By Graça Marinho

Clique e confira!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A CIA ESPONTÂNEA DE TEATRO ESTÁ COM O ESPETÁCULO "MALAS, PALHAÇOS E CAMBALACHOS" NO TEATRO AUGUSTA

Sábado retrasado fui assistir à peça infantil MALAS, PALHAÇOS E CAMBALACHOS e fiquei totalmente encantada. É sobre dois palhaços que se encontram e desse encontro resultam inusitadas e divertidas situações.

Graça Marinho e Camilo Brunelli
A peça está muito bem escrita e é vivida por 2 palhaços que passam por diversas situações, acompanhados de mais outros 4 palhaços, além dos 3 palhaços que são os músicos, totalizando 9 palhaços em cena o tempo todo. Além disso tem as músicas que, na minha opinião, são um dos pontos fortes da peça. O figurino, pra lá de caprichado, encanta a todos com seu colorido.

Mas o que mais me chamou a atenção foi ver a criançada, como se envolvia e se divertia com os palhaços. Alguns chegavam perto do palco para falar com os palhaços, outros ensaiavam subir no palco, mas as mães não deixavam. Foi lindo ver como as crianças estavam totalmente à vontade e se divertindo muito. Isso realmente me chamou muito a atenção porque sempre vemos crianças morrendo de medo de palhaços, mas lá não. Havia crianças de todas as idades e elas riam, cantavam, participavam, enfim: faziam, magicamente, parte do espetáculo.



A peça foi escrita por Camilo Brunelli que é um grande amigo e por isso tive a oportunidade de conversar um pouquinho com ele e com o Wagner de Miranda, o diretor da peça.

Abaixo, transcrevo o que falamos:

Graça: - Camilo, como surgiu a idéia desta peça?

Camilo: - A idéia surgiu numa conversa entre o Wagner, o nosso diretor,  e eu, o que nos motivou montar uma Companhia e uma peça teatral. Começamos com um texto muito complexo e longo,  que provavelmente demandaria muito tempo pra podermos realizar um trabalho de companhia.
Foi então que o Wagner falou: Vamos fazer uma peça infantil?
Camilo Brunelli  e Wagner de Miranda
Aí decidimos fazer uma peça infantil, até porque o nosso primeiro trabalho foi totalmente "clownesco", e isso fez todo o sentido. Nós dois estávamos passando por fases pessoais bem difíceis, cada um com o seu motivo, então, eu acabei escrevendo esse espetáculo, inspirado na minha vida e na vida dele e, assim surgiram os palhaços  Godofredo e Piripaque. A gente tirava sarro dos nossos problemas e os dois palhaços, que no fundo eramos nós, naquele momento, passaram de uma vida real para uma vida de fantasia assim que subiram ao palco. E agora, já algum tempo passado, percebemos que foi ótimo tirar sarro da nossa própria desgraça, o que fez com que a gente percebesse que não passavam de grandes idiotices, mas que nos deram esse dois lindos palhaços.

Graça: - E você Wagner, já havia dirigido uma peça infantil? Se não, o que achou dessa experiência?

Wagner: - Bom, eu já dirigi um  montão de peças, tô nesse meio já tem 14 anos, sou carioca, vim pra São Paulo pra trabalhar como ator e diretor, mas "Malas, Palhaços e Cambalachos" é a primeira peça infantil que eu dirijo. Até já até participei como ator em algumas peças infantis, como Saltimbanco entre outras, mas como diretor foi a primeira vez. Contudo, foi como dirigir uma peça para adulto, dirigir é dirijir. Sabe? Não tem diferença entre infantil e adulto, é tudo teatro. A gente tenta fazer um bom teatro, então eu não tive grande conflito não. Na verdade, eu gostei muito, o texto do Camilo é muito bom e por isso foi muito fácil dirigir, quer dizer, não propriamente fácil, mas gostoso de dirigir, bem divertido, porém fazer teatro seriamente e com qualidade nunca é fácil. Houve muito treinamento com os atores, treinamento vocal pra eles cantarem como estão cantando... é, minha primeira peça infantil foi isso, foi muito gostoso, quero até dirigir outra.

Graça: - Camilo, e as músicas, eu pessoalmente gostei demais!!! Como é que foi escrever as músicas? Como que isso rolou?

Camilo: - A princípio era pra ser um espetáculo "pocket", um espetáculo pequeno, eu atuando, fazendo um dos palhaços e o Wagner o outro, mas como a gente junto com o Ricardo resolveu montar tudo, a peça e uma companhia, decidimos então, aumentar a produção e ao invés de fazer um espetáculo pequeno, resolvemos fazer algo maior. E as músicas foram surgindo depois do espetáculo pronto, o espetáculo já estava praticamente levantado com os palhaços, e aí eu tive o "start" de escrever uma música, pra um determinado momento, que é a hora que a garota sobe no espaço e vai pra lua. A música ficou tão interessante e encaxada no espetáculo, que o Wagner me encomendou outras músicas...

Graça: - E as crianças gostam muito de músicas, né?

Camilo: - Gostam, e as músicas acabaram vindo, quase todas de uma vez... depois, a gente descobriu alguns momentos que poderiamos colocar as músicas e eu não sei o que aconteceu, mas as músicas começaram a brotar na minha cabeça e acabei chamando o Juscelino, que é um dos atores, junto com o Marcelo Villas Boas, que era um outro ator que estava trabalhando com a gente na época, e fizemos  as melodias, em cima de todas as letras que eu criei.

Graça: - E essa Companhia? Me fala um pouco da Companhia Espontânea de Teatro.

Wagner: - O Camilo, o Ricardo e eu nos juntamos, já tianhamos uma experiência em outra Cia, mas que não era muito nossa, então resolvemos montar algo do nosso jeito, e a Cia Espontânea já tem dois anos. É uma companhia que tem muito trabalho, pesquisa, que busca o treinamento do ator, o entendimento desse trabalho de grupo, mas principamente a gente montou a Cia pra gente ser feliz, a gente não quer sofrimento nessa Cia.

Camilo: - É, e apenas pra complementar, esse espetáculo "Malas, Palhços e Cambalachos", é o primeiro que a gente tá oferencendo ao público, onde nossa primeira apresentação foi no Festival de Teatro de São Paulo, e das 7 indicações nós ganhamos 4 prêmios deste festival. E agora a Cia já está começando a pré-produção de um novo espetáculo, que é o Tia Emanuelle, o texto também é meu, e ainda tem outro espetáculo, Psicobleu, que deve estrear agora no final do primeiro semestre. Mas quero lembrar que a comédia Tia Emanuelle está apoiada pelo sistema PROAC-ICMS da Secretaria de Cultura do Estado, apoio esse no qual a empresa não terá nenhum custo, pois todo o valor gasto em nosso patrocínio será descontado do que ela paga de ICMS. E claro, estamos procurando empresas que queiram nos apoiar nesse trabalho. Para nos contatar basta acessar nosso site, http://ciaespontanea.wordpress.com e clicar em contatos, lá tem os nossos telefones e email.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0CDD-iCO5VY

MALAS, PALHAÇOS E CAMBALACHOS 
Teatro Augusta
Rua Augusta, 943 - Consolação, (11)3151-4141
Sábado e Domingo às 16hs - R$ 30,00
(Recomendado a partir de 3 anos de idade.)


FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e letras das músicas
Camilo Brunelli

Encenação, cenário e figurinos
Wagner de Miranda

Elenco
Clayton Heringer
Luciano Brandão
Álvaro Sabra
Camilo Brunelli
Marta Guerreiro
Rodrigo Melgaço
Juscelino Filho
Bruna Grassi
Rubia Grassi

Músicas
Camilo Brunelli
Marcelo Villas Boas
Juscelino Filho

Direção musical
Wagner de Miranda e Marcelo Villas Boas

Criação de vídeos e fotografia
Ricardo Escudero

Iluminação
Clayton Heringer

Produção
Andréa Brandi e Cia Espontânea de Teatro

Assessoria de Comunicação
BBP Comunincação 

2 comentários:

  1. Eu também fui ao Teatro Augusta ver a peça do Camilo. Adorei. Um espetáculo lindo, texto acessível ao universo da criança e um figurino extremamente plástico, muito bonito. Achei sensacional a sacada do diretor de pegar outros quatro palhaços e fazê-los atuar como num coro grego. Tá vendo? É um infantil que as crianças adoram e que os adultos podem saborear. Esses palhaços do Camilo são um elogio à inteligência do público. Recomendo!!!!Wladimir Soares

    ResponderExcluir
  2. Gracinha,
    Fui ver a peça Malas Palhaços e Cambalachos, que vc indicou e levei meus filhos. Eles amaram o problema é que querem ir de novo, kkk espero não ter que ir muitas vezes, só criança pra querer ver uma coisa tantas vezes, kkkk mas achei realmente lindo!!! Parabéns aos atores!

    Beijos,

    Valéria

    ResponderExcluir

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA