By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 24 de junho de 2012

Com reação incrível, Alonso encanta Valência e vence pela segunda vez em 2012

Espanhol larga em 11º, faz belas ultrapassagens, conta com quebra de Vettel e interrompe série de vencedores diferentes. Bruno herda 10º lugar, Massa é 16º

Em casa, diante da torcida espanhola, Fernando Alonso provou que campeões são feitos de talento, audácia e um punhado de sorte. 

Com uma exibição brilhante, o piloto da Ferrari venceu de forma surpreendente o GP da Europa, em Valência. Largou na 11ª posição, levantou a arquibancada com belas ultrapassagens e viu a vitória cair no colo quando o líder Sebastian Vettel teve problemas com a RBR e abandonou na 34ª das 57 voltas. E a estrela do espanhol continuou a brilhar. Romain Grosjean o acompanhava de perto, mas a Lotus também quebrou e o francês deixou a corrida.

Em êxtase com a vitória em seu país, Alonso quebrou o protocolo e deixou a torcida eufórica. Desfilou com a bandeira espanhola, largou o carro na pista para comemorar com os conterrâneos e precisou ser buscado por um carro da organização da prova para seguir para a cerimônia do pódio. No degrau mais alto, não escondeu a emoção e desabou em lágrimas durante o hino espanhol.

Diante da torcida espanhola em Valência, Alonso chega à segunda vitória na temporada (Foto: AP)

Com a vitória, de forma tão espetacular quanto a primeira, no GP da Malásia, o bicampeão se torna o primeiro a faturar dois GPs na temporada, interrompendo a série histórica de sete vencedores diferentes nas sete primeiras provas do ano.

O espanhol reassume a liderança do Mundial com 111 pontos, 20 a mais que o novo vice-líder, Mark Webber – o australiano da RBR fez bela corrida de recuperação e completou em quarto após largar em 19º. Antigo líder, Lewis Hamilton caiu duas posições na tabela. O inglês da McLaren abandonou ao se chocar com Pastor Maldonado na penúltima volta, quando tentava assegurar o terceiro lugar.

E Alonso não foi o único campeão com sorte em Valência. Raikkonen garantiu a segunda colocação ao ultrapassar Hamilton a duas voltas do fim. Outra estrela que voltou a brilhar foi a de Michael Schumacher. Com a sequência de incidentes entre os primeiros colocados, o heptacampeão herdou o terceiro lugar, seu melhor resultado desde o retorno à Fórmula 1, em 2010, fechando o pódio estelar, com três campeões e dez títulos.


Kobayashi vira algoz de brasileiros

A sorte que sobrou para Alonso faltou para Felipe Massa. Após partir da 13ª posição, o brasileiro fazia boa prova e estava em sétimo quando foi atingido pela Sauber de Kamui Kobayashi após a saída do safety car na 34ª volta. Ele precisou ir para os boxes para trocar os pneus e terminou em 16º. O japonês foi o algoz dos brasileiros na prova ao também se envolver em um incidente com Bruno Senna na 20ª volta. Assim como Massa, o piloto da Williams teve um pneu furado e caiu para o fim do pelotão. Bruno, porém, se beneficiou com a entrada do safety car, retirou a volta que havia levado e ainda terminou na 11ª posição, logo atrás do companheiro Maldonado, que cruzou a linha de chegada sem bico em razão da batida com Hamilton. No entanto, o brasileiro entrou na zona de pontuação ao herdar o 10º lugar do venezuelano, que foi punido com 20s pelos comissários pelo incidente com o piloto da McLaren e caiu para a 12ª posição.

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, para o GP da Inglaterra, de 6 a 8 de julho. A nona etapa da temporada, no tradicional circuito de Silverstone.


Reação de Alonso começa na largada

As apertadas ruas de Valência proporcionaram uma largada emocionante. Enquanto Vettel partiu muito bem e disparou na frente de Hamilton logo nos primeiros metros, Raikkonen tentou dar o bote no terceiro colocado Maldonado. Porém, quem superou o piloto da Williams foi Grosjean. Os dois chegaram a se tocar antes do francês ultrapassar o venezuelano, que acabou perdendo posição também para Kobayashi. Com a faca nos dentes, a dupla da Ferrari começou bem. Alonso pulou de 11º para 8º, enquanto Massa subiu de 13º para 11º e, ainda na primeira volta, superou Rosberg para assumir o 10º lugar.

Com um ritmo impressionante, 1s mais rápido que o segundo mais veloz, Vettel abriu 10s de vantagem para Hamilton em apenas nove das 57 voltas. Com um ritmo mais lento que os rivais do primeiro pelotão, o piloto da McLaren tentava segurar a pressão de Grosjean. Mas o francês conseguiu superar o britânico e assumir o segundo lugar na 10ª volta com uma bela manobra nas curvas 12 e 13.

Preso desde o início da prova atrás da Force India de Paul di Resta, Massa seguiu para os boxes na 11ª volta e trocou os pneus macios por médios. Seu parceiro de Ferrari, Alonso, foi mais feliz no duelo com o outro carro do time indiano e passou Hulkenberg para assumir o 7º lugar. Voltas depois, o espanhol ganhou a posição de Maldonado.

A diferença de Vettel sobre Grosjean na ponta era tão grande, que o bicampeão mundial realizou a primeira parada nos boxes e voltou com folga na primeira posição. Um pouco mais atrás, Alonso escalava o pelotão, levando a torcida espanhola ao delírio. Com ultrapassagens sobre Di Resta e Schumacher, o piloto da Ferrari assumiu a quarta colocação.


Kobayashi e Bruno se tocam

Se o alemão reinava tranquilo na ponta, no pelotão intermediário, apenas 5s separavam o sétimo colocado Schumacher para o 15º Pérez. Nessa confusão, sobrou para Bruno. O piloto da Williams tentava defender a posição, quando foi tocado por Kobayashi na 20ª volta. Com a corrida prejudicada em razão do furo no pneu traseiro esquerdo, o brasileiro ainda foi considerado culpado pelos comissários e precisou pagar um drive through, passagem direta pelos boxes.


Safety car acaba com vantagem de Vettel

Os quase 20s de vantagem de Vettel para Grosjean viraram pó depois que o safety car precisou entrar na pista em razão de um toque entre Vergne e Kovalainen na 28ª volta. O francês da STR fechou o finlandês da Caterham e ambos tiveram os carros danificados e pneus furados. A corrida precisou ser interrompida para a retirada de detritos da pista. A maioria dos pilotos, inclusive Vettel, Grosjean e Alonso, optaram por realizar a segunda parada nos boxes durante a presença do carro de segurança.


Vettel abandona corrida

Na relargada, Alonso mostrou porque é bicampeão mundial. Com uma manobra audaciosa, ultrapassou Grosjean e assumiu a segunda posição. E além de talento, o espanhol tem sorte. O pesadelo de Vettel continuou. O alemão teve problemas na RBR e abandonou a prova, perdendo uma vitória que estava nas mãos. No pelotão intermediário, Kobayashi virou o algoz dos brasileiros. Depois de ter se envolvido em um incidente com Senna, o japonês atingiu em cheio a Ferrari de Massa, furando o pneu do carro do brasileiro.


Hamilton e Maldonado batem no fim

Novo líder, o espanhol imprimia um ritmo forte para tentar se livrar da pressão de Grosjean, mas apenas por poucas voltas. A estrela de Alonso brilhou mais uma vez e o francês, com problemas na Lotus, também abandonou. Com isso, Hamilton passou para a segunda posição, seguido de perto para Raikkonen. Mais veloz, o finlandês pressionou o piloto da McLaren e conseguiu a ultrapassagem. Com os pneus muito desgastados, Hamilton tentava segurar a pressão de Maldonado para manter o terceiro lugar. Mas os dois acabaram batendo a duas voltas do fim. Com isso, o lugar no pódio caiu no colo de Michael Schumacher.

Confira a classificação final do GP da Europa, em Valência:

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h44m16s449
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 6s421
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 12s639
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 13s628
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 19s993
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 21s176
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 22d886
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 24s653
9 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 27s777
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 35s900
11 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 37s000
12 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 54s630 *
13 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1m15s871
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1m34s654
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 1m36s565
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a uma volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a uma volta
18 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a uma volta
19 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a duas voltas

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – abadono na volta 41
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – abandono na volta 34
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – abandono na volta 34
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – abandono na volta 27
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - não largou

* Pastor Maldonado foi punido com 20s em razão de batido com Lewis Hamilton

-------------------------------
Fonte: GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA