By Graça Marinho

Clique e confira!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mercedes compra Brawn GP e vende a sua parte da McLaren


AP 

A montadora Mercedes-Benz confirmou que vai vender a sua participação na equipe McLaren, ao mesmo tempo em que vai comprar a Brawn GP, campeã do último Mundial de Fórmula 1. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta segunda-feira em Frankfurt, na Alemanha. A Mercedes passará a ter 75,1% das ações da Brawn, mas os valores da negociação não foram divulgados.

“A Mercedes vai competir no Mundial de Fórmula 1 do próximo ano com sua própria equipe de fábrica”, disse Dieter Zetsche.

Ross Brawn cumprimenta o presidente da Daimler, Dieter Zetsche, novo dono da equipe

De acordo com o presidente Dieter Zetsche, a equipe vai passar a se chamar “Mercedes GP”, assim como nos campeonatos em que a montadora competiu sob seu próprio nome, em 1954 e 1955, neste último conquistando o título de pilotos com Juan Manuel Fangio. Esse retorno definitivo marca uma postura contrária à de outras fabricantes como Honda, BMW e Toyota, que recentemente abandonaram a categoria.

O time foi montado pelo engenheiro Ross Brawn a partir do espólio da Honda, que anunciou a sua saída da categoria antes da última temporada, e entrou no campeonato com um projeto de baixo custo e dois pilotos que, por pouco, não ficaram sem assento na Fórmula 1. Mas surpreendeu a todos e assegurou o título do Mundial de Construtores, além de fazer do inglês Jenson Button o campeão entre os pilotos, com Rubens Barrichello em terceiro lugar.

“Ross Brawn vai continuar como chefe de equipe e, assim, estamos mantendo a sua força. A nova equipe Mercedes-Benz GP será coordenada pela Mercedes-Benz Motorsport que, como todos sabem, é dirigida por Norbert Haug”, falou Zetsche.

A equipe continuará sediada em Brackley. Ross Brawn disse que não poderia imaginar uma parceria como essa há 11 meses, quando a Honda anunciou sua saída da Fórmula 1, fazendo a equipe passar por um inverno de incertezas, que culminou na criação da Brawn GP.

“Em nome de todos na Brawn, estamos honrados em representar uma marca tão representativa quanto a Mercedes-Benz na Fórmula 1 no ano que vem. Vamos trabalhar juntos e fazer o máximo para justificar a confiança que depositaram no nosso time”, disse Ross Brawn.

Como a Brawn usou os motores Mercedes para chegar ao título, a montadora passou a se interessar pelo projeto. Agora, a marca anuncia oficialmente a compra de 75,1% das ações da equipe e o fim da sociedade com a McLaren, que começou em 1995 e resultou na conquista de três títulos mundiais de pilotos e um de construtores.

Por outro lado, o contrato de cessão de motores com a McLaren será renovado por mais seis anos. Mas, com a mudança de foco da Mercedes para a Brawn GP, a equipe vai comprar de volta os 40% de ações que pertenciam ao grupo Daimler, que detém a montadora. Essa transação será feita aos poucos e deverá ser concluída em 2011.

------------
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA