By Graça Marinho

Clique e confira!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Promotor vê em propaganda de Tiririca infração capaz de impugnar candidatura

Ministro Juca Ferreira criticou candidato a deputado Tiririca, que tem o slogan 'Vote Tiririca, pior que tá não fica'
Pelo amor de Deus, esse palhaço não pode ser eleito, só um palhaço vota em outro. 
Ora, o que ele pretende como deputado? Não consigo imaginar nenhum motivo nobre para ele ter se candidatado. Isso me dá vontade de vomitar.
Por favor, é um absurdo deixar um cidadão, que está gozando da cara de todos, como esse ser eleito.
Precisamos aprender a votar, FORA Tiririca, Maguila, Mulher Pêra, Ronaldo Esper, entre outros seres bizarros como estes.
E o absurdo que o Ronaldo Esper disse: "Vamos dar uma volta de 360°... ", ou seja, nada vai mudar.

Assista ao vídeo abaixo, Comédia Eleitoral e veja se algum desses candidatos merecem seu voto.
Cada povo tem o governo que merece, então, porfavor não vamos nos sabotar.
Graça Marinho

COMEDIA ELEITORAL - Tiririca , Ronaldo Esper , Maguila , Kiko do KLB , Mulher Pêra .... 


 



O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes, do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, deve receber só na segunda-feira (13) o ofício da Procuradoria Regional Eleitoral para adoção de medidas cabíveis contra possível crime eleitoral cometido pelo candidato a deputado federal.

Francisco Everardo Oliveira da Silva, o palhaço Tiririca (PR), mas já apontou que o alvo principal da Justiça Eleitoral contra o candidato pode ser a sua própria propaganda. Em entrevista ao UOL Eleições, Lopes disse que vê na propaganda do candidato do bordão "pior que está não fica" infração capaz de levar a uma impugnação da candidatura.

O objeto do ofício da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo à Justiça Eleitoral não é este, mas a possível ocultação proposital de seus bens pessoais à Justiça. O Ministério Público Eleitoral se baseou em nota publicada na coluna "Radar", da revista "Veja", que informou que o humorista declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não possuir nenhum bem, pois teria colocado todo o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos trabalhistas e de sua ex-mulher. Segundo a procuradoria, na consulta à ficha do candidato consta a informação "nenhum bem declarado". Sobre isso, Lopes disse que analisará o caso na segunda, tão logo receba o encaminhamento da procuradoria.

"Ainda não recebi nada, mas, se for isso, parece que estamos abrindo espaço para a candidatura de estelionatários", afirmou. No entanto, o promotor afirmou não entender o motivo pelo qual a Procuradoria Regional Eleitoral ainda não tocou no assunto da propaganda de Tiririca, que julga ser um caso grave. "Se eu fosse o procurador regional eleitoral, era com isso que eu me preocuparia. É propaganda irregular. Vislumbro infração ao artigo 5º da resolução 23.191 do TSE", declarou.

O artigo mencionado por ele diz: "A propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, mencionará sempre a legenda partidária e só poderá ser feita em língua nacional, não devendo empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais (Código Eleitoral, art. 242, caput)". No entender do promotor, o conteúdo da propaganda eleitoral de Tiririca se enquadra nesses termos e poderia levar a uma impugnação da candidatura.

Veja o vídeo com trechos da propaganda de Tiririca:


A reportagem está tentando contato com Tiririca e com assessores de sua candidatura.

Depois de ter virado celebridade televisiva nos anos 90, Tiririca decidiu neste ano tentar entrar na política. Vestido de palhaço, seu personagem, e em tom de deboche, Tiririca aparece em diferentes inserções no horário eleitoral de seu partido, o PR. Identificando-se como "o candidato abestado", ele usa bordões e diz frases como as seguintes:

- "Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!"


-  "Oi gente, estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal, para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família. Portanto meu número é 2222. Se vocês não votarem, eu vou morreeer!"


- "Oi, eu sou o Tiririca da televisão. Sou candidato a deputado federal. O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas depois, eu te conto."

- "Quando vocês apertarem na urna eleitoral, vai aparecer esse cara aqui, e esse cara aqui sou eu. Ô candidato lindo!"


- "Você está cansado de quem trambica? Vote no Tiririca"


- "Para deputado federal, Tiririca. Vote no abestado"


No horário eleitoral de ontem, Tiririca apareceu inicialmente escondendo o rosto e perguntando: "Adivinha quem está falando? duvido vocês 'adivinhar'! ". Em seguida, tirou as mãos do rosto e declamou: "Sou eeeu, o Tiririiiica, candidato a deputado federaaaal, 2222, não esqueeeeeça, peguei vocês, enganei vocês, vocês 'pensou' que fosse outra pessooooa, sou eu, o abestaaaaado, vote 2222!"


-----------------------------------------------
Fonte: UOL.com - Irineu Machado - Do UOL Eleições em São Paulo

Um comentário:

  1. É realmente nauseabunda a imagem se um ser, na minha opinião sem a menor graça, ainda mais na posição de um candidato a deputado federal, desdenhando de todos nós brasileiros e não apenas dos políticos.Demonstrando claramente seu desejo de encostar num cargo público, recebendo e obviamente nada fará a não ser usar sua patética figura afim de nos causar mais vergonha e asco pelo mundo político. É papel nosso fiscalizar a justiça eleitoral e fazer de tudo para evitar que haja possibilidade de participação desse e de outras pessoas com perfil parecido e ainda mais agora que conseguimos pelo menos , com a Lei do Ficha Limpa, iniciar um processo seletivo na política nacional. O próximo passo será exigir do futuro governo e congresso a realização de uma reforma política para moralizarmos a nossa representação parlamentar e executiva em todos os níveis.
    Não se omita...Abraços ...Eduardo Marinho

    ResponderExcluir

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA