By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 22 de abril de 2012

Vettel segura Raikkonen, vence no Bahrein e é líder; Massa fica em 9º

Bicampeão chega a ser ameação por finlandês da Lotus, mas vende e assume a liderança do Mundial. Filipe Massa marca seus primeiros pontos. 


O gesto de “nº 1”, marca registrada do bicampeão Sebastian Vettel, está de volta. Após início de temporada bem diferente do domínio apresentado no último ano, quando venceu 11 das 19 provas, o alemão da RBR venceu o GP do Bahrein, quarta etapa do campeonato e subiu ao alto do pódio pela primeira vez em 2012. De quebra, assumiu a liderança do equilibrado Mundial de Fórmula 1, com 53 pontos, quatro a mais que Lewis Hamilton da McLaren, que havia desembarcado em Sakhir na ponta.
Vettel GP de Bahrein (Foto: Getty Images)
Vettel faz o gesto de 'nº 1', sua marca registrada, no pódio 


O desempenho de Vettel lembrou a hegemonia apresentada por ele com sua RBR no ano passado. Soberano, o jovem piloto largou da pole position e liderou praticamente toda a prova, perdendo a ponta somente ao parar nos boxes. O alemão chegou a ser pressionado por Kimi Raikkonen, da Lotus, que esboçou algumas tentativas de ultrapassagem, mas teve a porta fechada. Após fazerem pit stop juntos na 40ª volta, o piloto da RBR voltou a abrir vantagem e conseguiu administrar a diferença para receber a bandeirada, três segundos à frente do finlandês. Companheiro de Kimi na Lotus, o suíço naturalizado francês Romain Grosjean confirmou o salto de qualidade da equipe, fechando na terceira colocação. A escuderia não subia ao pódio desde o terceiro lugar de Nelson Piquet em 1988, na Austrália, e não emplacava dois pilotos entre os três primeiros desde 1979, com a dupla Carlos Reutemann (2º) e Mario Andretti (3º).
 Felipe Massa finalmente teve motivos para sorrir. Depois de passar em branco nas três primeiras corridas do ano, o brasileiro completou a prova na nona colocação, duas atrás do companheiro Fernando Alonso, e marcou seus primeiros dois pontos na temporada. Em 14º no grid, Massa fez uma excelente largada, ganhando cinco posições. Na sequência, o piloto da Ferrari conseguiu manter um bom ritmo, chegou a pressionar o espanhol e fechou em nono. Bruno Senna também largou bem, mas não teve a mesma sorte do compatriota. Diferentemente das últimas duas corridas, quando pontuou, o piloto não conseguiu um bom rendimento com a Williams, ficou longe dos dez primeiros por toda a prova e abandonou após parar nos boxes na penúltima volta.


Os pilotos têm agora um intervalo de três semanas e voltam à pista para o GP da Espanha, no dia 13 de maio.
Vettel GP de Bahrein (Foto: AFP)Bicampeão cruzou em primeiro, três segundos à frente de Raikkonen 
Em quatro provas, quatro vencedores de equipes diferentes
A vitória de Vettel com a RBR demonstra o equilíbrio da Fórmula 1 na temporada 2012. Foram quatro vencedores de equipes diferentes em quatro corridas. Button foi o primeiro na Austrália com a McLaren, Alonso venceu com a Ferrari na Malásia, e Nico Rosberg faturou a prova da China com a Mercedes. A última vez que isso aconteceu foi em 1983, quando Nelson Piquet (Brabham), John Watson (McLaren), Alain Prost (Renault) e Patrick Tambay (Ferrari) subiram ao alto do pódio nas primeiras provas daquele ano.
Massa e Bruno fazem bela largada
Enquanto na frente, Vettel, Hamilton e Webber mantiveram as três primeiras colocações, a largada do GP do Bahrein movimentou o restante do grid. Os brasileiros largaram muito bem e ganharam cinco posições cada um. Massa pulou da 14ª para a nona posição, e Bruno saiu do 15º para o 10º lugar. 
Alonso também começou bem, subindo para a quinta colocação. Já Button, terceiro no grid, caiu três posições, mesma quantidade perdida por Rosberg, que havia partido em quinto. Outro que teve bom início foi Grosjean. Após largar em sétimo, o francês subiu para o quarto lugar e, nas voltas seguintes, ultrapassou Webber e Hamilton.
Vettel logo abriu vantagem na liderança, em um ritmo que fez lembrar a hegemonia apresentada com sua RBR na última temporada. Na sequência, houve um duelo particular entre os pilotos da Lotus pelo segundo lugar. O finlandês Raikkonen foi escalando o grid até alcançar e ultrapassar o companheiro Grosjean, na 24ª volta. Já os pilotos da McLaren tiveram um domingo complicado. Sem conseguir imprimir um ritmo para brigar pela ponta, Button ainda teve um pneu furado a três voltas do fim, terminando apenas na 18ª posição. Já Hamilton teve problemas em dois pits stops e foi apenas o oitavo.
Kimi ameaça, mas Vettel segura vitória
Com um bom ritmo, Raikkonen se aproximou do alemão durante a prova e chegou a ameaçar a vitória de Vettel. O finlandês esboçou algumas tentativas de ultrapassagem usando a asa móvel, mas teve a porta fechada pelo alemão. Após entrarem juntos nos boxes na volta 40, o piloto da RBR conseguiu voltar a abrir vantagem e seguiu firme para vencer a corrida. O finlandês cruzou na segunda posição, seguido por seu companheiro de Lotus, Grosjean. 
Parceiro de Vettel na RBR, Mark Webber terminou em quarto. Vencedor do GP da China no último fim de semana, Nico Rosberg, da Mercedes, ficou apenas com o quinto lugar. Outra surpresa entre os dez primeiros ficou por conta do escocês Paul di Resta, que emplacou a sexta colocação com a Force India.


Confira o resultado final do GP do Bahrein:
1- Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1h35m10s990
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 3s300
3 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 10s100
4 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 38s700
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 55s400
6 – Paul Di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 57s500
7 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 57s800
8 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 58s900
9 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1m04s900
10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m11s400
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m12s700
12 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m16s500
13 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1m30s300
14 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m33s700
15 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – a 1 volta
16 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
17 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 1 volta
19 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
20 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
21 – Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 3 voltas

Abandonaram:
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) na 26ª volta
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) na 25ª volta

---------------------------
Fonte: Globo.com

domingo, 15 de abril de 2012

Rosberg brilha na China e vence pela primeira vez na carreira; Bruno é o 7º

Button perde chance de vitória após problema em pit stop. Hamilton passa Vettel no fim e assume liderança do campeonato. Massa chega em 13º



Nico Rosberg teve um fim de semana inesquecível em Xangai. Um dia depois de conquistar uma inédita pole position, o piloto voltou a brilhar e venceu o GP da China, terceira etapa do Mundial de Fórmula 1. Foi a primeira vez que o alemão de 26 anos subiu no lugar mais alto do pódio em 111 corridas na categoria. Rosberg chegou a ter a vitória ameaçada por Jenson Button. Entretanto, o britânico teve problemas no pit stop na 39ª volta e viu as chances de brigar pela ponta irem embora, tendo que se contentar com a segunda colocação. Companheiro de Button na McLaren, Lewis Hamilton garantiu o terceiro lugar no pódio com uma ultrapassagem sobre Sebastian Vettel, da RBR,  na penúltima volta. 
Com o resultado, Hamilton assumiu a liderança do campeonato, com 45 pontos, dois a mais que o compatriota Button, vice-líder da competição. O espanhol Fernando Alonso, que desembarcou em Xangai como líder, terminou apenas na nona posição e caiu para o terceiro lugar na classificação geral, com 37 pontos.
Por pouco a prova não terminou para os brasileiros logo na primeira curva. Felipe Massa precisou frear mais forte para evitar colidir com a Lotus de Romain Grosjean e acabou sendo tocado na traseira por Bruno Senna, que chegou a perder um pedaço da asa dianteira da Williams. O dano parece não ter afetado o desempenho do carro de Bruno, que, com mais uma boa exibição, voltou a marcar pontos. Em 14º no grid, o brasileiro optou por largar com pneus médios (ao lado de Massa e da dupla da STR) e teve sucesso na estratégia de duas paradas nos boxes, terminando na sétima colocação, uma posição à frente do companheiro de Williams, Pastor Maldonado. Senna chegou aos 14 pontos, mas apesar do bom resultado, caiu da oitava para a nona posição no Mundial de Pilotos, sendo superado por Rosberg, vencedor da etapa chinesa.
F1 Gp da China Nico Rosberg (Foto: Getty Images)Nico Rosberg e Jenson Button festejam no pódio após o GP da China (Foto: Getty Images)
Situação bem diferente de Bruno vive Felipe Massa, que continua zerado na tabela. Mesmo com estratégia de corrida semelhante à do compatriota (largando com pneus médios e realizando dois pit stops), o piloto da Ferrari não conseguiu um bom ritmo de corrida e ficou apenas com o 13º lugar. Massa novamente ficou atrás do companheiro Fernando Alonso, que, com três pit stops, chegou em nono.
Boa largada de Rosberg
Nem parecia que era a primeira vez de Rosberg na pole. O alemão largou bem e manteve a ponta sem ser ameaçado. Os dois pilotos da McLaren também fizeram ótimas largadas. Button pulou da quinta para a terceira posição, enquanto Hamilton subiu de sétimo para quinto. Massa e Bruno levaram um susto com o toque logo no início. É a segunda vez que os brasileiros se chocam na temporada - a primeira foi no GP da Austrália, em que ambos tiveram que abandonar.
F1 Gp da China Bruno Senna (Foto: Reuters)Bruno Senna tenta se manter na pista: o brasileiro fez mais uma boa corrida (Foto: Reuters)
Rosberg logo abriu vantagem confortável na liderança. Em dez voltas, colocou 4s de vantagem sobre o companheiro de Mercedes, Michael Schumacher. A prova do heptacampeão acabou cedo. Na 13ª volta, o alemão teve um problema na roda dianteira direita no pit stop e abandonou a corrida poucas curvas após sair dos boxes.
McLaren atrapalha Button
Enquanto Rosberg administrava a liderança, a dupla da McLaren ganhava posições. Bem ao seu estilo técnico e pragmático, Button mantinha um bom ritmo. O britânico chegou a assumir a liderança na 35ª volta, mas quatro passagens depois, os mecânicos tiveram dificuldade para fixar a roda traseira esquerda da McLaren durante o pit stop. Resultado: o piloto perdeu segundos valiosos na luta pela vitória, praticamente entregando o ouro para Rosberg. Mesmo assim, o inglês ainda conseguiu terminar na segunda colocação. Quem completou o pódio foi seu compatriota Hamilton, após ganhar a posição de Vettel na penúltima volta. O bicampeão, que tinha largado em 11º, ainda perdeu mais um posto, para o companheiro de RBR, Mark Webber, mas fechou a boa corrida de recuperação no quinto lugar.
F1 Gp da China Nico Rosberg (Foto: Reuters)Após a bandeirada, festa da equipe Mercedes com a vitória de Nico Rosberg (Foto: Reuters)
Confira o resultado final do GP da China:
1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1h36m26s929
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 20s626
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s012
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 27s924
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 30s483
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 31s491
7 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 34s597
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 35s643
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s256
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 38s720
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 41s066
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 42s273
13 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s700
14 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 50s500
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 51s200
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 51s700
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1min03s100
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) -  a 2 voltas
23 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 3 voltas
Não completou:
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 43 voltas


----------------------
Fonte: Globo.com

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA