By Graça Marinho

Clique e confira!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Artur Menezes revelação no cenário do blues nacional, divide o palco do Fulana com o cantor e saxofonista norte-americano Atiba Taylor

Abrindo espaço para a Cultura, o Fulana recebe no domingo, dia 15 de maio, o menino prodígio do blues, Artur Menezes, e o cantor e saxofonista norte-americano Atiba Taylor, como convidado especial, em um Show Baile intimista que promete agitar a noite e colocar o público para dançar no palco.

Nesta apresentação, antes de embarcar no inicio de julho para temporada em Chicago, o bluesman Artur Menezes dividirá o palco do Fulana com o cantor e saxofonista norte-americano Atiba Taylor no domingo, dia 15 de maio, com um repertório empolgante, repleto de releituras como I Got a Woman, Unchain My Heart, Georgia (Ray Charles); Summertime, Aint No Sunshine When She's Gone, Little Wing (Jimi Hendrix); Everybody Needs Somebody (Blues Brothers); Misirlou (Dick Dale, tema do filme Pulp Fiction, do Tarantino) e Cold Sweat (James Brown), e canções autorais do recém lançado CD "Early to Marry", como "I´m never satisfied", "Please give me a chance", "Going back home" e "Tell me how", além da faixa-título.

O cantor e saxofonista norte-americano Atiba Taylor, que tocou com Wynton Marsalis, Wood Shaw, Waymon Tisdale, Webster Young, Archie Shepp e Bobby McFerrin, Wallace Roney e organista Jimmy Smith, grupo Jazz AJQ, com o músico brasileiro Alaor Macedo, profundamente conectado ao Jazz desde suas raízes, procura cada vez mais investir no desenvolvimento e consolidação do Jazz contemporâneo, Atiba Taylor diz; “Eu quero criar uma música que alcance todos os segmentos da sociedade e que seja sentida e compreendida por toda e qualquer pessoa.”

Artur Menezes desponta no cenário do Blues como um dos melhores de sua geração!  Apesar da pouca idade, Artur Menezes já é guitarrista há 13 anos, e o interesse pela música, de início o rock’n’roll, começou por influência da família, bastante musical. Porém, logo conheceu o blues e se apaixonou.

Suas influências vão de Jimi Hendrix ao rei do baião Luiz Gonzaga, passando por Albert Collins, Albert King, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, James Brown e Johnny Winter. Em busca de maior aperfeiçoamento, morou em Chicago, onde tocou com John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phil Guy, Brother John, Jimmi Burns, Big Ray, e foi integrante da banda The Shakes, que prima pela tradicionalidade do blues elétrico. Dividiu o palco com grandes nomes do blues, como os gaitistas Nico Smoljan (ARG) e Gonzalo Arraya (CHI), Magic Slim, Big Time Sarah, Scott Henderson, Rick Estrin, Peter Mad Cat, dentre outros. Possui um CD/DVD com a banda Blues Label, um EP como Artur Menezes e os Caras, e o CD "Early to Marry", lançado recentemente pela Blues Time Records e distribuído pela Tratore, que traz em nove faixas a sintonia do blues com o baião, além do soul, rock e funk. O álbum traz ainda participações especiais de NAyra Costa  e Niguer, líder da banda Nigroover.

Artur Menezes

Apesar da pouca idade, Artur Menezes é guitarrista há 13 anos. O interesse pela música, de início o rock’n’roll, começou por influência da família, bastante musical. Porém, logo conheceu o blues e se apaixonou. Suas influências vão de Jimi Hendrix ao rei do baião Luiz Gonzaga, passando por Albert Collins, Albert King, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, James Brown e Johnny Winter. Atualmente, aos 25 anos, reside em São Paulo, onde, além de shows, dedica-se aos estudos e dá aulas de guitarra.

Com seu projeto solo, “Artur Menezes”, compõe, toca guitarra e canta, tendo participado de diversas edições dos Festivais de Jazz e Blues de Guaramiranga, do Ceará Music, do Oi Blues By Night, do Fórum Harmônicas Brasil Festival BNB Rock & Cordel, I e II Mostra BNB do Blues, BNB Instrumental, Festival Canoa Blues 2008 e 2009, Maranhão Blues Festival, Festival Artes de Março (PI), II Lençóis Jazz & Blues Festival (MA) e do Garanhuns Jazz Festival 2011 (PE), entre outros. Também se apresentou no Syndikat Jazz Club (SP), Livraria Cultura (SP e CE), Livraria da Esquina (SP), Livraria Saraiva (Fortaleza e Rio de Janeiro), Néctar e Conversa Afinada (Rio de Janeiro), Roteiro Blues (Recife) e Dragão Jazz, além dos Centro Cultura Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará e Sousa, na Paraíba), SESC (Juazeiro do Norte), Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Centro Cultural Oboé.

Sempre em busca de maior aperfeiçoamento, cursou a faculdade de Música na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e já passou duas temporadas morando em Chicago, nos Estados Unidos. Este tempo fora lhe rendeu bons contatos com músicos de renome internacional, com os quais tocou, por exemplo: John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phil Guy, Brother John, Jimmi Burns, Big Ray, dentre outros, e apresentou-se em diversos bares de blues, como B.L.U.E.S., Kingston Mines, Buddy Guy's Legends, Smokey Daddy, Rosa's, Vine Tastings e Katherina’s. Durante as temporadas em Chicago, Artur foi integrante da banda norte americana The Shakes, que prima pela tradicionalidade do blues elétrico, e gravou com ela dois discos ao vivo. Neste ano foi à Inglaterra, onde teve a oportunidade de subir ao palco do The Blues Kitchen, em Londres.

No Brasil, Artur Menezes teve o prazer de acompanhar os músicos Igor Prado, Ivan Márcio, Johnny Rover, Flávio Guimarães, Big Chico, Otávio Rocha, Andy Boy, Lancaster e Alexandre Araújo, além de integrar o projeto Harmônicas Mercoblues, onde ao lado de Jefferson Gonçalves, acompanhou os gaitastes Nico Smoljan e Gonzalo Arraya. Entre canjas e abertura de shows, dividiu palcos com artistas do porte de Nuno Mindélis, Sérgio Duarte, Blues Etílicos, Magic Slim, Big Time Sarah, Scott Henderson, Rick Estrin, Blue Jeans, Robson Fernandes, Peter Mad Cat, Blues ETC, Seu Jorge, Baseado em Blues, Big Gilson, Sérgio Duarte, Celso Salim, El Mocambo, JJ Jackson e André Cristovam.

Possui um CD/DVD com a banda Blues Label, um EP como Artur Menezes e os Caras e um CD lançado recentemente com a banda De Blues em quando Atualmente, dedica-se ao lançamento e divulgação de seu mais recente disco, "Early to Marry", lançado pela Blues Time Records e distribuído pela Tratore, que traz em nove faixas a sintonia do blues com o baião, além do soul, rock e funk. O álbum traz ainda participações especiais de NAyra Costa  e Niguer, líder da banda Nigroover.

Artur também se dedica ao projeto ”Casa do Blues”, do qual é um dos idealizadores e produtores, que prevê a realização de shows de blues semanais e com entrada gratuita, a fim de difundir e ampliar cada vez mais a cena bluseira no estado do Ceará. O guitarrista também recebeu convites e participou da gravação do disco “Pintando e Bordando”, de Lúcia Menezes, lançado pela Som Livre. Entrou em turnê com a cantora e se apresentou no Teatro Rival (RJ), Tom Jazz (SP), Theatro José de Alencar (CE) e no Clube do Choro (DF). Além das apresentações com bandas locais e nacionais e projetos paralelos, Artur passa seus conhecimentos sobre música para outros jovens aprendizes, ministrando aulas particulares de guitarra e workshops e oficinas sobre a Guitarra Blues.

Artur ainda pretende realizar um sonho no próximo disco, compor blues em português.

 “O cara é realmente muito, muito bom. Meus parabéns à ele. Sinceramente.” (Kiko Loureiro, guitarrista do Angra, maio de 2011)

Site Oficial: www.arturmenezes.com.br
Twitter: @art_menezes
Facebook page: arturmenezesoficial
Assessoria de Imprensa Artur Menezes:
Daniella Turano daniturano@turanoimprensa.com.br
(11) 8596-7477/ 8074-7477


Atiba Taylor

Atiba Taylor é um saxofonista, pianista e vocalista com estilo distinto.

Iniciou a prática musical com saxofone e piano aos 15 anos. Foi bolsista da NEA Jazz Fellowship a partir de 1977 na Howard University de Washington DC, junto ao Curso de Bacharelado em Educação em Música. Estudou com Ken McKentyre, que foi contemporâneo de Eric Dolphy.

Durante o período universitário que foi entre 1975 e 1982, viajou para Romênia e as Ilhas Virgínias como embaixador do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América com a banda de Jazz da Howard University.

Entre 1984 e 1988 se deslocou para a Europa, mais especificamente Amsterdã, participando de turnês com o Afro-grupo de Jazz Fra Fra Sound. Além disso, neste período, participou de shows com Wynton Marsalis, Wood Shaw, Waymon Tisdale, Webster Young, Archie Shepp e Bobby McFerrin.

Neste período também dividiu palco com Wallace Roney e organista Jimmy Smith.

Em 1988 retornou aos Estados Unidos e reintegrou-se ao cenário de Jazz na cidade de Richmond onde participou nos anos de 1988 e 1989 do 2º e 3º Street Jazz Festival. Neste tempo também participou do cenário Gospel da cidade.

Participou do Dogwood Dell Music Festivals em 1988, 1989 e 1990 como membro da Richmond Jazz Society.

No começo da década de 90, transferiu-se para Washington DC, quando passou a participar do grupo de Jazz AJQ. Já neste período começa a sua experiência com o Jazz e a música popular brasileiros, tocando em Washington com o músico brasileiro Alaor Macedo e o grupo de samba brasileiro Origem, baseado em Washington.

Nesta fase, merece destaque a experiência de palco com Waymon Tisdale no Red Cross Jazz Festival em 2006.

Em 2007 tocou no Blackburn Center no campus da Howard University, na celebração do aniversário de Martin Luther King.

Durante todo o período continuou atuando no cenário Gospel da cidade, chegando a estudar com o vencedor do Grammy Richard Smallwood.

-------------------------------------------------------------------------------------
Artur Menezes recebe o saxofonista norte-americano Atiba Taylor
no lançamento do CD "Early To Marry"

Dia: domingo, 15 de maio
Horário: 20h

Fulana Restaurante
Av. Luís Dumont Villares, 651
Jardim São Paulo - SP
Tel: 11 2283-6575 (reservas)

Lotação: 200 lugares
Estacionamento: Valet (R$ 10,00)
Duração do espetáculo: 80 min (aproximadamente)
Couvert artístico: R$ 30,00
Cartões de débito: RedeShop, Visanet, Maestro
Cartões de crédito: MasterCard, Visa, Amex, Diners
Sala de recreação infantil monitorada
Acesso para deficientes físicos
Ar Condicionado
Conexão Wi-Fi e Telão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA