By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 24 de junho de 2012

Com reação incrível, Alonso encanta Valência e vence pela segunda vez em 2012

Espanhol larga em 11º, faz belas ultrapassagens, conta com quebra de Vettel e interrompe série de vencedores diferentes. Bruno herda 10º lugar, Massa é 16º

Em casa, diante da torcida espanhola, Fernando Alonso provou que campeões são feitos de talento, audácia e um punhado de sorte. 

Com uma exibição brilhante, o piloto da Ferrari venceu de forma surpreendente o GP da Europa, em Valência. Largou na 11ª posição, levantou a arquibancada com belas ultrapassagens e viu a vitória cair no colo quando o líder Sebastian Vettel teve problemas com a RBR e abandonou na 34ª das 57 voltas. E a estrela do espanhol continuou a brilhar. Romain Grosjean o acompanhava de perto, mas a Lotus também quebrou e o francês deixou a corrida.

Em êxtase com a vitória em seu país, Alonso quebrou o protocolo e deixou a torcida eufórica. Desfilou com a bandeira espanhola, largou o carro na pista para comemorar com os conterrâneos e precisou ser buscado por um carro da organização da prova para seguir para a cerimônia do pódio. No degrau mais alto, não escondeu a emoção e desabou em lágrimas durante o hino espanhol.

Diante da torcida espanhola em Valência, Alonso chega à segunda vitória na temporada (Foto: AP)

Com a vitória, de forma tão espetacular quanto a primeira, no GP da Malásia, o bicampeão se torna o primeiro a faturar dois GPs na temporada, interrompendo a série histórica de sete vencedores diferentes nas sete primeiras provas do ano.

O espanhol reassume a liderança do Mundial com 111 pontos, 20 a mais que o novo vice-líder, Mark Webber – o australiano da RBR fez bela corrida de recuperação e completou em quarto após largar em 19º. Antigo líder, Lewis Hamilton caiu duas posições na tabela. O inglês da McLaren abandonou ao se chocar com Pastor Maldonado na penúltima volta, quando tentava assegurar o terceiro lugar.

E Alonso não foi o único campeão com sorte em Valência. Raikkonen garantiu a segunda colocação ao ultrapassar Hamilton a duas voltas do fim. Outra estrela que voltou a brilhar foi a de Michael Schumacher. Com a sequência de incidentes entre os primeiros colocados, o heptacampeão herdou o terceiro lugar, seu melhor resultado desde o retorno à Fórmula 1, em 2010, fechando o pódio estelar, com três campeões e dez títulos.


Kobayashi vira algoz de brasileiros

A sorte que sobrou para Alonso faltou para Felipe Massa. Após partir da 13ª posição, o brasileiro fazia boa prova e estava em sétimo quando foi atingido pela Sauber de Kamui Kobayashi após a saída do safety car na 34ª volta. Ele precisou ir para os boxes para trocar os pneus e terminou em 16º. O japonês foi o algoz dos brasileiros na prova ao também se envolver em um incidente com Bruno Senna na 20ª volta. Assim como Massa, o piloto da Williams teve um pneu furado e caiu para o fim do pelotão. Bruno, porém, se beneficiou com a entrada do safety car, retirou a volta que havia levado e ainda terminou na 11ª posição, logo atrás do companheiro Maldonado, que cruzou a linha de chegada sem bico em razão da batida com Hamilton. No entanto, o brasileiro entrou na zona de pontuação ao herdar o 10º lugar do venezuelano, que foi punido com 20s pelos comissários pelo incidente com o piloto da McLaren e caiu para a 12ª posição.

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, para o GP da Inglaterra, de 6 a 8 de julho. A nona etapa da temporada, no tradicional circuito de Silverstone.


Reação de Alonso começa na largada

As apertadas ruas de Valência proporcionaram uma largada emocionante. Enquanto Vettel partiu muito bem e disparou na frente de Hamilton logo nos primeiros metros, Raikkonen tentou dar o bote no terceiro colocado Maldonado. Porém, quem superou o piloto da Williams foi Grosjean. Os dois chegaram a se tocar antes do francês ultrapassar o venezuelano, que acabou perdendo posição também para Kobayashi. Com a faca nos dentes, a dupla da Ferrari começou bem. Alonso pulou de 11º para 8º, enquanto Massa subiu de 13º para 11º e, ainda na primeira volta, superou Rosberg para assumir o 10º lugar.

Com um ritmo impressionante, 1s mais rápido que o segundo mais veloz, Vettel abriu 10s de vantagem para Hamilton em apenas nove das 57 voltas. Com um ritmo mais lento que os rivais do primeiro pelotão, o piloto da McLaren tentava segurar a pressão de Grosjean. Mas o francês conseguiu superar o britânico e assumir o segundo lugar na 10ª volta com uma bela manobra nas curvas 12 e 13.

Preso desde o início da prova atrás da Force India de Paul di Resta, Massa seguiu para os boxes na 11ª volta e trocou os pneus macios por médios. Seu parceiro de Ferrari, Alonso, foi mais feliz no duelo com o outro carro do time indiano e passou Hulkenberg para assumir o 7º lugar. Voltas depois, o espanhol ganhou a posição de Maldonado.

A diferença de Vettel sobre Grosjean na ponta era tão grande, que o bicampeão mundial realizou a primeira parada nos boxes e voltou com folga na primeira posição. Um pouco mais atrás, Alonso escalava o pelotão, levando a torcida espanhola ao delírio. Com ultrapassagens sobre Di Resta e Schumacher, o piloto da Ferrari assumiu a quarta colocação.


Kobayashi e Bruno se tocam

Se o alemão reinava tranquilo na ponta, no pelotão intermediário, apenas 5s separavam o sétimo colocado Schumacher para o 15º Pérez. Nessa confusão, sobrou para Bruno. O piloto da Williams tentava defender a posição, quando foi tocado por Kobayashi na 20ª volta. Com a corrida prejudicada em razão do furo no pneu traseiro esquerdo, o brasileiro ainda foi considerado culpado pelos comissários e precisou pagar um drive through, passagem direta pelos boxes.


Safety car acaba com vantagem de Vettel

Os quase 20s de vantagem de Vettel para Grosjean viraram pó depois que o safety car precisou entrar na pista em razão de um toque entre Vergne e Kovalainen na 28ª volta. O francês da STR fechou o finlandês da Caterham e ambos tiveram os carros danificados e pneus furados. A corrida precisou ser interrompida para a retirada de detritos da pista. A maioria dos pilotos, inclusive Vettel, Grosjean e Alonso, optaram por realizar a segunda parada nos boxes durante a presença do carro de segurança.


Vettel abandona corrida

Na relargada, Alonso mostrou porque é bicampeão mundial. Com uma manobra audaciosa, ultrapassou Grosjean e assumiu a segunda posição. E além de talento, o espanhol tem sorte. O pesadelo de Vettel continuou. O alemão teve problemas na RBR e abandonou a prova, perdendo uma vitória que estava nas mãos. No pelotão intermediário, Kobayashi virou o algoz dos brasileiros. Depois de ter se envolvido em um incidente com Senna, o japonês atingiu em cheio a Ferrari de Massa, furando o pneu do carro do brasileiro.


Hamilton e Maldonado batem no fim

Novo líder, o espanhol imprimia um ritmo forte para tentar se livrar da pressão de Grosjean, mas apenas por poucas voltas. A estrela de Alonso brilhou mais uma vez e o francês, com problemas na Lotus, também abandonou. Com isso, Hamilton passou para a segunda posição, seguido de perto para Raikkonen. Mais veloz, o finlandês pressionou o piloto da McLaren e conseguiu a ultrapassagem. Com os pneus muito desgastados, Hamilton tentava segurar a pressão de Maldonado para manter o terceiro lugar. Mas os dois acabaram batendo a duas voltas do fim. Com isso, o lugar no pódio caiu no colo de Michael Schumacher.

Confira a classificação final do GP da Europa, em Valência:

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h44m16s449
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 6s421
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 12s639
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 13s628
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 19s993
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 21s176
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 22d886
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 24s653
9 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 27s777
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 35s900
11 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 37s000
12 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 54s630 *
13 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1m15s871
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1m34s654
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 1m36s565
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a uma volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a uma volta
18 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a uma volta
19 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a duas voltas

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – abadono na volta 41
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – abandono na volta 34
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – abandono na volta 34
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – abandono na volta 27
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - não largou

* Pastor Maldonado foi punido com 20s em razão de batido com Lewis Hamilton

-------------------------------
Fonte: GloboEsporte.com

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Em foco, a defesa da natureza

Casal de Cunha usa a fotografia e o cinema para marcar posição em defesa do meio ambiente e da cultura da região
                       
Xandu Alves
São José dos Campos (Jornal O Vale - 03/06/2012)

Passarinho
Árpád Cserép/Renate Esslinger/o vale
Defender a natureza, com toda sua beleza e diversidade, transformou-se na bandeira de um casal de Cunha. Eles também colocaram a cultura popular no foco de suas vidas.

E foco é literal. Árpád Cserép, 65 anos, e Renate Esslinger, 54 anos, apaixonaram-se por fotografia e cinema, em momentos diferentes da vida, e usaram as expressões artísticas para defender seus ideais.

Em abril deste ano, eles lançaram em Cunha, onde moram desde 2009, a campanha “Canto sem Fronteira”, um vídeo de quase 6 minutos que mostra pássaros silvestres da região.

Mas as bonitas imagens das aves na natureza trazem uma triste constatação: elas têm sido vítimas de caçadores e de um comércio ilegal que fatura milhões em todo mundo.

A questão do tráfico de aves silvestres é muito séria. Lembremos que a compra, venda ou distribuição de animais silvestres é crime inafiançável”, disse Renate, que nasceu no Paraná e conheceu o austríaco Cserép em 1998.

Em Cunha, como em várias outras cidades da região, a caça de aves silvestres faz parte da cultura popular.

Em março, a Polícia Ambiental fez operação em Cunha e constatou diversos locais que mantinham pássaros de forma irregular. Foram apreendidas gaiolas e armadilhas e aberto um inquérito policial.

Comércio. Segundo Renate e Cserép, a caçada a animais está dando lugar aos predadores de pássaros que, além de retirar as aves da natureza, descobriram o valor econômico dos pássaros, contribuindo para o tráfico de animais silvestres.

Um agravante facilmente percebido como resultado deste tráfico é o desaparecimento de algumas espécies em nossa região”, apontou Cserép, que já fez versões do vídeo em alemão, inglês e holandês.

Vídeo. Publicado no Youtube, o vídeo também ganhará versões em espanhol, italiano e francês em breve.

As imagens combinam fotos de pássaros nativos da região feitas pelo casal no jardim da casa deles, em Cunha, com cenas das aves captadas em vídeo, tudo embalado com música do compositor Ricardo Simões, do Rio de Janeiro.

A ideia dos fotógrafos é espalhar o vídeo pela internet e divulga-lo nas escolas de Cunha, conscientizando crianças e jovens da necessidade de proteger a natureza.

Cada internauta poderá nos ajudar diretamente ao recomendar o link para outros internautas. Uma corrente de apoio por uma excelente causa”, disse Renate.

Já aposentados, ela e o marido sabem da força que as imagens e a campanha têm. “Temos convicção de que nossas câmaras são poderosas. Através de fotos e filmes nos aproximamos da população”, disse.

SAIBA MAIS:

Vídeo
A campanha “Canto sem Fronteira” pode ser vista no link: http://www.youtube.com/watch?v=-nWS8ztOFhk


Aves
Idealizada por Renate Esslinger e Árpád Cserép, de Cunha, a campanha visa combater a caça ilegal de aves silvestres

Versões

O vídeo está disponível em português, alemão, inglês e holandês

Campanha
Com o lema “Pássaro em liberdade, canto sem fronteira”, a campanha visa esclarecer a respeito da captura, apreensão e comercialização de aves silvestres


Clique aqui e veja mais sobre a Campanha Canto Sem Fronteira e assista o vídeo, aqui mesmo no Keep in touch with Grace.

--------------
Fonte: http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/em-foco-a-defesa-da-natureza-1.263940

domingo, 10 de junho de 2012

Hamilton vence no Canadá, vira líder e amplia recorde de equilíbrio em 2012


Inglês é o sétimo vencedor diferente nas sete primeiras provas da temporada. Grosjean e Pérez completam o pódio. Massa chega em 10º, Bruno é o 17º



O GP do Canadá provou mais uma vez que a monotonia não foi convidada para a temporada 2012 da Fórmula 1. A corrida, que seguia sem grandes emoções, ganhou jeito de drama no fim e corrou Lewis Hamilton, da McLaren, como o sétimo vencedor diferente após sete provas. Bem que Fernando Alonso (Ferrari) e Sebastian Vettel (RBR) tentaram surpreender o britânico e se arriscaram até o fim com apenas uma parada nos boxes. Não adiantou. Com os pneus desgastados, os dois bicampeões viram Hamilton recuperar as posições na pista e, pior, ainda foram superados por Romain Grosjean (Lotus) e Sergio Pérez (Sauber), que comemoram muito o pódio inesperado. Vettel ainda se arrependeu da tática, fez o pit e tomou o quarto lugar de Alonso, somando pontos valiosos na briga pela ponta do Mundial. Mas quem pulou para o topo foi o inglês, com 88 pontos, dois a mais que o espanhol da Ferrari, que está um à frente do alemão da RBR.

Enquanto havia motivos de sobra para os três primeiros colocados celebrarem, os brasileiros tiveram mais uma corrida para esquecer. Felipe Massa até que começou bem ao superar Nico Rosberg na segunda volta, mas rodou sozinho quatro passagens depois. O piloto da Ferrari vinha se recuperando e chegou a estar em sexto, mas não manteve o ritmo e terminou na 10ª posição, somando apenas um ponto. Bruno Senna fez uma prova apagada. Largou do 16º lugar e terminou em 17º. Outro que mais uma vez não esteve em um bom dia foi Jenson Button. Enquanto viu seu companheiro de McLaren triunfar, o campeão de 2007 teve um desempenho melancólico e fechou apenas em 16º.

O inglês Lewis Hamilton comemora vitória no Canadá. 
(Foto: Reuters)

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas para o GP da Europa. A prova nas ruas de Valência está programada para o dia 24 de junho.



Início tranquilo

A largada transcorreu normalmente, sem incidentes. Vettel manteve a ponta, seguido de perto por Hamilton, Alonso e Webber. Massa começou bem, pressionando Rosberg durante toda a primeira volta. Na passagem seguinte, o piloto da Ferrari conseguiu uma bela ultrapassagem por fora sobre o alemão, antes da chicane que antecede a reta de chegada. De nada adiantou a boa largada do brasileiro. Na sexta volta, ele rodou sozinho na curva 1 e acabou caindo para a 12ª posição. Partindo de 16º no grid, Bruno chegou a ganhar uma posição, mas perdeu rendimento e, na sexta volta, caiu para 19º após ser ultrapassado pelo companheiro de Williams, Pastor Maldonado, que largou em 22º em razão de uma troca de câmbio.



Prova comprometida para Massa

Em razão da rodada, Massa alterou a estratégia de corrida e foi o primeiro a parar nos boxes, na 13ª passagem. No pelotão da frente, Hamilton e Alonso começaram a diminuir drasticamente a diferença para o líder Vettel, que ainda deu uma pequena escapada no hairpin e quase foi atingido pela McLaren do inglês.

A primeira rodada de pit stops inverteu a situação dos três primeiros colocados. Vettel seguiu para os boxes na 16ª volta. Hamilton parou na seguinte e ganhou a posição do piloto da RBR. Alonso permaneceu na pista por mais duas voltas e retornou à frente dos dois após a parada. Mas o britânico deu o troco rapidamente: ultrapassou o espanhol antes da última chicane e assumiu a ponta após Grosjean ir para o pit.

Atrás do trio, a cerca de cinco segundos, vinham Raikkonen e Pérez, que optaram por uma estratégia de apenas uma parada. Os dois só foram para os boxes na volta 41, voltando logo atrás de Massa, o sexto. O brasileiro conseguiu imprimir um bom ritmo de prova, se manteve entre os mais rápidos da pista e recuperou diversas posições após os pits dos rivais. No entanto, Massa não conseguiu segurar a tocada até o final, foi superado e completou em décimo, marcando apenas um ponto.



Surpresas reservadas para o fim

No fim, a monotonia deu lugar ao drama. Na 50ª volta, o líder Hamilton parou nos boxes e voltou na terceira posição. Daí em diante, era só aguardar os pits de Alonso e Vettel e cruzar em primeiro. Ledo engano. Os bicampeões surpreenderam e arriscaram permanecer na pista até o fim, e Hamilton se viu obrigado a recuperar as posições no braço. O campeão mundial de 2008 tirou a diferença, ultrapassou o alemão a oito voltas do fim, superou o espanhol duas passagens depois, retomou a ponta e cruzou a linha de chegada em primeiro. A tática de Alonso e Vettel não funcionou e os dois ainda perderam seus lugares no pódio para Grosjean e Pérez. O piloto da RBR diminuiu o prejuízo ao parar nos boxes na volta 64 e conseguiu tomar o quarto lugar do rival da Ferrari. O pódio recompensou as belas exibições do francês da Lotus e do mexicano da Sauber, que largaram, respectivamente de 7º e 15º, também optaram por apenas um pit stop, mas acertaram o momento da parada.

Lewis cruza em primeiro e fatura emocionante GP do Canadá 
(Foto: AP)

Confira a classificação final do GP do Canadá, sétima etapa da temporada 2012:

1- Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h32m29s586
2- Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 2s513
3- Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 5s260
4- Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 7s295
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 13s411
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 13s482
7 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 15s085
8 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 15s567
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 24s432
10 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 25s272
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 37s693
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 46s236
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 47s052
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – a 1m04s475
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1 volta
16 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 1 volta
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas

Não completaram:

Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – volta 57
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – volta 34
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – volta 25
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – volta 23

----------------------
Fonte: Globo.com

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA