Australiano vence de ponta a ponta e se iguala ao companheiro Vettel no topo do campeonato; Massa chega em quarto, e Alonso pula de último para sétimo.
O brasileiro Felipe Massa chegou em quarto lugar e pulou para quinto na classificação. Fernando Alonso, seu companheiro da Ferrari, protagonizou ao lado de Michael Schumacher, da Mercedes, um episódio polêmico no fim da prova. O espanhol, que tinha largado dos boxes, conseguiu ganhar posições e chegaria em sexto, mas caiu para sétimo ao ser ultrapassado pelo alemão, possivelmente ainda com bandeira amarela após a entrada do safety car. Schumi cruzou em sexto, atrás de Lewis Hamilton, da McLaren, mas a manobra está sob investigação.
Mark Webber e Sebastian Vettel carregaram suas RBRs até o topo da classificação
Rubens Barrichello, da Williams, abandonou após bater na 31ª volta, por causa de uma quebra de suspensão no carro. Os brasileiros estreantes, mais uma vez, não tiveram sorte: Bruno Senna, da Hispania, e Lucas Di Grassi, da VRT, também não conseguiram completar a prova.
A largada nas ruas de Mônaco transcorreu sem tumulto. Webber manteve a ponta, mas Kubica demorou a sair e acabou perdendo a segunda posição para Vettel. Preso pelo polonês, Massa optou por se manter em quarto lugar e se defender do ataque de Hamilton. O maior vencedor na saída foi Barrichello, que pulou de nono para sexto, aproveitando a disputa entre Schumacher e Nico Rosberg, companheiros de Mercedes.
Ainda na volta inicial, contudo, Nico Hulkenberg perdeu o controle de sua Williams e bateu de frente no muro, provocando a primeira das quatro entradas do safety car na pista. Alonso aproveitou e entrou nos boxes para fazer logo sua troca de pneus.
Na terceira volta, ainda com o safety car, Button parou logo após a Sainte Devote com muita fumaça saindo de sua McLaren. O então líder do campeonato abandonou a prova por um erro infantil da equipe, que simplesmente esqueceu de tirar a tampa de um dos radiadores e causou superaquecimento no motor do piloto britânico.
O carro de segurança só saiu da pista na oitava volta, e Alonso, 20º, continuava sua marcha de recuperação. A primeira vítima, logo na relargada, foi Karun Chandhok, da Hispana. Di Grassi deu mais trabalho e segurou o espanhol da Ferrari por duas voltas. O bicampeão mundial se irritou com o brasileiro e chegou a fazer gestos com a mão direita (veja no vídeo acima). Ele só conseguiu a ultrapassagem na saída do túnel, após um vacilo do piloto da VRT.
Com Jarno Trulli, a ultrapassagem de Alonso foi bem mais fácil, e àquela altura só faltavam dois carros para o espanhol superar as estreantes. Ele conseguiu resolver sua vida em dois tempos: deixou Timo Glock para trás na 15ª volta, e superou Heikki Kovalainen na 16ª. Duas passagens depois, com a sequência de pit stops dos rivais, veio o pulo do gato: Alonso aproveitou que já tinha parado no início da prova e deu um salto para a sexta posição.
Quem abriu as paradas na 18ª volta foi Lewis Hamilton, seguido por Schumacher e Barrichello. O inglês conseguiu voltar à frente de Alonso, na quinta posição. Em quarto, Massa fez uma boa parada na 20ª e se manteve à frente do inglês da McLaren.
Kubica fez sua parada na 22ª passagem, uma antes de Vettel. Em seguida foi a vez do líder Webber, que não foi ameaçado e manteve a ponta. Rosberg chegou a ficar em segundo, mas demorou para fazer sua troca de pneus e acabou superado por Schumi, caindo para oitavo.
Barrichello bate e joga o volante na pista
Na 31ª volta, o safety car entrou pela segunda vez. Nono colocado, Barrichello teve a suspensão traseira esquerda quebrada na subida para a curva Massenet e bateu forte (veja o vídeo acima). Parado na contramão, o brasileiro jogou na pista o seu volante, que acabou colhido pelo carro de Chandhok. Pouco depois, ele admitiu a frustração, mas garantiu que só jogou o volante para sair daquela posição o mais rápido possível. Apesar do acidente, a bandeira amarela foi rápida, e a relargada foi autorizada na 34ª passagem.
As posições foram mantidas no reinício da corrida, com Webber puxando a dobradinha da RBR. Na 43ª volta, lá foi o safety car para a pista pela terceira vez, por um motivo comum em grandes cidades: a tampa solta de um bueiro na curva Massenet, mesmo lugar da batida de Rubinho.
Duas voltas depois, as posições se mantiveram mais uma vez. Em um circuito onde as ultrapassagens são complicadas, os pilotos preferiram não se arriscar. Kubica até tentou pressionar Vettel, mas o ímpeto do polonês logo acabou. Com uma enorme vantagem, Webber se deu ao luxo até de poupar os freios, muito exigidos no circuito monegasco.
Classificação do Mundial de Pilotos após 6 de 19 corridas: |
---|
Posição | Piloto | País | Equipe | Pontos | Vitórias |
---|---|---|---|---|---|
1 | Mark Webber | AUS | RBR-Renault | 78 | 2 |
2 | Sebastian Vettel | ALE | RBR-Renault | 78 | 1 |
3 | Fernando Alonso | ESP | Ferrari | 73 | 1 |
4 | Jenson Button | ING | McLaren-Mercedes | 70 | 2 |
5 | Felipe Massa | BRA | Ferrari | 61 | 0 |
6 | Lewis Hamilton | ING | McLaren-Mercedes | 59 | 0 |
7 | Robert Kubica | POL | Renault | 59 | 0 |
8 | Nico Rosberg | ALE | Mercedes | 54 | 0 |
9 | Michael Schumacher | ALE | Mercedes | 30 | 0 |
10 | Adrian Sutil | ALE | Force India-Mercedes | 18 | 0 |
11 | Vitantonio Liuzzi | ITA | Force India-Mercedes | 9 | 0 |
12 | Rubens Barrichello | BRA | Williams-Cosworth | 7 | 0 |
13 | Vitaly Petrov | RUS | Renault | 6 | 0 |
14 | Jaime Alguersuari | ESP | STR-Ferrari | 3 | 0 |
15 | Nico Hulkenberg | ALE | Williams-Cosworth | 1 | 0 |
16 | Sébastien Buemi | SUI | STR-Ferrari | 0 | 0 |
17 | Pedro de la Rosa | ESP | Sauber-Ferrari | 0 | 0 |
18 | Heikki Kovalainen | FIN | Lotus-Cosworth | 0 | 0 |
19 | Karun Chandhok | IND | Hispania-Cosworth | 0 | 0 |
20 | Lucas di Grassi | BRA | VRT-Cosworth | 0 | 0 |
21 | Timo Glock | ALE | VRT-Cosworth | 0 | 0 |
22 | Bruno Senna | BRA | Hispania-Cosworth | 0 | 0 |
23 | Jarno Trulli | ITA | Lotus-Cosworth | 0 | 0 |
24 | Kamui Kobayashi | JAP | Sauber-Ferrari | 0 | 0 |
Classificação do Mundial de Construtores após 6 de 19 corridas: | ||
---|---|---|
Posição | Equipe | Pontos |
1 | RBR-Renault | 156 |
2 | Ferrari | 134 |
3 | McLaren-Mercedes | 129 |
4 | Mercedes | 84 |
5 | Renault | 65 |
6 | Force India-Mercedes | 27 |
7 | Williams-Cosworth | 8 |
8 | STR-Ferrari | 3 |
9 | Sauber-Ferrari | 0 |
10 | Lotus-Cosworth | 0 |
11 | VRT-Cosworth | 0 |
12 | Hispania-Cosworth | 0 |
---------------
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário