By Graça Marinho

Clique e confira!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Barrichello lidera enquete na Itália para ser o substituto de Massa na Ferrari


Rubens Barrichello e Felipe Massa já foram vice-campeões correndo pela Ferrari

A revista italiana Autosprint desta semana pediu a cabeça do  piloto Felipe Massa após o abandono no GP da Austrália e escreveu que o  brasileiro é “inútil” para a equipe. Na página da publicação, uma  enquete pergunta qual seria o piloto ideal para assumir o posto, e a  maioria dos leitores apontou Rubens Barrichello como o favorito.

O site da Autosprint perguntou: “Se você fosse Stefano  Domenicali, para quem daria o carro número 6?”. Rubens Barrichello é o  preferido entre as nove opções, com 33,8% de mais de 4.300 votos na  manhã desta quinta-feira. O veterano correu na Ferrari entre 2000 e  2005, e foi duas vezes vice-campeão pela escuderia.

O segundo colocado na pesquisa é o o italiano Jarno Trulli, apontado  pela própria revista como uma opção para substituir Massa na Ferrari. Em  terceiro vem o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, com 16,8%, pouco  mais que os 15,8% de seu companheiro Sergio Perez.

Apenas 6,2% dos leitores votaram pela permanência de Massa na  escuderia. Os pilotos Davide Rigon, Luca Filippi, Jules Bianchi e  Vitantonio Liuzzi, na ordem, completam o resultado da enquete, todos com  menos de 4%.

Agora desejado por torcedores da Ferrari, Rubens Barrichello saiu da  equipe magoado com a falta de privilégios diante do companheiro Michael  Schumacher, e sua vaga foi ocupada justamente por Felipe Massa, em 2006.

Depois de seis temporadas na equipe italiana, Rubinho correu três anos  na Honda, voltou a vencer com a Brawn GP e esteve na Williams nos dois  últimos Mundiais. O veterano de 39 anos ficou sem vaga na Fórmula 1 após  19 temporadas seguidas e agora se prepara para sua estreia na Fórmula  Indy.


REPRODUÇÃO DO RESULTADO DA ENQUETE DO SITE DA REVISTA AUTOSPRINT




------------
Fonte: espote.uol.com.b/f1

domingo, 18 de março de 2012

Show do Focus em São Paulo

Focus (Foto: Thomas Susemihl)
Como não poderia deixar de ser, o Show do Focus foi pra  lá de ótimo!!!!

Com a mesma energia e carisma de sempre o Thijs Van Leer arrasou!!!! 

O show foi novamente no Carioca Club, que apesar de ser uma gafieira, fica completamente transformado com presença da banda Focus no palco. 

Dessa vez o show em São Paulo foi no final de semana e começou super cedo, tipo matinê, das 19h00 às 21h00! Mas nem por isso deixou de ser emocionante e divertido.

Irreverente e super bem humorado Thijs Van Leer brincou com o público, cantou e encantou a todos presentes.

O Show dessa banda é sempre muito bom de assistir, pois como trata-se de uma banda de Rock Progressivo da década de 70,  e que, não é tão conhecida aqui no Brasil, não lota, mas os fãs do Focus são fiéis e não deixam de ir ao show sempre que eles estão por aqui. 

Como o lugar não fica lotado, é super agradável, pois trata-se de um público diferenciado e bem educado,  na maioria acima dos 40 anos e dispostos a ouvir aquele som que é da melhor qualidade, sem tumulto e empurra-empurra. A maioria das pessoas curtem o som da banda sentados em suas mesas e quem fica de pé não vai pra frente do pessoal que está sentado, o que deixa o show muito mais intimista e super agradável, apesar de ser um Show de Rock posso dizer que é o show bem tranquilo, tanto pra se locomover, quanto para  comprar bebida ou comida e até pra ir ao banheiro.  É um show pra curtir e sentir nas entranhas, as músicas tocadas por músicos fantásticos e que tocam com tanto sentimento. 

Depois do show ele sempre recebe os fãs, só que dessa vez tava muita fila, por isso não fiquei pra conversar com eles, como fiz em 2010

Galeria de Fotos:

Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl) 
Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl)  
Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl) 
Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl) 
Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl) 
Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl) 

Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl) 


Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl) 
Banda Focus (Foto: Thomas Susemihl)  

Sobre a banda:

A Banda FOCUS iniciou sua carreira no inicio dos anos 70 e se tornou a mais famosa e popular banda holandesa de todos os tempos e uma das mais importantes desse estilo musical no mundo.

A banda tinha como líderes, a dupla formada por Thijs van Leer no órgão Hammond / flauta e Jan Akkerman na guitarra.

Seus primeiros hits vieram em forma de músicas instrumentais, como "Hocus Pocus", "House of the King" e "Sylvia", mas não devemos nos esquecer dos formidáveis discos "Moving Waves", "Focus 3" e "Hamburger Concerto".

A banda encerrou atividades no final dos anos 70 por divergências musicais, e somente deu sinal de vida no início do novo século.

Quem está de volta, além do líder Thijs Van Leer, é o lendário baterista Pierre van der Linden, internacionalmente reconhecido pelos seus conhecimentos rítmicos únicos; Pierre é o fator que define o som do FOCUS!!!

Foi com ele na bateria que os maiores clássicos foram gravados na década de 70.

Juntando-se aos dois membros originais da banda, estão o baixista Bobby Jacobs, oriundo da escola holandesa de jazz, e na guitarra, o  Menno Gootjes, que eu vi tocar pela primeira vez, mas mandou muito bem.

Uma nova era para o FOCUS chegou e há uma nova e rejuvenescida paixão nas novas composições que compõem o mais novo álbum, "Focus 9 / New Skin", além do mais, a banda não esquece de interpretar ao vivo os grandes clássicos dos anos 70 que fizeram muito sucesso.

O FOCUS já lançou nove discos de estúdio, dois discos ao vivo, o 1º gravado em Londres em 1973, além de três DVD’s oficiais.

FOCUS - Formação em 2012

Thijs van Leer - Hammond-orgel, flute and vocals
Menno Gootjes - Guitar
Bobby Jacobs - Bass
Pierre van der Linden - Drums



quinta-feira, 15 de março de 2012

Concorrência com Rubinho na Indy ameaça agravar crise de audiência da F-1

Gostei muito dessa matéria da UOL e realmente tenho que concordar, que com o carisma do Rubinho, a audiência da Fórmula Indy vai crescer muito. Eu também passarei a assistir mais e postar aqui os grandes momentos da Fórmula Indy, pois nunca escondi que sou fã desse grande piloto, que infelizmente é alvo de chacota de muitos brasileiros que, na minha opinião, não entendem muito de automobilismo.

Quando escuto uma ou mais dessas pessoas falando mal do Rubinho, tenho a impressão que apenas gostam um pouco de corridas, querem um brasileiro como campeão e que buscam ler apenas notícias sensacionlistas. Mas essas mesmas pessoas não acompanham com frequência os GP's e nem tão pouco tem como hábito ler textos mais técnicos, o que daria um pouco mais de conhecimento à elas sobre automobilismo. Não que eu seja uma "expert" no assunto, mas tento sempre acompanhar bastante, para poder ter uma opinião mais dentro do contexto. Isso também me lembra aquele velho ditado que diz: Santo de casa não faz milagre!"

Eu não acredito que se houver uma queda na audiência na F1 em 2012, terá uma ligação direta com a ida do Rubinho para Fórmula Indy, mas concordo em dizer que a subida da audiência da Formula Indy será em grande parte, pela participação de Rubens Barrichello, pois trata-se de um exímio piloto, com grande conhecimento técnico e que promete levar muita emoção a essa modalidade.

Leia abaixo a matéria da UOL, achei bem apropriada.

Graça Marinho


Barrichello na Indy e Massa na F-1: concorrência indireta pela audiência no Brasil














A audiência da Fórmula 1 está em queda, e não é só no Brasil, onde o desinteresse cresce a cada decepção dos pilotos locais. A hegemonia de Sebastian Vettel no ano passado fez cair os números em outros mercados estratégicos, como Inglaterra, Itália e China. Neste ano, a categoria ainda terá que lidar com a concorrência da Fórmula Indy, que terá mais atenção devido à presença de Rubens Barrichello.

Rubinho passou 19 anos na Fórmula 1, e pela primeira vez será um concorrente de peso para a Rede Globo, detentora dos direitos da categoria no Brasil. A emissora tem visto a audiência das corridas cair nos últimos anos, principalmente devido à falta de vitórias dos pilotos brasileiros.

A informação é do “Global Broadcast Report”, documento divulgado pela Formula One Management (FOM). Segundo o relatório, o Brasil teve 76,8 milhões de telespectadores no ano passado, 11 milhões a menos do que em 2010, sem falar nos 119 milhões que assistiram à Fórmula 1 na Globo em 2007, por exemplo.

Ainda assim, o Brasil continua sendo, pelo terceiro ano seguido, o maior mercado de televisão no mundo para a Fórmula 1. Em parte, devido ao fraco crescimento dos outros territórios. Só mesmo a Alemanha registrou crescimento, e se manteve como maior mercado da Europa e terceiro maior do mundo, atrás de China e Brasil.


A boa audiência na Alemanha é facilmente explicada pelo domínio de Vettel. Assim como as quedas na França, Itália e Espanha têm o mesmo motivo. O caso espanhol é o mais crítico: a emissora La Sexta cancelou seu contrato com a Fórmula 1 dois anos antes, alegando falta de recursos. Ao todo, a audiência global da Fórmula 1 caiu de 527 milhões para 515 milhões de telespectadores em 2011.

O desafio de reverter esses números negativos em 2012 não será fácil. Pelo menos no Brasil, a Fórmula 1 terá uma concorrência sem precedentes com a Fórmula Indy, por causa de Barrichello. O especialista em marketing esportivo Rafael Plastina, da agência Sport Track, aposta que os torcedores irão se dividir.

“Vai haver uma concorrência maior. O Rubinho teve rótulo de pé-frio que a própria Globo colocou nele, mas quem gosta de automobilismo vai acompanhar sim. A grande sorte é que as corridas não são nos mesmos horários”, observou o marqueteiro.

PROVAS DA F-1 COINCIDENTES COM A INDY
Data F-1 Indy
25/03Malásia (5h)S. Petersburgo (13h30)
15/04China (4h)Long Beach (16h30)
27/05Mônaco (9h)Indianápolis (12h)
08/07Inglaterra (9h)Toronto (13h30)
22/07Alemanha (9h)Edmonton (15h)
02/09Bélgica (9h)Baltimore (15h)

Na verdade, a Fórmula 1 terá apenas seis das suas 20 etapas em datas coincidentes com corridas da Fórmula Indy, e nenhuma delas terá choque de horário com a outra categoria.

Por outro lado, duas dessas provas de Fórmula 1 são de madrugada, enquanto a Fórmula Indy tem um horário bem mais convidativo. Mais um fator que deve acirrar a concorrência por espaço na mídia e interesse do público.

Para o Grupo Petrópolis, que neste ano entrou na Fórmula 1 como patrocinador da Ferrari e de Felipe Massa, o público da categoria é fiel e segura o otimismo da empresa nessa empreitada, Além disso, a crise pode ser revertida na pista.

“O GP do Brasil de 2008, por exemplo, alcançou mais de 30 pontos com Felipe Massa na disputa pelo título. Então, depende muito do que acontecer na pista, mas a audiência da Fórmula 1 tem sua base preservada com os fãs do esporte, que são bastante fieis”, explicou o diretor de marketing Douglas Costa.

A Globo e também a Bandeirantes, que transmite a Fórmula Indy, foram procuradas para comentar a respeito da concorrência entre as categorias, mas não divulgaram posicionamento. A temporada da Fórmula 1 começa no próximo domingo com o GP da Austrália, e a Indy estreia no dia 25 de março, em S. Petersburgo.

--------------------------
Fonte: http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/03/15/em-crise-de-audiencia-f-1-enfrenta-desafio-de-concorrer-com-rubinho-na-indy.htm

terça-feira, 13 de março de 2012

Como localizar ou rastrear seu equipamento com o sistema Android perdido ou roubado!!!

Li esse artigo no CIO - Estratégias de Negócios e TI para Líderes Corporativos, testei em um Tablet Samsung GT-P7500 e no smartphone Samsumg Galaxy S GT-I9000B e funcionou muito bem, por isso estou postando aqui.

Realmente vale a pena, caso tenha perdido seu(s) aparelho(s) ou pior ainda, se tiver sido roubado, pois você terá uma grande chance de recuperá-lo(s). O mais legal é que esses aplicativos não precisam ser instalados antes do roubo ou perda, se bem que eu aconselho testar antes para saber se é compatível com seu equipamento, além de aprender como usar o app escolhido.

Não, sério... é Sensacional!!! Tanto o AndroitLost quanto o Plan B, funcionam perfeitamente!!! É inacreditável! A única coisa é que, o equipamento tem que estar ligado e com a internet funcionando, mas tanto faz se for pelo Wi-Fi ou pela operadora do celular.

Ah, e não testei o Lookout.

Leiam abaixo a matéria do CIO.

Selecionamos aplicativos específicos para que você nunca mais perca seu smart ou tablet com o sistema da Google; lista traz apps como AndroidLost e Plan B.

Então você perdeu seu smartphone ou tablet Android, e não possui um aplicativo anti-roubo ou de GPS instalado? Não precisa se odiar muito, porque alguns truques ainda podem ajudar a localizar remotamente ou proteger o aparelho.

Nesse guia, te mostraremos como usar dois apps Android que podem ser instalados remotamente e ativados por meio do site do Android Market, o que pode te dar uma segunda chance para encontrar seu smartphone perdido ou roubado. É claro que seu aparelho Android precisar estar ligado e possuir uma conexão Wi-Fi ou 3G (de dados) para que essas dicas funcionem. Se o seu aparelho estiver desligado, você ainda pode considerar a chance de localizá-lo quando alguém ligar o aparelho.

Controle remotamente seu aparelho com o AndroidLost

O AndroidLost é um app de controle remoto para aparelhos Android que você pode usar para uma variedade de funções remotas (incluindo tocar uma alarme e localizar seu gadget no Google Maps) por meio de comandos de texto (SMS) ou pelo site AndroidLost. Para começar a usar o software, você precisará de um computador (ou talvez de outro smartphone ou tablet) que você possa usar para acessar a Internet e checar seu e-mal. Se puder, você também deveria pedir a um amigo com um telefone celular para te ajudar a enviar comandos por SMS para o seu smartphone roubado ou perdido.

O AndroidLost ainda está em fase beta, mas já oferece uma variedade de recursos interessantes, incluindo recuperação por SMS e call-log, além de ferramentas para enviar mensagens de texto a partir do seu telefone, enviando e recebendo fotos da câmera, exibindo mensagens no aparelho, e anúncios de texto para voz que você pode usar para transmitir mensagens a partir do seu aparelho perdido ou roubado. Você também pode verificar o status do aparelho (nível da bateria, número do telefone, e por aí vai) e fazer com que ele envie um e-mail de alerta caso o chip (SIM card) seja trocado. O AndrodiLost também pode travar remotamente seu aparelho com um código PIN ou até mesmo apagar todos os dados e restaurar seu telefone ou tablet de volta ao padrão de fábrica. Mas essas opções não podem ser habilitadas ao menos que você transfira os direitos administrativos do app AndroidLost, o que deve ser feito a partir do aparelho perdido ou roubado. No entanto, mesmo sem acesso ao seu smartphone ou tablet você pode apagar o cartão SD para proteger seus dados.

Primeiro, em seu navegador, abra a página do AndroidLost no Android Market, clique em Install (Instalar), e entre com a conta Google que você usa no seu aparelho Android extraviado. Em segundos, o app deve ser instalado automaticamente no seu aparelho. Tenha em mente que, antes de começar a ordenar comandos remotos, o AndroidLost precisa autenticar seu aparelho com os servidores da Google, o que deve ser feito automaticamente.

Para verificar se o app registrou seu aparelho, vá até o site do AndroidLost e faça login com a mesma conta Google que você usa no seu aparelho. Depois, clique nas páginas Controls (Controles) ou Settings (Configurações); se as páginas aparecerem com as opções de controle remoto para seu aparelho extraviado, você está pronto.

Se não, é preciso ficar verificando ao fazer logout e depois entrar novamente a cada 5 minutos ou algo assim. Se o tempo for muito importante, você pode tentar forçar o registro ao enviar um SMS com os dizeres “androidlost register” para o seu aparelho a partir do celular de outra pessoa. Se estiver tentando controlar um tablet Android remotamente, você pode instalar remotamente o app AndroidLost Jumpstart para acelerar o processo de registro do aparelho.

Em nossos testes, o app foi instalado remotamente em dois smartphones Android diferentes, mas levou um tempo surpreendentemente longo para validar os telefones com a Google. No entanto, enviar mensagens SMS “androidlostregister” para ambos os telefones forçou um registro bem-sucedido em segundos.

Uma vez que o app verificar com sucesso o registro do seu aparelho com a Google, você poderá acessar a página Controls para seu aparelho extraviado no site do AndroidLost, onde você pode localizar ou bloquear remotamente seu smartphone perdido.

Vá para o “plano B” com o Lookout


O Lookout oferece vários recursos para dispositivos Android, incluindo backup de dados, anti-vírus e controle remoto, mas para poder usá-lo você precisa instalar o aplicativo antes de perder o aparelho. Já o Plan B é o software elegante da empresa que você pode instalar depois que perdeu o dispositivo.

Ele não oferece um alarme que pode ser acionado remotamente ou um recurso que permite bloquear seu aparelho como o AndroidLost, mas o Plan B envia um sinal via GPS que é exibido em um mapa no site da empresa para ajudar você a encontrar seu smartphone.

Se, por acaso, o GPS do seu aparelho estiver desativado, o Plan B tentará reativá-lo. Se não funcionar, o aplicativo vai tentar usar torres de sinal de celular para oferecer a localização aproximada do seu dispositivo.

Depois de alguns segundos da instalação, o aplicativo vai começar automaticamente a enviar e-mails para a sua conta no GMail. Em nossos testes, dentro de cerca de dois minutos o Plan B conseguiu identificar aproximadamente onde o celular está localizado.

Com um intervalo também de dois minutos, cinco notificações da localização do aparelho começaram a ser enviadas para o GMail do usuário. Os e-mails contém coordenadas, com precisão de alguns metros, e a localização estimada é apontada no Google Maps.

Se o Plan B não funcionar automaticamente ou se você quiser mais notificações do que as oferecidas nos 10 minutos após a ativação, você pode enviar um SMS com a palavra “locate” (localizar) e o aplicativo vai responder sua mensagem com informações sobre a localização atual do aparelho.

Essa é uma ótima solução caso você tenha perdido o acesso à sua conta no GMail, e esperamos que esse guia sirva para que você nunca mais perca o seu smartphone Android.


--------------
Fonte: http://cio.uol.com.br/tecnologia/

segunda-feira, 12 de março de 2012

Verba pública financia carreira de neto de Fittipaldi, nos EUA

Pietro ao lado do avô, Emerson Fittipaldi
Além de financiar a escola de pilotos do comentarista Galvão Bueno, como se divulgou há poucos dias, a Lei de Incentivo ao Esporte tem outro famoso na lista dos beneficiados por  dinheiro público no automobilismo de competição: Emerson Fittipaldi.

Em setembro do ano passado, o Ministério do Esporte aprovou projeto de R$ 1 milhão para o “Programa de Formação do Piloto Pietro Fittipaldi, na Fórmula Nascar”. Dinheiro da Lei de Incentivo ao Esporte que já foi captado.

Pietro Fittipaldi comemora vitória nos EUA
Pietro, de 15 anos, é neto de Emerson, nasceu e mora nos Estados Unidos, onde disputa a categoria de automobilismo.

Barbaridades

R$ 10,5 milhões: é valor total para projetos gerais de automobilismo aprovados pelo Ministério do Esporte, entre 2011 e 2012.

Só a Associação das Equipes e Pilotos de automobilismo Amador vai levar R$ 3,6 milhões. Outros R$ 2,1 milhões vão para o Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3.

A lei permite, mas faltam critérios do Ministério do Esporte para limitar projetos como esses, pois quem é profissional de automobilismo têm alto poder aquisitivo.

Desperdícios

Claro que automobilismo merece apoios, mas que venham da iniciativa privada! Diante dos gravíssimos problemas de estrutura para a prática esportiva em comunidades carentes, aplicar dinheiro público na formação de  pilotos é um deboche.

Lembro que apenas 53% das escolas públicas brasileiras têm uma quadra “decente” para a prática esportiva da garotada.

Esse contraste demonstra a total ausência de políticas públicas e definições de prioridades do governo para o esporte, como já denunciou o Tribunal de Contas da União. Denúncias, apenas isso…

Farra

Não podemos esquecer que a Lei de Incentivo ao Esporte usa recursos do Imposto de Renda. O governo abre mão de R$ 300 milhões anuais para aplicar em projetos que contribuam, de fato, para o fortalecimento e desenvolvimento do esporte.

No entanto, num país com limitações de verbas para as áreas da educação e da saúde, principalmente, o dinheiro público que falta aos hospitais, por exemplo, destina-se à elite, aos que usam nomes consagrados para captar com facilidade verba pública do imposto de renda.

Agressão

Há seis anos o Ministério do Esporte fecha os olhos a essa falta de planejamento, metas e prioridades para o uso do bem público, com total omissão do Conselho Nacional de Esporte.

Assim, o Conselho afronta as políticas econômicas do Ministério do Planejamento, da Receita Federal, do próprio Palácio do Planalto, que alertam para a necessidade de fixar prioridades nos gastos públicos. E a nossa prioridade no esporte não é o automobilismo de competição.

A Lei de Incentivo precisa urgentemente de uma revisão de critérios. Enquanto isso, continuaremos jogando dinheiro pela janela do desperdício.

Proponente: Instituto Emerson Fittipaldi -02.339.999/0001-23

Título do Projeto: Programa de Formação do Piloto Pietro Fittipaldi na NASCAR
Nº SLIE: 1101751-15 UF: SP
Nº do Processo: 58701.000154/2011-45
Estimativa Público: 2160001
Valor Aprovado para Captação (R$): 1.001.203,00
Prazo para Captação: 22/09/2011 a 31/12/2012


-----------------------
Fonte: Blog do José Cruz - http://josecruz.blogosfera.uol.com.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

Após 19 anos na F-1, Rubinho assina com a KV Racing e vai correr na Indy

Recordista de participações na principal categoria do automobilismo mundial, Rubens guiará ao lado do amigo Tony Kanaan por toda a temporada 2012

O recordista de participações na Fórmula 1 vai correr na Fórmula Indy em 2012. Dono de 11 vitórias, 14 poles, 68 pódios e dois vice-campeonatos na principal categoria do automobilismo mundial, Rubens Barrichello iniciará nesta temporada uma nova fase em sua carreira, mudando-se para os Estados Unidos. Ele disputará todas as corridas – inclusive as provas em circuitos ovais – na equipe KV, com o carro número 8, como companheiro de seu amigo de longa data, o baiano Tony Kanaan, que renovou por dois anos. O patrocínio para a nova empreitada será de uma empresa brasileira, a mesma que apresentou, no fim do ano passado, uma proposta para que o piloto seguisse na Fórmula 1 pela Williams.

Rubens Barrichello posa com o novo macacão e o carro que usará nesta temporada
- Essa é uma nova fase na minha vida, e muito feliz. Quando o convite veio, fui com a cabeça aberta. Mas, como piloto profissional, competitivo, você quer fazer as coisas bem feitas. Me adaptei muito rápido e tive muito apoio de toda a equipe. No final daquele primeiro dia de testes, recebi o convite e começamos a correr atrás dos parceiros que pudessem viabilizar isso. Aos 39 anos de idade, aos 39 do segundo tempo, só tenho a agradecer por esta oportunidade – frisou Barrichello, sem esconder o sorriso no rosto.

O envolvimento de Rubens com a Indy começou quando ele recebeu um convite de Tony, no fim de janeiro, para testar o novo chassi que a categoria adotará neste ano, o DW12, após sete anos utilizando o mesmo carro. A intenção, segundo eles, era ter a opinião de um piloto experiente como Barrichello na busca pelo melhor acerto da nova máquina. Inicialmente programado para andar por dois dias no circuito de Sebring, nos Estados Unidos, Rubens fez também um terceiro dia de testes, quando foi o mais rápido da sessão.


O brasileiro anunciou sua decisão ao lado do
amigo Tony Kanaan
- Não começo do zero, pois tenho uma experiência longa no automobilismo. Será o meu 34º ano, o que faz com que eu comece em um patamar que não é o zero. Mas tenho muito o que aprender com o Tony. É impressionante como ele é rápido com pneu frio. O motor turbo é uma nova experiência. O uso dos freios de carbono é algo que carrego da Fórmula 1. Então, tem coisas do zero e coisas que estão andando. Mas no oval, por exemplo, não tenho ideia de como é o acerto, precisarei aprender. Meus companheiros serão importantes para isso.

Sem vaga na Fórmula 1 após a confirmação de Bruno Senna na Williams e diante do bom desempenho em seu primeiro contato com um carro da Indy, piloto e equipe deram início às negociações. Durante este processo, a presença de Tony Kanaan, piloto da KV desde o ano passado, pesou na decisão. Amigos desde a infância, ele e Rubens são sócios no IBK, uma entidade que atende instituições de caridade no Brasil. Dentro das pistas, já conquistaram oito vezes as tradicionais 500 Milhas de Kart. Compartilhando o mesmo box, a cooperação mútua no aspecto técnico, onde ambos são reconhecidamente fortes, pode fazer a diferença.

- Vou fazer todas as provas, estou entrando nessa com muita força, muita coragem e muita determinação. Estou feliz em anunciar esta nova parceria com meu ‘irmão’ Tony e com o Jimmy Vasser. Agora vou poder guiar o meu carro, porque até então era o carro do Tony. Agora posso ter o meu para abusar mais. O Tony, para mim, é a razão de eu estar fazendo isso. Eu tentei comprar o número 11, mas ele não vendeu. O Eduardo, que desenhou meu capacete, me perguntou se dava para botar o número oito - disse.

Rubens Barrichello testou o carro da equipe KV Racing em Sonoma

No último fim de semana, Barrichello e a KV voltaram a trabalhar juntos em uma nova sessão de treinos, desta vez na pista de Sonoma, também nos Estados Unidos. O desempenho não foi similar ao do primeiro encontro. Àquela altura, no entanto, um acordo já estava encaminhado para a disputa da temporada 2012 da Indy. Algo que fez com que Barrichello, que completa 40 anos em maio, precisasse vencer também um grande adversário: o receio da esposa Silvana com os perigosos circuitos ovais.

- A situação da Silvana era verdade, era uma coisa que havia prometido a ela. Imaginava correr 25 anos na F-1 e depois numa Stock Car, no Brasil. Muitas vezes, assistindo às corridas do Tony e do Felipe Giaffone, víamos algumas batidas e ela me fez prometer que não faria isso. Tenho que agradecer a ela, pois foi daí que se desenvolveu o negócio - confessou.

--------------------------------------
Fonte: Globo.com - Por Alexander Grünwald

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA