By Graça Marinho

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domingo, 30 de maio de 2010

Vettel bate em Webber, e vitória cai no colo de Lewis Hamilton na Turquia

Inglês lidera dobradinha da McLaren, que teve Jenson Button em segundo. Felipe Massa chega em sétimo, uma posição à frente de Fernando Alonso


Os dois primeiros terços do GP da Turquia indicavam uma corrida monótona, com trocas de posições apenas nos boxes. Os carros da RBR e da McLaren andavam muito próximos, mas sem tentarem nada mais ousado. Tudo isso até a freada para a curva 12, na 40ª volta. Sebastian Vettel, que vinha em segundo, tentou a ultrapassagem. Mark Webber defendeu corretamente, mas o alemão voltou com o carro para cima do australiano e os dois bateram. Com a confusão, a vitória caiu no colo de Lewis Hamilton, que ainda se defendeu de forma belíssima de um ataque de Jenson Button. O atual campeão completou a dobradinha da McLaren em segundo.

Webber, que voltou à pista e teve de fazer um pit stop extra para trocar a asa dianteira, ainda conseguiu a terceira posição da corrida. Já Vettel abandonou no mesmo momento, na curva 12. Irritado, o alemão saiu do carro fazendo gestos de que o colega de equipe era maluco e chegou aos boxes se negando a dar entrevistas. Após alguns minutos no motorhome, voltou, falou com os jornalistas, mas manteve uma postura mais defensiva, talvez alertado por algum dirigente.

lewis hamilton, mclaren, vence o gp da turquia e Vettel, da RBR, faz sinal de maluco
Hamilton recebe o troféu do GP da Turquia, e Vettel faz sinal de maluco para o colega Webber

Felipe Massa, que largou em oitavo, lucrou com a confusão das RBRs e chegou em sétimo, uma posição à frente do companheiro Fernando Alonso, o oitavo. O espanhol saiu em 12º e ganhou posições nos boxes. A cinco voltas do fim, foi ousado e ultrapassou Vitaly Petrov, da Renault, com direito até a um toque, que furou o pneu do russo.

Os outros brasileiros acabaram fora da zona de pontuação. Rubens Barrichello, com a Williams, perdeu cinco posições na largada e acabou apenas em 14º. Lucas di Grassi, da VRT, chegou a disputar com os carros da Hispania e acabou no 19º e penúltimo lugar. Já Bruno Senna, que fazia uma ótima corrida para os padrões de sua péssima equipe, acabou tendo de abandonar a prova por causa de um problema mecânico.

A corrida

Os carros saíram para a volta de apresentação com sol forte no circuito de Istambul, mas a meteorologia já começava a reportar a chegada de nuvens carregadas. Na largada, Mark Webber manteve a ponta com tranquilidade e Sebastian Vettel assumiu a segunda posição, superando Lewis Hamilton. Só que o alemão ficou à frente por apenas duas curvas: o inglês recuperou o posto rapidamente.

Jenson Button também perdeu a quarta posição para Michael Schumacher na largada, mas conseguiu recuperá-la ainda na primeira volta. O inglês passou o alemão por fora na freada para a curva 13 e colou nos três primeiros colocados. Os pilotos da Ferrari apenas mantiveram suas posições: Felipe Massa ficou em oitavo e Fernando Alonso, em 12º.

Larga do GP da Turquia
Webber mantém a ponta na largada na Turquia. Hamilton perde momentanemente a posição

Com a vantagem do duto aerodinâmico, Hamilton se aproximava rapidamente de Webber nas retas, mas o australiano conseguia se livrar do assédio nas curvas. Vettel, em terceiro, mantinha-se muito próximo dos dois primeiros, para tentar ganhar a posição nos boxes. Massa, em oitavo, e Alonso, em 12º, não conseguiam superar os carros imediatamente à frente.
A situação manteve-se inalterada até o início da rodada dos pit stops. Vettel foi o primeiro dos ponteiros a fazer a parada, na 15ª volta. Na passagem seguinte, Webber e Hamilton, que disputavam a primeira posição, entraram nos boxes juntos. O australiano saiu com tranquilidade, mas a McLaren se enrolou com uma das rodas do carro do inglês e ele acabou superado pelo alemão da RBR, caindo para terceiro. Button parou na 18ª e manteve a quarta posição.

Em meio à ameaça de chuva, que começava a aparecer nos computadores das equipes, os quatro se mantiveram nas mesmas posições, sem ameaças, até a 38ª volta, quando Vettel tomou a decisão de atacar o companheiro Webber. Após duas voltas de pressão, o alemão tentou a manobra no fim da 40ª volta, na reta que antecede a curva 12. O australiano defendeu, mas o colega de RBR jogou seu carro para o lado de dentro e provocou o choque. Hamilton e Button, que vinham logo atrás, lucraram e herdaram as duas posições.

batida entre os carros de Vettel e Webber, do RBR
Carros da RBR na área de escape após a batida de Sebastian Vettel em Mark Webber na curva 12
O alemão, transtornado, abandonou a corrida ali mesmo e fez um gesto chamando o companheiro de maluco. Webber continuou na pista, mesmo com a asa dianteira danificada. O australiano teve de fazer uma parada extra na 43ª, onde trocou o aerofólio e os quatro pneus. Ele voltou com boa velocidade, mas tinha mais de 30 segundos de desvantagem para a dupla da McLaren, que disputava a primeira posição.

Sempre colado em Hamilton, Button tentou uma ultrapassagem na 49ª volta, no mesmo lugar do acidente de Webber e Vettel: a freada para a curva 12. O atual campeão colocou o carro por fora, o companheiro defendeu, mas Button ficou à frente na última curva. Hamilton voltou para a primeira posição na curva 1 após tracionar melhor e conseguir mais velocidade na reta.

Após a disputa, a McLaren mandou que seus dois pilotos economizassem combustível, para evitar um abandono e uma disputa mais ríspida. A dose de emoção das últimas voltas ficou com a disputa entre Alonso e Petrov pela oitava posição. A três da bandeirada, o espanhol tentou a manobra nas primeiras curvas do circuito e os dois acabaram se tocando. O russo levou a pior, com um pneu furado, e caiu para a 15ª posição. Com isso, o bicampeão ficou apenas uma posição atrás do colega Massa, que terminou em sétimo após uma corrida discreta.

Com tranquilidade, Hamilton e Button completaram a corrida e asseguraram a dobradinha da McLaren. Após tentar se aproximar, Webber chegou em terceiro, 24 segundos atrás do vencedor.

Confira o resultado final do GP da Turquia:


1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 58 voltas em 1h28m47s620
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 2s645
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 24s285
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 31s110
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 32s266
6 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 32s824
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 36s635
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 46s544
9 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 49s029
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m05s650
11 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1m05s944
12 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m07s800
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 1 volta
14 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 2 voltas
19 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
20 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 6 voltas/mecânico

Não classificados:

Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 12 voltas/mecânico
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 19 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 25 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 26 voltas/mecânico

Melhor volta: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m29s165, na 57ª volta

Classificação do Mundial de Pilotos após 7 de 19 corridas:
Posição Piloto País Equipe Pontos Vitórias
1 Mark Webber AUS RBR-Renault 93 2
2 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 88 2
3 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 84 1
4 Fernando Alonso ESP Ferrari 79 1
5 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 78 1
6 Robert Kubica POL Renault 67 0
7 Felipe Massa BRA Ferrari 67 0
8 Nico Rosberg ALE Mercedes 66 0
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 34 0
10 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 22 0
11 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 10 0
12 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 7 0
13 Vitaly Petrov RUS Renault 6 0
14 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 3 0
15 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1 0
16 Sébastien Buemi SUI STR-Ferrari 1 0
17 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 1 0
18 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 0 0
19 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0 0
20 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0 0
21 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0 0
22 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0 0
23 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0 0
24 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0 0

Classificação do Mundial de Construtores após 7 de 19 corridas:
Posição Equipe Pontos
1 McLaren-Mercedes 172
2 RBR-Renault 171
3
Ferrari 146
4 Mercedes 100
5 Renault 73
6 Force India-Mercedes 32
7 Williams-Cosworth 8
8 STR-Ferrari 4
9 Sauber-Ferrari 1
10 Lotus-Cosworth 0
11 VRT-Cosworth 0
12 Hispania-Cosworth 0

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Fonte: Globo.com

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