By Graça Marinho

Clique e confira!

domingo, 27 de setembro de 2009

Hamilton vence, e Button chega na frente de Barrichello em Cingapura

Inglês da Brawn aumenta a vantagem para o brasileiro para 15 pontos, com apenas três corridas para o fim da temporada 2009

Agência
Hamilton e Alonso comemoram no pódio em Cingapura



Com um desempenho excepcional desde a largada, Lewis Hamilton venceu o GP de Cingapura, disputado no circuito de rua de Marina Bay. O inglês conseguiu seu segundo triunfo no ano ao liderar quase toda a corrida e deixar Timo Glock, da Toyota, na segunda posição, mais de nove segundos atrás. Fernando Alonso, da Renault, completou o pódio, em uma corrida para tentar esquecer os escândalos em que a equipe francesa se meteu nas últimas semanas.

Sebastian Vettel, da RBR, ficou na quarta posição, seguido por Jenson Button, da Brawn GP. O líder do campeonato superou Rubens Barrichello na tática de pit stops e aumentou a vantagem sobre o brasileiro, que chegou em sexto, para 15 pontos com apenas três provas para o fim da temporada - Japão, Brasil e Emirados Árabes. Ele precisa tirar cinco pontos
 do companheiro de equipe por corrida.

Heikki Kovalainen, da McLaren, chegou na sétima posição. O finlandês não conseguiu se utilizar do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) de forma eficiente durante a corrida e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, que venceu a prova. Robert Kubica, da BMW Sauber, completou a zona de pontuação em Cingapura, com o oitavo lugar.

A próxima corrida da temporada, a antepenúltima de 2009, será o GP do Japão, que será disputado no tradicional circuito de Suzuka, no dia 4 de outubro. A pista retorna à Fórmula 1 após duas temporadas com corridas em Fuji. Barrichello está 15 pontos atrás de Button e precisará urgentemente de um bom resultado. Além deles, apenas Sebastian Vettel ainda tem chances de título, ainda que muito remotas.

Barrichello e Button fazem briga tática durante toda a corrida

AgênciaAntes mesmo da largada, Rubens Barrichello ganhou uma posição em relação ao treino classificatório de sábado. O brasileiro tinha marcado o quinto tempo, mas perdeu cinco posições por causa da troca do câmbio e sairia em décimo. No entanto, Nick Heidfeld, da BMW Sauber, que era o sétimo, teve de trocar o câmbio e usar o nono motor da temporada. O alemão largou dos boxes e todos os que estavam atrás subiram no grid. Com isso, Jenson Button
passou a ser o 11º colocado.
Hamilton mantém a ponta na largada do GP de Cingapura

Na largada, Barrichello saiu muito bem e conseguiu ganhar duas posições, subindo para sétimo. Button também saiu bem e assumiu o décimo lugar. Na frente, Lewis Hamilton manteve a ponta com folga, seguido pelo alemão Nico Rosberg. Sebastian Vettel caiu para terceiro. Mark Webber, seu companheiro na RBR, ganhou duas posições ao ultrapassar Fernando Alonso e Timo Glock.

Lewis Hamilton mantinha a ponta com folga nas primeiras voltas, mesmo com um problema em seu Kers. Na quinta volta, o engenheiro do inglês mandou que o piloto reiniciasse o sistema apertando uma série de botões no volante de seu carro.

AgênciaMark Webber, que tinha ganho duas posições na primeira volta, cedeu ambas na sétima volta, para Glock e Alonso, por ordens da RBR, sua equipe. Ao mesmo tempo, o primeiro abandono: Romain Grosjean, da Renault, recolheu seu carro aos boxes, com problemas de freio. Na 12ª volta, o Kers de Hamilton volta a funcionar, quando o inglês avisou seu engenheiro pelo rádio de seu carro.


Button disputa curva com Nakajima na primeira volta

As posições na frente permaneciam inalteradas até a primeira rodada de pit stops. Sebastian Vettel foi o primeiro a parar, na 17ª volta, seguido por Nico Rosberg. O alemão da Williams fez uma boa parada, mas cruzou a linha branca na saída dos boxes e recebeu uma punição. Ele teria de fazer um drive through, uma passagem pelos pit lane.

Na 20ª volta foi a vez do primeiro pit stop de Rubens Barrichello, que conseguiu voltar na décima posição. Uma passagem depois, o safety car teve de ser acionado, após o acidente entre Adrian Sutil e Nick Heidfeld. O alemão da Force India rodou ao tentar passar Jaime Alguersuari, da STR, mas acelerou para tentar se manter na pista e acertou o compatriota da BMW Sauber.

AgênciaCom a entrada do safety car, os outros pilotos completaram a primeira rodada de pit stops. O maior ganhador foi Jenson Button, que subiu da décima para a oitava posição. Barrichello tinha agora apenas Heikki Kovalainen entre ele e o rival inglês. Nos boxes, Alguersuari protagonizava um incidente semelhante ao de Felipe Massa em 2008. O espanhol saiu com a mangueira presa no carro, derrubou alguns mecânicos e perdeu muito tempo.

Barrichello estava bem, mas foi superado nos boxes

Na 26ª volta, o safety car saiu da pista e Hamilton manteve a ponta na relargada. Nico Rosberg ainda precisaria cumprir a punição e optou por tentar ficar na pista para ganhar algum tempo. Duas passagens depois, o alemão da Williams fez o drive through e voltou muito atrás, apenas na 14ª posição.

Sebastian Vettel se aproximou muito de Lewis Hamilton e reduziu a vantagem do inglês para meio segundo. O piloto da RBR, nesta briga, perdeu o espelho retrovisor direito, que voou do carro por causa das fortes ondulações da pista. Na 40ª volta, o alemão da RBR fez seu segundo pit stop, mas excedeu a velocidade limite nos boxes e foi punido com um drive through. Após cumprir, o piloto voltou ainda na zona de pontuação.

Mark Webber, com problemas nos freios, perdeu o carro e acertou a barreira de pneus na primeira curva. Contudo, o safety car não teve de entrar na pista. Hamilton fez sua segunda parada na 47ª volta e voltou com muita folga na frente.

Barrichello parou no mesmo momento e voltou na oitava posição. Jenson Button, seu rival na briga pelo título, tinha mais combustível por causa da tática inicial da corrida e pôde ficar mais tempo na pista. O inglês fez algumas voltas muito rápidas e, no momento de seu segundo pit stop, conseguiu voltar à frente do brasileiro.

Assim como seu companheiro, Vettel também tinha problemas nos freios e começou a ser pressionado por Jenson Button. O inglês reduziu a vantagem, mas acabou sofrendo do mesmo mal do alemão da RBR e a equipe pediu para que ele diminuísse o ritmo.

Classificação do Mundial de Pilotos após 14 de 17 corridas:
Posição
Piloto
País
Equipe
Pontos
1
Jenson Button
ING
Brawn-Mercedes
84
2
Rubens Barrichello
BRA
Brawn-Mercedes
69
3
Sebastian Vettel
ALE
RBR-Renault
59
4
Mark Webber
AUS
RBR-Renault
51,5
5
Kimi Raikkonen
FIN
Ferrari
40
6
Lewis Hamilton
ING
McLaren-Mercedes
37
7
Nico Rosberg
ALE
Williams-Toyota
30,5
8
Fernando Alonso
ESP
Renault
26
9
Timo Glock
ALE
Toyota
24
10
Jarno Trulli
ITA
Toyota
22,5
11
Felipe Massa
BRA
Ferrari
22
12
Heikki Kovalainen
FIN
McLaren-Mercedes
22
13
Nick Heidfeld
ALE
BMW Sauber
12
14
Robert Kubica
POL
BMW Sauber
9
15
Giancarlo Fisichella
ITA
Ferrari
8
16
Adrian Sutil
ALE
Force India-Mercedes
5
17
Sebastien Buemi
SUI
STR-Ferrari
3
18
Sebastien Bourdais
FRA
STR-Ferrari
2
19
Nelsinho Piquet
BRA
Renault
0
20
Kazuki Nakajima
JAP
Williams-Toyota
0
21
Jaime Alguersuari
ESP
STR-Ferrari
0
22
Romain Grosjean
FRA
Renault
0
23
Luca Badoer
ITA
Ferrari
0
24
Vitantonio Liuzzi
ITA
Force India-Mercedes
0

-----------
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA