By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 21 de março de 2010

Ayrton Senna hoje estaria com 50 anos

Ayrton Senna: 50 anos do homem que fez o Brasil acordar cedo aos domingos

Para ser bem sucedido na Fórmula 1, categoria mais famosa do automobilismo mundial, reza a lenda que o piloto deve sentir seu monoposto, com as mãos sendo uma prologação do volante, o coração uma máquina que pulsa junto ao motor, raivoso e temperamental, tal como a personalidade de um grande campeão dentro das pistas.

No Brasil, este piloto existiu. Nascido em 21 de março de 1960, Ayrton Senna da Silva, conviveu com a velocidade das pistas desde pequeno. Após ganhar um kart, presente rejeitado por sua irmã Viviane, aos três anos de idade, Senna surgiu como menino-progídio na juventude, sendo campeão da Fórmula 3 Inglesa no começo da década de 80.

Em 1984, Ayrton fez sua estreia na Fórmula 1 com um carro da equipe Toleman. Sua primeira vitória viria no GP de Portugal, sob forte chuva, tempo predileto de Senna. O piloto foi para a Lotus em 1985, ganhando seis corridas em três temporadas. Em 1988, formou uma dupla histórica na McLaren ao lado do francês Alain Prost, ganhando seu primeiro título da categoria aos 28 anos.

A rivalidade com Prost, aliás, é tida como uma das mais acirradas da história da Fórmula 1, com histórias de ultrapassagens, colisões e bate-bocas memoráveis. Senna foi campeão mais duas vezes, em 1990 e 1991, sendo o título de 90 decidido de uma forma bastante controversa devido a uma colisão com Prost.

Em seu último ano na escuderia inglesa, Senna, com um carro limitado, conquistou um surpreendente vice-campeonato. Em 1994, foi para a então dominante equipe Williams-Renault, onde encerrou sua carreira num trágico acidente na sétima volta do GP de San Marino, disputado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, testemunhado ao vivo por milhões de fãs em todo o mundo.

Apesar de feroz dentro do circo da Fórmula 1, Senna tinha uma personalidade humana e compassiva. Sendo um homem profundamente religioso, Ayrton usou parte de sua fortuna para criar o Instituto Ayrton Senna, com o propósito de ajudar crianças carentes.

Elevado a status de ídolo, Ayrton Senna segue até hoje como uma das personalidades esportivas mais reconhecidas e celebradas pelo povo brasileiro, que aprendeu a acordar cedo nas manhãs de domingo e acompanhar vivamente as corridas. Ayrton Senna era mais do que um simples piloto. Ayrton Senna era do Brasil.



Senna que saudade!!!! GM
---------
Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia - Por: Caio Texeira|Fórmula 1 | 21/03/2010

2 comentários:

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA