By Graça Marinho

Clique e confira!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

“Batucada Sinfônica” sob regência do maestro Rodrigo de Carvalho

Domingo, dia 21 de fevereiro as 11h no Auditório Ibirapuera o Maestro Rodrigo de Carvalho apresenta “Batucada Sinfônica”.

Sob regência do maestro Rodrigo de Carvalho a Orquestra Sinfônica Municipal apresenta "Batucada Sinfônica", com a participação especial do pianista Marcelo Bratke na execução da obra Momo Preoce do compositor Villa-Lobos.

O concerto Batucada Sinfônica apresentará um repertório com ritmos como baião, ponteado, congada e samba, dos compositores Nepomuceno, Levy, Guarnieri, Krieger, Santoro, Gnatalli e Mignone.


Rodrigo de Carvalho

Aos 35 anos de idade,  o Maestro Rodrigo de Carvalho é o mais jovem regente a ocupar o cargo de Regente Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Além de regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal do Teatro Municipal de São Paulo, é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, e regente convidado permanente da Orquestra Sinfônica MÁV de Budapeste.

O paulistano Rodrigo de Carvalho iniciou seus estudos musicais ao violino e piano, no Conservatório de Tatuí e veio a se graduar, summa cum laude, em regência orquestral na Academia de Música Ferenc Liszt de Budapeste.

Selecionado para todos os principais concursos internacionais de regência orquestral, se apresentou para platéias na Itália, França, Alemanha, Espanha, Áustria, Polônia, Dinamarca, Finlândia, Estados Unidos, Canadá e México. No Brasil, se apresentou frente a Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Manaus, Sinfônica de Campinas e da Paraíba, além da Orquestra de Câmera da OSESP. Nesta temporada estréia no Chile e com a Camerata Antiqua  de Curitiba.  

Dedicado à divulgação do repertório raramente apresentado, Rodrigo tem sido responsável por inúmeras primeiras audições pelos palcos que tem atuado, além de se apresentar com solistas populares como Jon Lord e Ute Lemper. Regeu com grande sucesso de público e crítica a produção de O Castelo do Barba-Azul, assim como as estréias brasileiras das óperas O Urso e Palestra sobre Pássaros Aquáticos, todas em São Paulo, além de Dido e Enéas em Tatuí.

Atualmente também se encontra envolvido nos preparativos do lançamento do CD dedicado a obra de Villa-Lobos,  a ser lançado em Abril, gravado no Teatro Municipal com a Orquestra Sinfônica Municipal.

Marcelo Bratke

Marcelo Bratke nasceu em 1960 em São Paulo, onde iniciou seus estudos de piano na adolescência. Era um aluno promissor; em 2002, seu CD dedicado ao “Grupo dos Seis” de Jean Cocteau foi nomeado pela revista britânica Gramophone Magazine como uma das melhores gravações de música erudita de todos os tempos.

Em 1976, após somente um ano de estudos e apenas com dezesseis anos, Bratke foi premiado pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo por sua performance do concerto em ré menor de Bach com a OSESP sob direção do maestro Eleazar de Carvalho.

Marcelo Bratke estudou na Juilliard School of Music em Nova York e em 1992 mudou-se para Londres. Desde então tem sido convidado para se apresentar nas mais prestigiosas salas de concerto do mundo, incluindo o Festival de Salzburg, o Wigmore Hall e Queen Elizabeth Hall em Londres e o Konzerthaus em Berlim, entre outros.

Foi o vencedor do Concorso Internazionale di Musica Città di Tradate na Itália, do Prêmio Carlos Gomes no Brasil, do Prêmio Brasil na Alemanha 2006 e do Classic Discoveries Award na Inglaterra.

Bratke fez sua estréia no Carnegie Hall em Nova York com grande sucesso de público e crítica, ocasião em que o jornal The New York Times dedicou à sua apresentação uma matéria de capa intitulada “The Two Brazils Combine for Night at Carnegie Hall”. Após seu debut nova-iorquino, Bratke realizou concertos na França, Inglaterra, Alemanha, Irlanda do Norte e Coréia do Sul.


SERVIÇO:
Batucada Sinfônica  
Regência: Rodrigo de Carvalho
Orquestra Sinfônica Municipal
Piano: Marcelo Bratke
Dia: 21 de Fevereiro de 2010
Horários: Domingo, 11h
Duração: 90 min (aproximadamente)
Auditório Ibirapuera 
Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 2, Parque Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP.
Tel.: 0/xx/11/3629-1075

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Classificação: Livre para todos os públicos
Acesso para deficientes
Ar Condicionado 
Estacionamento: Parque do Ibirapuera - Zona Azul
A Venda na:
Bilheteria: terça a quinta-feira, das 9h às 18h; sexta e sabado , das 9h às 21h; domingo, das 9h às 18h
ou  www.ticketmaster.com.br / (11) 2846-6000
Cartões: Visa, American Express, Maestro, Redeshop e Visa Electron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA