By Graça Marinho

Clique e confira!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Webber desbanca Alonso no fim e vence GP da Inglaterra; Massa é 4º

Com bela ultrapassagem por fora, australiano assegura segunda vitória na temporada. Massa consegue seu melhor resultado no ano, e Bruno é 9º 



Depois de roubar a cena nos treinos de sexta-feira e sábado, a chuva, enfim, deu uma trégua neste domingo para o GP da Inglaterra, nona etapa da temporada 2012 da Fórmula 1. O tempo mudou em Silverstone, e o protagonista também. O pole position Fernando Alonso fez o possível para manter sua Ferrari na ponta, mas sofreu com o desgaste dos pneus macios na parte final da prova e não resistiu ao bote australiano. Embalado pelos 25 mil fãs que tinham suas fotos estampadas no carro da RBR, Mark Webber apostou nos compostos duros no fim e arrancou uma ultrapassagem emocionante, por fora, a quatro voltas da bandeirada e partiu para conquistar sua segunda vitória no campeonato. Com o resultado, ele chega a 116 pontos, 13 a menos que Alonso, e acirra a disputa pela liderança. Seu companheiro de RBR, Sebastian Vettel, foi um coadjuvante de destaque e completou a prova em terceiro.

Por pouco, Felipe Massa não voltou a subir ao pódio após quatro anos. O brasileiro da Ferrari chegou a figurar na terceira posição, mas acabou sendo superado por Vettel na estratégia de pit stops. Ainda assim, conseguiu seu melhor resultado desde o terceiro lugar no GP da Coreia, em outubro de 2010. Bruno Senna, da Williams, largou em 13º e cruzou em nono, após belo duelo no fim com Nico Hulkenberg, da Force India.

F1 Mark Webber GP da Inglaterra Silverstone (Foto: AFP)
Webber faz a festa no pódio diante de Alonso e Vettel: vitória garantida no fim da prova (Foto: AFP)

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, para o GP da Alemanha, de 20 a 22 de julho.

Alonso defende ponta na largada

Na plateia VIP de Silverstone estava Rowan Atkinson, o Mr. Bean. Mas Fernando Alonso mostrou logo na largada que não estava para brincadeira. Do lado de fora do traçado, o pole position jogou bruscamente para a direita e se defendeu do ataque de Webber. Os brasileiros começaram bem: Massa ganhou a quarta posição de Vettel, e Bruno pulou da 13ª para a nona colocação. Na segunda curva, Kimi Raikkonen mergulhou por dentro e partiu para cima de Vettel, quase encostou em Massa, mas não conseguiu superar o carro da RBR.

Na terceira volta, Felipe tentou atacar Michael Schumacher, sem sucesso. Após perder contato com o alemão, o brasileiro foi perseguido por Vettel, que chegou a tocar levemente o bico da RBR no pneu da Ferrari. Após pressionar Schumi por oito voltas, Massa conseguiu superar o heptacampeão na curva 3 e subiu para terceiro.

Fórmula 1 GP de Silverstone Inglaterra Rowan Atkinson Mr Bean (Foto: EFE) 
Rowan Atkinson, o Mr. Bean, esteve em Silverstone
para assistir à corrida (Foto: EFE)

Na ponta, Alonso chegou a levar um calor de Webber nas primeiras voltas, mas depois conseguiu abrir e administrar uma vantagem de quatro segundos sobre o australiano. Enquanto isso, no meio do pelotão, em disputa de posição com Sergio Pérez, Pastor Maldonado acertou a Sauber do mexicano, que acabou abandonando. O venezuelano da Williams seguiu na prova, mas precisou ir aos boxes para trocar um pneu furado.

Na primeira rodada de pit stops, quem se deu bem foi Vettel. O alemão parou cedo, na 11ª volta, e retornou à frente de Massa e Schumacher. Lewis Hamilton retardou a primeira parada e assumiu a liderança, mas por pouco tempo. Mais rápido, Alonso partiu para cima e ultrapassou o britânico na 18ª volta. Hamilton tentou dar o troco, surpreendeu o espanhol, mas acabou levando um "xis" e perdeu a posição outra vez.

Lewis parou nos boxes na 22ª volta e retornou em oitavo, no meio da dupla da Lotus: atrás de Raikkonen e à frente de Grosjean. O francês fazia prova de recuperação após precisar trocar o bico no início e cair para o fim do pelotão.

Kobayashi faz strike em pit stop

Último a fazer a primeira parada no pelotão da frente, Hamilton abriu a segunda série de pit stops, após sete voltas com pneus macios. Alonso buscou se manter o máximo na pista, foi o último a parar retornou na ponta, seguido por Webber, Vettel, Massa, Raikkonen e Grosjean. A rodada de pits foi marcada por uma barbeiragem de Kamui Kobayashi. O japonês perdeu o controle da Sauber ao parar e derrubou quatro mecânicos (veja no vídeo ao lado). Um deles teve ferimentos leves na perna e foi atendido no circuito.

Com pneus duros, Webber começou a tirar a diferença de quase 5s segundos para Alonso, que preferiu deixar os compostos macios para o último trecho da corrida e pagou caro pelo desgaste. Tirando de meio a um segundo por volta, o australiano se aproximou de vez a cinco passagens do fim. Com uma bela manobra, Webber ultrapassou o espanhol por fora na 48ª das 52 voltas e seguiu para receber a bandeirada em primeiro, três segundos à frente do rival.

Confira a classificação final do GP da Inglaterra:

1- Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - 52 voltas em 1h25m11s288
2- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 3s060
3 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - a 4s836
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 9s519
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 10s314
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 17s101
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 29s153
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 36s400
9 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 43s300
10 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 44s400
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 45s300
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 47s800
13 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 51s200
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 53s300
15 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 57s300
16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a uma volta
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a uma volta
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a uma volta
19 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a uma volta
20 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a duas voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth)- a duas voltas

Não completaram:

22 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – na volta 14
23 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – na volta 3
24 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – na volta 1

--------------
Fonte: GLOBOESPORTE.COM - Silverstone, Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA