By Graça Marinho

Clique e confira!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Áudio revela que capitão do Costa Concordia ignorou ordem de retornar ao navio para coordenar socorro

Mas é muito covarde mesmo esse Comandante Schettino!!! Agora o Comandante "CRETINO", (esse deveria ser o nome dele), tá apavorado, com medo de ir pra cadeia... mas me digam, ele merecia outro lugar???? Faça me o favor Comandante Cretino!!!! Está  apenas  em prisão domiciliar, dê graças à Deus por isso.

Áudio revela que capitão ignorou ordem de retornar ao navio


Ouça o áudio: Capitão do Costa Concordia ignorou ordem da Capitania de voltar ao navio

O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, ignorou por várias vezes uma ordem superior de retornar ao navio para coordenar o salvamento. O Costa Concordia naufragou na Toscana com mais de quatro mil pessoas a bordo. O comandante Schettino, que fugiu sem prestar socorro, está sendo agora investigado por homicídio culposo, naufrágio e abandono do navio. Ele teve a prisão preventiva decretada ontem, pois as autoridades temiam que ele pudesse fugir.

As circunstâncias do naufrágio ainda não foram esclarecidas. Aparentemente, o navio estava fora da rota e o comandante fez uma manobra ilegal. Além disso, no áudio divulgado hoje, fica claro que Schettino ignorou uma ordem superior de voltar a bordo para coordenar o resgate de dentro do navio. Embora ele termine a comunicação dizendo que iria voltar ao navio, testemunhas dizem tê-lo visto no porto, pegando um táxi para o hotel.~

O comandante de uma embarcação não é piloto ou motorista. Esse nome, "comandante", tem uma razão de ser. Ele não precisa nem encostar nos comandos do navio, mas ele é o responsável por coordenar tudo o que acontece a bordo. Inclusive quando o navio está afundando. A conversa é vergonhosa. De Falco, o comandante da Capitania dos Portos, chega a gritar com Schettino, pedindo que ele retorne ao navio. Num determinado momento, quando o comandante do navio diz que não adianta voltar porque está escuro e não se vê nada, De Falco perde a paciência: "Ah, e não está escuro e o senhor quer ir para casa?". Parece que foi exatamente o que Schettino decidiu fazer.

Segue abaixo a descrição da conversa, publicada originalmente no site italiano www.notizie.it.

Transcrição da conversa entre os comandantes:

Falco: "Aqui é De Falco, de Livorno, falo com o comandante?

Schettino: "Sim boa noite, comandante De Falco»

Falco: "Diga-me o seu nome por favor."

Schettino: "Eu sou o comandante Schettino, comandante»

De Falco:, "Schettino? Ouça Schettino, há pessoas presas a bordo [do navio Costa Concordia]. Agora, você vá com seu barco até a proa do navio, a estibordo. Lá há uma escada. Suba nesta escada e vá a bordo do navio. Va a bordo e me diga quantas pessoas estão lá. Está claro? Estou gravando esta comunicação comandante Schettino…"

Schettino: "Comandante, eu vou te falar uma coisa…"

Falco: "Fale em voz alta. Coloque sua mão na frente do microfone e fale em voz mais alta, ok? ".

Schettino: "Neste momento o navio está inclinado ...."

Falco: "Eu entendo. Ouça: há pessoas descendo pela escada de proa. Você vai subir essa escada na direcção oposta, fique no navio e me diga quantas pessoas e o que há a bordo. Entendeu? Diga se há crianças, mulheres ou pessoas que necessitam de assistência. Diga o número de cada uma dessas categorias. Está claro? Escute, Schettino o senhor foi para o mar e se salvou, mas eu considero isso… realmente muito mal… posso te encrencar. Vá a bordo, merda!"

Schettino: "Comandante, por favor ..."

Falco: "Sem por favor… e agora suba a bordo. Me confirme que o senhor está indo para o navio".

Schettino: "Eu estou na lancha dos socorristas. Estamos aqui, não estou indo a lugar nenhum, estou aqui…"

Falco: "O que o senhor está fazendo, comandante?"

Schettino: "Estou aqui para coordenar os trabalhos de socorro…"

Falco: "O que está coordenando aí? Vá a bordo. Coordene o socorro a bordo do navio. O senhor se recusa?"

Schettino: "Não, não, eu não estou me recusando".

Falco: "O senhor está se recusando a embarcar, comandante? Me diga o motivo pelo qual não vai?"

Schettino: "Não estamos indo porque há outra lancha que parou…"

Falco: "O senhor vai a bordo, é uma ordem. O senhor não deve fazer outras avaliações. O senhor disse que abandou do navio, agora eu estou no comando. O senhor vai embarcar! Está claro? Não está me ouvindo? Vai, me ligue diretamente quando estiver a bordo. Meu socorro aéreo está lá"

Schettino: "Onde está o socorro?"

Falco: "Na proa. Depressa. Já há mortos, Schettino. "

Schettino: "Quantos mortos são?"

Falco: "Eu não sei .. Sei de apenas um. Um que eu ouvi. É o senhor que tem que me dizer quantos são, Cristo."

Schettino: "Mas o senhor entende que está escuro… e não enxergamos nada".

Falco: "E o senhor quer voltar para casa Schettino? Está escuro e o senhor quer ir pra casa? Suba pela escada até a proa do navio e me diga o que você pode fazer, quantas pessoas estão lá e que eles precisam. Agora!"

Schettino: "(…) eu estou com o segundo comandante".

De Falco: "Subam os dois então. (...) O senhor e o seu segundo subam a bordo agora. Está claro?".

Schettino: "Comandante, eu quero ir a bordo, mas simplesmente tem outra lancha aqui… onde estão outros outras equipes de resgate. Ela parou e se instalou ali. Agora outras equipes de resgate foram chamadas…"

Falco: "Há uma hora você está me dizendo isso. Agora suba a bordo, suba a B-O-R-D-O!. E me diga imediatamente quantas pessoas estão lá".

Schettino: "Ok, comandante"

Falco: "Vá, agora!"

--------
Fonte: UOL.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA