“Em Silverstone, vamos descobrir onde estamos”.
A frase profética de Fernando Alonso após o GP da Europa ainda deixava no ar a dúvida sobre a escalada da Ferrari, que a cada corrida ameaçava beliscar a supremacia da RBR. A descoberta veio neste domingo. No fim de semana marcado pelo polêmico vaivém das regras, o bicampeão mundial quebrou o gelo da temporada. Finalmente deixou o líder Sebastian Vettel para trás, venceu o GP da Inglaterra e colocou molho num campeonato que caminhava para a monotonia. As RBRs de Vettel e Mark Webber completaram o pódio, mas viram pela primeira vez um intruso carro vermelho puxando a fila.
A outra Ferrari não aproveitou o embalo: Felipe Massa chegou em quinto, atrás das duas RBRs e da McLaren de Lewis Hamilton, que cruzou em quarto. Foi a 27ª vitória da carreira de Alonso, a primeira da escuderia italiana desde o GP da Coreia do Sul no ano passado. Para Vettel, fica o consolo de que ainda tem 80 pontos de folga na liderança e correrá em casa daqui a duas semanas, dia 24, no GP da Alemanha. Até lá, a questão do regulamento continua aberta. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) afirmou que, se houver consenso, a limitação do uso dos difusores será revogada. Mas na reunião deste domingo, antes da corrida, Ferrari e Sauber não assinaram o acordo.
Ao deixar o carro, Alonso vibra com a primeira vitória da Ferrari na temporada 2011
Webber teve a chance de ultrapassar Vettel na última volta, mas a RBR, pela primeira vez, interferiu e pediu para que eles segurassem as posições até o fim. O mesmo não pode ser dito de Massa e Hamilton, que disputaram o quarto lugar até a bandeirada final. O brasileiro tentou dar o bote na última curva e chegou a ser tocado duas vezes pelo rival, mas não conseguiu a ultrapassagem e chegou 24 milésimos atrás do inglês.
O também inglês Jenson Button não teve uma boa corrida em casa. Abandonou a prova e perdeu a vice-liderança do campeonato para Webber. O brasileiro Rubens Barrichello chegou em 13º lugar.
A previsão na largada era de que a chuva não daria as caras durante a prova, mas já tinha chovido mais cedo. Com vários pontos molhados na pista, as equipes não tinham outra escolha a não ser largar com pneus intermediários.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, Vettel mal precisou mexer no volante para ganhar a primeira posição de Webber. O alemão pisou fundo, deixou o companheiro de equipe na saudade e levantou spray para quem vinha atrás. Massa ameaçou disputar o terceiro lugar com Alonso, mas acabou sendo ultrapassado por Button. Na segunda volta, enquanto os carros da RBR já abriam dois segundos para Alonso, o brasileiro recuperou sua posição. E Hamilton, que largou em décimo, voou até quinto, superando inclusive Button, seu colega de McLaren. Rubinho largou mal e caiu de 15º para 20º.
Na quarta volta, a autoconfiança de Hamilton quase lhe deu uma rasteira. Quando já se aproximava de Massa, o inglês perdeu o controle do carro, escapou e permitiu que o brasileiro respirasse. Não levou muito tempo para os dois ficarem colados de novo. A partir da quarta volta, Lewis passou a caçar Felipe na pista, numa disputa que só teria seu último capítulo na bandeirada final.
Na largada, Vettel pulou na frente, ainda com trechos molhados na pista
Na 12ª passagem, os outros pilotos também foram para os boxes, mas por um motivo diferente: colocar os pneus para pista seca. Três voltas depois, quase ao mesmo tempo, as McLarens deram o bote em cima das Ferraris. Primeiro foi Button, que tomou a quinta posição de Massa. Em seguida foi Hamilton, que assumiu o terceiro posto deixando Alonso para trás. A resposta do espanhol veio na 24ª volta, quando retomou a posição do inglês.
Na 27ª, Vettel e Alonso, líder e vice-líder da prova, pararam juntos. A Ferrari ganhou a disputa nos boxes, e ali a corrida mudou de figura (veja o vídeo acima). O alemão, que estampava fotos dos mecânicos da RBR no capacete, teve problemas com o macaco que levanta o carro. Perdeu segundos preciosos e viu o espanhol voltar na ponta, seguido de muito perto por Hamilton. Naquele momento, Vettel e Webber já se viam em uma situação pouco comum: atrás de uma Ferrari e uma McLaren.
Pouco acostumado a ver carros à sua frente, Vettel partiu para cima de Hamilton. Na 36ª passagem, tentou dar o bote, os dois quase se tocaram, mas o inglês se defendeu bem. Aí a RBR se redimiu do problema na parada anterior. Fez as contas, chamou Vettel para os boxes e o colocou de volta na pista na frente de Hamilton, que também tinha parado.
Button, que àquela altura estava numa provisória terceira posição, foi prejudicado por um erro da McLaren. Na parada nos boxes, a equipe liberou o carro com a roda dianteira direita solta. O inglês logo percebeu o perigo, encostou e se viu forçado a abandonar a prova. Com isso, perdeu a vice-liderança do Mundial e, em casa, manteve a sina de nunca vencer ou fazer pole em Silverstone.
Seu companheiro de McLaren, em terceiro lugar, sofria com o assédio de Webber, que vinha em quarto. Dos boxes, Hamilton recebeu o incentivo: “Faça o que puder para segurá-lo”. Não deu. A seis voltas do fim, o australiano caprichou na manobra e assumiu a terceira posição.
Naquele momento, Alonso abria 17 segundos de vantagem para Vettel, com Webber, Hamilton e Massa na sequência. Os mecânicos da RBR aplaudiram a manobra de Webber, que colocou os dois carros da equipe no pódio. Mas havia um incômodo ponto vermelho no meio da história. Conforme tinha avisado, Alonso realmente descobriu em Silverstone o lugar onde está: no topo.
Pela primeira vez no ano, a bandeirada foi para um carro vermelho, em vez da RBR
1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m41s951
2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m38s521
3. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m38s436
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m39s202
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m38s734
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m39s499
7. Sergio Pérez (MEX/Sauber- ) - 1m40s933
8. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m40s446
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m39s704
10. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m40s568
11. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m38s982
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m39s211
13. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m39s474
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m38s572
15. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m38s877
16. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m42s202
17. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth - 1m42s435
18. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m47s559
19. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m46s610
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - parou na volta 40
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - parou na volta 27
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - parou na volta 27
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) -
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - parou na volta 03
------------------
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário