By Graça Marinho

Clique e confira!

terça-feira, 29 de março de 2011

Em cinco capítulos, saiba como foi o GP da Austrália, vencido por Vettel

hamilton mclaren vettel rbr petrov renault pódio gp da austrália (Foto: agência Reuters)Vettel comemora a vitória no GP (Foto: Reuters)
O atual campeão da Fórmula 1 começou a temporada no topo. Com um verdadeiro passeio no Albert Park, Sebastian Vettel venceu no GP da Austrália, disputado no domingo. Após marcar a pole com folga, o alemão da RBR não foi ameaçado nas 58 voltas da corrida que marcou a abertura da temporada 2011. Lewis Hamilton, mesmo com problemas na parte dianteira do assoalho, chegou em segundo com a McLaren, e o russo Vitaly Petrov, da Renault-Lotus, foi o terceiro, subindo ao pódio pela primeira vez na carreira. Os brasileiros não foram bem: Felipe Massa foi o sétimo, beneficiado com as desclassificações dos pilotos da Sauber, e Rubens Barrichello abandonou com problemas de câmbio.
As novidades do regulamento também foram destaques na corrida. Entretanto, a nova asa móvel não provocou tantas ultrapassagens quanto eram esperadas nesta primeira corrida e o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers -  Kinetic Energy Recovery Sistem) se revelou uma boa forma de se defender dos ataques. Então, vale a pena recordar, em cinco capítulos, os momentos mais relevantes do GP da Austrália de 2011:
1) Uma pole com boa folga
O domínio de Vettel começou ainda no sábado, no treino classificatório. Mesmo sem usar o Kers, não ativado pela RBR em seus carros na Austrália, ele mostrou que continua muito rápido após as dez poles e o título do ano passado. Com o tempo de 1m23s529, o alemão assegurou a primeira posição do grid com mais de sete décimos de vantagem sobre Lewis Hamilton, da McLaren, o segundo colocado. De quebra, ainda deixou o companheiro Mark Webber, que corre em casa, na terceira posição.
2) Vettel mantém a ponta na largada
Outra parte importante da vitória de Vettel foi a largada. Sem o Kers, a equipe austríaca temia que o alemão pudesse ser superado pelos rivais ainda antes da primeira curva. Só que o atual campeão da Fórmula 1 fez a diferença. Ele arrancou e manteve a liderança com boa folga, sem que Hamilton o ameaçasse. Mais atrás, Alonso fez a escolha errada ao ir por fora e caiu para a nona posição. Em oitavo no grid, Massa, ao contrário do companheiro, optou pela linha de dentro e subiu para quinto.
3) Button corta caminho e passa Massa
Após a primeira volta, Felipe Massa e Jenson Button começaram a travar um belo duelo, sempre com o inglês pressionando o brasileiro. Após várias tentativas frustradas, ele tentou novamente na 12ª volta, no S de alta colocado após a reta oposta. O piloto da McLaren cortou caminho, passou e não devolveu a posição. Alonso também aproveitou a oportunidade e também superou o brasileiro, que caiu para a sétima posição neste momento.
4) Barrichello bate em Rosberg
Após cair para último na largada, Barrichello vinha se recuprando e já estava na zona de pontuação na 24ª passagem, em nono. Entretanto, após ultrapassa Kamui Kobayashi na passagem anterior, o brasileiro se empolgou e tentou superar Nico Rosberg, errou o ponto de freada e acertou Nico Rosberg na curva 3. Mais tarde, ele acabaria sendo punido com a aplicação de um drive through. Ou seja: Barrichello teve de passar uma vez a mais pelos boxes. Ele acabaria abandonando a prova.
5) Vettel completa passeio na Austrália
Sem ser ameaçado em toda a corrida, Vettel cruzou a linha de chegada do circuito montado no Albert Park e venceu a corrida com muita tranquilidade. A vantagem do alemão da RBR ficou acima dos 22 segundos em relação a Lewis Hamilton, o segundo colocado, que completou a prova se arrastando por causa do assoalho danificado. Atual campeão da Fórmula 1, o piloto começou 2011 como terminou 2010: no alto do pódio.
---------------
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA