evitar o uso do nome escolhido pelo criador da praga, para não legitimá-lo. Como o nome original era “Hacker Defender”, retirou-se apenas duas letras. O Hacker Defender é um poderoso cavalo de troia, que “protege” outras pragas contra detecção e remoção.

Nem sempre as empresas informam diretamente o motivo por trás do nome, mas é comum que palavras tenham suas letras invertidas, cortadas ou rearranjadas de alguma forma. Se a descrição do vírus mencionar a presença de algum termo que se assemelhe com o nome, provavelmente está ali a sua origem.

A coluna de hoje fica por aqui. Mas volto na quarta-feira para responder dúvidas feitas por leitores. Se você tem alguma pergunta sobre segurança, incluindo softwares e configuração, deixe-a no espaço para comentários, abaixo. Até a próxima!


* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

-----------

Fonte: Globo

domingo, 21 de junho de 2009

A busca do Amor

Minha sobrinha me deixou dois recadinhos pedindo mais matérias sobre o amor. Então essa postagem é para você Juju.


Ah o amor, todos temos muitas teorias e idéias sobre o que é o amor e de como o amor pode nos aparecer. Nunca se esquece o primeiro amor, mas o melhor mesmo é o último, aquele em que estamos vivendo agora, no presente. Afinal o passado já passou e ficou pra trás apenas na nossa lembraça, o futuro não sabemos o que virá, então devemos viver bem o nosso presente, que aliás já tem um nome bem sujestivo que é PRESENTE. Quem não adora ganhar um presente? Pois é, mas o pior é que estamos sempre pensando ou no passado ou no futuro e esquecemos de viver a única coisa que realmente temos nas mãos que é o presente.

Por isso muitas vezes deixamos escapar grandes amores, por não perceber que existe alguém lindo ao nosso lado e ocupados lembrando de alguém que foi importante no nosso passado ou pensando nas possibilidades de conhecer alguém melhor no futuro deixamos aquele amor presente ficar no passado sem ao menos viver aquela dádiva que apareceu na nossa vida.

E fazemos isso por diversas razões, talvez porque achamos que somos muito ou pouco para alguém, ou porque estamos cansados da rotina ou ainda porque achamos que aquela pessoa não nos faz feliz.

Ora, não acredito que um relacionamento possa fazer alguém feliz ou infeliz e sim, que uma pessoa feliz tem condições emocionais de ser feliz também no amor. Ninguém nos faz mais ou menos felizes, não se pode culpar o outro por nossa infelicidade, pois se deixamos o outro nos maltratar somos nós mesmos que nos fazemos infeliz.

Li alguns textos sobre o amor e escolhi esse para colocar aqui, espero que gostem.

Temos a mania de achar que amor é algo que se busca. Buscamos o amor nos bares, na internet, nas paradas de ônibus. Como num jogo de esconde-esconde, procuramos pelo amor que está oculto dentro das boates, nas salas de aula, nas platéias dos teatros. Ele certamente está por ali, você quase pode sentir seu cheiro, precisa apenas descobri-lo e agarrá-lo o mais rápido possível, pois só o amor constrói, só o amor salva, só o amor traz felicidade.

Há quem acredite que o amor é medicamento. Pelo contrário. Se você está deprimido, histérico ou ansioso demais, o amor não se aproxima, e caso o faça, vai frustrar sua expectativa, porque o amor quer ser recebido com saúde e leveza, ele não suporta a idéia de ser ingerido de quatro em quatro horas, como um antibiótico para combater as bactérias da solidão e da falta de auto-estima.

Você já ouviu muitas vezes alguém dizer: "Quando eu menos esperava, quando eu havia desistido de procurar, o amor apareceu." Claro, o amor não é bobo, quer ser bem tratado, por isso escolhe as pessoas que, antes de tudo, tratam bem de si mesmas.

O Amor, ao contrário do que se pensa, não tem de vir antes de tudo. Antes de estabilizar a carreira profissional, antes de fazer amigos, de viajar pelo mundo, de curtir a vida. Ele não é uma garantia de que, a partir de seu surgimento, tudo o mais dará certo. Queremos o amor como pré-requisito para o sucesso nos outros setores, quando, na verdade, o amor espera primeiro você ser feliz para só então surgir, sem máscara e sem fantasia.

É esta a condição. É pegar ou largar. Para quem acha que isso é chantagem, arrisco-me a sair em defesa do amor: ser feliz é uma exigência razoável, e não é tarefa tão complicada. Felizes são aqueles que aprendem a administrar seus conflitos, que aceitam suas oscilações de humor, que dão o melhor de si e não se autoflagelam por causa dos erros que cometem.

Felicidade é serenidade. Não tem nada a ver com piscinas, carros e muito menos com príncipes encantados.

O amor é o prêmio para quem relaxa. "As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas".

Por: Martha Medeiros


Deixe você também o seu comentário sobre o que acha do amor.

------------
MGGM

Vettel domina e lidera dobradinha da RBR

Vettel vence com facilidade e ameaça domínio da Brawn GP na temporada

Alemão lidera dobradinha da RBR, com Mark Webber em 2º. Rubens Barrichello é terceiro e Jenson Button, apenas o sexto

Agência
Reuters
Vettel domina a corrida desde o início na Inglaterra

Com um desempenho excepcional desde a largada, Sebastian Vettel venceu sua segunda corrida na temporada, o GP da Inglaterra, em Silverstone. Com uma vantagem que chegou a um segundo para os demais por volta, o alemão liderou a dobradinha da RBR, que ainda teve Mark Webber na segunda posição. O australiano superou Rubens Barrichello após a primeira rodada de pit stops e deixou o brasileiro da Brawn GP em terceiro, com um carro deficiente no circuito inglês. Ele correu com fortes dores nas costas, e teve de tomar uma injeção de cortisona antes da largada. É a primeira vez na temporada em que Jenson Button fica fora do pódio, mas ele permanece na liderança do campeonato.

Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu uma brilhante quarta posição após largar apenas em 11º. Com trechos mais longos que os dos rivais, o brasileiro subiu na classificação nos momentos das paradas de boxes. Nico Rosberg, da Williams, chegou em quinto, logo à frente de Jenson Button, da Brawn GP, que ainda tentou uma pressão nas voltas finais, mas sem sucesso e ficou em sexto.

Jarno Trulli, da Toyota, completou a prova na sétima posição e Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou a zona de pontuação, em oitavo. O finlandês ainda sofreu com a pressão do alemão Timo Glock na parte final da prova, mas conseguiu se manter à frente. Nelsinho Piquet, da Renault, fez uma corrida discreta, mas com muitas disputas. O brasileiro chegou a ultrapassar Lewis Hamilton e Fernando Alonso e acabou na 12ª posição, à frente do companheiro espanhol, apenas o 14º. O inglês da McLaren foi apenas o 16º colocado em sua corrida de casa.

No campeonato, Jenson Button manteve a liderança, mas viu sua vantagem para Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Mark Webber diminuir. O inglês tem agora 64 pontos, contra 41 do brasileiro. O alemão da RBR está com 39, 3,5 à frente do australiano, seu companheiro de equipe. A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP da Alemanha, em Nürburgring, no dia 12 de julho.


Vettel domina desde a largada, com muita facilidade

Agência
AFP
Vettel mantém a liderança na largada em Silverstone

Na largada, Sebastian Vettel manteve a ponta, apesar da ameaça de Rubens Barrichello. Jenson Button, que estava em sexto, perdeu três posições e ficou atrás de Felipe Massa, que pulou bem e subiu para oitavo. Kimi Raikkonen também avançou, para a quinta posição. A saída não teve incidentes, apenas um pedaço danificado da asa dianteira de Nick Heidfeld, da BMW Sauber.

Logo na segunda volta, Jenson Button conseguiu recuperar a posição perdida na largada para Felipe Massa. O brasileiro errou na saída da curva Chapel, pisou na grama e cedeu a posição para o líder do campeonato, que assumiu a oitava posição.

Com um ritmo de corrida alucinante, Vettel abria quase um segundo por volta sobre Barrichello. O alemão se aproveitou da baixa temperatura em Silverstone, de 16ºC, condição em que o carro da RBR funciona melhor que o da Brawn, já que consegue aquecer os pneus mais rapidamente. A vantagem de Vettel já estava na casa dos 18 segundos na hora dos primeiros pit stops.


Agência
Getty Images
Webber superou Barrichello após primeiro pit stop

Na 15ª volta, Kazuki Nakajima foi o primeiro a parar nos boxes, seguido de Kimi Raikkonen, na passagem seguinte. O finlandês conseguiu se manter à frente do rival da Williams na volta das paradas. O japonês, aliás, foi o grande perdedor da primeira rodada de pit stops: ele caiu da quarta para a nona posição.

Na 20ª, foi a vez de Barrichello fazer seu pit stop, quando estava em segundo. Mark Webber, que estava atrás do brasileiro, entrou nos boxes na 21ª volta. Na volta, o australiano superou o brasileiro, que ainda tentou uma ultrapassagem na curva Copse, mas sem sucesso. Em primeiro, Vettel parou na 22ª e voltou à frente do companheiro com confortáveis 20 segundos de vantagem.

Felipe Massa foi o último dos primeiros colocados a parar, na 24ª volta, após apostar em um primeiro trecho mais longo. O brasileiro ganhou quatro posições no retorno à pista e assumiu a quinta posição na corrida. Em quarto, Nico Rosberg começava a andar mais rápido que Rubens Barrichello, com dificuldades com os pneus duros colocados em seu pit stop.

Antes do segundo pit stop, Barrichello continuava muito pressionado por Rosberg e Massa. Os três pilotos eram separados por menos de três segundos de vantagem, mas nenhum deles se colocava em posição de ultrapassagem. Na frente, a RBR pedia, pelo rádio, para Vettel economizar os pneus, enquanto Mark Webber não conseguia reduzir a vantagem de seu companheiro na prova.

Em quarto, Nico Rosberg foi o primeiro dos ponteiros a fazer a segunda parada, na 44ª volta. Felipe Massa entrou nos boxes duas voltas depois e ganhou a posição do alemão da Williams no retorno à pista. Na 48ª, foi a vez de Barrichello fazer o pit stop e voltar três segundos à frente dos dois rivais. Vettel e Webber também trocaram os pneus, mas as posições permaneceram inalteradas.

Na 50ª volta, Jenson Button fez a sua segunda parada e, enfim, conseguiu algum ganho na corrida. O inglês superou, por causa da tática, o italiano Jarno Trulli e o finlandês Kimi Raikkonen, subindo para a sexta posição e assegurando pontos preciosos para o campeonato.

Pontuação Pilotos:
  • 1 - J. Button (ING) - 64 pts
  • 2 - R. Barrichello (BRA) - 41 pts
  • 3 - S. Vettel (ALE) - 39 pts
  • 4 - M. Webber (AUS) - 35.5 pts
  • 5 - J. Trulli (ITA) - 21.5 pts
  • 6 - F. Massa (BRA) - 16 pts
  • 7 - N. Rosberg (ALE) - 15.5 pts
  • 8 - T. Glock (ALE) - 13 pts
Pontuação Construtores:
  • 1 - Brawn - 105 pts
  • 2 - RBR - 74.5 pts
  • 3 - Toyota - 34.5 pts
  • 4 - Ferrari - 26 pts
  • 5 - Williams - 15.5 pts
  • 6 - McLaren - 13 pts
  • 7 - Renault - 11 pts
  • 8 - BMW Sauber - 8 pts

-------
Fonte: Globo.com

sábado, 20 de junho de 2009

Na Inglaterra, Vettel faz terceira pole do ano e supera Barrichello e Button


Alemão derruba tempo do brasileiro na última volta do treino classificatório. Inglês, líder do campeonato, é apenas o sexto.

Agência
Sebastian Vettel consegue sua terceira pole na temporada

Com uma excelente volta no último minuto do treino classificatório, Sebastian Vettel conseguiu sua terceira pole position da temporada no GP da Inglaterra. O alemão da RBR tirou a primeira posição de Rubens Barrichello, da Brawn GP, que fez um excelente tempo e larga na segunda posição. O australiano Mark Webber será o terceiro no grid deste domingo.

Líder do campeonato, Jenson Button marcou apenas o sexto tempo em sua corrida de casa, sua pior posição de largada na temporada 2009. Superado pela primeira vez no ano por Rubens Barrichello, seu companheiro na Brawn GP, o inglês reclamou da falta de aderência do carro na última parte do treino classificatório.

- Tive muitas dificuldades com a falta de aderência, especialmente nas últimas curvas. Parecia que eu estava escorregando muito. A classificação não foi fantástica, mas foi assim que aconteceu - diz Button, em entrevista à rede de TV inglesa BBC.

Jarno Trulli, da Toyota, marcou o quarto tempo no treino classificatório. Kazuki Nakajima, da Williams, foi a grande surpresa, com a quinta posição. O japonês superou Nico Rosberg, seu companheiro de equipe, que larga apenas em sétimo lugar. Timo Glock é o oitavo, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari. O bicampeão Fernando Alonso, da Renault, completa a lista dos dez primeiros colocados no grid.


Acidente de Sutil deixa Hamilton na pior posição de largada da carreira

Agência
Carro de Sutil é içado após acidente em Silverstone

O inglês Lewis Hamilton foi eliminado pela terceira corrida seguida na primeira parte do treino classificatório (Q1). Ele vai largar na 19ª e penúltima posição, a pior de sua carreira. A ironia é que o atual campeão ficou fora por causa do acidente com seu amigo Adrian Sutil, da Force India. A 24 segundos do fim do Q1, o alemão escapou na curva Abbey e bateu forte na barreira de pneus, causando uma bandeira vermelha e a interrupção do treino.

- Fiz o melhor que eu podia. Estava forçando ao máximo, mas estávamos muito devagar. Tive um apoio incrível dos fãs, são eles que me motivam a correr. Estava bem na última volta, antes da bandeira vermelha, mas não era nada especial. A corrida está acabada, mas continuarei lutando para proporcionar um bom show aos torcedores - diz Hamilton, em entrevista à rede de TV inglesa BBC.


Nelsinho Piquet e Felipe Massa ficam fora da superpole

Agência
Felipe Massa tira o capacete após ser eliminado no treino

Felipe Massa não conseguiu uma vaga na última parte do treino classificatório (Q3), a superpole, e vai largar apenas na 11ª posição. O brasileiro da Ferrari assumiu um erro na parte final de sua volta, na curva Luffield, e viu Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe, entrar com facilidade no Q3.

- É lógico que não estamos em um nível bem forte, vimos muitos carros andando muito rápido. Temos de guiar no limite o tempo todo e é sempre possível um erro. Eu vinha numa boa volta, mas errei um pouco no último setor - diz Massa, em entrevista à repórter Mariana Becker, da Rede Globo.

Nelsinho Piquet também foi eliminado na segunda parte do treino. O brasileiro da Renault conseguiu apenas o 14º tempo no treino, enquanto Fernando Alonso conseguiu uma vaga na superpole. Ele reclamou, mais uma vez, de um problema no carro: um amortecedor teria quebrado em sua última volta rápida.

- Foi uma classificação razoável, não foi maravilhosa, mas foi melhorando. Na última volta, quebrou um amortecedor e tive de abandoná-la. O Alonso chegou no limite do carro e para mim faltaram uns dois décimos - diz Nelsinho, em entrevista à repórter Mariana Becker, da Rede Globo.

Grid de Largada

1S. Vettel (ALE)RBR1m19s509
2R. Barrichello (BRA)Brawn1m19s856
3M. Webber (AUS)RBR1m19s868
4J. Trulli (ITA)Toyota1m20s091
5K. Nakajima (JAP)Williams1m20s216
6J. Button (ING)Brawn1m20s289
7N. Rosberg (ALE)Williams1m20s361
8T. Glock (ALE)Toyota1m20s490
9K. Raikkonen (FIN)Ferrari1m20s715
10F. Alonso (ESP)Renault1m20s741
11F. Massa (BRA)Ferrari1m18s927
12R. Kubica (POL)BMW Sauber1m19s308
13H. Kovalainen (FIN)McLaren1m19s353
14N. Piquet (BRA)Renault1m19s392
15N. Heidfeld (ALE)BMW Sauber1m19s448
16G. Fisichella (ITA)Force India1m19s802
17S. Bourdais (FRA)STR1m19s898
18A. Sutil (ALE)Force India1m19s909
19L. Hamilton (ING)McLaren1m19s917
20S. Buemi (SUI)STR1m20s236

-------------------
Fonte: Globo.com

sexta-feira, 19 de junho de 2009

RBR domina sexta-feira marcada pela crise política da F-1 em Silverstone

Sebastian Vettel e Mark Webber fazem dobradinha nos dois treinos livres. Dirigentes de FIA e Fota continuam em guerra

Agência
Sebastian Vettel foi o mais rápido do dia em Silverstone

Sebastian Vettel liderou o domínio da RBR no primeiro dia de treinos livres para o GP da Inglaterra, que será disputado neste domingo em Silverstone. O alemão superou Mark Webber, seu companheiro de equipe, por 141 milésimos. O australiano terminou a sessão na segunda posição, assegurando a dobradinha da equipe austríaca nesta sexta-feira.

Apesar disso, os dirigentes continuaram a chamar a atenção nesta sexta-feira. A todo momento as câmeras da transmissão oficial da Fórmula 1 procuravam os protagonistas do fim de semana, como Bernie Ecclestone, Max Mosley, Flavio Briatore e os outros integrantes da Associação das Equipes (Fota). A entidade anunciou, na noite de quinta-feira, que organizará uma nova categoria em 2010, rompendo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A FIA anunciou que vai entrar na Justiça contra o rompimento. As equipes, especialmente a Ferrari, teriam compromissos pendentes que não poderiam ser quebrados ou desrespeitados.

Agência
Bernie Ecclestone é cercado por repórteres no circuito

Rubens Barrichello foi o melhor brasileiro desta sexta-feira, na sétima posição. No entanto, ele ficou duas posições e apenas 15 milésimos atrás de Jenson Button, seu companheiro na Brawn GP. O líder do campeonato ficou em quinto, quase oito décimos mais lento que Sebastian Vettel, o melhor do dia. A surpresa desta sexta-feira foi o terceiro lugar de Adrian Sutil, da Force India, apenas 741 milésimos pior que o primeiro tempo.

Com o tempo marcado no primeiro treino, Felipe Massa, da Ferrari, foi o 11º colocado do dia. O brasileiro ficou oito posições à frente do finlandês Kimi Raikkonen, 19º e penúltimo na sexta-feira de treinos livres. Nelsinho Piquet, da Renault, marcou o 12º tempo, seis atrás de Fernando Alonso, seu companheiro de equipe.


Confira os melhores tempos desta sexta-feira na Inglaterra:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m19s400 (59 voltas)
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s597 (54)
3 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m20s141 (63)
4 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1m20s209 (62)
5 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 1m20s227 (48)
6 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1m20s237 (62)
7 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 1m20s242 (55)
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m20s417 (61)
9 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1m20s458 (62)
10 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 1m20s468 (74)
11 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s471 (59)
12 - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1m20s608 (67)
13 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1m20s622 (39)
14 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1m20s733 (59)
15 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1m20s762 (69)
16 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Mercedes) - 1m20s838 (65)
17 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m20s932 (59)
18 - Sebastien Bourdais (FRA/STR-Ferrari) - 1m20s945 (59)
19 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m21s132 (65)
20 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m21s590 (74)

O SporTV transmite o terceiro treino livre para o GP da Inglaterra às 6h (horário de Brasília) deste sábado. A Rede Globo mostra o treino classificatório, às 9h de sábado, e a corrida, às 9h de domingo.

---------
Fonte: Globo.com

Sem acordo com a FIA, equipes rompem com a F-1 e lançam categoria paralela

Ferrari e McLaren estão entre os oito times que decidiram, em reunião nesta quinta-feira, não continuar no campeonato na próxima temporada

A crise na Fórmula 1 atingiu o status de racha nesta quinta-feira. Diante do impasse com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre o teto orçamentário para a próxima temporada, a Associação das Equipes (Fota) rompeu com F-1 e anunciou que vai organizar uma categoria paralela em 2010. Após uma reunião de uma hora na fábrica da Renault, na cidade inglesa de Enstone, os oito times da Fota - Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Toyota, Brawn GP, RBR e STR - confirmaram que não houve acordo com a FIA.

- As equipes não podem continuar a arriscar os valores fundamentais do esporte e se negaram a alterar suas inscrições condicionais para a temporada de 2010. Os times não têm alternativa a não ser se preparar para um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esta categoria terá um governo transparente, um regulamento, além de encorajar novas inscrições e ouvir os anseios dos fãs, oferecendo ingressos mais baratos. Os melhores pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores e promotores historicamente associadas com o mais alto nível do automobilismo estarão na nova categoria – disse um porta-voz da Fota.


Agência/Reuters

A Ferrari e outras sete equipes anunciaram a criação de um campeonato paralelo em 2010

As equipes da Fórmula 1 tinham até a noite desta sexta-feira para retirar as condições impostas nas inscrições provisórias feitas no início deste mês, sob o risco de ficar fora da F-1 em 2010.

Agência/EFE

Mosley não quis abandonar o teto orçamentário

Max Mosley, presidente da FIA, escreveu uma carta aos times na quarta-feira, na qual fazia algumas concessões, mas deixava claro que o teto orçamentário não seria abandonado. Além disso, o dirigente pediu para que as equipes se inscrevessem e se comprometeu a mudar o regulamento, fechando um novo Pacto da Concórdia, documento que rege as relações esportivas e comerciais na F-1.

Após receberem a carta de Max Mosley, as equipes decidiram se reunir na fábrica da Renault para discutir novas medidas e chegaram à conclusão de que não poderia haver um acordo com a FIA. A inclusão da Ferrari, da RBR e da STR na nova categoria deve gerar mais polêmica, já que a FIA alega que as três ainda tem contrato com a atual categoria.


--------------
Fonte: Globo.com

terça-feira, 9 de junho de 2009

Ships Simulator Game

3D Ships Simulator game in Google Earth PlanetInAction.com já liberou a primeira versão free do jogo de simulação em 3D com gráficos baseados no Google Earth. O jogo é chamado de "Ships" e deixa você tomar o leme de navios de carga, cruzeiros como o "Queen Mary 2", grandes barcas e até um dirigível. Tudo está em 3D e você pode conduzior os navios por rios e oceanos.

Os efeitos realísticos faz deste jogo uma maravilha de se ver. Como se não bastasse isso, ainda o autor do jogo,
Paul van Dinther, criou uma ferramenta que altera a visualização do jogador para facilitar o jogo e para que as pessoas possam navegar sem perder a paisagem.

Para aprender a jogar você pode assistir ao video feito por Frank Taylor, simulando e mostrando como jogar ou ler a revisão completa, ambos no GearthBlog.com (em inglês).

Eu pessoalmente, achei o jogo lindo, bem divertido e com uma grandeza de detalhes absurda. Vale a pena brincar um pouco com o Ships.

Para jogar basta clicar aqui.


----------
MGGM

O Amor é Genético

Com o progresso científico, encontrar a parceria amorosa dependerá apenas da compatibilidade entre os genes

Por Cristina Almeida
FUSÃO DE IMAGENS: HELTON GOMES

Durante muito tempo, na noite de 12 de junho, jovens adormeciam com a chave de casa debaixo do travesseiro. A esperança era de que sonhassem com o pretendente. Os anos passaram, os caminhos para encontrar o amor se modificaram, mas alcançar esse objetivo ainda é o desejo de muitas pessoas. Embora a busca seja árdua, a ciência descobriu que os genes podem ajudar na procura pela alma gêmea. O termo, aliás, remonta à mitologia grega. O fundamento para a atração entre os casais seria o fato de que, no princípio, havia três sexos: o masculino, o feminino e o andrógino,representado por seres duplos, cuja força e inteligência eram notáveis. Julgando-se perfeitos, ameaçavam os deuses. Para ensinar-lhes a humildade, Zeus decidiu dividi-los. Daí em diante, as metades separadas foram condenadas a vagar em busca da outra parte.

MANUTENÇÃO DA ESPÉCIE

Mesmo que a história nos remeta à procura da parte que nos completa, Claus Wedekind, professor de Biologia da Universidade de Lausanne, na Suíça, explica que os critérios para a determinação do parceiro ideal estão no âmbito da Psicologia da Evolução Humana. No passado, acreditava-se que a escolha refletia apenas a necessidade da manutenção da espécie, mas, com o passar do tempo, “a questão se revelou mais complexa, pois o encontro de um homem e uma mulher foi interpretado como consequência da agressividade masculina, comportamento também ligado à garantia da reprodução”, diz Wedekind.

Segundo o biólogo, uma outra teoria evidencia os cuidados com o bebê. Os seres humanos precisam de mais tempo para zelar pela prole: “Promover a sobrevivência da linha descendente, a longo prazo, parece não corresponder à ideia de que o homem tivesse que se concentrar na alta reprodução, num curto período de tempo”.

Além dessas hipóteses, pouco se sabe sobre as reais motivações psicológicas que levam à decisão de formar um casal. Wedekind sugere que talvez o estudo do papel dos sentidos nesse processo tenha sido negligenciado, especialmente porque a comunicação do homem moderno parece fundamentar- se na acústica, na visão e no tato. “O consenso é de que os humanos não possuem um órgão vômeronasal (presente em alguns mamíferos e que identifica substâncias químicas não voláteis). Porém as pessoas gastam pequenas fortunas com perfumes. Isso significa que estamos interessados em usar e enviar sinais químicos no contexto social”, explica o biólogo.

QUESTÃO DE CHEIRO

Essas considerações correspondem à descoberta feita por Claus Wedekind em 1995. Naquele ano, o cientista concluiu que as preferências das mulheres pelos odores masculinos estavam relacionadas aos graus de semelhança existentes nos genes MHC (sigla para maior complexo de histocompatibilidade), importantes para o controle imunológico e responsáveis pela conexão entre odores e preferências por parceiros. Em sua pesquisa, o cientista utilizou camisetas vestidas por homens, cujo odor deveria ser julgado por mulheres. Quanto mais agradável o cheiro fosse considerado, maior diferença existia entre o genótipo MHC do homem e da mulher.

Wedekind acrescenta que os odores são muito importantes para a vida sexual de roedores e também de primatas. Entre os homens isso não difere. Um exemplo disso seria o cheiro almiscarado das axilas humanas, que possui em sua composição o androstenol (um tipo de feromônio), além de outros esteroides: “Alguns desses componentes são um potente feromônio na biologia sexual de outros animais e esse parece ser um dos principais odores sexuais dos humanos”.

“Todas as hipóteses apontam para o fato de que a escolha de um parceiro se dá por causa de determinadas combinações de MHC, pois elas conferem grande vantagem na resistência a doenças. Pode ser também que seja uma forma de evitar que parasitas escapem do controle imunitário, ou até mesmo que se trate de um sofisticado mecanismo para evitar a procriação consanguínea”, conclui o especialista.

FUSÃO DE IMAGENS: HELTON GOMES

NAMORO OU AMIZADE?

Se o corpo humano conta com a genética para a escolha do par ideal, exames laboratoriais poderiam indicar níveis de compatibilidade bem precisos. Encontrar um amor por meio de um exame? A ideia parece assunto de filme de ficção científica, mas já é um serviço oferecido pela empresa suíça GenePartner.

Tamara Brown, especialista em genética molecular e neurobióloga, afirma que potencializar os resultados da busca da pessoa certa não substituiu o frio na barriga que acontece quando nos sentimos atraídos por alguém. O exame tem custo acessível e é bastante simples. Os interessados recebem um kit em sua residência com instruções e material para coleta de saliva.

O teste fica pronto em 15 dias e os resultados são enviados pelo laboratório para a interface do servidor da GenePartner que processa a informação por meio de algoritmos capazes de individuar a compatibilidade entre uma e outra pessoa. No entanto, a análise considera apenas “o HLA (Antígeno Leucocitário Humano, o mesmo que MHC) do cromossomo 6 (corresponde a 6% do DNA), e nenhuma outra sequência do genoma humano”, explica Tamara.

A química da paixão

DESEJO: Desencadeado pelos hormônios sexuais (testosterona e estrógeno).
ATRAÇÃO: perda do apetite, do sono e da concentração, mãos suadas, respiração falha e a sensação de frio na barriga, todos esses sintomas estão ligados a um conjunto de compostos químicos que afetam o cérebro: a norepinefrina excita e, por isso, o coração bate mais forte; a serotonina descontrola e a dopamina faz a pessoa entender o que é a felicidade. Essas reações químicas são guiadas por neurotransmissores e gerenciadas pela feniletilamina, cuja função é controlar a passagem do desejo para a fase do amor.
LIGAÇÃO: fase do amor equilibrado que criou laços entre os parceiros. Os hormônios envolvidos são a oxitocina, relacionada à indução do trabalho de parto (corpo), às emoções e comportamentos sociais (cérebro) e ao orgasmo; e a vasopressina age na pressão sanguínea e que, em roedores, revelou ser importante para o comportamento monogâmico dos machos.


-------------------

Fonte: HELEN E. FISHER; LUST, ATTRACTION AND ATTACHMENT IN MAMMALIAN REPRODUCTION, ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA HUMAN NATURE, VOL. 9, N.1, P. 23-52. E UOL.

Apple lança novo iPhone

"iPhone 3GS" é mais rápido, tem câmera aprimorada, recursos de vídeo e comando de voz, pelo mesmo preço do modelo atual.



Correspondendo às expectativas geradas na comunidade de usuários nas últimas semanas, a Apple anunciou hoje, durante a palestra de abertura da WWDC (WorldWide Developers Conference) uma nova versão de seu popular smartphone, o iPhone. O novo modelo foi batizado de "iPhone 3GS", o "S" significando "Speed", velocidade em inglês. Segundo a Apple, o novo aparelho é de duas a três vezes mais rápido que o atual iPhone 3G em tarefas como abertura de aplicativos, jogos, visualização de documentos ou navegação na internet.

O design é exatamente o mesmo do modelo atual, mas internamente há outras mudanças. A câmera, ponto fraco do iPhone, foi atualizada para um modelo de 3 Megapixels com recursos como macro, ajuste automático de foco, exposição e balanço de branco e melhor sensibilidade em situações de pouca luz. O sistema "tap to focus" promete acabar com as imagens fora de foco: basta o usuário tocar na parte da imagem onde deseja focar e o aparelho faz o resto.

A nova câmera também é capaz de capturar vídeo, com resolução de 640 x 480 pixels (VGA) a 30 quadros por segundo. Os clipes são salvos na memória interna do aparelho e podem ser compartilhados via e-mail, MMS, MobileMe (serviço online da Apple) ou enviados diretamente para o YouTube. Um sistema simples de edição permite que você faça "cortes" nos vídeos, eliminando as partes menos interessantes antes do upload.

Outra novidade é o sistema VoiceControl, que permite o uso de comandos de voz para operar várias funções do aparelho. Basta segurar o botão "Home" por alguns segundos e dizer o que quer, como "Call Antônio" para ligar para para alguém em sua lista de contatos, ou "Play more songs like this" para instruir ao MP3 Player para criar uma nova "playlist" com músicas similares à que está tocando no momento. A Apple também adicionou recursos de acessibilidade, como a capacidade de inverter as cores na tela e o VoiceOver, utilitário já existente no Mac OS X que "lê" em voz alta o que está na tela.

O aparelho também tem uma bússola eletrônica (o que vai ajudar em aplicativos de navegação/GPS) e suporte ao sistema Nike+ iPod integrados, e um sistema de criptografia em hardware que pode ser usado por empresas para proteger os dados nos aparelhos de seus funcionários. A Apple conseguiu aumentar a autonomia da bateria, que agora é de 9 horas de navegação via Wi-Fi, 10 horas de reprodução de vídeo, 30 horas de reprodução de áudio, 12 horas de conversação em uma rede 2G ou 5 horas de conversação em uma rede 3G.

O iPhone 3GS chega às lojas dos EUA, Canada, França, Alemanha, Italia, Espanha, Suíça e Reino Unido no próximo dia 19 de junho, com preço de US$ 199 pelo modelo com 8 GB de memória interna ou US$ 299 pelo modelo com 32 GB. Preço, como de costume, vinculado a um contrato com uma operadora de telefonia. No caso dos EUA, um contrato de dois anos com a AT&T.

E para "alcançar o maior número de consumidores possível" a Apple vai manter o atual iPhone 3G em produção, como um modelo "de entrada". Com 8 GB de memória interna, o iPhone 3G cai para US$ 99, também sujeito a contrato com a operadora. Este modelo mais "popular" já está disponível nos EUA.


---------
Fonte: IG
Por Rafael Rigues

domingo, 7 de junho de 2009

Com domínio impressionante, Button vence a sexta em 2009 na Turquia



Inglês assume a ponta ainda na primeira volta, após erro de Sebastian Vettel. Após corrida caótica, Barrichello abandona

Jenson Button vence na Turquia com muita facilidade

Jenson Button continua com seu domínio impressionante na temporada 2009. No GP da Turquia, disputado neste domingo, o inglês da Brawn GP venceu a sexta corrida em sete provas disputadas neste ano. Ele assumiu a ponta após a saída de pista de Sebastian Vettel, da RBR, ainda na primeira volta. O alemão, que largou na pole position, caiu para a terceira posição, após ser superado por Mark Webber, seu companheiro de equipe, que fez uma parada a menos nos boxes. O australiano terminou em segundo.

- A largada foi boa, mas depois eu cometi um erro na curva dez e permiti que o Button me ultrapassasse. O Jenson estava muito rápido hoje, e eu vi que não conseguiria detê-lo. Perdi a corrida. - diz Vettel, na coletiva oficial transmitida pelo SporTV.

Jarno Trulli, da Toyota, conseguiu uma excelente quarta posição após duas corridas ruins da equipe japonesa, à frente de Nico Rosberg, da Williams, o quinto. Felipe Massa, da Ferrari, teve um desempenho discreto, mas chegou na sexta posição. Ele conseguiu importantes pontos para o campeonato, já que Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe, chegou em nono e não marcou pontos. O polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, foi o sétimo e o alemão Timo Glock, o oitavo.

Rubens Barrichello, vice-líder do campeonato, teve uma corrida caótica e abandonou a dez voltas do fim. O brasileiro da Brawn GP teve problemas de câmbio na largada e caiu para a 13ª posição. Ao tentar se recuperar, ele cometeu erros ao tentar passar Heikki Kovalainen e Adrian Sutil e, por isso, continuou atrás. O fim de sua prova foi causada pelo agravamento do problema na caixa de marchas.

Nelsinho Piquet chegou apenas na 16ª posição, com uma tática de duas paradas. Pelo menos o piloto da Renault fez uma excepcional ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, ao ficar lado a lado com o inglês durante três curvas na 34ª volta. Eles chegaram a tocar rodas, mas o brasileiro levou a melhor. Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, também não foi bem e terminou em décimo, fora da zona de pontuação.

No campeonato, Jenson Button ampliou sua vantagem para Rubens Barrichello que, apesar do abandono, se manteve em segundo. Com a sexta vitória no ano, o inglês tem agora 61 pontos, contra 35 de Barrichello. Sebastian Vettel está com 29, 1,5 à frente de Mark Webber, seu companheiro. A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP da Inglaterra, em Silverstone, no dia 21 de junho.

Corrida é decidida ainda na primeira volta

Barrichello fica para trás na largada do GP da Turquia
Na largada, Rubens Barrichello, que largava na terceira posição, teve problemas com o câmbio, que não engrenou a primeira marcha. O brasileiro caiu muito, para a 13ª posição, atrás de Nick Heidfeld, da BMW Sauber, que foi superado com facilidade ainda na primeira volta da corrida.

Enquanto isso, na frente, Sebastian Vettel sequer conseguiu completar a primeira volta em primeiro. O alemão da RBR cometeu um erro na curva 9, saiu da pista e foi superado por Jenson Button, que manteve a segunda posição na largada. Com um ritmo forte, o inglês abriu quase seis segundos até o pit stop do rival, na 15ª.

Atrás, Barrichello continuava em seu calvário. Após ficar quase seis voltas preso atrás de Heikki Kovalainen, da McLaren, na briga pela 11ª posição, o brasileiro exagerou na curva 11 e acertou a lateral do carro do finlandês. Mas foi o piloto da Brawn GP que rodou e perdeu cinco posições, caindo para 17º.
Rubens Barrichello tenta ultrapassar Heikki Kovalainen
O brasileiro não arrefeceu e continuou em sua luta para ganhar posições. Na oitava volta, ele passou Lewis Hamilton com facilidade. Na décima, ele superou o compatriota Nelsinho Piquet após o piloto da Renault errar a freada da curva 11. Mas os problemas não acabaram: por rádio, Barrichello reclamou com seu engenheiro de outro problema de câmbio. Seu carro estava sem a sétima marcha, o que dificultava as tentativas de ultrapassagem.

Na 12ª volta, Barrichello tentou mais uma manobra, desta vez para cima de Adrian Sutil, da Force India, na última curva do circuito. Só que o brasileiro exagerou de novo e teve sua asa dianteira danificada após um toque do alemão na entrada da reta dos boxes. Ele ainda tentou, sem sucesso, a ultrapassagem no fim da reta, mas teve de entrar nos boxes para seu primeiro pit stop no fim da volta, quando trocou o bico e voltou na última posição da corrida.

Na frente, Jenson Button parou nos boxes três voltas após Sebastian Vettel, na 17ª, e voltou à pista com uma vantagem considerável em relação ao alemão. Só que, mais leve, piloto da RBR começou a se aproximar rapidamente do inglês. A equipe austríaca trocou a estratégia do alemão, que passou à tática de três pit stops para tentar superar o líder do campeonato.

Na 25ª volta, Vettel tentou a ultrapassagem sobre Button, mas não obteve sucesso. O alemão acabou por entrar nos boxes na 29ª e voltou na terceira posição, atrás de Mark Webber, seu companheiro de equipe. Com isso, o inglês conseguiu ter a tranquilidade necessária para abrir uma boa vantagem na frente. Vettel, por sua vez, não conseguiu fazer os tempos necessários para lutar pela ponta.

Bem atrás, Rubens Barrichello fez sua segunda parada na 38ª volta, quando brigava pela 15ª posição. O brasileiro voltou dos boxes bem atrás e passou a fazer uma corrida apenas para tentar chegar ao final da prova. Mas o piloto da Brawn GP teve mais problemas em seu carro e precisou entrar nos boxes a dez voltas do fim, quando finalmente abandonou a corrida.

Na 44ª volta, Jenson Button fez sua segunda parada, na mesma volta de Mark Webber. Sebastian Vettel, que estava em terceiro, ganhou apenas a posição de seu companheiro de equipe, mas a vantagem de pouco mais de 14 segundos não era suficiente para garantir a segunda posição. O alemão voltou apenas na terceira posição, garantindo o pódio, mas distante da vitória.


Classificação do Mundial de Pilotos após 7 de 17 corridas:
Posição Piloto País Equipe Pontos
1 Jenson Button ING Brawn-Mercedes 61
2 Rubens Barrichello BRA Brawn-Mercedes 35
3 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 29
4 Mark Webber AUS RBR-Renault 27,5
5 Jarno Trulli ITA Toyota 19,5
6 Timo Glock ALE Toyota 13
7 Nico Rosberg ALE Williams-Toyota 11,5
8 Felipe Massa BRA Ferrari 11
9 Fernando Alonso ESP Renault 11
10 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 9
11 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 9
12 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber 6
13 Heikki Kovalainen FIN McLaren-Mercedes 4
14 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 3
15 Sebastien Bourdais FRA STR-Ferrari 2
16 Robert Kubica POL BMW Sauber 1
17 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 0
18 Giancarlo Fisichella ITA Force India-Mercedes 0
19 Nelsinho Piquet BRA Renault 0
20 Kazuki Nakajima JAP Williams-Toyota 0


Classificação do Mundial de Construtores após 7 de 17 corridas:
Posição Equipe Pontos
1 Brawn-Mercedes 96
2 RBR-Renault 56,5
3 Toyota 32,5
4 Ferrari 20
5 McLaren-Mercedes 13
6 Williams-Toyota 11,5
7 Renault 11
8 BMW Sauber 8
9 STR-Ferrari 5
10 Force India-Mercedes 0


-------
Fonte: Globo.com

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA