O maior deles - ao menos para os brasileiros - foi o fogo amigo de Fernando Alonso para cima de Felipe Massa. O espanhol ultrapassou o companheiro da Ferrari na entrada dos boxes, numa manobra pouco comum entre colegas de equipe. Massa acabou não conseguindo se recuperar na chuva e terminou em nono. Alonso, que já tinha queimado a largada, foi o quarto, logo atrás de Nico Rosberg, da Mercedes, que completou o pódio atrás das McLarens.
Chuva de champanhe: Button festeja a vitória no GP da China, que o coloca na liderança do campeonato
Classificação do Mundial de Pilotos: | ||
1 | Jenson Button (ING) | 60 |
2 | Nico Rosberg (ALE) | 50 |
3 | Fernando Alonso (ESP) | 49 |
4 | Lewis Hamilton (ING) | 49 |
5 | Sebastian Vettel (ALE) | 45 |
6 | Felipe Massa (BRA) | 41 |
Por falar em alemão, Michael Schumacher voltou a sofrer com a nova geração da F-1. Após brigar com os mais jovens durante toda a corrida, ele foi superado por Massa no fim e ficou em décimo, à frente de Adrian Sutil, da Force India. Rubens Barrichello, da Williams, veio na 12ª posição. Bruno Senna, da Hispania, cruzou em 16º, e Lucas di Grassi, da VRT, abandonou.
Fernando Alonso (à direita) queimou a largada e, em seguida, foi punido pela direção da prova
Antes de as luzes vermelhas se apagarem, um afobado Alonso se movimentou e assumiu a ponta, seguido por Webber, Vettel e Rosberg. Button se manteve na quinta posição, e Massa continuou em sétimo em meio a várias brigas por ultrapassagens.
Uma delas, ainda na primeira volta, fez Vitantonio Liuzzi, da Force India, rodar e atingir em cheio Sebastien Buemi, da STR. A confusão também forçou o abandono de Kamui Kobayashi, da Sauber, e provocou a primeira entrada do safety car, enquanto a chuva começava a aumentar novamente.
Com a pista úmida, Rubens Barrichello, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari entraram nos boxes para colocar pneus intermediários, decisão seguida por quase todos os outros pilotos. Quase todos. Button permaneceu na pista com os slicks, e foi neste momento que ele começou a ganhar a corrida. O inglês pulou para a segunda colocação, atrás de Rosberg, que também não foi para os boxes, assim como Robert Kubica e Vitaly Petrov.
Alonso superou Pedro de la Rosa e assumiu a quinta posição, mas teve de passar pelos boxes no fim da quarta volta, punido por ter queimado a largada. Schumacher foi o primeiro a trocar os pneus intermediários pelos slicks, seguido pela maioria do grid na sexta volta.
A chuva e a troca de pneus deixaram Hamilton para trás, mas o campeão de 2008 começou a dar seu show particular. Ganhou a 11º posição ao ultrapassar Barrichello e partiu para cima dos carros da RBR. Primeiro superou Webber. Depois Vettel. E na 15º volta passou a travar com Schumacher o melhor duelo da corrida. Durante duas voltas o inglês da McLaren atacou o heptacampeão, mas só conseguiu passar na 17ª, após várias trocas de posição na pista. Schumi, por sinal, sofreu na mão dos pilotos mais jovens e foi superado pelo compatriota Vettel numa manobra espetacular.
O destino da prova mudou quando Rosberg cometeu um erro e saiu da pista. Button aproveitou para tomar a liderança. Foi quando a chuva começou a apertar, e os pilotos voltaram aos boxes, colocar os pneus intermediários e provocaram mais mudanças de posições.
O safety car apareceu outra vez na 21ª volta, quando Alguersuari tocou em Bruno Senna e ficou com a asa dianteira solta, deixando detritos pelo caminho. Notícia ruim para Button, que viu evaporar uma vantagem superior a 40 segundos.
Mais uma vez, Button conseguiu poupar os pneus na chuva e garantiu a vitória no GP da China
Já praticamente sem pneus, Button viu a aproximação de Hamilton e quase colocou tudo a perder com um erro a quatro voltas da bandeirada final, mas retornou à pista e se manteve à frente. Com a repetição do roteiro da Austrália, a Fórmula 1 agora tem novo líder - um líder, por sinal, bem acostumado com o topo da classificação.
Confira o resultado final do GP da China:
Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m42s061, na 13ª | ||||
Pos | Piloto | País | Equipe | Tempo |
1 | Jenson Button | ING | McLaren-Mercedes | 56 voltas em 1h44m42s163 |
2 | Lewis Hamilton | ING | McLaren-Mercedes | a 1s530 |
3 | Nico Rosberg | ALE | Mercedes | a 9s484 |
4 | Fernando Alonso | ESP | Ferrari | a 11s869 |
5 | Robert Kubica | POL | Renault | a 22s213 |
6 | Sebastian Vettel | ALE | RBR-Renault | a 33s310 |
7 | Vitaly Petrov | RUS | Renault | a 47s600 |
8 | Mark Webber | AUS | RBR-Renault | a 52s172 |
9 | Felipe Massa | BRA | Ferrari | a 57s796 |
10 | Michael Schumacher | ALE | Mercedes | a 1m01s749 |
11 | Adrian Sutil | ALE | Force India-Mercedes | a 1m02s874 |
12 | Rubens Barrichello | BRA | Williams-Cosworth | a 1m03s665 |
13 | Jaime Alguersuari | ESP | STR-Ferrari | a 1m11s416 |
14 | Heikki Kovalainen | FIN | Lotus-Cosworth | a 1 volta |
15 | Nico Hulkenberg | ALE | Williams-Cosworth | a 1 volta |
16 | Bruno Senna | BRA | Hispania-Cosworth | a 2 voltas |
17 | Karun Chandhok | IND | Hispania-Cosworth | a 4 voltas |
Não classificados: | ||||
Jarno Trulli | ITA | Lotus-Cosworth | a 30 voltas/abandono | |
Lucas di Grassi | BRA | VRT-Cosworth | a 48 voltas/mecânico | |
Pedro de la Rosa | ESP | Sauber-Ferrari | a 49 voltas/motor | |
Sebastien Buemi | SUI | STR-Ferrari | a 56 voltas/acidente | |
Kamui Kobayashi | JAP | Sauber-Ferrari | a 56 voltas/acidente | |
Vitantonio Liuzzi | ITA | Force India-Mercedes | a 56 voltas/acidente | |
Timo Glock | ALE | VRT-Cosworth | a 56 voltas/mecânico |
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Fonte: Globo.com
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