By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 26 de setembro de 2010

Alonso domina, foge de incidentes e vence de ponta a ponta em Cingapura

Espanhol resiste à pressão de Vettel e assume a segunda posição no Mundial. Webber é terceiro e amplia liderança. Barrichello é sexto e Massa, décimo




Uma excelente largada seria essencial para uma vitória no apertado circuito de rua de Marina Bay, sede do GP de Cingapura. Na pole, Fernando Alonso jogava tudo contra o ímpeto de Sebastian Vettel, segundo colocado do grid. E o espanhol da Ferrari jogou duro, mas limpo, defendendo sua posição espremendo o alemão ainda na reta dos boxes. Depois, o bicampeão apenas administrou a vantagem, se manteve à frente mesmo com duas entradas do safety car por causa de acidentes, resistiu a um ataque do rival nas últimas voltas e venceu de ponta a ponta a única corrida noturna da temporada. O piloto da RBR completou a prova na segunda posição.

De quebra, o espanhol ainda reagiu no Mundial de Pilotos. Ele subiu para a segunda posição, com 191 pontos, 11 atrás do líder Mark Webber, que chegou em terceiro e completou o pódio no circuito de Marina Bay. O australiano da RBR apostou em uma tática com uma parada no início da corrida, aproveitando a primeira entrada do safety car, ocasionada por um acidente entre Vitantonio Liuzzi, da Force India, e Nick Heidfeld, da Sauber, e superou os carros da McLaren no retorno à pista. Ele ainda escapou de um toque com Lewis Hamilton, que exagerou e abandonou a prova.

Alonso no GP de Cingapura
Fernando Alonso vence o GP de Cingapura de ponta a ponta no circuito de rua de Marina Bay

O inglês da McLaren, aliás, foi o grande perdedor da corrida. Além do abandono, ele caiu para a terceira posição do Mundial de Pilotos, 20 pontos atrás de Webber. Jenson Button, da McLaren, que também está na briga, chegou em quarto, após tentar, sem sucesso, um ataque sobre Webber nas últimas voltas. Nico Rosberg, da Mercedes, foi o quinto e Rubens Barrichello, da Williams, o sexto. O brasileiro se recuperou de uma largada ruim e conseguiu recuperar as posições perdidas.

Felipe Massa, que largou na última posição, fez seu pit stop na primeira volta e lucrou com a primeira entrada do safety car, quando ganhou várias posições. No fim, estava em nono, mas não resistiu ao ataque de Robert Kubica, da Renault, que tinha pneus mais novos. O polonês acabaria em sétimo e o brasileiro, em décimo, fechando a zona de pontuação na noite de Cingapura.

A próxima corrida da temporada 2010 da Fórmula 1 será o GP do Japão, disputado no tradicional circuito de Suzuka, no dia 10 de outubro. Com quatro provas para o fim, os cinco primeiros colocados no Mundial de Pilotos estão separados por 25 pontos - o equivalente a uma vitória no novo sistema da categoria. Webber tem 202; Alonso, 191, Hamilton, 182; Vettel, 181 e Button, 177.

A corrida

Cingapura teve um dia relativamente seco, com umidade relativa do ar sempre em torno dos 65%, muito pouco para a região do circuito de rua de Marina Bay. Sem a chuva que caiu em todos os dias anteriores e tumultuou o início dos treinos livres, o asfalto estava sem as poças que atrapalharam os pilotos no início dos treinos de sexta-feira e de sábado.

A largada transcorreu sem problemas. O pole Alonso manteve a ponta, após defender sua posição do ataque de Vettel ainda na reta dos boxes. Hamilton, Button e Webber completavam a lista dos cinco primeiros na volta inicial. Já Barrichello, que saía em sexto, foi mal e caiu para oitavo, superado por Rosberg e Kubica.

Massa largou em último e ganhou três posições na primeira volta. Ele optou por fazer um pit stop rápido, logo na primeira volta, para tentar ganhar posições com os pneus duros. E a aposta acabaria rendendo frutos rapidamente, graças à primeira entrada do safety car, causada por Nick Heidfeld e Vitantonio Liuzzi, que se estranharam na pista. O italiano levou a pior e seu carro ficou parado na pista.

Quase todos os pilotos entraram para o pit stop, à exceção de sete dos oito primeiros. Webber foi o único dos ponteiros a parar, para tentar lucrar na fase final da corrida. Massa ganhou várias posições e subiu para o 14º posto, atrás de Hulkenberg, que estava preso por Sutil e Timo Glock, com o carro da VRT, mais lento que os rivais.
A relargada foi autorizada na sexta passagem e Alonso manteve a primeira posição, à frente de Vettel, que poupava o carro na parte inicial da prova. Webber se esforçava mais atrás e conseguiu três ultrapassagens em cinco voltas: Glock, na sexta; Kobayashi, na sétima; e Schumacher na décima. O australiano já era o oitavo colocado nesta altura da corrida.

A briga de Alonso e Vettel era para tentar conseguir uma vantagem de mais de 28 segundos para os rivais que já haviam feito seus pit stops. E os dois andavam em um ritmo quase um segundo mais rápido que as McLarens de Hamilton e Button. Webber, atrás de Barrichello, precisava forçar para tentar roubar o terceiro posto do campeão de 2008 após a parada.

Vettel começava a tirar a diferença de Alonso. O alemão estava a pouco mais de um segundo do rival na 29ª volta, quando a RBR e a Ferrari chamaram ambos para suas paradas. A equipe austríaca até foi mais rápida, mas o alemnão perdeu tempo ao tentar arrancar para a pista em segunda marcha. Os décimos perdidos com a engasgada foram suficientes para o espanhol.

Hamilton e Button fizeram suas paradas na 28ª e na 30ª volta, respectivamente. Como o ritmo da McLaren era mais lento, eles perderam posições para Webber, que tinha uma tática diferente. O australiano subiu para o terceiro lugar, atrás apenas de Alonso e Vettel. Só que, na 32ª passagem, o safety car fez sua segunda entrada, após um acidente entre Kamui Kobayashi e Bruno Senna, na curva que passa embaixo das arquibancadas.

Com muitos destroços na pista, o safety car ficou na pista até a volta 35. Na relargada, Alonso e Vettel se mantiveram nas duas primeiras posições, mas a disputa pelo terceiro posto pegava fogo. Webber foi atrapalhado pelos dois carros da VRT, retardatários, e Hamilton tentou ultrapassar. O inglês exagerou, acertou a roda dianteira direita do australiano e abandonou. Já o líder do campeonato conseguiu continuar. O incidente chegou a ser investigado, mas ninguém foi punido.

Quando tudo parecia tranquilo para o espanhol, Vettel começou a se aproximar perigosamente nas últimas voltas. Alonso, por sua vez, encarava vários retardatários das equipes estreantes, mais lentos, e o alemão colou em sua traseira. Mas o espanhol foi habilidoso e não perdeu tempo, sem dar chances ao rival da RBR, que cruzou a linha de chegada apenas dois décimos atrás.


--------
Fonte: Globo.com

sábado, 25 de setembro de 2010

Alonso supera susto em Cingapura e marca segunda pole seguida em 2010

Espanhol faz volta excelente e conta com erro de Vettel para largar na frente. Barrichello é melhor brasileiro, em sexto, e Massa sai em último após problema




Após a surpresa em Monza, o circuito de rua de Marina Bay, sede do noturno GP de Cingapura, foi palco neste sábado de mais um desempenho espetacular de Fernando Alonso. Após uma excelente volta, com o tempo de 1m45s390, o espanhol marcou sua segunda pole position na temporada 2010, impedindo que a RBR dominasse outro treino classificatório em 2010. Ele levou um susto na segunda parte do treino, quando seu motor estava com um barulho estranho, mas teve o problema rapidamente resolvido pela Ferrari.

O alemão Sebastian Vettel, que tinha todas as condições para marcar sua oitava pole do ano, cometeu um erro primário em sua última volta rápida na superpole, raspou o muro e só marcou o segundo tempo no treino. Mark Webber, líder do campeonato, não conseguiu andar rápido e vai largar apenas na quinta posição da corrida na cidade-estado asiática, que começa às 9h (de Brasília) deste domingo.


Alonso comemora a pole no GP de Cingapura
Alonso comemora a pole position no GP de Cingapura, sua segunda na temporada 2010




Felipe Massa, que esteve entre os primeiros na sexta e no sábado, vai largar apenas na última posição do grid. O brasileiro da Ferrari vinha em uma volta rápida quando seu carro parou no meio da pista. Pelo rádio, ele chegou a reclamar de um problema no motor, mas a equipe afastou a hipótese. Segundo o time italiano, ele teve um problema eletrônico no comando do câmbio.

- Quebrou o carro. Senti uma coisa estranha nele quando estava na pista, parecia algo no câmbio. Temos de analisar, mas não acredito que tenha sido problema de motor - lamenta Massa.

Com isso, Rubens Barrichello será o melhor brasileiro no grid de largada, com a sexta posição no treino classificatório. Ele acertou uma ótima volta com sua Williams e ficou apenas atrás dos carros de RBR, McLaren e Ferrari, já que Massa teve problemas. Com um carro bom em circuitos mais travados, ele tem uma ótima chance de marcar pontos importantes nesta corrida.

Lucas di Grassi, da VRT, larga na 20ª posição no circuito de Marina Bay. Já Bruno Senna, após uma primeira parte do treino complicada, sai em penúltimo após rodar duas vezes com a Hispania.

barrichello willians gp de cingapura
Rubens Barrichello conseguiu uma ótima sexta posição no grid de largada em Cingapura 







Brasileiros sofrem no início do treino


A primeira parte do treino classificatório (Q1) não começou bem para os brasileiros. Massa teve problemas com sua Ferrari e parou no meio da pista, na tangência de uma curva, em um ponto perigoso da pista. A sessão foi interrompida com a bandeira vermelha para o carro do piloto ser recolhido aos boxes. Ele vai largar apenas na última posição deste domingo.

Em seguida, foi a vez de Bruno Senna. Ele já tinha escapado no último treino livre e voltou a sofrer com o péssimo carro da Hispania. Sem pressão aerodinâmica, o piloto rodou duas vezes. Por sorte, ele não acertou o muro e conseguiu continuar na pista. Entretanto, o resultado não foi dos melhores: ele só conseguiu o penúltimo tempo, logo atrás do companheiro Christian Klien.

Di Grassi ficou em uma boa 20ª posição, mas foi superado novamente por Timo Glock, seu colega. O alemão foi o 18º, o melhor entre os carros das equipes estreantes nesta temporada. Na frente, Alonso conseguiu um excelente tempo e superou os carros da RBR no Q1.



Equipe resolve problema de Alonso


O filme parecia se repetir para a Ferrari no início da segunda parte do treino (Q2). Pelo rádio, Alonso reclamava de um barulho estranho em seu motor. O italiano Andrea Stella, engenheiro do espanhol, pediu para retornar aos boxes, mas o espanhol ponderou e resolveu dar uma volta para garantir um tempo. Após a reprogramação, ele voltou à pista e conseguiu o segundo tempo no trecho.

No fim, Vettel acertou uma boa volta e recuperou a primeira posição, mas Webber não conseguiu desbancar Alonso do segundo posto. Entre os eliminados, nenhuma surpresa. Apenas Nico Hulkenberg, que andou bem nos treinos livres e no Q1, decepcionou e marcou apenas o 12º tempo. Como a Williams trocou seu câmbio, ele perderá cinco postos no grid e sairá apenas em 17º.

Confira o grid de largada para o GP de Cingapura, no circuito de Marina Bay:


1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m45s390
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m45s457
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m45s571
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m45s944
5 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m45s977
6 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m46s236
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m46s443
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m46s593
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m46s702
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m17s884

Eliminados na segunda parte do treino:

11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m47s666
12 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m48s165
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m48s502
14 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m48s557
15 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m48s899
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m48s961
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m47s674 (punido com 5 posições)


Eliminados na primeira parte do treino:

18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m50s721
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m50s915
20 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m51s107
21 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m51s641
22 - Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth) - 1m52s946
23 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m54s174
24 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - sem tempo


-----------
Fonte: Globo.com

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Após empate, STF decide suspender julgamento sobre ficha limpa

Suspensão é por tempo indeterminado; votação terminou empatada em 5 a 5.
Supremo decidia sobre validade da lei nas eleições deste ano.

 



Após empate de 5 a 5 sobre a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, à 1h15 desta sexta (24), após 11 horas de sessão, suspender o julgamento por tempo indeterminado.

Na sessão, iniciada às 14h24 desta quinta-feira, os ministros julgavam recurso do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano.

Segundo o presidente do STF, Cezar Peluso, a suspensão do julgamento não está condicionada à nomeação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de um novo ministro para a vaga de Eros Grau, que se aposentou em agosto. Após a votação, os ministros cogitaram essa possibildade como forma de desempatar.

Durante o debate entre os ministros, eles também levaram em conta -- em razão do empate -- a possibilidade de seguir o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu pela validade da Lei da Ficha Limpa na eleição deste ano e pela aplicação da lei a casos anteriores à sua vigência.

Uma terceira possibilidade discutida foi a do voto de desempate do presidente do Supremo, Cezar Peluso, o que ele mesmo rechaçou. "Meu voto não vale mais que o de qualquer dos outros ministros, Se valesse, cinco não teriam discordado", afirmou. Antes, Peluso já havia votado pela inconstitucionalidade da lei e pela liberação do registro da candidatura de Joaquim Roriz.

Ao final do julgamento, foi marcada para as 14h de segunda-feira uma sessão extraordinária, mas, segundo informou a assessoria do tribunal, para tratar de outro processo.

Registro Barrado


Roriz teve o registro barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), decisão depois confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter renunciado ao mandato de senador em 2007 para evitar um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado, e recorreu ao STF.
A Lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas e que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação. Com base na lei, Roriz ficaria inelegível durante o restante do mandato e nos oito anos seguintes. Dessa forma, o ex-governador não poderia se candidatar até 2023, quando terá 86 anos.

Os advogados de Joaquim Roriz (PSC) defendiam que a norma não poderia vigorar nas eleições deste ano. Segundo o advogado Pedro Gordilho, o recurso não questionava a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, mas o fato de ter retroagido para modificar um ato ocorrido no passado.

“O dispositivo não pode retroagir em face da renúncia que aconteceu em 2007, porque trata-se de um ato que não seria praticado, se seu autor pudesse imaginar que um dia os tribunais brasileiros iam aplicar a punição retroativamente, punindo de modo implacável uma renúncia legítima”, afirmou o advogado de Roriz Pedro Gordilho.

Roriz


Centenas de pessoas se aglomeravam desde a noite desta quinta (23) diante da casa de Joaquim Roriz, em Brasília, à espera de um pronunciamento do candidato após o julgamento, o que não aconteceu.
O assessor Paulo Fona disse que Roriz "ficou surpreso" com a suspensão porque tinha expectativa de que a decisão fosse dada ao final do julgamento.

Um trio elétrico e um painel com a imagem de Nossa Senhora Aparecida tinham sido instalados diante da casa  para que Roriz discursasse, independentemente do resultado do julgamento.
O presidenciável Levy Fidelix (PRTB) esteve na casa de Roriz durante o julgamento. Ele disse que o candidato assistiu à sessão em um telão. Segundo relatou, os presentes se deram as mãos e rezaram.


-----------
Fonte: Globo.com

Isso realmente é uma vergonha! Temos que ficar de olho nos ministros que julgaram contra, afinal, porque o medo? Quem não deve não teme. Se eles são contra é porque tem motivos muito específicos e pessoais para isso, se não porque motivo votariam contra a aplicação imediata da lei?


É vergonhoso, ter que aplicar uma lei para o óbvio, que é: Malandro, Marginal, Criminoso, NÃO PODE SER CANDITADO. Simples assim, oras, porque poderia?


Será que esses ministros que votaram contra a lei, admitiriam qualquer pessoa nestas condições para cuidar do dinheiro e família deles, sem nenhuma restrição? Duvido.


Por isso pessoal, as eleições estão aí e nós não precisamos de leis para  saber que: o que não presta, o que não tem carácter e quem não tem ficha limpa não serve para nos representar no governo e senado. Procurem no site se o seu candidato está lá, e não vote em quem não estiver, só assim podemos melhorar o nível dos nossos políticos.


Graça Marinho

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Oktober Fest 2010 em Cunha

Oktober Fest agora também em Cunha/SP.
Não perca essa grande festa!



Localizada no antigo entreposto do Caminho do Ouro da Estrada Real, na Rodovia Paulo Virginio, (clique aqui para ver o mapa).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Senna na tela grande (em português)

Cartaz do documentárioA Working Title, produtora britânica, e a Paramount Pictures Brasil liberaram o trailer em Português do documentário “Senna” (Senna – Beyond the Speed of Sound), que conta a vida do tricampeão da Fórmula 1. A película será lançada ainda neste ano, em homenagem ao aniversário de 50 anos do nascimento do brasileiro. A estreia no Brasil está marcada para o dia 12 de novembro.
A produção já tem página na internet no mercado japonês (http://www.senna-movie.jp/). Em algumas salas, a venda de ingressos chegou a 60% do total de entradas disponíveis em apens três dias. O filme será distribuído nos países que a Fórmula 1 visita. O cartaz do filme no Japão tem o título “Senna – a lenda do maior piloto que já viveu”. A produção é dirigida pelo britânico Asif Kapadia e tem várias imagens e declarações de arquivo, além de entrevistas inéditas com personalidades como Alain Prost, Ron Dennis e Frank Williams. Assistam!


--------
Fonte: Globo.com - Voando Baixo - por Rafael Lopes

domingo, 12 de setembro de 2010

Na estratégia, Alonso supera Button e fecha semana de vitórias da Ferrari

Espanhol perde liderança para o inglês na largada em Monza, mas recupera a ponta após bom trabalho da equipe. Hamilton bate, e Webber é o novo líder



Pode-se dizer que foi uma semana perfeita para a Ferrari. As vitórias começaram na quarta-feira, quando a equipe italiana escapou de outras punições no julgamento do vexame de Hockenheim pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No sábado, para delírio das arquibancadas de Monza, Fernando Alonso marcou a pole position do GP da Itália, quebrando um jejum de quase dois anos do time vermelho. E, neste domingo, o espanhol, apesar do susto da largada, quando foi superado por Jenson Button, venceu a corrida de casa da Ferrari com uma brilhante estratégia de pit stop.

O inglês da McLaren ficou com a segunda posição após apostar em um carro com mais asa e o duto aerodinâmico, contrariando a lógica do circuito de Monza. Ele foi superado após o pit stop por Alonso e não conseguiu mais se aproximar do espanhol. O brasileiro Felipe Massa, após um breve ataque a Alonso na largada, teve de se contentar com a terceira posição, após não conseguir ameaçar os dois primeiros, mas subiu ao pódio e completou a festa da Ferrari em casa.

Massa, Button e Alonso com gatas. GP Monza. F1
Alonso comemora a vitória no pódio do GP da Itália com as modelos que entregam os trofeus




Líder do campeonato antes da corrida, Lewis Hamilton ficou fora da corrida logo na primeira volta. O inglês da McLaren tocou no carro de Massa, que provocou a quebra da suspensão dianteira direita. Ele passou reto na curva seguinte, a Primeira di Lesmo, e abandonou na caixa de brita. Com isso, Mark Webber, que chegou na sexta posição da corrida, reassumiu a ponta do Mundial de Pilotos com 187 pontos, cinco à frente do antigo primeiro colocado.

Alonso e Button também lucraram muito com o abandono de Hamilton. O espanhol subiu para a terceira posição, com 166 pontos, apenas 21 atrás de Webber. O inglês é o quarto, com 165. Com o pódio, Felipe Massa se manteve em sexto, com 124. Sebastian Vettel, quarto em Monza após apostar em uma parada na última volta, é o quinto, com 163. O próximo GP será disputado em Cingapura, à noite, no dia 26 de setembro, em duas semanas.

Após largar mal, Rubens Barrichello conseguiu se recuperar e ainda salvar um pontinho com a décima posição em Monza. O piloto da Williams, no entanto, foi superado por Nico Hulkenberg, seu companheiro. O alemão chegou ém sétimo após brigar muito tempo com Webber e acabar superado. Lucas di Grassi, da VRT, ficou em 20º, mas abandonou a três voltas do fim. Bruno Senna, da Hispania, teve problemas no carro ainda no início e parou com a suspensão quebrada.

A corrida



Com sol em Monza, o cenário antes da largada parecia perfeito para uma festa da Ferrari em casa. Alonso na pole position e Massa em terceiro deixavam a torcida animada para uma possível dobradinha em casa. Mas a equipe não contava com a aposta de Button em um ajuste com mais asa e o duto aerodinâmico da McLaren no início da corrida na Itália.

Button, então, largou melhor, dividiu a primeira chicane com Alonso e se manteve à frente. Massa, que saía em terceiro, ficou ao lado do companheiro na Variante del Rettifilo e na curva Biassono, deixando Hamilton impaciente logo atrás. O inglês acabou se colocando ao lado do brasileiro na Variante della Roggia e tocou na lateral do rival. O impacto quebrou a suspensão dianteira direita e provocou o abandono do então líder do Mundial.

Largada, Gp monza. Fórmula 1
Jenson Button assume a ponta na largada ao superar Fernando Alonso antes da chicane

Vice-líder do Mundial de Pilotos, Webber largou mal pela segunda corrida seguida e caiu da quarta para a nona posição. O australiano começaria a recuperação na sexta volta, quando colocou o carro de lado para tentar a ultrapassagem sobre Michael Schumacher. O alemão jogou duro, mas o piloto da RBR completou a manobra na Variante della Roggia.



Na frente, Button e Alonso começava, a jogar com os ajustes de seus carros. O inglês, com mais asa e o duto aerodinâmico, levava vantagem nas curvas. O espanhol tentava fazer a diferença nas retas. Entretanto, o piloto da Ferrari levava desvantagem no contorno da Parabólica, última antes da reta dos boxes, por causa da turbulência criada pela McLaren.

Na 17ª volta, Alonso deixou a vantagem em apenas um segundo. Entretanto, o inglês permanecia tranquilo, com um carro melhor nas curvas de Monza. Quem perdia terreno era Massa, apagado na terceira posição. O brasileiro não conseguia andar no mesmo ritmo do companheiro e a distância para o companheiro estava acima dos dois segundos.



Webber, que assumia a liderança do campeonato após o abandono de Hamilton, lucrou com um problema do companheiro Vettel na 21ª volta. O alemão reclamou de uma falha no motor para os boxes e perdeu rendimento de forma súbita. Ele, no entanto, após algum tempo, recuperou o desempenho, levantando suspeitas de um jogo de equipe feito pela RBR.

Button e Alonso continuavam a andar no mesmo ritmo. Os dois pilotos foram forçados a retardar um pouco mais o pit stop por causa de um incidente nos boxes. Sakon Yamamoto atropelou um de seus mecânicos em sua parada e a ambulância teve de entrar no pit lane, que só foi liberado na 31ª volta da corrida em Monza.

Alonso ultrapassa Button, Gp monza. Fórmula 1
Fernando Alonso volta dos boxes e ultrapassa Button na primeira chicane do circuito de Monza





O inglês da McLaren fez seu pit stop antes de Alonso, na 37ª. A Ferrari, posicionada nos boxes à frente da equipe rival, ficou com seus mecânicos em posição, atrapalhando um pouco Button. Alonso entrou na volta seguinte e o time italiano fez um trabalho melhor. O espanhol conseguiu voltar à pista na primeira posição e os dois dividiram a primeira chicane, com lucro para a Ferrari.

Após os pit stops, Alonso voltou mais rápido e começou a se aproveitar do fato de ter menos asa do que Button. O espanhol conseguia andar melhor e abrir distância, enquanto o inglês perdia muito nas longas retas de Monza. Com isso, Massa começava a se aproximar do piloto da McLaren, mas sem muitos ganhos. Atrás, quem se dava bem era Vettel, que retardou seu pit stop até a última volta da corrida e recuperou as posições de Webber e Rosberg.

O espanhol, então, pôde caminhar tranquilo para a vitória, apesar de ter cometido um erro na Variante del Rettifilo e ter precisado cortar a chicane. Alonso recebeu a bandeirada com tranquilidade, 2s9 à frente de Button. Massa completou o pódio em Monza, com Vettel em quarto.


Resultado do GP no circuíto de Monza na Italia/2010

Pos    
Piloto                        Construtores              Voltas  Tempo          
Pts

1 Fernando Alonso Ferrari 53 1:16:24.572 25
2 Jenson Button McLaren-Mercedes 53 +2.9 secs 18
3 Felipe Massa Ferrari 53 +4.2 secs 15
4 Sebastian Vettel RBR-Renault 53 +28.1 secs 12
5 Nico Rosberg Mercedes GP 53 +29.9 secs 10
6 Mark Webber RBR-Renault 53 +31.2 secs 8
7 Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 53 +32.8 secs 6
8 Robert Kubica Renault 53 +34.0 secs 4
9 Michael Schumacher Mercedes GP 53 +44.9 secs 2
10 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 53 +64.2 secs 1
11 Sebastien Buemi STR-Ferrari 53 +65.0 secs
12 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 53 +66.1 secs
13 Vitaly Petrov Renault 53 +78.9 secs
14 Pedro de la Rosa BMW Sauber-Ferrari 52 +1 Lap
15 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 52 +1 Lap
16 Adrian Sutil Force India-Mercedes 52 +1 Lap
17 Timo Glock Virgin-Cosworth 51 +2 Laps
18 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 51 +2 Laps
19 Sakon Yamamoto HRT-Cosworth 51 +2 Laps
20 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 50 +3 Laps
Ret Jarno Trulli Lotus-Cosworth 46 Não terminou
Ret Bruno Senna HRT-Cosworth 11 Não terminou
Ret Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 0 Não terminou
Ret Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari 0 Não terminou
Fonte: Site oficial da Formula 1


Classificação do Mundial de Pilotos após 14 de 19 corridas:

Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Mark Webber AUS RBR-Renault 187 4
2 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 182 3
3 Fernando Alonso ESP Ferrari 166 3
4 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 165 2
5 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 163 2
6 Felipe Massa BRA Ferrari 124 0
7 Nico Rosberg ALE Mercedes 112 0
8 Robert Kubica POL Renault 108 0
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 46 0
10 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 45 0
11 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 31 0
12 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 21 0
13 Vitaly Petrov RUS Renault 19 0
14 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 16 0
15 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 13 0
16 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 7 0
17 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 6 0
18 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3 0
19 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0 0
20 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0 0
21 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0 0
22 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0 0
23 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0 0
24 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0 0
25 Sakon Yamamoto JAP Hispania-Cosworth 0 0


Classificação do Mundial de Construtores após 14 de 19 corridas:

Posição Equipe Pontos
1 RBR-Renault 350
2 McLaren-Mercedes 347
3
Ferrari 290
4 Mercedes 158
5 Renault 127
6 Force India-Mercedes 58
7 Williams-Cosworth 47
8 Sauber-Ferrari 27
9 STR-Ferrari 10
10 Lotus-Cosworth 0
11 VRT-Cosworth 0
12 Hispania-Cosworth 0

-------------
Fonte: Globo.com


sábado, 11 de setembro de 2010

Alonso voa no circuíto de Monza e consegue pole position na Itália

Espanhol é único piloto a baixar da casa de 1m22s e coloca boa vantagem em Button. Massa é o quarto, superado pelos carros da McLaren no grid

 


Após o amplo domínio da RBR nos treinos classificatórios, seria necessário ter coragem para apostar em outra equipe para a pole position em uma corrida nesta temporada. Afinal, apenas Lewis Hamilton havia conseguido quebrar a sequência da equipe austríaca, no Canadá. Pois no GP da Itália, em Monza, outro piloto se juntou ao inglês da McLaren. Com uma volta espetacular, a única abaixo da casa de 1m22s em todo o fim de semana, Fernando Alonso conseguiu a pole da corrida de casa da Ferrari ao marcar 1m21s962 no treino classificatório deste sábado. Foi a segunda vez em 14 provas nesta temporada que a RBR não larga na primeira posição.

Para completar a festa dos italianos nas arquibancadas, Alonso quebrou um longo jejum de poles da Ferrari. A equipe italiana não conseguia o primeiro lugar do grid desde o GP do Brasil de 2008, quando Felipe Massa foi o melhor em Interlagos. Com folga, o espanhol superou o inglês Jenson Button, segundo colocado, por 0s122. Atual campeão mundial, ele apostou no duto aerodinâmico da McLaren. O brasileiro, companheiro do bicampeão no time vermelho, ficou em terceiro.


Alonso comemora pole no GP de Monza
Fernando Alonso comemora a primeira pole na Ferrari no GP da Itália, no circuito de Monza

O treino

Massa começou muito bem o treino classificatório. Na primeira parte (Q1), o brasileiro deu algumas voltas com pneus duros e roubou o posto de Alonso com o tempo de 1m22s646, que era o primeiro até a metade dos 20 minutos da sessão. O espanhol acabou em segundo, pouco à frente de Hamilton. Apenas os três pilotos conseguiram baixar da casa de 1m23s.

Vitantonio Liuzzi teve problemas de força em seu carro e não pôde terminar o Q1. A Force India recolheu seu carro aos boxes na metade do tempo deste trecho e ele acabou apenas na 20ª posição, eliminado da segunda parte (Q2). Além dele, os pilotos de Lotus, VRT e Hispania também vão largar nas últimas filas. Timo Glock marcou o 21º tempo, mas sairá em último após ser punido por sua equipe romper um dos lacres de seu câmbio.

O Q2 teve mais uma vez a briga entre Ferrari e McLaren nas primeiras posições. Desta vez, Alonso foi o mais rápido, superando Button por apenas 60 milésimos. Hamilton foi o terceiro, pouco à frente de Massa, o quarto. As RBRs vieram em seguida, com Vettel em quinto e Webber, que teve problemas na sexta e na manhã de sábado, em sexto.

Barrichello e Hulkenberg, a dupla da Williams, conseguiram boas voltas no fim e vagas na superpole. O brasileiro, em especial, travou um duelo interessante com Adrian Sutil. Ele e o alemão vinham com tempos parecidos, mas o piloto da Force India cometeu um pequeno erro na Parabólica e perdeu tempo, acabando na 11ª posição do grid de largada.

Michael Schumacher ficou mais uma vez fora da superpole, amplamente superado pelo companheiro Nico Rosberg. O heptacampeão larga apenas em 12º, uma posição à frente do japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, o 13º.

Confira o grid de largada para o GP da Itália, em Monza (53 voltas):

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m21s962
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s084
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m22s293
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s433
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s623
6 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m22s675
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m23s027
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m23s037
9 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m23s039
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m23s328

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:

11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m23s199
12 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m23s388
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m23s659
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m23s681
15 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m23s819
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m23s919
17 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m24s044

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:

18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m25s540
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m25s742
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m25s774
21 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m25s974
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m26s847
23 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1m27s020
24 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m25s934 (perde cinco posições no grid)

-----------
Fonte: Globo.com

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Promotor vê em propaganda de Tiririca infração capaz de impugnar candidatura

Ministro Juca Ferreira criticou candidato a deputado Tiririca, que tem o slogan 'Vote Tiririca, pior que tá não fica'
Pelo amor de Deus, esse palhaço não pode ser eleito, só um palhaço vota em outro. 
Ora, o que ele pretende como deputado? Não consigo imaginar nenhum motivo nobre para ele ter se candidatado. Isso me dá vontade de vomitar.
Por favor, é um absurdo deixar um cidadão, que está gozando da cara de todos, como esse ser eleito.
Precisamos aprender a votar, FORA Tiririca, Maguila, Mulher Pêra, Ronaldo Esper, entre outros seres bizarros como estes.
E o absurdo que o Ronaldo Esper disse: "Vamos dar uma volta de 360°... ", ou seja, nada vai mudar.

Assista ao vídeo abaixo, Comédia Eleitoral e veja se algum desses candidatos merecem seu voto.
Cada povo tem o governo que merece, então, porfavor não vamos nos sabotar.
Graça Marinho

COMEDIA ELEITORAL - Tiririca , Ronaldo Esper , Maguila , Kiko do KLB , Mulher Pêra .... 


 



O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes, do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, deve receber só na segunda-feira (13) o ofício da Procuradoria Regional Eleitoral para adoção de medidas cabíveis contra possível crime eleitoral cometido pelo candidato a deputado federal.

Francisco Everardo Oliveira da Silva, o palhaço Tiririca (PR), mas já apontou que o alvo principal da Justiça Eleitoral contra o candidato pode ser a sua própria propaganda. Em entrevista ao UOL Eleições, Lopes disse que vê na propaganda do candidato do bordão "pior que está não fica" infração capaz de levar a uma impugnação da candidatura.

O objeto do ofício da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo à Justiça Eleitoral não é este, mas a possível ocultação proposital de seus bens pessoais à Justiça. O Ministério Público Eleitoral se baseou em nota publicada na coluna "Radar", da revista "Veja", que informou que o humorista declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não possuir nenhum bem, pois teria colocado todo o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos trabalhistas e de sua ex-mulher. Segundo a procuradoria, na consulta à ficha do candidato consta a informação "nenhum bem declarado". Sobre isso, Lopes disse que analisará o caso na segunda, tão logo receba o encaminhamento da procuradoria.

"Ainda não recebi nada, mas, se for isso, parece que estamos abrindo espaço para a candidatura de estelionatários", afirmou. No entanto, o promotor afirmou não entender o motivo pelo qual a Procuradoria Regional Eleitoral ainda não tocou no assunto da propaganda de Tiririca, que julga ser um caso grave. "Se eu fosse o procurador regional eleitoral, era com isso que eu me preocuparia. É propaganda irregular. Vislumbro infração ao artigo 5º da resolução 23.191 do TSE", declarou.

O artigo mencionado por ele diz: "A propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, mencionará sempre a legenda partidária e só poderá ser feita em língua nacional, não devendo empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais (Código Eleitoral, art. 242, caput)". No entender do promotor, o conteúdo da propaganda eleitoral de Tiririca se enquadra nesses termos e poderia levar a uma impugnação da candidatura.

Veja o vídeo com trechos da propaganda de Tiririca:


A reportagem está tentando contato com Tiririca e com assessores de sua candidatura.

Depois de ter virado celebridade televisiva nos anos 90, Tiririca decidiu neste ano tentar entrar na política. Vestido de palhaço, seu personagem, e em tom de deboche, Tiririca aparece em diferentes inserções no horário eleitoral de seu partido, o PR. Identificando-se como "o candidato abestado", ele usa bordões e diz frases como as seguintes:

- "Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!"


-  "Oi gente, estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal, para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família. Portanto meu número é 2222. Se vocês não votarem, eu vou morreeer!"


- "Oi, eu sou o Tiririca da televisão. Sou candidato a deputado federal. O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas depois, eu te conto."

- "Quando vocês apertarem na urna eleitoral, vai aparecer esse cara aqui, e esse cara aqui sou eu. Ô candidato lindo!"


- "Você está cansado de quem trambica? Vote no Tiririca"


- "Para deputado federal, Tiririca. Vote no abestado"


No horário eleitoral de ontem, Tiririca apareceu inicialmente escondendo o rosto e perguntando: "Adivinha quem está falando? duvido vocês 'adivinhar'! ". Em seguida, tirou as mãos do rosto e declamou: "Sou eeeu, o Tiririiiica, candidato a deputado federaaaal, 2222, não esqueeeeeça, peguei vocês, enganei vocês, vocês 'pensou' que fosse outra pessooooa, sou eu, o abestaaaaado, vote 2222!"


-----------------------------------------------
Fonte: UOL.com - Irineu Machado - Do UOL Eleições em São Paulo

Hamilton, Senna e a McLaren


...Senna era espetacular em todas as vezes em que entrava no carro. (Jeremy Clarkson).
Ayrton Senna sempre me emocionou muito, e ao ver esses dois vídeos senti a mesma emoção de antes, por isso tive que postá-los aqui para compartilhar com todos essa sensação.
GM

O programa “Top Gear”, da BBC2, fez uma bela homenagem a Ayrton Senna. Além de belas imagens do tricampeão da Fórmula 1, eles realizaram um teste com o lendário McLaren MP4/4 de 1988, considerado por alguns o melhor carro da história da categoria. O modelo deu o primeiro título mundial a Senna e foi pilotado por Lewis Hamilton, grande fã do brasileiro, no autódromo de Silverstone. O vídeo é emocionante.

Assistam!



Atendendo a pedidos dos internautas, confira a tradução do vídeo abaixo:

Jeremy Clarkson (apresentador): Donington, em 1993. O asfalto estava molhado e Senna, em uma McLaren inferior, tinha problemas na largada.

Murray Walker (narrador): Senna fica preso e cai para a quinta posição. E Wendlinger aparece na terceira posição, na frente de Schumacher. Prost lidera, com Hill em segundo. Senna já está em quarto, na frente de Schumacher, e desafia Wendlinger e consegue ultrapassar na curva para a direita antes do velho hairpin. Senna já está em terceiro.

James Hunt (ex-piloto e comentarista): Algumas curvas brilhantes de Ayrton Senna. Uma tremenda largada, ele brigou para retornar às primeiras posições. Ele vai por dentro de Damon Hill… E Senna já é o segundo.

Murray Walker: Dois abandonos até agora… E Senna ultrapassa e assume a liderança! Ele passa Alain Prost!

Jeremy Clarkson: Então, uma volta, quinto para primeiro.

Martin Brundle (ex-piloto): Sim. Se voce quiser ter quarenta segundos para definir o que era o piloto Ayrton Senna, está aí. É o bastante para o show.

Jeremy Clarkson: Após a corrida, porém, ele estava completamente calmo.

Ayrton Senna: Pilotar com os slicks na pista úmida, em condições escorregadias, foi algo tremendo. Condições como esta são apostas. Você faz apostas que se pagam. E acho que apostamos bem.

Jeremy Clarkson: E é claro que você tem de lembrar que Senna estava fazendo suas apostas em carros que pareciam ferozes animais selvagens. Este McLaren MP4/4, em que ele ganhou oito corridas e seu primeiro título mundial tinha muito pouca pressão aerodinâmica, câmbio manual e 1.200 cavalos, 450 a mais que os carros da Fórmula 1 atual. Este é o último dos monstros com motor turbo. Um dos melhores carros de corrida já feitos. E hoje ele vai roncar de novo nas mãos do fã número 1 de Senna. Aí está.

Lewis Hamilton (piloto da McLaren): Uuuuuuuuh! Não posso acreditar que vou pilotar este carro! (risos)

Jeremy Clarkson: Você acabou de voltar do GP do Canadá e chegou nesta manhã, não é?

Lewis Hamilton: Não consegui dormir. Cheguei há uma hora e ainda não pude dormir. Fiquei imaginando como seria pilotar este carro. Tinha na minha cabeça o som deste carro roncando passando pelas ruas de Mônaco com ele pilotando com apenas uma mão. E queria ver como seria contornar as curvas com apenas uma mão… Vamos lá, vamos lá! Posso ir?

Jeremy Clarkson: As corridas, na metade dos anos 80… Tem aquela cena incrível quando Nelson Piquet ultrapassa Senna saindo de traseira e com as rodas travadas. A segurança era peguena, a aderência aerodinâmica também, câmbio manual, 1.200 cavalos…

Lewis Hamilton: Sim, e você tem trabalho para passar as marchas. Você pilota naquela velocidade e não pode se dar ao luxo de cometer um erro sequer. É fenomenal contemplar um carro desses e imaginar como teria sido, por isso tenho mais respeito pelos pilotos daquela época.

Jeremy Clarkson: E você teve de voltar aos anos 80…

Lewis Hamilton: Maluco (risos)…

Jeremy Clarkson: Tinha Mansell, Piquet, Prost… Os pilotos eram incríveis e todos eles brilharam naquela grande era. E Senna foi ao topo.

Lewis Hamilton: Senna foi ao topo. Eu adoro o fato que ele fazia o que ele realmente acreditava. Isto é tudo, entrar em uma volta não tendo medo. É o que mais adoro nisso.

Lewis Hamilton (voltando aos boxes): Eu amo este carro. Eu amo… Foi sensacional! É muito diferente dos carros que usamos hoje. Ter o compromisso e se acostumar a pilotar um carro como esse no limite… Não consigo imaginar como seria… Foi um dos melhores dias da minha vida! Fiquei honrado, sonhei a minha vida inteira em pilotar este carro. Estava nos meus sonhos a vida toda…

Jeremy Clarkson: Preciso ser honesto com vocês. Nunca fui um fã de Senna, sempre pensei que Gilles Villeneuve fosse o piloto mais rápido de todos. Mas assisti a muitas horas de imagens para fazer este filme. E descobri que Villeneuve era espetacular em várias ocasiões. Senna era espetacular em todas as vezes em que entrava no carro.

Abaixo, a primeira parte do Top Gear. Está invertido porque o Youtube estava retirando todos eles do ar. Foi a única maneira que a pessoa que postou encontrou para que ele ficasse disponível:


---------------------------
Fonte: Globo.com - blog Voando Baixo por Rafael Lopes 

Ideal para reciclar tampas de garrafas pet

Corte logo abaixo do gargalo usando uma tesoura ou um outro cortador.













Passe o saco plástico por dentro do gargalo cortado.




 








Depois basta fechar com a tampa. E pode usar nas embalagens de mantimentos, pães etc.









Há pessoas que transformam o SOL numa simples mancha amarela, mas há  aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio SOL. 
Pablo Picasso

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Você já sabe em quem vai votar?

Dia 03 de Outubro teremos eleição, e aí você já sabe em quem vai votar? Sabe mesmo? Tem certeza?

Claro, nem todos os políticos são ruins, corruptos e sem carácter, mas uma grande quantidade é bem perigosa, por isso temos que estar bem atentos para não colocarmos um bandido para cuidar de nossos interesses.

Você daria uma procuração para um estranho cuidar dos seus bens, do seu salário, da sua conta bancária, da sua casa, da sua FAMÍLIA?????

Pois é, então preste bem atenção em quem você vai eleger na próxima eleição.

Não é porque alguém está à frente nas pesquisas que, se não votar nela, você irá perder. Poderá perder muito mais em pensar assim, por isso, pesquise, leia, busque em todos os lugares, visite o site ficha limpa (1) e, por favor, não jogue o seu voto fora. Vote em quem você realmente acredita.

Se tiver um tempinho dê uma olhada no vídeo abaixo. É bom ver que os jovens não estão satisfeitos com o que tem acontecido na política. Realmente vale a pena ouvir o que esse rapaz tem a dizer, apesar do vocabulário, que se torna, totalmente irrelevante no contexto.  Talvez te ajude, talvez não, porém não deixe de lado esse assunto, isso irá afetar, no mínimo, os seus próximos 4 anos.
Graça Marinho




(1) Para quem não sabe, a Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o sítio Ficha Limpa – um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto! 
Procure se o político que você quer votar está cadastrado neste site. (http://www.fichalimpa.org.br)

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA