By Graça Marinho

Clique e confira!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Em foco, a defesa da natureza

Casal de Cunha usa a fotografia e o cinema para marcar posição em defesa do meio ambiente e da cultura da região
                       
Xandu Alves
São José dos Campos (Jornal O Vale - 03/06/2012)

Passarinho
Árpád Cserép/Renate Esslinger/o vale
Defender a natureza, com toda sua beleza e diversidade, transformou-se na bandeira de um casal de Cunha. Eles também colocaram a cultura popular no foco de suas vidas.

E foco é literal. Árpád Cserép, 65 anos, e Renate Esslinger, 54 anos, apaixonaram-se por fotografia e cinema, em momentos diferentes da vida, e usaram as expressões artísticas para defender seus ideais.

Em abril deste ano, eles lançaram em Cunha, onde moram desde 2009, a campanha “Canto sem Fronteira”, um vídeo de quase 6 minutos que mostra pássaros silvestres da região.

Mas as bonitas imagens das aves na natureza trazem uma triste constatação: elas têm sido vítimas de caçadores e de um comércio ilegal que fatura milhões em todo mundo.

A questão do tráfico de aves silvestres é muito séria. Lembremos que a compra, venda ou distribuição de animais silvestres é crime inafiançável”, disse Renate, que nasceu no Paraná e conheceu o austríaco Cserép em 1998.

Em Cunha, como em várias outras cidades da região, a caça de aves silvestres faz parte da cultura popular.

Em março, a Polícia Ambiental fez operação em Cunha e constatou diversos locais que mantinham pássaros de forma irregular. Foram apreendidas gaiolas e armadilhas e aberto um inquérito policial.

Comércio. Segundo Renate e Cserép, a caçada a animais está dando lugar aos predadores de pássaros que, além de retirar as aves da natureza, descobriram o valor econômico dos pássaros, contribuindo para o tráfico de animais silvestres.

Um agravante facilmente percebido como resultado deste tráfico é o desaparecimento de algumas espécies em nossa região”, apontou Cserép, que já fez versões do vídeo em alemão, inglês e holandês.

Vídeo. Publicado no Youtube, o vídeo também ganhará versões em espanhol, italiano e francês em breve.

As imagens combinam fotos de pássaros nativos da região feitas pelo casal no jardim da casa deles, em Cunha, com cenas das aves captadas em vídeo, tudo embalado com música do compositor Ricardo Simões, do Rio de Janeiro.

A ideia dos fotógrafos é espalhar o vídeo pela internet e divulga-lo nas escolas de Cunha, conscientizando crianças e jovens da necessidade de proteger a natureza.

Cada internauta poderá nos ajudar diretamente ao recomendar o link para outros internautas. Uma corrente de apoio por uma excelente causa”, disse Renate.

Já aposentados, ela e o marido sabem da força que as imagens e a campanha têm. “Temos convicção de que nossas câmaras são poderosas. Através de fotos e filmes nos aproximamos da população”, disse.

SAIBA MAIS:

Vídeo
A campanha “Canto sem Fronteira” pode ser vista no link: http://www.youtube.com/watch?v=-nWS8ztOFhk


Aves
Idealizada por Renate Esslinger e Árpád Cserép, de Cunha, a campanha visa combater a caça ilegal de aves silvestres

Versões

O vídeo está disponível em português, alemão, inglês e holandês

Campanha
Com o lema “Pássaro em liberdade, canto sem fronteira”, a campanha visa esclarecer a respeito da captura, apreensão e comercialização de aves silvestres


Clique aqui e veja mais sobre a Campanha Canto Sem Fronteira e assista o vídeo, aqui mesmo no Keep in touch with Grace.

--------------
Fonte: http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/em-foco-a-defesa-da-natureza-1.263940

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA