By Graça Marinho

Clique e confira!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Sala São Paulo sob a Regência de Rodrigo de Carvalho teremos a Orquestra Sinfônica Municipal

ENTRADA FRANCA - Domingo 28.03 às 11 horas - Sala São Paulo sob a Regência de Rodrigo de Carvalho, a Orquestra Sinfônica Municipal apresentam obras de destacados compositores como Z. Kodály, R. Strauss e J. Sibelius

Para domingo 28 de março, às 11 horas, na Sala São Paulo o Maestro Rodrigo de Carvalho, regente titular da OSM, elaborou um programa que ira propiciar ao público a chance de conferir belíssimas obras de destacados compositores como Z. Kodály, R. Strauss e J. Sibelius.

No repertório elaborado para a primeira apresentação sob regência de Rodrigo de Carvalho, no projeto Concertos Matinais de 2010, a Orquestra Sinfônica Municipal abrirá o concerto com a obra raramente tocada e com certeza será uma descoberta para o público presente, “Noite de Verão” do compositor húngaro Zoltán Kodály, logo após será reproduzida a peça “Concertino Dueto” do compositor e maestro alemão Richard Strauss, com um dueto de clarinete e foguete dos solistas Otinilo Pacheco (clarineta) e Ronaldo Pacheco (fagote) e finalizando o concerto será executada uma das mais belas sinfonias do Século XX, a “Sinfonia nº 5” do compositor finlandês Jean Sibelius.


Sala São Paulo

Regência: Rodrigo de Carvalho

Orquestra Sinfônica Municipal

Solistas:

Otinilo Pacheco - clarinete

Ronaldo Pacheco - fagote


Dia: 28 de março de 2010

Horários: Domingo, 11h

Ingressos: disponíveis na Bilheteria da Sala São Paulo a partir de 22 de março das 10h as 18h - limitados a ingressos 4 por pessoa.

Classificação: Livre para todos os públicos

Praça Júlio Prestes, 16 Campos Elíseos - São Paulo - SP.

Tel.: 11 3223 3966

Capacidade: 1400 lugares

Acesso para deficientes

Ar Condicionado

Estacionamento: R$ 5,00 (entrada pela Rua Mauá, 51)


Regente Rodrigo de Carvalho

Aos 35 anos, o Maestro Rodrigo de Carvalho é o mais jovem regente a ocupar a posição de Regente Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo que conta atualmente com 110 músicos. Além de diretor musical da OSM de São Paulo, é o principal regente convidado permanente da Orquestra Sinfônica MÁV de Budapeste e diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Nascido em São Paulo, Rodrigo de Carvalho iniciou seus estudos musicais ao violino e piano, no Conservatório de Tatuí, no interior paulista, por influência de sua mãe que é professora desta renomada instituição de ensino musical.

O que inicialmente era obrigação se transformou em paixão ao contato real com o mundo dos sons instrumentais. Sempre muito interessado, dedicado e observador do trabalho de instrumentistas, maestros e compositores, Rodrigo desde pequeno soube que sua vida seria vivida dentro deste universo.

Depois de passar 4 anos em Campinas, onde além de cursar a Unicamp, foi violinista da Sinfônica local, veio a se graduar, summa cum laude, em regência orquestral na Academia de Música Ferenc Liszt de Budapeste, onde estudou com Ervin Lukács, como bolsista da Fundação VITAE, durante cinco anos. Logo após, concluiu pós-graduação com Leopold Hager na Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena, onde morou por 3 anos.

Atuou ativamente em masterclasses com renomados maestros como Kurt Masur, Neeme Järvi, Bernard Haitink, Rudolf Barshai e Jorma Panula e foi selecionado para todos os principais concursos internacionais de regência orquestral.

Cativou especialistas e platéias em apresentações na Itália, França, Alemanha, Espanha, Áustria, Polônia, Dinamarca, Finlândia, Estados Unidos, Canadá e México, tendo recebido entusiasmadas críticas.

No Brasil, foi regente convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Manaus, Sinfônica de Campinas e da Paraíba, além da Orquestra de Câmera da Osesp.

Dedicado à divulgação do repertório raramente apresentado, tem sido responsável por inúmeras primeiras audições pelos palcos que tem atuado.

Como regente de ópera, Rodrigo de Carvalho realizou turnê por 15 cidades húngaras com a ópera “O Empresário”, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Szombathely, onde foi regente associado durante três temporadas. No Brasil, regeu com grande sucesso a premiada produção da ópera “O Castelo do Barba-Azul”, de Bartók, além das estréias brasileiras de “O Urso” de W. Walton e “Palestra sobre Pássaros Aquáticos”, de D. Argento. No ultimo ano dirigiu musicalmente a produção de ”Dido e Enéas” em Tatuí.

Além do erudito, Rodrigo também colabora com artistas populares como Jon Lord (ex-Deep Purple) e Ute Lemper.

Como produtor musical, o Maestro Rodrigo de Carvalho está preparando o lançamento de um CD da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, gravado no Teatro Municipal, a ser lançado no dia 30 de abril, pelo selo Lua Classic.

Solistas

Otinilo Pacheco - Clarinete

Primeiro "clarinetista solista" da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, professor fundador e primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica de Santo André e professor da Universidade Livre de Música em São Paulo, e desde 1994 ministra aulas para o Festival de Campos de Jordão (núcleo Tatuí), além de ser professor colaborador da Associação Brasileira de Clarinetistas.

Ronaldo Pacheco – Fagote

Primeiro fagonetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Natural de Belém do Pará. Foi vencedor por duas vezes do Concurso Jovem Solista da Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo. Bacharel em fagote pela Faculdade Carlos Gomes. É professor da Orquestra Sinfônica de Santo André e do Instituto Baccarelli. Membro da Orquestra Jazz Sinfônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA