By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 14 de novembro de 2010

Vettel domina em Abu Dhabi, seca Alonso e arranca o título da Fórmula 1

Espanhol da Ferrari chega apenas em sétimo e vê a festa do alemão da RBR, que se torna o mais jovem campeão da história da categoria, aos 23 anos






Sebastian Vettel chegou a Abu Dhabi sem nenhuma intimidade com o topo da tabela da Fórmula 1. O alemão da RBR não liderou a temporada em momento algum e entrou na última prova do ano como azarão para conquistar o título. Foi apresentado à liderança na hora certa, disse “muito prazer” e levantou uma taça que parecia improvável. Vettel largou na pole neste domingo, não olhou mais no retrovisor e empurrou a enrascada para quem vinha atrás. Ainda tinha de secar o bicampeão Fernando Alonso, que só precisava chegar em quarto lugar para ser tri. Parecia fácil para a Ferrari, mas não foi. O espanhol sofreu com os intrusos à sua frente e cruzou apenas em sétimo. Aos 23 anos, o alemão torna-se o piloto mais jovem a erguer um troféu da categoria.

Dono de 10 pole positions no campeonato de 2010, Vettel nunca precisou tanto confirmar a rapidez da sua RBR. No circuito da Yas Marina, só abriu mão do primeiro lugar por alguns instantes, quando parou nos boxes. E contou com a sorte de ver Alonso engarrafado lá atrás. Na temporada que começou com a notícia bombástica do retorno de Michael Schumacher, a Alemanha vibra com a ousadia de um garoto que tem idade para ser seu filho. O novíssimo campeão.

sebastian Vettel RBR do gp de Abu Dhabi bandeirada
Flutuando: o campeão Sebastian Vettel era só alegria no pódio de Abu Dhabi

Lewis Hamilton, da McLaren, cruzou em segundo, mas suas chances de título eram remotas demais para buscar o milagre. Campeão em 2009 e sem chances em Abu Dhabi, Jenson Button foi o terceiro, seguido pelos coadjuvantes Nico Rosberg, da Mercedes, Robert Kubica, da Renault, e seu companheiro Vitaly Petrov. Alonso terminou em sétimo, à frente de Mark Webber, que em nenhum momento deu sinais de que poderia ganhar o título. Resta ao australiano de 34 anos ver o companheiro, uma década mais jovem e "queridinho" da equipe, levantando o troféu.

O triunfo de Vettel coroa um ano quase perfeito para a RBR, que já tinha conquistado o Mundial de Construtores por antecipação em Interlagos. Um prêmio à escuderia que em nenhum momento fez jogo de equipe e liberou seus pilotos para a disputa interna na pista. A Ferrari, mesmo com a polêmica troca de posições no GP da Alemanha, bate na trave com o vice-campeonato de Alonso, que ficou a quatro pontos do rival alemão.

Despedida melancólica de Alonso






O espanhol ainda saiu da temporada pela porta dos fundos. Dentro da pista, após a bandeirada, reclamou com Petrov, que não lhe facilitou a vida. Saiu do carro vaiado, enquanto o russo era aplaudidíssimo por ter segurado o piloto da Ferrari na maior parte da prova. Fernando foi o único a não cumprimentar Vettel após a corrida, e a escuderia italiana sumiu da festa do pódio, que geralmente tem representantes de todos os times: não havia um macacão vermelho sequer.

Àquela altura, claro, o alemão não estava nem aí para o chororô da Ferrari. Choro genuíno foi o seu, feito criança, pelo rádio. Ainda ao volante, agradeceu à RBR. No pódio, com os cabelos rebeldes bagunçados, ergueu os braços, levou as mãos ao rosto duas vezes e encheu os olhos d'água. Tomou um banho de champanhe de Button e Hamilton, justamente os dois campeões anteriores. Está passada a faixa. A Fórmula 1 tem um novo campeão. O mais novo de todos os tempos.

Os brasileiros se despediram de 2010 com papéis de figurantes neste domingo. Felipe Massa, da Ferrari, foi o décimo, e Rubens Barrichello chegou em 12º. Lucas Di Grassi, da VRT, cruzou em 18º, seguido por Bruno Senna, da Hispania, o antepenúltimo.

Schumi roda e tumultua início da prova



A corrida já começou tensa. Vettel manteve a ponta, seguido por Hamilton, mas Alonso perdeu a terceira posição para Button. E os holofotes, enfim, se voltaram para Schumacher. Não do jeito que o alemão gostaria, claro. Com um discreto nono lugar na classificação da temporada, ele só atraiu a atenção quando sua Mercedes rodou na primeira volta e parou no meio da pista, virada na contramão. O italiano Vitantonio Liuzzi não conseguiu desviar e literalmente escalou o carro de Schumi. Safety car na pista durante cinco voltas.

Na hora da relargada, o cenário era de limite para Alonso. O espanhol precisava resistir aos ataques de Webber e segurar a quinta posição, para que o título não caísse no colo de Vettel. Ainda havia 50 voltas pela frente, mas o piloto da Ferrari começava a ver o tricampeonato escapando.

sebastian Vettel RBR do gp de Abu Dhabi bandeirada
A bandeirada histórica de Vettel
Enquanto o alemão da RBR mantinha a ponta, Alonso estava em 11º na metade da corrida - posição fictícia, já que vários rivais ainda precisavam passar pelos boxes. Mas o espanhol se via preso atrás de Petrov e Rosberg, e aí não havia ficção alguma, porque os dois também já tinham parado. Era necessário ultrapassá-los para esticar a mão em direção à taça.

Quando Vettel fez sua parada, Button assumiu a liderança. Era apenas um alento para o campeão de 2009, que cumpria tabela nos Emirados Árabes e ainda seria obrigado a fazer o pit stop. Foi o que aconteceu na 40ª volta, quando o piloto da RBR retomou seu posto de líder, voando a caminho do título. No retrovisor, ele via Alonso em oitavo, ainda com Petrov e Rosberg no meio do caminho.

Robert Kubica parou na 47ª volta e retornou na frente de Alonso, complicando ainda mais a vida do bicampeão. Com o tempo escorrendo pelos dedos, era preciso ganhar três posições na base do acelerador, sem pit stops. O título caminhava em alta velocidade para Vettel, que só precisava trazer o carro até a bandeirada final. Foi o que aconteceu.

A Fórmula 1 conheceu seu mais jovem campeão, roubando por cinco meses o posto que era de Hamilton e já tinha sido do próprio Alonso. Prêmio para quem foi rápido durante todo o ano, apesar de só ter conhecido a liderança na última corrida. Quando de fato importava.

Resultados completos do GP de Abu Dhabi:

1. Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 55 voltas em 1h39m36s837
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 10s1
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 11s
4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 30s7
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 39s
6. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 43s5
7. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 43s7
8. Mark Webber (AUS/RBR) - a 44s2
9. Jaime Alguersuari (ESP/STR) - a 50s2
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 50s8
11. Nick Heidfeld (FIN/Sauber) - a 51s5
12. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 57s6
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 58s3
14. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 59s5
15. Sebastien Buemi (SUI/STR - a 63s1
16. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 64s7
17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a uma volta
18. Lucas di Grassi (BRA/VRT) - a duas voltas
19. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a duas voltas

20. Christian Klien (AUT/Hispania) - a duas voltas
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a quatro voltas

Não completaram:

Timo Glock (ALE/VRT) - a 12 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - acidente
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - acidente




Classificação do Mundial de Pilotos após 19 de 19 corridas:

Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 256 6
2 Fernando Alonso ESP Ferrari 252 4
3 Mark Webber AUS RBR-Renault 242 4
4 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 240 3
5 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 214 2
6 Felipe Massa BRA Ferrari 144 0
7 Nico Rosberg ALE Mercedes 142 0
8 Robert Kubica POL Renault 136 0
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 72 0
10 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 47 0
11 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 47 0
12 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 32 0
13 Vitaly Petrov ALE Renault 27 0
14 Nico Hulkenberg ITA Williams-Cosworth 22 0
15 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 19 0
16 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 8 0
17 Nick Heidfeld FIN Sauber-Ferrari 6 0
18 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 6 0
19 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 5 0
20 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0 0
21 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0 0
22 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0 0
23 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0 0
24 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0 0
25 Christian Klien AUT Hispania-Cosworth 0 0
26 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0 0
27 Sakon Yamamoto JAP Hispania-Cosworth 0 0



Classificação do Mundial de Construtores após 19 de 19 corridas:

Posição Equipe Pontos
1 RBR-Renault 498
2 McLaren-Mercedes 454
3
Ferrari 396
4 Mercedes 214
5 Renault 163
6 Williams-Cosworth 69
6 Force India-Mercedes 68
8 Sauber-Ferrari 44
9 STR-Ferrari 13
10 Lotus-Cosworth 0
11 Hispania-Cosworth 0
12 VRT-Cosworth 0


---------------
Fonte: Globo.com

domingo, 7 de novembro de 2010

Hora das contas: saiba como será a disputa do título da F-1 em Abu Dhabi

Alonso só precisa chegar em segundo para levantar a taça nos Emirados Árabes; Mark Webber, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton ainda têm chances


Alonso no GP Brasil
Alonso ainda é o favorito ao título
 Após a terceira colocação no GP do Brasil, Fernando Alonso manteve a liderança do Mundial de Pilotos rumo à prova de Abu Dhabi, última da temporada. Com oito pontos de vantagem sobre o vice-líder, Mark Webber, da RBR, o espanhol precisa apenas de uma segunda posição para garantir o título.

Além de Alonso e Webber, Sebastian Vettel, da RBR, e Lewis Hamilton, da McLaren, também chegam ao GP dos Emirados Árabes com chances de conquistar o Mundial de Pilotos.

Veja abaixo o que cada um deles precisa.

Fernando Alonso

O espanhol da Ferrari lidera o Mundial, com 246 pontos, e só depende de si para chegar ao tricampeonato. Caso chegue em segundo, vai a 264 e não pode ser mais alcançado poelo vice-líder, Mark Webber. Alonso também será campeão se:

- Terminar em terceiro, quarto ou quinto, desde que Webber não vença.
- Chegar em sexto, desde que Webber não termine entre os dois primeiros e Vettel não vença.
- Terminar em sétimo, desde que Webber não suba ao pódio e Vettel não vença.
- Chegar em oitavo ou nono, desde que Webber fique atrás do quarto e Vettel não vença.
- Chegar em décimo, desde que Webber não fique entre os cinco primeiros e Vettel não fique entre os dois primeiros.

Mark Webber

Atual vice-líder, Webber já não depende só de si para ser campeão. O australiano precisará também fazer nove pontos a mais do que Alonso. O piloto da RBR será campeão se:

- Vencer em Abu Dhabi, desde que Alonso não fique em segundo
- Chegar em segundo, desde que Alonso não fique entre os cinco primeiros.
- Terminar em terceiro, desde que Alonso não fique entre os seis primeiros e Vettel não vença.
- Chegar em quarto, desde que Alonso não fique entre os oito primeiros e Vettel não vença.
- Chegar em quinto, desde que Alonso não fique entre os nove primeiros e Vettel não vença ou chegue em segundo.

Sebastian Vettel

Companheiro de Webber na RBR, Sebastian Vettel tem 15 pontos de prejuízo em relação a Fernando Alonso e poucas chances de sair dos Emirados Árabes com o título. Para ser campeão, o piloto alemão precisa:

- Vencer a prova, desde que Alonso não fique entre os cinco primeiros.
- Terminar em segundo, desde que Alonso não fique entre os oito primeiros e Webber não vença.

Lewis Hamilton

O inglês da McLaren chegará a Abu Dhabi 24 pontos atrás de Fernando Alonso. Com 25 pontos para o vencedor, Hamilton não tem outra opção a não ser correr pela vitória nos Emirados Árabes. Mesmo assim, além de subir ao degrau mais alto do pódio, o campeão mundial de 2008 precisa que Alonso não pontue, Webber não fique entre os cinco primeiros e Vettel não suba ao pódio.


Classificação do Mundial de Pilotos após 18 de 19 corridas:

Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Fernando Alonso ESP Ferrari 246 5
2 Mark Webber AUS RBR-Renault 238 4
3 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 231 4
4 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 222 3
5 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 199 2
6 Felipe Massa BRA Ferrari 143 0
7 Nico Rosberg ALE Mercedes 130 0
8 Robert Kubica POL Renault 126 0
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 72 0
10 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 47 0
11 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 47 0
12 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 32 0
13 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 22 0
14 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 21 0
15 Vitaly Petrov RUS Renault 19 0
16 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 8 0
17 Nick Heidfeld FIN Sauber-Ferrari 6 0
18 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 6 0
19 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3 0
20 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0 0
21 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0 0
22 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0 0
23 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0 0
24 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0 0
25 Christian Klien AUT Hispania-Cosworth 0 0
26 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0 0
27 Sakon Yamamoto JAP Hispania-Cosworth 0 0


Classificação do Mundial de Construtores após 18 de 19 corridas:

Posição Equipe Pontos
1 RBR-Renault 469
2 McLaren-Mercedes 421
3
Ferrari 389
4 Mercedes 202
5 Renault 145
6 Williams-Cosworth 69
6 Force India-Mercedes 68
8 Sauber-Ferrari 44
9 STR-Ferrari 11
10 Lotus-Cosworth 0
11 Hispania-Cosworth 0
12 VRT-Cosworth 0


---------
Fonte: Globo.com

RBR adia decisão para Abu Dhabi, e Alonso só precisa chegar em segundo

Dobradinha de Vettel e Webber em Interlagos esquenta a briga, mas espanhol da Ferrari continua sendo o favorito para conquistar o título nos Emirados




A decisão do título ficou para a terra dos sheiks. 

Alonso no pódio do GP Brasil
Alonso festejou o terceiro lugar
O único piloto que poderia festejar o título antecipado da Fórmula 1 em Interlagos, Fernando Alonso tratou de garantir um terceiro lugar incapaz de lhe dar o troféu neste domingo, mas conveniente o bastante para mantê-lo na liderança e empurrá-lo como favorito para a última prova do ano. Alonso chegou a 231 pontos e viu sua vantagem para o segundo colocado, Mark Webber, cair de 11 para oito pontos. Para levantar sua terceira taça, o espanhol precisa apenas chegar em segundo em Abu Dhabi, na semana que vem. Em São Paulo, o espanhol da Ferrari foi superado pela dobradinha da RBR, com o alemão Sebastian Vettel em primeiro e o australiano Mark Webber em segundo, dando à equipe o título mundial de construtores. Os dois pilotos renovam suas esperanças, mas sabem que, para chegar ao topo nos Emirados Árabes, será necessário tirar de lá o bicampeão mundial.

Se Alonso cruzar em segundo em Abu Dhabi, não depende de nenhum outro resultado. Se for terceiro, quarto ou quinto, tem de torcer para Webber não vencer. Em sexto, precisa que o australiano não fique nas duas primeira posições e que Vettel não vença. A corrida em Abu Dhabi começa às 11h (de Brasília) do próximo domingo.

Vettel comemora vitória no GP Brasil
O alemão Sebastian Vettel vence em Interlagos e renova suas esperanças de título

Vettel tomou a primeira posição de Nico Hulkenberg na largada e não olhou mais para trás. Nas últimas voltas, com a entrada do safety car, a RBR teve a chance de fazer jogo de equipe e dar a vitória a Webber, que o deixaria a apenas um ponto de Alonso. Mas Vettel cruzou na frente e chegou aos 231 pontos, sete a menos que o companheiro de time e 15 atrás do espanhol.

Lewis Hamilton, da McLaren, chegou em quarto em São Paulo e ainda respira por aparelhos, de olho numa combinação improvável de resultados. Seu colega Jenson Button disse adeus à disputa ao cruzar em quinto, fechando um fim de semana para esquecer: foi apenas o 11º do grid de largada e ainda sofreu uma tentativa de assalto na noite de sábado. 

Os brasileiros tiveram um domingo muito ruim. Dentro de casa, o melhor foi Rubens Barrichello, da Williams, em 14º. No fim da corrida, ele roubou a posição de Felipe Massa, que caiu para 15º. O piloto da Ferrari teve problemas nos boxes em sua primeira parada. Bruno Senna, da Hispania, foi o antepenúltimo, em 21º. Lucas Di Grassi, da VRT, chegou a parar e descer do carro nos boxes, mas voltou e foi o último a cruzar, em 23º.


Fim do conto de fadas de Hulkenberg

Antes mesmo da largada, Alonso já foi brindado com vaias da torcida em Interlagos. Parecia claro que, entre os 72.631 torcedores nas arquibancadas, ninguém queria ver o espanhol festejando o título no quintal de Massa. E a secada até deu certo quando o sinal verde acendeu. O bicampeão caiu de terceiro para quinto. Vettel pulou por dentro e deu um banho de realidade em Hulkenberg que também foi superado por Webber.

Em poucos segundos, o alemão da Williams viu o conto de fadas da pole cair por terra. Ainda segurou Alonso durante sete voltas, mas o espanhol, que já tinha ultrapassado Hamilton, deu o bote e assumiu a terceira posição. Estava formado o pelotão da frente, com Vettel, Webber, Alonso e Hamilton, resultado que empurrava a decisão para os Emirados.

Como se não bastasse a tentativa de assalto na noite de sábado, Button caiu de 11º para 13º na largada. O inglês foi o primeiro a antecipar a parada nos boxes, na 12ª volta, e colocou pneus duros para ir até o fim da prova. Massa, em 11º, fez o mesmo, mas deu azar. A Ferrari se atrapalhou no encaixe da roda dianteira direita, e o brasileiro, que já não vinha bem, foi obrigado a parar de novo logo em seguida. Chegou a cair para antepenúltimo, à frente apenas de Senna e Di Grassi.

Todo mundo antecipou a parada, e o sonho de Hulkenberg àquela altura já despencava para a décima posição. Os candidatos a intrusos na festa passaram a ser Nico Rosberg, da Mercedes, e Kamui Kobayashi, da Sauber, que brigavam na sexta e na sétima posições. Mas as cinco primeiras estavam reservadas aos candidatos ao título. Na volta 40, o quarteto da elite virou quinteto com a recuperação de Button.

Vettel e Webber fazem dobradinha no GP Brasil
Sebastian Vettel e Mark Webber garantiram o título de construtores para a RBR

Cinco passagens depois, a pulga se instalou atrás da orelha da RBR. Webber começou a se aproximar de Vettel, e com isso veio o temor de uma disputa interna na equipe. O fantasma da Turquia, quando os dois se chocaram, deu as caras em Interlagos. Um acidente entre os líderes poderia jogar o título no colo de Alonso, que via tudo ali atrás, confortável em terceiro.

Na 51ª volta, a Force India se intrometeu na história. O italiano Vitantonio Liuzzi rodou e bateu, forçando a entrada do safety car. Na RBR, instalou-se um certo pânico: com todos os carros grudados, Vettel e Webber aguardavam a saída do carro de segurança para uma tensa disputa por vitória, já que a equipe costuma liberar a briga na pista entre seus pilotos.

Quatro passagens depois, a prova recomeçou. Mas a emoção não veio. Vettel pisou firme e manteve a ponta. As anunciadas disputas por posição não aconteceram, e a fila indiana se esticou até o fim. A decisão do título vai ser mesmo para sheik ver.

Confira o resultado do GP do Brasil neste domingo:


1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 71 voltas em 1h14m685
2 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s2
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 6s8
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 14a6
5 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 15s5
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 35s3
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 43s4
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a uma volta
9 - Robert Kubica (POL/Renault) - a uma volta
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a uma volta
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR) - a uma volta
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a uma volta
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR) - a uma volta
14 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a uma volta
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a uma volta
16 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a uma volta
17 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber) - a uma volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a duas voltas
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a duas voltas
20 - Timo Glock (ALE/VRT) - a duas voltas
21 - Bruno Senna (BRA/Hispania) - a duas voltas
22 - Christian Klien (AUT/Hispania) - a seis voltas
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT) - a nove voltas

Não completou: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - na 49ª volta
Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1m13s851, na 66ª volta


------------
Fonte: Globo.com

sábado, 6 de novembro de 2010

Hulkenberg voa, bate os favoritos e crava a pole em SP; Alonso é quinto

Sem chance de título, alemão da Williams surpreende no treino classificatório em Interlagos e esquenta ainda mais a briga na reta final do campeonato

Há cinco anos, a Williams não cravava uma pole position na Fórmula 1. E foi roubar a cena justamente agora, para o desespero dos cinco pilotos que ainda brigam pelo título. No treino classificatório deste sábado, em Interlagos, não teve para a Alonso, Webber, Vettel, Button ou Hamilton. Quem larga na frente na corrida deste domingo é Nico Hulkenberg, o alemão de 23 anos que ocupa apenas a 15ª posição da temporada, mas resolveu se intrometer na briga dos grandes na reta final. O companheiro de Rubens Barrichello voou na pista molhada e, com 1m15s462, garantiu a primeira posição no grid, com os candidatos ao título grudados no seu calcanhar.

Surpresa em Interlagos: Nico Hulkenberg larga na pole position neste domingo

Sebastian Vettel, da RBR, completa a primeira fila, seguido pelo companheiro Mark Webber. Lewis Hamilton, da McLaren, sai em quarto, mas seu colega Jenson Button sofreu um baque na esperança de conquistar o campeonato – ele ficou barrado no Q2 e sai em 11º. Fernando Alonso, único com chances de ser campeão no GP do Brasil, brigou pela pole até o fim do treino, mas foi superado pelos rivais nos últimos minutos e larga em quinto.

Surpresa em Interlagos: Nico Hulkenberg larga na pole position neste domingo (Foto: EFE)Barrichello foi o melhor brasileiro do sábado, em sexto, e Felipe Massa vai sair em nono lugar. Bruno Senna, da Hispania, que ironicamente rodou na saída do S do Senna, caiu para a última posição do grid. Lucas Di Grassi, da VRT, fez o 22º melhor tempo.

Para ser campeão em Interlagos com uma corrida de antecipação, Alonso precisa vencer e torcer para que Webber chegue no máximo em quinto. Se for segundo, as contas do espanhol aumentam, e ele precisa torcer contra Webber, Hamilton e Vettel. Confira aqui a classificação do campeonato e use o simulador do GLOBOESPORTE.COM para calcular os resultados das duas últimas provas.

A última pole da Williams tinha sido no GP da Europa em 2005, com Nick Heidfeld, hoje na Sauber. É a primeira vez nos últimos cinco anos que a pole não fica com um brasileiro. Rubinho largou na frente no ano passado, e Massa conseguiu o feito em 2006, 2007, e 2008.

A chuva não afastou os torcedores, que lotaram as arquibancadas na reta dos boxes de Interlagos. Na reta oposta, a torcida também marcou presença – muita gente vestindo vermelho, apesar das polêmicas envolvendo a Ferrari na temporada.

O treino começou com pista molhada, e a chuva logo apertou. Com Vettel fazendo uma boa volta bem a tempo de driblar a chuva, os favoritos garantiram suas passagens para o Q2. Alonso cravou 1m18s987 para liderar a primeira fase, seguido por Webber e Vettel. Em uma ironia familiar, Bruno Senna, da Hispania, rodou justamente na saída do S do Senna, que leva o nome do seu tio. Acabou com o pior tempo, 1m23s796, largando na última posição. Lucas Di Grassi, da VRT, ficou em 22º, com 1m22s810.
Fernando Alonso tem uma dura missão pela frente

se quiser ser campeão em SP (Foto: Getty Images)No início do Q2, com a pista um pouco mais seca, os favoritos trataram de melhorar seus tempos para evitar a surpresa do retorno da chuva. Webber e Vettel passaram tranquilos. Apesar dos problemas da Ferrari com a pista molhada, Alonso conseguiu se segurar na oitava posição. E a melhor briga foi entre Massa e Button. Com o carro no limite, o brasileiro fez 1m19s200 e, no último minuto, roubou do inglês a décima vaga. Button não conseguiu dar o troco e, em 11º, foi o único entre os que têm chance de título a ficar fora da briga pela pole.

A terceira e última parte do treino colocou na briga Webber, Vettel, Hamilton, Schumacher, Barrichello, Alonso, Kubica, Hulkenberg, Petrov e Massa. A previsão era de que não choveria nos dez minutos seguintes, o que aumentava a expectativa para que a pista melhorasse a cada minuto. De olho na pole e, quem sabe, no título antecipado, Alonso não perdeu tempo e foi o primeiro a voltar para a pista. Fez 1m17s794, mas foi superado por Hamilton, Schumacher, Vettel e Webber.

Os carros colocaram pneu slick, o que aumentava o risco de perder o controle – era preciso andar no “trilho” seco da pista. Kubica foi a primeira vítima e rodou. Webber também se atrapalhou justamente quando tinha a melhor primeira parcial. Hamilton liderava até os dois últimos minutos, foi superado por Hulkenberg, mas deu o troco poucos segundos depois.

O último minuto viu várias trocas de pole seguidas. Alonso foi pole pod três segundos, até ser batido por Hulkenberg, para a alegria geral nos boxes da Williams. Vettel e Webber chegaram em segundo e terceiro, mas Hulkenberg não queria saber de dar mole aos adversários: cravou 1m15s462 e garantiu a pole.

O alemão Adrian Sutil, da Force Índia, e o suíço Sebastien Buemi, da STR, foram punidos com a perda de cinco posições no grid, após provocarem acidentes no GP da Coreia do Sul. Segundo os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os dois foram considerados culpados pelos incidentes na corrida.

Veja como ficou o grid de largada para a corrida deste domingo:

1. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m14s470
2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s519
3. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m15s637
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m15s747
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m15s989
6. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m16s203
7. Robert Kubica (POL/Renault) - 1m16s552
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m16s925
9. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m17s101
10. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m17s656
11. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m19s288
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m19s385
13. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m19s486
14. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m19s581
15. Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m19s847
16. Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m19s899
17. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m20s357
18. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m20s830
19. Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m22s130
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m22s250
21. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m22s378
22. Lucas Di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m22s810
23. Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth) - 1m23s083
24. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m23s796


------------------------
Fonte: Globo.com

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA