By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 9 de maio de 2010

Sem chuva, Webber lidera procissão em Barcelona; Alonso cola no líder

Hamilton estoura pneu na penúltima volta e vê escapar a vice-liderança da temporada; Espanhol herda segundo lugar, quatro à frente de Felipe Massa

A chuva não deu as caras em Barcelona e, sem ela, a monotonia voltou à Fórmula 1. Em um domingo de pista seca e raríssimas ultrapassagens, Mark Webber agradeceu à meteorologia e manteve uma tradição no GP da Espanha: pela 16ª vez nos 20 anos em que a prova é disputada no circuito catalão, o pole position terminou no lugar mais alto do pódio. O australiano da RBR venceu após liderar de ponta a ponta, sem sofrer uma ameaça sequer durante toda a corrida. Só quebrou o gelo após a bandeirada, quando saiu do carro e jogou seu capacete para a torcida. A única dose de emoção durante a prova ficou por conta do azar de Lewis Hamilton. O inglês da McLaren chegaria em segundo e seria o vice-líder da temporada, mas estourou um pneu na penúltima volta e abandonou. Melhor para Fernando Alonso, que, correndo em casa, chegou em segundo e embolou a briga pela liderança do campeonato.

Sebastian Vettel, da RBR, completou o pódio em terceiro. Felipe Massa chegou em sexto e perdeu mais um duelo interno na Ferrari para Alonso. O espanhol agora tem 67 pontos na temporada, encostado no líder Jenson Button, que foi a 70 - Massa vem em sexto lugar, com 49. Atual campeão do mundo, o inglês da McLaren terminou a prova em quinto, logo atrás de Michael Schumacher, da Mercedes, que deu os primeiros sinais de reação no campeonato após as atualizações em seu carro. O alemão conseguiu uma ótima quarta posição, nove à frente do companheiro Nico Rosberg.

mark webber no pódio do GP da Espanha
No pódio, Mark Webber comemora sua primeira vitória na temporada 2010 em Barcelona

Rubens Barrichello, da Williams, largou em 17º e conseguiu terminar a corrida em nono. Lucas di Grassi, da VRT, foi o último a completar a prova, em 19º; e Bruno Senna, da Hispania, abandonou. A próxima corrida será disputada nas ruas de Mônaco, no próximo domingo, dia 16 de maio.

A corrida

Apesar das previsões de chuva para o fim de semana, o domingo em Barcelona começou com pista seca, para alegria dos pilotos da RBR. E a largada não teve grandes surpresas. Webber segurou os ataques de Vettel e Hamilton, manteve a ponta e não olhou mais para trás. Alonso ainda tentou o bote sobre o inglês da McLaren, mas teve de se contentar com a quarta posição.

Nono colocado no grid, Massa conseguiu uma boa largada e ganhou duas posições, subindo para sétimo. Quem teve o maior avanço, contudo, foi Barrichello, que pulou de 17º para 12º ao fim da primeira volta. Por coincidência, os dois brasileiros ficaram presos atrás dos carros da Mercedes: Schumacher, em oitavo, segurava Massa, e Rosberg, o 11º, se manteve à frente de Rubinho. Bruno Senna, na problemática Hispania, passou reto logo após o primeiro setor do circuito e abandonou. Di Grassi se manteve na 20ª posição.

Largada do Gp da Espanha
Mark Webber pulou na frente na largada e não olhou mais para trás até a vitória
A vantagem de Webber na ponta não era tão grande quando a dos treinos, mas lhe garantia o conforto no início da corrida. Pouco depois, o australiano engrenou uma sequência de voltas mais rápidas e, na décima passagem, já abria uma diferença de dois segundos para os rivais. Vettel não mantinha o ritmo do companheiro e não conseguia se distanciar de Hamilton.

Quando os carros começaram a parar nos boxes, Nico Rosberg sofreu com um erro de Mercedes: o mecânico responsável pela roda dianteira direita não apertou a porca corretamente. Liberado antes da hora, Nico parou o carro e foi empurrado de volta para completar o trabalho. Perdeu duas posições e caiu para 13º.

O companheiro de Rosberg teve mais sorte. Na 16ª volta, Schumacher aproveitou a demora de Button nos boxes para ganhar a quinta posição. O inglês voltou atrás do alemão e deu início a uma briga que, por alguns momentos, injetou um pouco de emoção na corrida. Ainda assim, ficaram evidentes os problemas de ultrapassagem no circuito de Barcelona. Mesmo com o duto aerodinâmico, que aumenta a velocidade nas retas, Button não conseguiu emplacar a manobra. Durante várias voltas, o heptacampeão sempre ficava na linha de dentro, atrapalhando o rival. A disputa acabou permitindo a aproximação de Massa, que vinha em sétimo.

Quem também se deu mal na parada nos boxes foi Vettel. O alemão perdeu a segunda posição para Hamilton. Enquanto isso, Webber continuava absoluto na ponta. Na 36ª volta, o australiano já estava 12 segundos à frente da concorrência. Atrás dele, a procissão. Vettel tentava chegar perto de Hamilton, mas o inglês conseguia manter uma margem confortável acima de um segundo.

Só que o alemão teve problemas de freio a partir da 54ª volta, entrou para trocar os pneus e caiu para a quarta posição. O inglês assumiria a vice-liderança do campeonato se chegasse em segundo, mas deu um azar ainda maior. Na penúltima volta, ele estourou o pneu dianteiro esquerdo e abandonou. Melhor para Alonso, que herdou a segunda posição e, de quebra, encostou em Button na luta pela liderança.

Confira o resultado final do GP da Espanha:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 66 voltas em 1h35m44s101
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 24s065
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 51s338
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m02s195
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m03s728
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m05s767
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m12s941
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1m13s677
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
14 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 2 voltas/acidente
15 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
16 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 2 voltas
17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 4 voltas

Não completaram:

Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 24 voltas/mecânico
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 39 voltas/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 48 voltas/mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 66 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 66 voltas/não largou

Classificação do Mundial de Pilotos após 5 de 19 corridas:
Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 70 2
2 Fernando Alonso ESP Ferrari 67 1
3 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 60 1
4 Mark Webber AUS RBR-Renault 53 1
5 Nico Rosberg ALE Mercedes 50 0
6 Felipe Massa BRA Ferrari 49 0
7 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 49 0
8 Robert Kubica POL Renault 44 0
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 22 0
10 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 16 0
11 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 8 0
12 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 7 0
13 Vitaly Petrov RUS Renault 6 0
14 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3 0
15 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1 0
16 Sébastien Buemi SUI STR-Ferrari 0 0
17 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 0 0
18 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0 0
19 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0 0
20 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0 0
21 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0 0
22 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0 0
23 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0 0
24 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 0 0

----------------
fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA