By Graça Marinho

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domingo, 24 de outubro de 2010

Webber e Vettel abandonam, Alonso vence GP tumultuado e é o novo líder

Após entradas do safety car, espanhol lucra com erro do australiano e quebra do alemão em Yeongam. Hamilton chega em segundo, e Massa sobe ao pódio




Parecia que o safety car seria a grande estrela do primeiro GP da Coreia do Sul. Afinal, a corrida começou com ele e teve quase a metade de suas voltas sob sua liderança. Mas as voltas de bandeira verde acabaram sendo decisivas para o desfecho da prova e o restante do campeonato. Primeiro, Webber rodou assim que a bandeira verde foi mostrada. Depois, o motor de Vettel estourou na 45ª volta, já próximo do fim. Com isso, a vitória caiu no colo dele, Fernando Alonso.

De quebra, o espanhol da Ferrari assumiu a liderança do Mundial de Pilotos com conforto.

Lewis Hamilton, que estava impaciente durante o período em que o safety car estava na pista, conseguiu conservar a segunda posição e ainda tem chances, ainda que pequenas, no campeonato. Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari, chegou em terceiro e completou um festivo pódio da equipe italiana em Yeongam. Michael Schumacher, da Mercedes, fez sua melhor corrida, e conseguiu uma boa quarta posição.

pódio fernando alonso gp da coreia do sul Yeongam
Fernando Alonso pula no pódio para comemorar a vitória no GP da Coreia, em Yeongam



No campeonato, Alonso tem agora 231 pontos a duas corridas do fim da temporada, 11 à frente de Webber, o vice. Hamilton subiu para terceiro, 21 atrás, e Vettel caiu para quarto, com 206. O espanhol está muito forte para buscar o sonho do tri, que parecia distante após um início ruim de ano e renasceu após o polêmico GP da Alemanha, em Hockenheim, quando Massa cedeu a vitória para o companheiro. A próxima corrida será no Brasíl, em Interlagos, no dia 7 de novembro.

Rubens Barrichello, que vinha em quinto até as voltas finais da corrida, teve problemas com o alto desgaste dos pneus intermediários e caiu para o sétimo lugar. O brasileiro da Williams acabou ultrapassado por Robert Kubica, da Renault, que chegou em sexto, e Vitantonio Liuzzi, da Force India, o sétimo. Ele ainda sustentou a posição à frente do japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, que pontuou novamente em oitavo no circuito de Yeongam.

Os outros brasileiros ficaram longe da zona de pontuação. Bruno Senna, da Hispania, fez uma corrida discreta, escapou de um incidente com Jarno Trulli, da Lotus, e chegou na 14ª e penúltima posição, uma à frente do companheiro Sakon Yamamoto. Já Lucas di Grassi, da VRT, que apareceu ao fazer a melhor volta durante a primeira entrada do safety car na Coreia do Sul, foi tocado e acabou batendo na barreira de pneus na 25ª volta.



Safety car entra antes de interrupção

A falta de aderência do asfalto do novo circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, tirou o sono dos pilotos ao longo dos treinos, mas o maior temor deles veio no domingo. A chuva, que começou ainda no sábado, encharcou a pista pela manhã e parou por volta do meio-dia no local. Mas ela retornou a pouco mais de meia hora da largada, colocando muitas dúvidas nas equipes.

Após várias rodadas nas voltas de alinhamento do grid, por precaução, a direção de prova optou por adiar a largada em 10 minutos. Em seguida, decidiu pelo início com o safety car na pista, por causa dos riscos. Os pilotos deram três voltas na pista e reclamaram muito das condições da pista. Com os carros aquaplanando em linha reta, a bandeira vermelha foi mostrada e a corrida, interrompida. Começava assim uma longa espera pela melhoria das condições da pista.

placa safety car gp da coreia do sul Yeongam
Letreiros iluminados de safety car apareceram durante boa parte da corrida na Coreia



Após relargada, Webber bate e abandona

Após 48 minutos de interrupção e o crescente risco da luz natural acabar em Yeongam, a direção de prova mandou novamente o safety car para a pista e os carros começaram a andar novamente. A luta passava a ser para os 75% de prova, ou 42 voltas. Com 36 minutos do carro de segurança, a largada foi autorizada na 18ª volta, com Vettel na liderança, seguido por Webber e Alonso.

Só que, na 19ª volta, Webber cometeu seu primeiro erro grave na temporada e se complicou muito no campeonato. O australiano exagerou, pisou na zebra, rodou e acertou o muro. Seu carro ainda retornou à pista e acertou Nico Rosberg, que vinha em quarto, na tangência da curva. Os dois abandonaram, para alegria de Vettel e Alonso, que se mantinham nas duas primeiras posições.

O acidente provocou mais uma entrada do safety car, desta vez na 20ª volta. A intervenção durou apenas três voltas, e os pilotos foram liberados para correr mais uma vez. Vettel manteve a liderança novamente, com Alonso cerca de dois segundos atrás. Hamilton era o terceiro, seguido por Massa. Button, que era o quinto, acabaria superado por um inspirado Schumacher, na melhor corrida do heptacampeão em seu retorno à Fórmula 1 em 2010.

carro batido mark webber gp da coreia do sul Yeongam
Cheio de lama, carro de Webber é recolhido pelos fiscais após acidente em Yeongam



Novo safety car e pit stops de líderes

Na frente, Vettel abria vantagem para Alonso, enquanto Hamilton era pressionado na terceira posição. No meio do pelotão, algumas rodadas e encontrões, mas sem grandes consequências para a corrida, que continuava em bandeira verde. Só que, na 31ª volta, Sebastien Buemi tentou ultrapassar Timo Glock, perdeu o carro e acertou o alemão, provocando o retorno do safety car.

Com a bandeira amarela, Hamilton, Massa, Schumacher, Barrichello e Kubica entraram nos boxes e trocaram os pneus de chuva pelos intermediários. Na volta seguinte, Vettel e Alonso fizeram o mesmo, mas o espanhol teve problemas na roda dianteira direita em sua parada e acabou perdendo a segunda posição para Hamilton em seu retorno à pista.

A nova relargada foi autorizada na 36ª volta, e Vettel manteve a liderança com folga mais uma vez. Alonso, por sua vez, aproveitou um erro de Hamilton para recuperar a segunda posição. Massa, que vinha em quarto, tentou se aproveitar também, mas teve a porta fechada. Mais atrás, Barrichello ganhava a sexta posição após os pit stops e tentava se aproximar de Schumacher.

carro vettel motor estourado gp da coreia do sul
Sebastian Vettel apaga fogo em seu carro após quebra do motor no GP da Coreia do Sul


Motor de Vettel dá vitória a Alonso

Enquanto Sutil dava show de trapalhadas na parte de trás da corrida, Alonso começava a se aproximar de Vettel, que reclamava de dificuldades na freada da curva 1 de Yeongam. Na 41ª volta, Petrov exagerou na parte final do circuito e bateu forte na área de escape da entrada da reta. A direção de prova optou por não colocar o safety car novamente na pista.

Na 46ª volta, Vettel perdeu rendimento na reta dos boxes, foi ultrapassado por Alonso e teve seu motor estourado em seguida. O alemão abandonou a corrida em seguida. Com isso, o espanhol assumiu a liderança, seguido por Hamilton. Massa herdou a terceira posição, bem à frente de Schumacher, o quarto. Barrichello acabou lucrando bastante e foi para quinto.

Só que o brasileiro da Williams perdeu desempenho nas voltas finais por causa do alto desgaste de seus pneus intermediários. Barrichello acabou perdendo posições para Kubica e Liuzzi, mas conseguiu salvar uma sétima posição. Na frente, Alonso abriu uma boa vantagem para Hamilton, e caminhou tranquilo para sua quinta vitória na temporada 2010, a primeira na Coreia do Sul.

Confira o resultado do GP da Coreia do Sul, em Yeongam (305,909 km):

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 55 voltas em 2h48m20s810
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 14s999
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 30s868
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 39s688
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 47s734
6 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 53s571
7 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m09s257
8 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m17s889
9 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - a 1m20s107
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1m20s851
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m24s146
12 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m29s939
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
14 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
15 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas

Não completaram:

Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 9 voltas/acidente
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 10 voltas/motor
Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 16 voltas/acidente
Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 24 voltas/acidente
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 25 voltas/acidente
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 30 voltas/acidente
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 30 voltas/acidente
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 37 voltas/acidente
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 37 voltas/acidente
Melhor volta: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m50s257, na 42ª

Classificação do Mundial de Pilotos após 17 de 19 corridas:

Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Fernando Alonso ESP Ferrari 231
5
2
Mark Webber AUS RBR-Renault 220
4
3
Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 210
3
4
Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 206
3
5
Jenson Button ING McLaren-Mercedes 189
2
6
Felipe Massa BRA Ferrari 143
0
7
Robert Kubica POL Renault 124
0
8
Nico Rosberg ALE Mercedes 122
0
9
Michael Schumacher ALE Mercedes 66
0
10
Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 47
0
11
Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 47 0
12
Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 31
0
13
Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 21
0
14
Vitaly Petrov RUS Renault 19
0
15
Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 18 0
16
Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 8
0
17
Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 6
0
18
Nick Heidfeld ALE Sauber-Ferrari 6
0
19
Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3
0
20
Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0
0
21
Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0
0
22
Lucas di Grassi
BRA VRT-Cosworth 0
0
23
Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0
0
24
Bruno Senna
BRA Hispania-Cosworth 0
0
25
Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0
0
26
Sakon Yamamoto JAP Hispania-Cosworth 0
0
27
Christian Klien AUT Hispania-Cosworth 0
0

Classificação do Mundial de Construtores após 17 de 19 corridas:
Posição Equipe Pontos
1
RBR-Renault 426
2
McLaren-Mercedes 399
3
Ferrari 374
4
Mercedes 188
5
Renault 143
6
Force India-Mercedes 68
7
Williams-Cosworth 65
8
Sauber-Ferrari 43
9
STR-Ferrari 11
10
Lotus-Cosworth 0
11
VRT-Cosworth 0
12
Hispania-Cosworth 0



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Fonte: Globo.com

sábado, 23 de outubro de 2010

Vettel estraga festa de Alonso no fim e é pole pela nona vez na temporada

Alemão desbanca espanhol com cronômetro zerado em Yeongam. Webber rouba segundo lugar também no encerramento. Massa marca o sexto tempo




Cronômetro zerado. Fernando Alonso liderava a superpole desde sua primeira volta com boa vantagem sobre os rivais. Parecia que a festa seria da Ferrari, mas os dois carros da RBR, equipe que dominou a maioria dos treinos classificatórios na temporada 2010, conseguiram abrir suas voltas a dois segundos do fim do tempo. E não deu outra: com uma volta excepcional, Sebastian Vettel marcou 1m35s585, baixou quase dois décimos do espanhol da Ferrari, e cravou sua nona pole position do ano, de quebra a primeira do circuito de Yeongam, que recebe o primeiro GP da Coreia do Sul.

E Alonso sequer conseguiu a segunda posição. Webber roubou o lugar na primeira fila com uma volta menos de um décimo pior que a do companheiro de RBR, que ampliou seu domínio em treinos classificatórios, com 14 poles em 17 GPs. O espanhol da Ferrari foi relegado ao terceiro posto, o que pode acabar sendo bom para ele. Em uma pista muito empoeirada, ele vai sair pelo lado emborrachado, enquanto o líder do Mundial de Pilotos estará na sujeira. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, conseguiu a quarta posição. A largada será às 4h (de Brasília) deste domingo.

fórmula 1 vettel RBR gp da coreia do sul Yeongam
Vettel comemora sua 9a.  pole position na temporada 2010 em Yeongam

Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari, foi o melhor brasileiro no treino, com a sexta posição. Entretanto, ele acabou superado pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e não está em um lugar favorável para trabalhar pela corrida do espanhol neste domingo. Também na superpole, Rubens Barrichello, da Williams, não conseguiu avançar além do décimo posto. Ele ficou a apenas 48 milésimos de Michael Schumacher, o nono, e dividirá a quinta fila com o heptacampeão.

Lucas di Grassi ficou mais uma vez na primeira parte do treino (Q1), com a 22ª posição. Ele, que não correu em Suzuka após bater na volta de alinhamento, foi superado pelo alemão Timo Glock, seu companheiro na VRT, que ficou em 19º. Bruno Senna, da Hispania, decepcionou e largará na 24ª e última posição do grid, após ser amplamente superado pelo japonês Sakon Yamamoto, também da equipe espanhola, que ficou em 23º, oito décimos mais rápido.





Bruno Senna fica em último no Q1

O primeiro treino classificatório da história do circuito de Yeongam começou com tempo nublado, mas baixa probabilidade de chuva. Com muita poeira no asfalto, resultado das obras no autódromo, que atrasaram muito por causa das recentes chuvas na região, os pilotos lutavam no Q1 para escapar da excessiva granulação dos pneus ocasionada pela sujeira na pista.

O Q1 teve a habitual disputa pelas primeiras posições entre RBR, McLaren e Ferrari, com um impressionante equilíbrio ocasionado pela natureza do circuito, com longas retas no início e um trecho sinuoso no fim. Hamilton foi o melhor da primeira parte, seguido de perto por Vettel - apenas dez milésimos atrás. Alonso e Webber vieram logo em seguida, com Massa em quinto.

No fim do pelotão, os habituais eliminados. Além dos carros da Lotus, Hispania e VRT, desta vez Vitantonio Liuzzi também ficou fora da segunda parte. Os brasileiros não foram bem: Lucas di Grassi fez apenas o 22º tempo e Bruno Senna, o 24º e último, atrás do japonês Sakon Yamamoto.



Hulkenberg erra, e Rubinho vai ao Q3

No Q2, a principal eliminação foi a do alemão Nico Hulkenberg, da Williams. Ele vinha em uma volta boa no fim da sessão, mas cometeu um erro nas últimas curvas do circuito, levantou poeira e perdeu tempo. Quem se salvou e assegurou uma vaga na superpole com isso foi o brasileiro Rubens Barrichello, que detinha o décimo tempo desde o início da segunda parte. Ele, depois, reclamaria por rádio de ter sido bloqueado na parte final de sua volta em Yeongam.

O russo Vitaly Petrov precisava desesperadamente de uma vaga na superpole para minimizar as cinco posições de uma punição na largada no GP do Japão. Na ocasião, o piloto da Renault acertou Hulkenberg e causou a entrada do safety car. Mas ele só marcou o 15º tempo e foi relegado à 20º posição do grid do primeiro GP da Coreia do Sul. Na frente, poucas novidades e mais uma mostra do equilíbrio entre RBR, Ferrari e McLaren. Webber foi o melhor, seguido por Vettel, Massa e Hamilton.

Confira o grid de largada do GP da Coreia do Sul, em Yeongam:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m35s585
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m35s659
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s756
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s062
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m36s535
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m36s571
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s731
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m36s824
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s950
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m36s998

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:

11 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m37s620
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m37s643
13 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m37s715
14 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m37s783
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m37s853
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m38s594

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:

17 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m38s955
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m40s521
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m40s748
20 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m37s799 (punido em cinco posições)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m41s768
22 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m42s325
23 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1m42s444
24 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m43s283


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Fonte: Globo.com

Após queixas de Rubinho, Schumi é advertido pela direção de prova

Heptacampeão escapa de punição no grid de largada na Coreia





Após as reclamações de Rubens Barrichello, os comissários do GP da Coreia do Sul advertiram Michael Schumacher por ter bloqueado o rival durante o treino classificatório. O piloto da Williams foi atrapalhado nas curvas 10 e 14 de sua volta no fim da segunda parte (Q2) e ambos tiveram de dar explicações sobre o incidente. O brasileiro reclamou muito do heptacampeão após a sessão.

- Ele (Schumacher) se desculpou e disse que a equipe não o avisou que eu estava atrás, mas eu vinha em uma volta rápida. Você tem espelhos retrovisores no carro e não dá para confiar apenas no time. Estou um pouco chateado com a situação porque passei para o Q3 apenas por sorte, porque ele realmente me atrasou - reclama Barrichello, em entrevista à TV inglesa BBC.

O alemão escapou de uma punição, assim como Nico Rosberg, seu companheiro na Mercedes, que era acusado de bloquear Fernando Alonso na superpole. Robert Kubica, da Renault, também não foi unido após a queixa de Adrian Sutil, da Force India.

A pole ficou com Sebastian Vettel, da RBR, que abriu sua última volta a dois segundos do fim do tempo e superou, já com o cronômetro zerado, Fernando Alonso, da Ferrari, que tinha o melhor tempo até então. Mark Webber, companheiro de Vettel, também foi mais rápido em uma volta fechada na última hora e largará em segundo. O espanhol da Ferrari é o terceiro no grid, e estará ao lado de Lewis Hamilton, da McLaren, na segunda fila.

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Fonte: Globo.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

James Hunt, o playboy da F-1 - Livro revela orgia com 33 aeromoças em 1976

James Hunt, considerado o maior playboy da categoria, tem seu passado revelado em biografia lançada na Inglaterra e escrita por Tom Rubython


james hunt fórmula 1Biografia  tem detalhes picantes

Considerado o maior playboy da história da Fórmula 1, o inglês James Hunt continua a despertar polêmica mesmo 17 anos após sua morte. O escritor inglês Tom Rubython lançou neste mês a biografia "Shunt" (Batida, em português), que traz bastidores da carreira do campeão da temporada 1976. Entre as revelações, o autor revela que o piloto levou 33 aeromoças para uma orgia de duas semanas antes do GP do Japão, corrida que lhe deu o título da categoria.

O livro revela detalhes do encontro. Segundo o autor, Hunt encontrou as aeromoças da British Airways no aeroporto e as convidou para uma festa. Elas aceitaram de prontidão, junto com seu amigo Barry Sheene, campeão na motovelocidade e foram para o quarto no hotel Hilton de Tóquio. A orgia foi embalada a álcool, maconha e cocaína até a véspera da prova, que seria disputada em Monte Fuji.

No domingo, o show de Hunt continuou. Antes de entrar no carro, ele abriu o macacão e simplesmente urinou ao ar livre, em frente às arquibancadas. O público japonês assistiu à cena impassível e aplaudiu o inglês, que retribuiu com um aceno. Antes da corrida, Patrick Head, sócio da Williams, encontrou o piloto com o macacão abaixado junto com uma garota japonesa nos boxes da McLaren. Após isso, foi vomitar, para cumprir seu ritual pré-corrida.

james hunt fórmula 1 

O inglês James Hunt gostava muito das mulheres, bebia e fumava regularmente

A corrida foi disputada sob forte chuva. Hunt chegou em terceiro e contou com a desistência de Niki Lauda, que se recusou a correr sob aquelas condições. Ainda se recuperando do acidente que quase o matou em Nürburgring, o austríaco entrou na pista, deu duas voltas e parou. A festa do inglês no voo de 12 horas para a Inglaterra, fretado por Bernie Ecclestone, foi boa: ele chegou bêbado ao aeroporto de Londres e saudou os 2 mil fãs que o esperavam no saguão.

As histórias também incluíam o casamento de Hunt. O inglês se arrependeu de ter casado com Suzy Miller e fez da lua de mel uma despedida de solteiro. A relação só piorou depois disso, até a esposa conhecer o o ator inglês Richard Burton, envolto em uma conturbada relação com Liz Taylor. Eles tiverma um caso e o astro pediu para que o piloto agilizasse o divórcio. Como contrapartida, James Hunt recebeu uma "ajuda de custo" de US$ 1 milhão.

Hunt nasceu em 1947, filho de um corretor em Belmont, perto de Londres. Ele morreu na capital inglesa em junho de 1993, vítima de um ataque cardíaco. Depois que encerrou sua carreira em 1979, ele ainda foi comentarista das corridas de F-1 na BBC, ao lado de Murray Walker. Em sua vida, o inglês teve relacionamentos com mais de cinco mil mulheres.

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Fonte: GloboEsporte.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projeto "Só não canta quem não quer" recebe Cida Moreira DOMINGO, 24 de outubro

O Projeto “Só não canta quem não quer” de Socorro Lira recebe domingo 24 de outubro Cida Moreira, em um clima descontraído e intimista, com improvisação no qual a platéia também irá interagir com o palco. 

Socorro Lira abre a noite com a baiana Ione Papas cantando canções de Noel Rosa entre outros autores contemplados em seu excelente repertório já conhecidos do público paulistano.
 Socorro Lira, paraibana, acompanhando-se ao violão, apresenta um repertório basicamente autoral: Martelo de duas pancadas, Intersecção, Das coisas que o tempo contou... além de temas tradicionais do Nordeste ou ibéricos, como Mulher Rendeira e Alalá das Marinhas.
Cida Moreira, ao piano, brindará a platéia com canções de Cartola ou de Chico Buarque ou de Tom Waits... em qualquer universo Cida Moreira transita com maestria. A surpresa é para a canção “Digas filha”, versão contemporânea de uma Cantiga de Amigo Medieval feita por Socorro Lira e que Cida canta no CD Cores do Atlântico, da paraibana, lançado na Espanha e em Portugal, este ano.
O evento é formado por uma serie de espetáculos idealizados e apresentados pela paraibana Socorro Lira e a baiana Ione Papas.
Socorro Lira com seu empreendedorismo, talento e capacidade para criar seus trabalhos é uma das mais expressivas compositoras brasileiras da nova safra. A cantora baiana Ione Papas, que colabora com Socorro nesse projeto, é uma artista de reconhecida trajetória nos palcos paulistanos.

Com o propósito de se tornar um projeto itinerante e duradouro, os primeiros quatro espetáculos acontecerão no charmoso casarão do Espaço Cultural Novo Lua Nova localizado no coração do Bixiga, bairro reconhecido tradicionalmente pela descendência italiana e sua vida cultural boêmia, resultando em uma das mais divertidas áreas da capital paulista.

SERVIÇO

Projeto “Só não canta quem não quer”
Socorro Lira e Ione Papas recebem Cida Moreira
Dia: Domingo, 24 de outubro
Horário:18h30
Local:  Espaço Cultural Novo Lua Nova.
Rua 13 de Maio, 540, Bixiga – Bela Vista - São Paulo
Reservas: 11 3263-1015
Lotação: 90 lugares
Entrada: R$ 20,00 (inteira) – R$ 10,00 (meia entrada - estudantes com comprovante, pessoas com +60 anos, professores e músicos/musicistas profissionais) – R$ 15,00 (nome na lista amiga até sexta-feira 22 de outubro.
Nome na lista amiga do Projeto no site  www.sonaocantaquemnaoquer.blogspot.com
Duração do show: 100 min (aproximadamente)
Classificação: Livre para todos os públicos

Próximos eventos do Projeto “Só não canta quem não quer”
Dia 20 (sexta) de novembro, 21h30
Artista Convidada; Marianna Leporace www.myspace.com/mariannaleporace
Dia 26 (sábado) de novembro, 21h30h
Artista Convidada; Adriana Godoy
Produção: Liraprocult


Graciela Binaghi
gracielabinaghi@uol.com.br
(11) 3287-6734 / 9174-4484
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Rua Rui Barbosa, 447/21
01326-010 São Paulo - SP

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Socorro Lira e Ione Papas apresentam o Projeto "Só não canta quem não quer" DOMINGO, 17 de outubro

Socorro Lira  - (Foto de Val Portasio)
Socorro Lira e Ione Papas apresentam o Projeto “Só não canta quem não quer” com a intenção de reunir, no mesmo espaço, artistas de diferentes vertentes da música popular brasileira. A finalidade principal é cantar, tocar e jogar conversa fora. A cada encontro um convidado ou convidada que cantará acompanhando-se com seu instrumento  e/ou acompanhado(a) por outros instrumentistas, num clima descontraído e intimista, com improvisação no qual a platéia também irá interagir com o palco. 

O evento é formado por uma serie de espetáculos idealizados e apresentados pela paraibana Socorro Lira e a baiana Ione Papas.
Socorro Lira com seu empreendedorismo, talento e capacidade para criar seus trabalhos é uma das mais expressivas compositoras brasileiras da nova safra. A cantora baiana Ione Papas, que colabora com Socorro nesse projeto, é uma artista de reconhecida trajetória nos palcos paulistanos.

Com o propósito de se tornar um projeto itinerante e duradouro, os primeiros quatro espetáculos acontecerão no charmoso casarão do Espaço Cultural Novo Lua Nova localizado no coração do Bixiga, bairro reconhecido tradicionalmente pela descendência italiana e sua vida cultural boêmia, resultando em uma das mais divertidas áreas da capital paulista.

Celia & Celma - (Foto de Claudio Watahara)
Na sua primeira etapa o Projeto “Só não canta quem não quer” contará com as participações da dupla Celia &Celma (MG), Cida Moreira (SP), Marianna Leporace (RJ) e Adriana Godoy (SP).

SERVIÇO

Projeto “Só não canta quem não quer”
Socorro Lira e Ione Papas recebem Celia & Celma
Dia: Domingo, 17 de outubro
Horário:18h
Local:  Espaço Cultural Novo Lua Nova.
Rua 13 de Maio, 540, Bixiga – Bela Vista - São Paulo
Reservas: 11 3263-1015 / 9485- 2216 (Mônica)
Lotação: 90 lugares
Entrada: R$ 20,00 (inteira) – R$ 10,00 (meia entrada - estudantes com comprovante, pessoas com +60 anos, professores e músicos/musicistas profissionais) – R$ 15,00 (reserva e nome na lista amiga até sexta-feira 15 de outubro.
Duração do show: 100 min (aproximadamente)
Classificação: Livre para todos os públicos

Próximos eventos do Projeto “Só não canta quem não quer”
Dia 24 (domingo) de outubro, 18h30
Artista Convidada; Cida Moreira www.myspace.com/cidamoreira
Dia 20 (sexta) de novembro, 21h30
Artista Convidada; Marianna Leporace www.myspace.com/mariannaleporace
Dia 26 (sábado) de novembro, 21h30h
Artista Convidada; Adriana Godoy


Produção: Liraprocult


Graciela Binaghi
gracielabinaghi@uol.com.br
(11) 3287-6734 / 9174-4484
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Rua Rui Barbosa, 447/21
01326-010 São Paulo - SP

domingo, 10 de outubro de 2010

Vettel domina desde o começo, lidera dobradinha da RBR e vence no Japão

Alemão consegue seu terceiro triunfo na temporada e ressurge no Mundial, empatado com Alonso. Webber é o segundo e amplia frente para 14 pontos




A imaturidade presente em outras corridas não apareceu. Após marcar a pole apenas cinco horas antes da largada do GP do Japão, Sebastian Vettel correu como um veterano. Teve calma no início para manter a ponta e abrir boa vantagem para os rivais. Depois, ficou tranquilo mesmo quando Jenson Button assumiu a ponta por estar em uma tática diferente - único a largar com pneus duros. Após a parada do inglês, o alemão recuperou a ponta e caminhou com tranquilidade para a vitória em Suzuka, liderando a dobradinha da RBR, que ainda teve Mark Webber na segunda posição neste domingo.

De quebra, Vettel, que havia perdido pontos importantes por ter cometido alguns erros primários em outras corridas, ressurgiu no campeonato. Ele assumiu a terceira posição, com 206 pontos, empatado com Fernando Alonso, que chegou na terceira posição. O espanhol da Ferrari, no entanto, tem uma vitória a mais e está na vice-liderança. Webber mantém o primeiro posto, com 220, 14 à frente dos rivais mais próximos.

A McLaren acabou sendo a grande derrotada da corrida. Jenson Button chegou na quarta posição graças a aposta com os pneus. Lewis Hamilton, que largou bem, teve problemas de câmbio, perdeu a terceira marcha e teve de ceder o posto ao companheiro no fim da prova, e ficou em quinto. Button tem agora 189 pontos e Hamilton, 192. A distância em relação ao líder Webber ficou maior que uma vitória na temporada.

sebastian Vettel RBR do gp do japão suzuka
Sebastian Vettel sai do carro e comemora a vitória no GP do Japão, no circuito de Suzuka

A corrida não foi boa para os pilotos brasileiros. Rubens Barrichello fez uma corrida discreta. Foi ultrapassado por Michael Schumacher no início e por Kamui Kobayashi nas últimas voltas e chegou apenas na nona posição com a Williams. Bruno Senna, da Hispania, chegou na 15ª e penúltima posição, à frente apenas do companheiro japonês Sakon Yamamoto.



Felipe Massa e Lucas di Grassi sofreram acidentes e abandonaram. O brasileiro da Ferrari largou mal, mas escapou da batida entre Vitaly Petrov, da Renault, e Nico Hulkenberg, da Williams. Mas na primeira curva, exagerou, tentou ultrapassar Nico Rosberg, foi para a grama, e acertou a Force India de Vitantonio Liuzzi. Já o piloto da VRT bateu na curva 130R, a mais rápida do circuito na volta de alinhamento e não largou.

A próxima corrida da temporada será disputada no novo circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, no dia 24 de outubro. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fará uma inspeção na pista, que tem obras atrasadas, nesta segunda-feira, para aprovar o autódromo. Faltam apenas três provas para o fim da temporada: além dessa, Brasil e Emirados Árabes, em Abu Dhabi.

Largada animada, mas corrida fica tranquila



Com sol e apenas cinco horas depois do treino classificatório, os carros seguiram para o grid do GP do Japão. Na largada, Vettel manteve a liderança, seguido por Robert Kubica, já que Webber saiu mal outra vez e caiu para o terceiro lugar, seguido por Button, único entre os primeiros colocados que começou a prova de pneus duros. Hamilton pulou para sexto e Barrichello ficou em sétimo.

Mais atrás, várias confusões provocariam a entrada do safety car ainda na primeira volta. Petrov largou mal, deu uma guinada para a direita e acertou o carro de Hulkenberg, que aparentava ter problemas. Ambos abandonaram. Um pouco depois, na curva inicial, Massa tentou jogar o carro por dentro de Rosberg, foi para a grama, atravessou a pista e atingiu Liuzzi em alta velocidade. Ambos escaparam ilesos, mas tiveram de sair da corrida. Os comissários investigarão os dois acidentes e poderão aplicar punições aos pilotos.

largada do gp do japão suzuka
Vitaly Petrov bate em Nico Hulkenberg na largada do GP do Japão, no circuito de Suzuka



Ainda com o safety car, na terceira volta, Kubica, que estava na segunda posição, parou logo após o hairpin do circuito, sem a roda traseira direita. O polonês disse, ao chegar aos boxes, que estava aquecendo os pneus quando algo estranho aconteceu no carro. Ele abandonou. O incidente provocou mais algumas voltas com o safety car na pista até o Renault ser recolhido.

A relargada foi autorizada na sétima volta, com Vettel na ponta, seguido por Webber e Alonso. Poucas alterações aconteceram nas posições e Schumacher fez uma bela ultrapassagem sobre Barrichello na chicane Triangle, a última antes da reta dos boxes. O local Kamui Kobayashi, mais atrás, fazia a alegria da direção de imagens da transmissão oficial. Primeiro, na 14ª passagem, fez mágica e passou Jaime Alguersuari no hairpin. Quatro voltas depois, foi à carga sobre Adrian Sutil, no mesmo lugar e também ganhou a posição em Suzuka.



Na frente, a ordem era a mesma, com os carros separados por mais de dois segundos. Vettel liderava, seguido por Webber, Alonso, Button e Hamilton. Nessas posições, poucas tentativas de ataque aconteciam. O primeiro a ir para os boxes desse grupo foi o campeão de 2008, que fez uma parada rápida e voltou com tranquilidade à pista, na sétima posição.

Vettel e Alonso pararam na mesma volta, a 25ª. O alemão voltou em terceiro e o espanhol, em quarto. Webber entrou nos boxes na passagem seguinte e retornou entre os dois rivais na pista, mantendo a ordem de antes dos pit stops. Com pneus duros, Button se mantinha na pista, agora na primeira posição. O inglês ainda permaneceria por um bom tempo na pista.

sebastian Vettel RBR do gp do japão suzuka
Sebastian Vettel não foi ameaçado pelos rivais durante quase toda a corrida em Suzuka



Com Button na liderança, Vettel, Webber, Alonso e Hamilton começavam a se aproximar. O atual campeão da Fórmula 1 fez sua parada na 38ª volta e retornou à pista na quinta posição, dando a liderança ao alemão da RBR novamente. Duas passagens depois, na 40ª, Hamilton informou aos boxes que tinha perdido a terceira marcha e seu companheiro começou a se aproximar.

Button reduziu a distância e ultrapassou Hamilton na 44ª volta no hairpin. O inglês assumiu a quarta posição. Na frente, Vettel caminhava para a vitória, seguido de perto por Webber e Alonso, que não ameaçavam o alemão da RBR, no entanto. Ele caminhou tranquilamente para sua terceira vitória na temporada e Webber ampliou a distância no Mundial de Pilotos para 14 pontos.

sebastian Vettel RBR do gp do japão suzuka
Na volta da vitória, Vettel faz o número um dentro do carro . Ele reagiu no campeonato.

Confira o resultado final do GP do Japão, em Suzuka (307,573 km):

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 53 voltas em 1h30m27s323
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 0s905
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 2s721
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 13s522
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 39s595
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 59s933
7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m04m038
8 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - a 1m09s648
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m10s846
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m12s806
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
12 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
13 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 2 voltas
14 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 2 voltas
15 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas16 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
17 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 5 voltas/acidente

Não classificados:

Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 9 voltas/motor
Robert Kubica (POL/Renault) - a 51 voltas/roda
Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 53 voltas/acidente
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 53 voltas/acidenteVitaly Petrov (RUS/Renault) - a 53 voltas/acidente
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 53 voltas/acidente
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - não largou
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m33s474, na 53ª


Classificação do Mundial de Pilotos após 16 de 19 corridas:

Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Mark Webber AUS RBR-Renault 220
4
2
Fernando Alonso ESP Ferrari 206
4
3
Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 206
3
4
Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 192
3
5
Jenson Button ING McLaren-Mercedes 189
2
6
Felipe Massa BRA Ferrari 128
0
7
Nico Rosberg ALE Mercedes 122
0
8
Robert Kubica POL Renault 114
0
9
Michael Schumacher ALE Mercedes 54
0
10
Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 47 0
11
Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 41
0
12
Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 27
0
13
Vitaly Petrov RUS Renault 19
0
14
Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 17 0
15
Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 13
0
16
Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 8
0
17
Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 6
0
18
Nick Heidfeld ALE Sauber-Ferrari 4
0
19
Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3
0
20
Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0
0
21
Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0
0
22
Lucas di Grassi
BRA VRT-Cosworth 0
0
23
Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0
0
24
Bruno Senna
BRA Hispania-Cosworth 0
0
25
Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0
0
26
Sakon Yamamoto JAP Hispania-Cosworth 0
0
27
Christian Klien AUT Hispania-Cosworth 0
0


Classificação do Mundial de Construtores após 16 de 19 corridas:








Posição Equipe Pontos


1
RBR-Renault 426



2
McLaren-Mercedes 381



3
Ferrari 334



4
Mercedes 176



5
Renault 133



6
Force India-Mercedes 60



7
Williams-Cosworth 58



8
Sauber-Ferrari 37



9
STR-Ferrari 11



10
Lotus-Cosworth 0



11
VRT-Cosworth 0



12
Hispania-Cosworth 0




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Fonte: Globo.com

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA