By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 30 de maio de 2010

Vettel bate em Webber, e vitória cai no colo de Lewis Hamilton na Turquia

Inglês lidera dobradinha da McLaren, que teve Jenson Button em segundo. Felipe Massa chega em sétimo, uma posição à frente de Fernando Alonso


Os dois primeiros terços do GP da Turquia indicavam uma corrida monótona, com trocas de posições apenas nos boxes. Os carros da RBR e da McLaren andavam muito próximos, mas sem tentarem nada mais ousado. Tudo isso até a freada para a curva 12, na 40ª volta. Sebastian Vettel, que vinha em segundo, tentou a ultrapassagem. Mark Webber defendeu corretamente, mas o alemão voltou com o carro para cima do australiano e os dois bateram. Com a confusão, a vitória caiu no colo de Lewis Hamilton, que ainda se defendeu de forma belíssima de um ataque de Jenson Button. O atual campeão completou a dobradinha da McLaren em segundo.

Webber, que voltou à pista e teve de fazer um pit stop extra para trocar a asa dianteira, ainda conseguiu a terceira posição da corrida. Já Vettel abandonou no mesmo momento, na curva 12. Irritado, o alemão saiu do carro fazendo gestos de que o colega de equipe era maluco e chegou aos boxes se negando a dar entrevistas. Após alguns minutos no motorhome, voltou, falou com os jornalistas, mas manteve uma postura mais defensiva, talvez alertado por algum dirigente.

lewis hamilton, mclaren, vence o gp da turquia e Vettel, da RBR, faz sinal de maluco
Hamilton recebe o troféu do GP da Turquia, e Vettel faz sinal de maluco para o colega Webber

Felipe Massa, que largou em oitavo, lucrou com a confusão das RBRs e chegou em sétimo, uma posição à frente do companheiro Fernando Alonso, o oitavo. O espanhol saiu em 12º e ganhou posições nos boxes. A cinco voltas do fim, foi ousado e ultrapassou Vitaly Petrov, da Renault, com direito até a um toque, que furou o pneu do russo.

Os outros brasileiros acabaram fora da zona de pontuação. Rubens Barrichello, com a Williams, perdeu cinco posições na largada e acabou apenas em 14º. Lucas di Grassi, da VRT, chegou a disputar com os carros da Hispania e acabou no 19º e penúltimo lugar. Já Bruno Senna, que fazia uma ótima corrida para os padrões de sua péssima equipe, acabou tendo de abandonar a prova por causa de um problema mecânico.

A corrida

Os carros saíram para a volta de apresentação com sol forte no circuito de Istambul, mas a meteorologia já começava a reportar a chegada de nuvens carregadas. Na largada, Mark Webber manteve a ponta com tranquilidade e Sebastian Vettel assumiu a segunda posição, superando Lewis Hamilton. Só que o alemão ficou à frente por apenas duas curvas: o inglês recuperou o posto rapidamente.

Jenson Button também perdeu a quarta posição para Michael Schumacher na largada, mas conseguiu recuperá-la ainda na primeira volta. O inglês passou o alemão por fora na freada para a curva 13 e colou nos três primeiros colocados. Os pilotos da Ferrari apenas mantiveram suas posições: Felipe Massa ficou em oitavo e Fernando Alonso, em 12º.

Larga do GP da Turquia
Webber mantém a ponta na largada na Turquia. Hamilton perde momentanemente a posição

Com a vantagem do duto aerodinâmico, Hamilton se aproximava rapidamente de Webber nas retas, mas o australiano conseguia se livrar do assédio nas curvas. Vettel, em terceiro, mantinha-se muito próximo dos dois primeiros, para tentar ganhar a posição nos boxes. Massa, em oitavo, e Alonso, em 12º, não conseguiam superar os carros imediatamente à frente.
A situação manteve-se inalterada até o início da rodada dos pit stops. Vettel foi o primeiro dos ponteiros a fazer a parada, na 15ª volta. Na passagem seguinte, Webber e Hamilton, que disputavam a primeira posição, entraram nos boxes juntos. O australiano saiu com tranquilidade, mas a McLaren se enrolou com uma das rodas do carro do inglês e ele acabou superado pelo alemão da RBR, caindo para terceiro. Button parou na 18ª e manteve a quarta posição.

Em meio à ameaça de chuva, que começava a aparecer nos computadores das equipes, os quatro se mantiveram nas mesmas posições, sem ameaças, até a 38ª volta, quando Vettel tomou a decisão de atacar o companheiro Webber. Após duas voltas de pressão, o alemão tentou a manobra no fim da 40ª volta, na reta que antecede a curva 12. O australiano defendeu, mas o colega de RBR jogou seu carro para o lado de dentro e provocou o choque. Hamilton e Button, que vinham logo atrás, lucraram e herdaram as duas posições.

batida entre os carros de Vettel e Webber, do RBR
Carros da RBR na área de escape após a batida de Sebastian Vettel em Mark Webber na curva 12
O alemão, transtornado, abandonou a corrida ali mesmo e fez um gesto chamando o companheiro de maluco. Webber continuou na pista, mesmo com a asa dianteira danificada. O australiano teve de fazer uma parada extra na 43ª, onde trocou o aerofólio e os quatro pneus. Ele voltou com boa velocidade, mas tinha mais de 30 segundos de desvantagem para a dupla da McLaren, que disputava a primeira posição.

Sempre colado em Hamilton, Button tentou uma ultrapassagem na 49ª volta, no mesmo lugar do acidente de Webber e Vettel: a freada para a curva 12. O atual campeão colocou o carro por fora, o companheiro defendeu, mas Button ficou à frente na última curva. Hamilton voltou para a primeira posição na curva 1 após tracionar melhor e conseguir mais velocidade na reta.

Após a disputa, a McLaren mandou que seus dois pilotos economizassem combustível, para evitar um abandono e uma disputa mais ríspida. A dose de emoção das últimas voltas ficou com a disputa entre Alonso e Petrov pela oitava posição. A três da bandeirada, o espanhol tentou a manobra nas primeiras curvas do circuito e os dois acabaram se tocando. O russo levou a pior, com um pneu furado, e caiu para a 15ª posição. Com isso, o bicampeão ficou apenas uma posição atrás do colega Massa, que terminou em sétimo após uma corrida discreta.

Com tranquilidade, Hamilton e Button completaram a corrida e asseguraram a dobradinha da McLaren. Após tentar se aproximar, Webber chegou em terceiro, 24 segundos atrás do vencedor.

Confira o resultado final do GP da Turquia:


1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 58 voltas em 1h28m47s620
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 2s645
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 24s285
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 31s110
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 32s266
6 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 32s824
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 36s635
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 46s544
9 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 49s029
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m05s650
11 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1m05s944
12 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m07s800
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 1 volta
14 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 2 voltas
19 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
20 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 6 voltas/mecânico

Não classificados:

Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 12 voltas/mecânico
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 19 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 25 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 26 voltas/mecânico

Melhor volta: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m29s165, na 57ª volta

Classificação do Mundial de Pilotos após 7 de 19 corridas:
Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Mark Webber AUS RBR-Renault 93 2
2 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 88 2
3 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 84 1
4 Fernando Alonso ESP Ferrari 79 1
5 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 78 1
6 Robert Kubica POL Renault 67 0
7 Felipe Massa BRA Ferrari 67 0
8 Nico Rosberg ALE Mercedes 66 0
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 34 0
10 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 22 0
11 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 10 0
12 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 7 0
13 Vitaly Petrov RUS Renault 6 0
14 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3 0
15 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1 0
16 Sébastien Buemi SUI STR-Ferrari 1 0
17 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 1 0
18 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 0 0
19 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0 0
20 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0 0
21 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0 0
22 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0 0
23 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0 0
24 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0 0

Classificação do Mundial de Construtores após 7 de 19 corridas:
Posição Equipe Pontos
1 McLaren-Mercedes 172
2 RBR-Renault 171
3
Ferrari 146
4 Mercedes 100
5 Renault 73
6 Force India-Mercedes 32
7 Williams-Cosworth 8
8 STR-Ferrari 4
9 Sauber-Ferrari 1
10 Lotus-Cosworth 0
11 VRT-Cosworth 0
12 Hispania-Cosworth 0

------------
Fonte: Globo.com

sábado, 29 de maio de 2010

Mark Webber voa na Turquia e marca a sétima pole da RBR na temporada

Australiano supera Hamilton por 138 milésimos no treino. Massa é o melhor brasileiro, em oitavo, quatro posições à frente de Alonso, o 12º colocado

O sétimo treino classificatório da temporada, na Turquia, tinha um cenário familiar para Mark Webber. Afinal, como em suas três poles em 2010, o australiano não tinha se destacado nos treinos livres. E, pela quarta vez no ano, a terceira seguida, o líder do campeonato vai largar na primeira posição do grid de largada. De quebra, ainda conseguiu a sétima pole para a RBR, que ainda teve o alemão Sebastian Vettel em terceiro, após um erro em sua última volta.

Entre os dois carros da equipe austríaca sai o inglês Lewis Hamilton, que chegou a ameaçar a pole de Webber em sua última volta. O piloto da McLaren marcou as melhores parciais do treino no primeiro e no terceiro trechos, mas deixou a desejar no segundo e acabou 138 milésimos atrás do australiano, na segunda posição em Istambul.

Webber, Vettel e Hamilton largam na frente na Turquia
Os três primeiros do grid de largada na Turquia: Vettel (3º), Webber (pole) e Hamilton (2º) 
Felipe Massa, maior vencedor do GP da Turquia, não conseguiu um bom desempenho no treino classificatório e larga apenas na oitava posição do grid de largada. O brasileiro da Ferrari, ao menos, superou o companheiro Fernando Alonso, que não conseguiu uma vaga na superpole. O espanhol cometeu mais um de seus erros na temporada e perdeu a volta rápida com os pneus macios na segunda parte. Ele sai apenas em 12º neste domingo. A corrida está marcada para as 9h (de Brasília).

- O carro não teve problemas. Eu é que não fui rápido o suficiente - lamenta Alonso.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, larga em 15º após ser eliminado na segunda parte do treino classificatório. Já Bruno Senna caiu outra vez na primeira fase, mas parece ter conseguido ao menos alguma evolução. O brasileiro da Hispania escapou da última fila e vai largar em 22°, após superar o compatriota Lucas di Grassi, da VRT, que ficou apenas em 23º no grid em Istambul, à frente apenas do indiano Karun Chandhok.

O treino

A primeira parte do treino classificatório não teve grandes surpresas. Seis dos sete eliminados, como sempre, foram os carros das equipes novatas - Lotus, VRT e Hispania. Seguindo o revezamento entre os times médios da categoria, a outra vítima no Q1 foi o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, que chegou a rodar neste trecho da sessão e perdeu muito tempo.

- O carro estava bom na sexta e fui mais rápido que o Timo (Glock), meu companheiro, nos dois treinos livres. Na manhã deste sábado, tivemos um problema no motor, que falhava muito nas retas. Foi o melhor que eu pude fazer - diz di Grassi.

Em um fim de semana complicado com a Williams, Barrichello chegou a correr risco de ficar fora da segunda parte do treino, mas uma boa volta a um minuto do fim do Q1 o colocou na 11ª posição. O brasileiro acabou superado por mais alguns carros, mas acabou passando confortávelmente ao Q2, sem correr tantos riscos.

A segunda parte do treino teve um eliminado ilustre: Fernando Alonso. O espanhol não conseguiu uma boa volta em sua tentativa com os pneus duros e estava fora da zona dos dez classificados para a superpole. Em 12º e a um minuto do fim, ele vinha rápido, mas errou na curva 12, perdeu a freada e não conseguiu mais marcar um tempo suficiente para avançar ao Q3.

Após escapar do corte no Q1, Barrichello chegou ao limite de seu carro no Q2 e marcou apenas o 15º tempo. O brasileiro, pelo menos, ficou duas posições à frente de Nico Hulkenberg, seu companheiro na Williams, o 17º no grid na Turquia.

- Lutei bastante, o acerto do carro não está ruim. Estamos sofrendo com a potência do motor. As mudanças que a gente trouxe para cá não deram resultado. A velocidade de reta não é boa. Está perto, mas não o suficiente - lamenta Barrichello.

Na superpole, tudo parecia indicar uma pole de Vettel, que tinha dominado as duas primeiras partes do treino. Só que o alemão errou em suas duas tentativas e marcou apenas o terceiro tempo. Webber, líder do campeonato, foi discreto mais uma vez e arrancou a primeira posição. Nem mesmo a boa volta de Hamilton, no fim, assustou o australiano.

Confira o grid de largada para o GP da Turquia:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m26s295
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s433
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m26s760
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s781
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m26s857
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m26s952
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m27s039
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m27s082
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m27s430
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m28s122

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m27s525
12 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m27s612
13 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m27s879
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m28s273
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m28s392
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m28s540
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m28s841

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m28s958
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m30s237
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m30s519
21 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m30s744
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m31s266
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m31s989

24 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m32s060

------------
Fonte: Globo.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Saiba como foi o último episódio de 'Lost'

Último episódio da série foi exibido nos EUA neste domingo (23).
Atenção: o texto abaixo contém 'spoilers' e adianta detalhes da trama.

Depois de seis anos, muitas perguntas e quase nenhuma explicação, a série “Lost” chega a seu fim neste domingo (23), na TV americana. Apenas dois dias depois, na terça-feira (25), o canal AXN exibe o episódio derradeiro no Brasil.

Fenômeno pop da década, “Lost” é marcado pelo seu pioneirismo em criar um universo multimídia fora da televisão e por trazer à TV gêneros narrativos nunca vistos até então, incluindo flashbacks e até flashforwards. O último episódio teve duas horas e meia de duração, e foi precedido por um programa resumindo as seis temporadas da série. Confira abaixo, como foi capítulo.

ATENÇÃO! O texto abaixo contém "spoilers", detalhes da trama que podem estragar a surpresa de quem não viu o episódio!

Os atores de 'Lost' em imagem promocional da primeira temporada da série.
Os atores de 'Lost' em imagem promocional da primeira temporada da série

'Lost' no meio: o elenco da série na terceira temporada da série.
'Lost' no meio: o elenco da série na terceira temporada da série

A última ceia de 'Lost': atores se reúnem para a imagem promocional da sexta e derradeira temporada
A última ceia de 'Lost': atores se reúnem para a imagem promocional da sexta e derradeira temporada

Se você não quer saber o que aconteceu, não leia o que segue abaixo - um resumo em ordem cronológica dos momentos finais na ilha.

Episódio começa com a rotina dos personagens na realidade paralela. Jack examina o raio-X de Locke; Sawyer guarda o distintivo. Desmond está no carro com Kate e recebe um caixão de um motorista da Oceanic, onde estaria o corpo do pai de Jack, Christian Shephard.

Na ilha, Jack, Kate e Hurley decidem como acessarão a fonte de luz perto da floresta de bambu, enquanto Sawyer parte sozinho em busca de Desmond.

Na realidade paralela, Hurley e Sayid vão ao encontro de Charlie, que está bêbado. Hurley tenta convencê-lo a ir para um show, ele nega. Hurley usa arma tranquilizante e leva Charlie desacordado no porta-malas.

Na ilha, Sawyer encontra Locke e Benjamin perto do poço onde Desmond foi jogado. Não o encontram. Sawyer diz a Locke que não há mais candidatos. Locke volta a dizer que destruirá a ilha.

Desmond acorda na cabana de Rose e Bernard. Locke os encontra e ameaça o casal de morte caso Desmond não o acompanhe. Ele vai.

Em outra parte da ilha, Miles encontra Alpert, que sobreviveu ao ataque da fumaça. Eles partem em busca do avião.

lost último capítulo
Cena do último capítulo de 'Lost'

Na realidade paralela, Jin e Sun estão no hospital. Juliet é a médica que faz o ultrassom na coreana. O casal recobra as lembranças da vida na ilha. Eles sabem que a criança será uma menina. Juliet não tem lembranças.
Sawyer se junta a Jack e ao resto do grupo, e diz que Desmond não está no poço.

Miles encontra um cabelo branco em Alpert, que fica feliz por estar envelhecendo.

No barco, eles encontram o piloto Lapidus no mar enquanto buscam o avião, para explodi-lo. Lápido diz que não é preciso explodi-lo, que o melhor é usá-lo para deixar a ilha. Kate atira em Locke. Jack diz a Locke que se voluntariou para ser o guardião da luz e que Locke não conseguirá destruir a ilha, pois ele irá matá-lo antes.

No hospital, Jack trabalha junto com Juliet, que é mãe de David. Sawyer chega ao hospital para ver Sun.

Na ilha, Jack e Locke, acompanhados de Desmond, seguem pela floresta de bambu. Desmond diz a Jack que a realidade da ilha não importa, que ele o vê feliz com as pessoas que ama.

Na realidade paralela, Sayid se encontra com Shannon e ambos se lembram do que passaram na ilha. Eles se beijam. Todos os principais personagens estão bem vestidos a caminho de um show beneficente.

Charlie acorda no camarim onde estão Daniel Faraday e Charlotte. Convidados começam a encher o evento. Claire vê Kate. Charles Widmore inicia discurso de show beneficiente. Faraday toca piano e Charlie está no palco com seu baixo. Ele vê a grávida Claire saindo rumo ao banheiro, incomodada. Kate vai atrás.

Desmond remove a pedra da fonte de luz. Tudo escurece. Desmond grita. Jack soca Locke, que passa a sangrar. Ambos se surpreendem por ele não ser mais inatingível.

Na festa, Kate e Claire estão no camarim. Claire entra em trabalho de parto e Kate a ajuda. Ambas se lembram juntas dos momentos na ilha, e choram. Charlie chega com um cobertor. Claire toca nele e o músico também se lembra. Eles se beijam e se abraçam.

Na ilha, a terra começa a tremer e árvores caem. Ben fica preso sob uma árvore. Jack volta para a gruta, atrás de Desmond, mas não o encontra. Todo grupo tenta remover árvore para salvar Benjamin. Ele diz que Locke tem um barco para deixar a ilha.

Enquanto isso, Miles diz a Kate por rádio que Lapidus tenta consertar avião e que eles partirão em uma hora.
Jack vai atrás de Locke. Ambos entram em luta corporal. Chove forte. Jack fere Locke, mas em seguida fica imobilizado pelo oponente, com uma faca apontada para seu pescoço. Kate atira em Locke antes que ele machuque Jack. O médico chuta Locke desfiladeiro abaixo. Ele morre.

No hospital (realidade paralela), Locke está no pós-operatório com Jack. Locke começa a mexer os pés e passa a se lembrar da ilha. Jack tem apenas um lampejo, mas não chega a se lembrar. Diz que precisa ver seu filho. Locke diz que Jack não tem um filho.

Piloto consegue consertar avião. Após novos tremores, Jack diz que vai ficar na ilha. Ben e Hurley dizem que também ficarão. Kate e Sawyer decidem pegar o avião. Kate beija Jack e diz que o ama.
Piloto avisa por rádio que se Kate e Sawyer quiserem embarcar, terão de correr. Ambos pulam no mar para alcançar o barco.

No hospital da realidade paralela, Sawyer tem a sensação de conhecer Jack. Em seguida, encontra Juliet, que o ajuda a resolver problemas com a máquina de doces. Quando eles se tocam, começam a se lembrar. Ela se abraçam e choram.

Após o fim do show, Jack, atrasado, encontra Kate. Ele tem a sensação de conhecê-la. Ela diz que roubou uma caneta dele no avião. Ela se aproxima, diz que não é só do voo que ele a conhece. Toca em sua face e diz que sentiu sua falta. Ele se esquiva.

Na ilha, Hurley carrega Jack e é seguido por Ben. Novos tremores começam. Eles tentam acessar a luz novamente. Jack diz que já está morto e que precisa proteger a ilha. Também nomeia Hurley como novo guardião da ilha.

Ao descer para a fonte de luz, Jack cai. Ele se recupera e segue. Encontra Desmond caído no chão da gruta. Desmond diz que tirou a pedra do buraco, mas algo não funcionou. Ele se oferece para colocar a pedra de volta, Jack nega e diz a Desmond que o vê em outra vida.

Jack caminha ferido na ilha
Jack caminha ferido na ilha

Kate e Sawyer escapam de barco e encontram Claire, que não quer correr para pegar o avião. Kate a convence. Avião começa a se mover. Os três correm. Lapidus os vê no último momento. Miles abre a porta. Avião decola.

Na gruta, Jack pega a pedra e a recoloca no centro. Uma forte luz se irradia. Hurley e Ben começam a puxar a corda achando que içarão Jack, mas quem chega é Desmond.

Numa igreja da realidade paralela, Locke encontra Ben na entrada. Locke está na cadeira de rodas e pergunta se todos estão lá dentro. Ben pede desculpas por ser invejoso e querer tudo o que era dele. Locke o perdoa, deixa a cadeira de rodas e entra caminhando na igreja. Dá adeus a Ben.

Na ilha, Hurley está inconsolável por Jack. Ben tenta cuidar de Desmond, que aparenta estar bem. Ben diz que Hurley, como guardião, deve fazer o que faz de melhor, ajudar as pessoas. Hurley pede a ajuda de Ben, que aceita.

Todos estão na igreja. Ben diz a Hurley que prefere ficar do lado de fora. Kate e Jack chegam para o funeral do pai dele, na igreja. Kate entra e diz que espera pelo amado.

Na ilha, Jack acorda ferido à beira de um rio.

Na igreja, Jack entra pela parte de trás e vê o caixão do pai. Quando põe a mão sobre o caixão, finalmente ele recobra suas memórias. Abre o caixão e ele está vazio. Ele se vira e vê o pai, Christian Shephard, que diz estar morto. Jack pergunta porque ele está lá. “Como você está aqui?”, pergunta o pai. Eles se abraçam. O pai diz que tudo é real. “Estamos todos mortos?”, pergunta Jack. “Todo mundo morre em algum momento, uns antes, outros depois”, diz o pai, que segue afirmando que o tempo mais importante da vida do filho foi com as pessoas da ilha.

Jack sai da sala e vê todos na igreja. Eles se abraçam.

Na ilha, Jack caminha ferido. Na igreja, abraça os amigos. Todos se sentam. Na ilha, Jack cai no chão e vê o cão Vincent. Ele chora. Igreja se ilumina. Avião decola. Jack fecha os olhos.

---------------o----------------------o--------------------------o-------------------------o----------------

Passei 6 anos assistindo Lost e fiquei completamente decepcionada com o final, nenhuma resposta inteligente e um finalzinho medíocre... que pena, a idéia começou muito boa, também houveram capítulos brilhantes, mas pra tudo isso ter sido realmente bom precisava ter um excelente final e esse final foi no mínimo imbecil, o que estragou todo o filme, afinal nada teve sentido de fato, e sem um bom final a trama passa ser burra, sem creatividade e sem sentido.

Depois de tantos capítulos legais e interessantes os escritores de Lost conseguiram mostrar uma enorme incopetência em terminar o grande seriado que começou tão brilhante e no final transformou-se e um seriado medíocre e bobo.

Amanhã passará o último capítulo aqui no Brasil no canal AXN do seriado, mas realmente não recomendo, não mais.

Graça Marinho

-----------
Fonte: Globo.com

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Schumi é punido por ultrapassagem ilegal, e Alonso recupera sexto lugar

Comissários consideram que manobra do alemão está fora do regulamento

Os comissários do GP de Mônaco decidiram punir Michael Schumacher com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final de prova por uma ultrapassagem ilegal sobre Fernando Alonso na última volta do GP de Mônaco. Com isso, o alemão da Mercedes cai para a 12ª posição na corrida e o espanhol da Ferrari volta ao sexto lugar.

A Mercedes já decidiu apelar da decisão dos comissários. Entretanto, ele será julgado pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em data a ser marcada.

Quando o safety car deixou a pista, já na última volta, após uma colisão entre Karun Chandhok e Jarno Trulli, o alemão aproveitou para superar Alonso na entrada da curva Anthony Noghes. Ele assumiu a sexta posição neste momento da corrida.

Segundo o artigo 40.13 do regulamento esportivo da Fórmula 1, "se a corrida termina enquanto o safety car estiver na pista, ele entrará no pit lane no fim da última volta e os carros receberão a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens."

Após a corrida, a FIA informou que o incidente estava sob investigação. No entanto, Ross Brawn e Michael Schumacher se apoiavam no fato da bandeira verde ter sido mostrada, o que não está previsto pelo regulamento. Mesmo após a saída do safety car, as amarelas continuariam acionadas, assim como a placa "SC". Mesmo assim, os comissários decidiram pela punição do heptacampeão.

-------------
Fonte: Globo.com

domingo, 16 de maio de 2010

Webber lidera dobradinha em Mônaco e, enfim, coloca a RBR na liderança

Australiano vence de ponta a ponta e se iguala ao companheiro Vettel no topo do campeonato; Massa chega em quarto, e Alonso pula de último para sétimo.


Após seis corridas, o melhor carro da temporada, enfim, chegou à liderança da Fórmula 1. Assim como tinha acontecido em Barcelona, o australiano Mark Webber liderou de ponta a ponta o GP de Mônaco, neste domingo, e levou a RBR para o topo dos dois campeonatos: o de pilotos e o de construtores. Logo atrás dele chegou o companheiro Sebastian Vettel, agora vice-líder do Mundial. O polonês Robert Kubica completou o pódio.

O brasileiro Felipe Massa chegou em quarto lugar e pulou para quinto na classificação. Fernando Alonso, seu companheiro da Ferrari, protagonizou ao lado de Michael Schumacher, da Mercedes, um episódio polêmico no fim da prova. O espanhol, que tinha largado dos boxes, conseguiu ganhar posições e chegaria em sexto, mas caiu para sétimo ao ser ultrapassado pelo alemão, possivelmente ainda com bandeira amarela após a entrada do safety car. Schumi cruzou em sexto, atrás de Lewis Hamilton, da McLaren, mas a manobra está sob investigação.

formula 1 - webber e vettel no go de mônaco
Mark Webber e Sebastian Vettel carregaram suas RBRs até o topo da classificação

Rubens Barrichello, da Williams, abandonou após bater na 31ª volta, por causa de uma quebra de suspensão no carro. Os brasileiros estreantes, mais uma vez, não tiveram sorte: Bruno Senna, da Hispania, e Lucas Di Grassi, da VRT, também não conseguiram completar a prova.

A corrida

A largada nas ruas de Mônaco transcorreu sem tumulto. Webber manteve a ponta, mas Kubica demorou a sair e acabou perdendo a segunda posição para Vettel. Preso pelo polonês, Massa optou por se manter em quarto lugar e se defender do ataque de Hamilton. O maior vencedor na saída foi Barrichello, que pulou de nono para sexto, aproveitando a disputa entre Schumacher e Nico Rosberg, companheiros de Mercedes.

Ainda na volta inicial, contudo, Nico Hulkenberg perdeu o controle de sua Williams e bateu de frente no muro, provocando a primeira das quatro entradas do safety car na pista. Alonso aproveitou e entrou nos boxes para fazer logo sua troca de pneus.

Na terceira volta, ainda com o safety car, Button parou logo após a Sainte Devote com muita fumaça saindo de sua McLaren. O então líder do campeonato abandonou a prova por um erro infantil da equipe, que simplesmente esqueceu de tirar a tampa de um dos radiadores e causou superaquecimento no motor do piloto britânico.

Reação de Alonso

O carro de segurança só saiu da pista na oitava volta, e Alonso, 20º, continuava sua marcha de recuperação. A primeira vítima, logo na relargada, foi Karun Chandhok, da Hispana. Di Grassi deu mais trabalho e segurou o espanhol da Ferrari por duas voltas. O bicampeão mundial se irritou com o brasileiro e chegou a fazer gestos com a mão direita (veja no vídeo acima). Ele só conseguiu a ultrapassagem na saída do túnel, após um vacilo do piloto da VRT.

Com Jarno Trulli, a ultrapassagem de Alonso foi bem mais fácil, e àquela altura só faltavam dois carros para o espanhol superar as estreantes. Ele conseguiu resolver sua vida em dois tempos: deixou Timo Glock para trás na 15ª volta, e superou Heikki Kovalainen na 16ª. Duas passagens depois, com a sequência de pit stops dos rivais, veio o pulo do gato: Alonso aproveitou que já tinha parado no início da prova e deu um salto para a sexta posição.

Quem abriu as paradas na 18ª volta foi Lewis Hamilton, seguido por Schumacher e Barrichello. O inglês conseguiu voltar à frente de Alonso, na quinta posição. Em quarto, Massa fez uma boa parada na 20ª e se manteve à frente do inglês da McLaren.

Kubica fez sua parada na 22ª passagem, uma antes de Vettel. Em seguida foi a vez do líder Webber, que não foi ameaçado e manteve a ponta. Rosberg chegou a ficar em segundo, mas demorou para fazer sua troca de pneus e acabou superado por Schumi, caindo para oitavo.

Barrichello bate e joga o volante na pista

Na 31ª volta, o safety car entrou pela segunda vez. Nono colocado, Barrichello teve a suspensão traseira esquerda quebrada na subida para a curva Massenet e bateu forte (veja o vídeo acima). Parado na contramão, o brasileiro jogou na pista o seu volante, que acabou colhido pelo carro de Chandhok. Pouco depois, ele admitiu a frustração, mas garantiu que só jogou o volante para sair daquela posição o mais rápido possível. Apesar do acidente, a bandeira amarela foi rápida, e a relargada foi autorizada na 34ª passagem.

As posições foram mantidas no reinício da corrida, com Webber puxando a dobradinha da RBR. Na 43ª volta, lá foi o safety car para a pista pela terceira vez, por um motivo comum em grandes cidades: a tampa solta de um bueiro na curva Massenet, mesmo lugar da batida de Rubinho.

Duas voltas depois, as posições se mantiveram mais uma vez. Em um circuito onde as ultrapassagens são complicadas, os pilotos preferiram não se arriscar. Kubica até tentou pressionar Vettel, mas o ímpeto do polonês logo acabou. Com uma enorme vantagem, Webber se deu ao luxo até de poupar os freios, muito exigidos no circuito monegasco.

A três voltas do fim, veio o tumulto, com um acidente entre Karun Chandhok e Jarno Trulli, os dois últimos colocados. O safety car foi acionado novamente. Não houve tempo para uma relargada, por causa da retirada dos carros, e Webber cruzou a linha de chegada em primeiro com tranquilidade. Antes do fim da prova, contudo, Alonso cometeu um erro e foi ultrapassado por Schumacher (veja vídeo acima), perdendo a sexta posição para o alemão, que será investigado pela manobra supostamente em bandeira amarela.




Classificação do Mundial de Pilotos após 6 de 19 corridas:

Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Mark Webber AUS RBR-Renault 78 2
2 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 78 1
3 Fernando Alonso ESP Ferrari 73 1
4 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 70 2
5 Felipe Massa BRA Ferrari 61 0
6 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 59 0
7 Robert Kubica POL Renault 59 0
8 Nico Rosberg ALE Mercedes 54 0
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 30 0
10 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 18 0
11 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 9 0
12 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 7 0
13 Vitaly Petrov RUS Renault 6 0
14 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3 0
15 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1 0
16 Sébastien Buemi SUI STR-Ferrari 0 0
17 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 0 0
18 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0 0
19 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0 0
20 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0 0
21 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0 0
22 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0 0
23 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0 0
24 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 0 0



Classificação do Mundial de Construtores após 6 de 19 corridas:

Posição Equipe Pontos
1 RBR-Renault 156
2 Ferrari 134
3 McLaren-Mercedes 129
4 Mercedes 84
5 Renault 65
6 Force India-Mercedes 27
7 Williams-Cosworth 8
8 STR-Ferrari 3
9 Sauber-Ferrari 0
10 Lotus-Cosworth 0
11 VRT-Cosworth 0
12 Hispania-Cosworth 0


---------------
Fonte: Globo.com

sábado, 15 de maio de 2010

Webber brilha no fim do treino e crava a pole position para o GP de Mônaco

Australiano da RBR mantém a boa fase e consegue ficar à frente de Kubica e Vettel; Massa não aproveita ausência de Alonso e sai apenas em quarto



O treino classificatório em Monte Carlo começou de forma incomum, antes mesmo de o cronômetro ser disparado. Após um forte acidente na sessão livre, que obrigou a troca de chassi em sua Ferrari, Fernando Alonso sequer foi à pista brigar por posições no grid. Sem o companheiro no caminho, Felipe Massa se viu diante da possibilidade de superar os problemas das últimas corridas e dar a volta por cima. Mas não aproveitou. O brasileiro ficou apenas em quarto lugar e, no fim das contas, a rotina foi mantida: quem cravou a pole position foi o australiano Mark Webber, que colocou a RBR na ponta do grid pela sexta vez em seis corridas neste ano.

É a terceira pole de Webber no ano, a segunda seguida.  Além disso, é a primeira vez que um australiano sai na ponta do grid de largada em uma prova no principado desde o tricampeão Jack Brabham, pela equipe que levava seu nome, em 1967.

webber corre em mônaco 
O australiano Mark Webber larga na pole position pela segunda corrida seguida

Ao lado de Webber na primeira fila estará o polonês Robert Kubica, da Renault, seguido por Sebastian Vettel, companheiro de Webber. Rubens Barrichello, da Williams, ficou em nono.
Os estreantes brasileiros ficaram eliminados mais uma vez na primeira parte do treino. Lucas di Grassi, da VRT, larga em 21º, ao ficar meio segundo atrás do companheiro Timo Glock, o 20º. Bruno Senna, com a Hispania, ficou em 22º e superou o colega indiano Karun Chandhok, o 23º.

O treino

A chuva prometida pela meteorologia não veio, e o treino começou com muito sol nas ruas Monte Carlo. A tão falada ameaça do tráfego na primeira parte (Q1), causada pelos carros das equipes menores, não se concretizou, e o trecho não teve surpresas. Além de Alonso, que não treinou, apenas a Lotus, a VRT e a Hispania tiveram carros eliminados no início da sessão.

- Estas coisas acontecem e você não pode fazer nada. Agora é ver como estará amanhã (domingo) para pensar em uma recuperação. É difícil largar em último em Mônaco, mas a corrida é longa e, em 2006, Schumacher começou do fim do grid e terminou em quinto. O alvo agora é marcar alguns pontos. Vamos ver se temos esta sorte - diz Alonso.

O Q2 não teve surpresas. Barrichello, que vinha tendo dificuldades nas corridas anteriores para passar à superpole, desta vez conseguiu uma vaga com tranquilidade. O brasileiro passou com o oitavo tempo e boa folga para os eliminados. Os 10 pilotos mantiveram o forte equilíbrio do fim de semana, com apenas oito décimos entre o primeiro, Nico Rosberg, para o décimo, Jenson Button.

O único incidente da segunda parte foi o erro de Vitaly Petrov na curva Sainte Devote, a primeira do traçado urbano de Monte Carlo. O russo entrou forte demais, perdeu o carro e bateu de frente na barreira de pneus. Mas os fiscais foram rápidos e removeram o Renault rapidamente, sem a necessidade de uma interrupção do treino.

Ao contrário do que se esperava, a superpole não teve a Ferrari como protagonista. Kubica e Webber disputaram a primeira posição até o último segundo, mas o australiano acabou levando a melhor com sua RBR. Massa tinha o terceiro tempo quase assegurado, só que uma excepcional volta de Vettel com o cronômetro zerado tirou a posição do brasileiro.

Confira o grid de largada para o GP de Mônaco:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m13s826
2 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m14s120
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m14s227
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m14s283
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m14s432
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m14s544
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m14s590
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m14s637
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m14s901
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m15s170

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:

11 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m15s317
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m15s318
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m15s413
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m15s576
15 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m15s692
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m15s992
17 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m16s176
 
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:

18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m17s094
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m17s134
20 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m17s377
21 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m17s864
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m18s509

23 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m19s559
24 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - sem tempo


--------------
Fonte: Globo.com

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Otimista, Schumi diz: 'Mônaco é um circuito muito especial para se pilotar'

Heptacampeão da F-1 está ansioso pelo treino classificatório de sábado


Schumacher, da Mercedes 
Schumacher está confiante em Mônaco
 
Michael Schumacher acredita que a Mercedes tem uma boa chance de se classificar no pelotão da frente no GP de Mônaco. Nesta quinta-feira, a equipe colocou seus dois carros entre os cinco primeiros colocados no treino livre em Monte Carlo. O heptacampeão foi o quinto e disse que a natureza única do circuito foi a responsável por impedir que a RBR disparasse na frente.

- Tenho de dizer claramente que Mônaco é um circuito muito especial para se pilotar. Voltei ao ritmo da pista, especialmente nos trechos mais longos. Estaremos muito confiantes para o sábado, já que o carro está bom - diz Schumacher, por meio da assessoria de imprensa da Mercedes.

O alemão está otimista para o treino classificatório. Segundo ele, a vantagem das rivais em outros lugares não se repetirá em Mônaco.

- As outras equipes, que têm uma vantagem em velocidade em outros lugares, não a têm aqui. Os carros estão juntos e a classificação será interessante. Estou ansioso.

---------------
Fonte: Globo.com

terça-feira, 11 de maio de 2010

Brasil já tem lista para Copa. Adriano, Ganso e Neymar fora. Grafite dentro

Grafite é a surpresa; veja quem vai à Copa

Reprodução / GLOBOESPORTE.COM

Dunga divulga os 23 nomes que vai levar para o Mundial da África do Sul

A Copa do Mundo começou nesta terça-feira para a seleção brasileira. E sem muitas surpresas. Dunga não cedeu à pressão de parte da torcida e deixou os santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso fora da lista dos 23 jogadores que irão à África do Sul buscar o hexa. Ronaldinho Gaúcho, presente em 2002 e 2006, também está fora.

Outra novidade foi a ausência de Adriano, que não atravessa boa fase no Flamengo. No seu lugar foi chamado o atacante Grafite, do Wolfsburg, que só atuou duas vezes com a camisa amarelinha.


- Demos inúmeras chances para reverter uma certa situação. Mas vem a frase da coerência, convicção, comprometimento... Tivemos que tomar uma decisão pelo coletivo, o que é o mais importante da seleção. Sempre acolhemos o Adriano, o grupo sempre o acolheu, mas chegou o momento de tomar a decisão. Meu coração fala uma coisa, mas a razão pelo que eu estou representando pelo meu país fala outra – disse Dunga, ressaltando que não chamou o goleiro Victor, do Grêmio, pelo fato dele não ter tido muitas chances de defender a seleção.


CONFIRA A LISTA DOS 23 JOGADORES CONVOCADOS PELO TÉCNICO DUNGA PARA A COPA DO MUNDO
GOLEIROS: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)
LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)
MEIO-CAMPISTAS: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)
ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)

A seleção estreia na Copa em 15 de junho contra a Coreia do Norte no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, às 15h30m (de Brasília). Cinco dias depois, o time de Dunga encara a Costa do Marfim no Soccer City, na mesma cidade e horário. O rival da última rodada do Grupo G é Portugal, 25 de junho, às 11h (de Brasília), em Durban.

A preparação começa a partir do próximo dia 21, com exames médicos e testes físicos no CT do Atlético-PR. A equipe se concentra em Curitiba até o dia 26, quando embarca para a África do Sul. O local escolhido pela CBF para hospedar a seleção é o hotel Fairways, que fica dentro de um gigantesco complexo de golfe chamado Randpark Golf Clube, na região de Randburgo, em Joanesburgo. Na África do Sul, a equipe deverá fazer dois amistosos, ainda sem rivais definidos.

Pela norma da Fifa, todos os convocados devem estar liberados pelos seus clubes até 17 deste mês. Julio César, Maicon e Lúcio defenderão o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, dia 22, e devem se apresentar com atraso (A CBF ainda vai conversar o trio para acertar a data da apresentação). Outro jogador que também passa por situação parecida é Luis Fabiano. O Sevilla, clube do atacante, disputa a final da Copa do Rei contra o Atlético de Madri no dia 19.

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça (A CBF vai divulgar esta noite, em seu site oficial, os sete restantes). A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.



-------------
Fonte: Globo.com

domingo, 9 de maio de 2010

Sem chuva, Webber lidera procissão em Barcelona; Alonso cola no líder

Hamilton estoura pneu na penúltima volta e vê escapar a vice-liderança da temporada; Espanhol herda segundo lugar, quatro à frente de Felipe Massa

A chuva não deu as caras em Barcelona e, sem ela, a monotonia voltou à Fórmula 1. Em um domingo de pista seca e raríssimas ultrapassagens, Mark Webber agradeceu à meteorologia e manteve uma tradição no GP da Espanha: pela 16ª vez nos 20 anos em que a prova é disputada no circuito catalão, o pole position terminou no lugar mais alto do pódio. O australiano da RBR venceu após liderar de ponta a ponta, sem sofrer uma ameaça sequer durante toda a corrida. Só quebrou o gelo após a bandeirada, quando saiu do carro e jogou seu capacete para a torcida. A única dose de emoção durante a prova ficou por conta do azar de Lewis Hamilton. O inglês da McLaren chegaria em segundo e seria o vice-líder da temporada, mas estourou um pneu na penúltima volta e abandonou. Melhor para Fernando Alonso, que, correndo em casa, chegou em segundo e embolou a briga pela liderança do campeonato.

Sebastian Vettel, da RBR, completou o pódio em terceiro. Felipe Massa chegou em sexto e perdeu mais um duelo interno na Ferrari para Alonso. O espanhol agora tem 67 pontos na temporada, encostado no líder Jenson Button, que foi a 70 - Massa vem em sexto lugar, com 49. Atual campeão do mundo, o inglês da McLaren terminou a prova em quinto, logo atrás de Michael Schumacher, da Mercedes, que deu os primeiros sinais de reação no campeonato após as atualizações em seu carro. O alemão conseguiu uma ótima quarta posição, nove à frente do companheiro Nico Rosberg.

mark webber no pódio do GP da Espanha
No pódio, Mark Webber comemora sua primeira vitória na temporada 2010 em Barcelona

Rubens Barrichello, da Williams, largou em 17º e conseguiu terminar a corrida em nono. Lucas di Grassi, da VRT, foi o último a completar a prova, em 19º; e Bruno Senna, da Hispania, abandonou. A próxima corrida será disputada nas ruas de Mônaco, no próximo domingo, dia 16 de maio.

A corrida

Apesar das previsões de chuva para o fim de semana, o domingo em Barcelona começou com pista seca, para alegria dos pilotos da RBR. E a largada não teve grandes surpresas. Webber segurou os ataques de Vettel e Hamilton, manteve a ponta e não olhou mais para trás. Alonso ainda tentou o bote sobre o inglês da McLaren, mas teve de se contentar com a quarta posição.

Nono colocado no grid, Massa conseguiu uma boa largada e ganhou duas posições, subindo para sétimo. Quem teve o maior avanço, contudo, foi Barrichello, que pulou de 17º para 12º ao fim da primeira volta. Por coincidência, os dois brasileiros ficaram presos atrás dos carros da Mercedes: Schumacher, em oitavo, segurava Massa, e Rosberg, o 11º, se manteve à frente de Rubinho. Bruno Senna, na problemática Hispania, passou reto logo após o primeiro setor do circuito e abandonou. Di Grassi se manteve na 20ª posição.

Largada do Gp da Espanha
Mark Webber pulou na frente na largada e não olhou mais para trás até a vitória
A vantagem de Webber na ponta não era tão grande quando a dos treinos, mas lhe garantia o conforto no início da corrida. Pouco depois, o australiano engrenou uma sequência de voltas mais rápidas e, na décima passagem, já abria uma diferença de dois segundos para os rivais. Vettel não mantinha o ritmo do companheiro e não conseguia se distanciar de Hamilton.

Quando os carros começaram a parar nos boxes, Nico Rosberg sofreu com um erro de Mercedes: o mecânico responsável pela roda dianteira direita não apertou a porca corretamente. Liberado antes da hora, Nico parou o carro e foi empurrado de volta para completar o trabalho. Perdeu duas posições e caiu para 13º.

O companheiro de Rosberg teve mais sorte. Na 16ª volta, Schumacher aproveitou a demora de Button nos boxes para ganhar a quinta posição. O inglês voltou atrás do alemão e deu início a uma briga que, por alguns momentos, injetou um pouco de emoção na corrida. Ainda assim, ficaram evidentes os problemas de ultrapassagem no circuito de Barcelona. Mesmo com o duto aerodinâmico, que aumenta a velocidade nas retas, Button não conseguiu emplacar a manobra. Durante várias voltas, o heptacampeão sempre ficava na linha de dentro, atrapalhando o rival. A disputa acabou permitindo a aproximação de Massa, que vinha em sétimo.

Quem também se deu mal na parada nos boxes foi Vettel. O alemão perdeu a segunda posição para Hamilton. Enquanto isso, Webber continuava absoluto na ponta. Na 36ª volta, o australiano já estava 12 segundos à frente da concorrência. Atrás dele, a procissão. Vettel tentava chegar perto de Hamilton, mas o inglês conseguia manter uma margem confortável acima de um segundo.

Só que o alemão teve problemas de freio a partir da 54ª volta, entrou para trocar os pneus e caiu para a quarta posição. O inglês assumiria a vice-liderança do campeonato se chegasse em segundo, mas deu um azar ainda maior. Na penúltima volta, ele estourou o pneu dianteiro esquerdo e abandonou. Melhor para Alonso, que herdou a segunda posição e, de quebra, encostou em Button na luta pela liderança.

Confira o resultado final do GP da Espanha:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 66 voltas em 1h35m44s101
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 24s065
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 51s338
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m02s195
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m03s728
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m05s767
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m12s941
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1m13s677
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
14 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 2 voltas/acidente
15 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
16 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 2 voltas
17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 4 voltas

Não completaram:

Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 24 voltas/mecânico
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 39 voltas/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 48 voltas/mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 66 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 66 voltas/não largou

Classificação do Mundial de Pilotos após 5 de 19 corridas:
Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 70 2
2 Fernando Alonso ESP Ferrari 67 1
3 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 60 1
4 Mark Webber AUS RBR-Renault 53 1
5 Nico Rosberg ALE Mercedes 50 0
6 Felipe Massa BRA Ferrari 49 0
7 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 49 0
8 Robert Kubica POL Renault 44 0
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 22 0
10 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 16 0
11 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 8 0
12 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 7 0
13 Vitaly Petrov RUS Renault 6 0
14 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3 0
15 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1 0
16 Sébastien Buemi SUI STR-Ferrari 0 0
17 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 0 0
18 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0 0
19 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0 0
20 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0 0
21 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0 0
22 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0 0
23 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0 0
24 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 0 0

----------------
fonte: Globo.com

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA