Inglês da Brawn aumenta a vantagem para o brasileiro para 15 pontos, com apenas três corridas para o fim da temporada 2009
Hamilton e Alonso comemoram no pódio em Cingapura
Com um desempenho excepcional desde a largada, Lewis Hamilton venceu o GP de Cingapura, disputado no circuito de rua de Marina Bay. O inglês conseguiu seu segundo triunfo no ano ao liderar quase toda a corrida e deixar Timo Glock, da Toyota, na segunda posição, mais de nove segundos atrás. Fernando Alonso, da Renault, completou o pódio, em uma corrida para tentar esquecer os escândalos em que a equipe francesa se meteu nas últimas semanas.
Sebastian Vettel, da RBR, ficou na quarta posição, seguido por Jenson Button, da Brawn GP. O líder do campeonato superou Rubens Barrichello na tática de pit stops e aumentou a vantagem sobre o brasileiro, que chegou em sexto, para 15 pontos com apenas três provas para o fim da temporada - Japão, Brasil e Emirados Árabes. Ele precisa tirar cinco pontos
do companheiro de equipe por corrida.
Heikki Kovalainen, da McLaren, chegou na sétima posição. O finlandês não conseguiu se utilizar do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) de forma eficiente durante a corrida e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, que venceu a prova. Robert Kubica, da BMW Sauber, completou a zona de pontuação em Cingapura, com o oitavo lugar.
A próxima corrida da temporada, a antepenúltima de 2009, será o GP do Japão, que será disputado no tradicional circuito de Suzuka, no dia 4 de outubro. A pista retorna à Fórmula 1 após duas temporadas com corridas em Fuji. Barrichello está 15 pontos atrás de Button e precisará urgentemente de um bom resultado. Além deles, apenas Sebastian Vettel ainda tem chances de título, ainda que muito remotas.
Barrichello e Button fazem briga tática durante toda a corrida
Antes mesmo da largada, Rubens Barrichello ganhou uma posição em relação ao treino classificatório de sábado. O brasileiro tinha marcado o quinto tempo, mas perdeu cinco posições por causa da troca do câmbio e sairia em décimo. No entanto, Nick Heidfeld, da BMW Sauber, que era o sétimo, teve de trocar o câmbio e usar o nono motor da temporada. O alemão largou dos boxes e todos os que estavam atrás subiram no grid. Com isso, Jenson Button
Hamilton mantém a ponta na largada do GP de Cingapurapassou a ser o 11º colocado.
Na largada, Barrichello saiu muito bem e conseguiu ganhar duas posições, subindo para sétimo. Button também saiu bem e assumiu o décimo lugar. Na frente, Lewis Hamilton manteve a ponta com folga, seguido pelo alemão Nico Rosberg. Sebastian Vettel caiu para terceiro. Mark Webber, seu companheiro na RBR, ganhou duas posições ao ultrapassar Fernando Alonso e Timo Glock.
Lewis Hamilton mantinha a ponta com folga nas primeiras voltas, mesmo com um problema em seu Kers. Na quinta volta, o engenheiro do inglês mandou que o piloto reiniciasse o sistema apertando uma série de botões no volante de seu carro.
Mark Webber, que tinha ganho duas posições na primeira volta, cedeu ambas na sétima volta, para Glock e Alonso, por ordens da RBR, sua equipe. Ao mesmo tempo, o primeiro abandono: Romain Grosjean, da Renault, recolheu seu carro aos boxes, com problemas de freio. Na 12ª volta, o Kers de Hamilton volta a funcionar, quando o inglês avisou seu engenheiro pelo rádio de seu carro.
Button disputa curva com Nakajima na primeira volta
As posições na frente permaneciam inalteradas até a primeira rodada de pit stops. Sebastian Vettel foi o primeiro a parar, na 17ª volta, seguido por Nico Rosberg. O alemão da Williams fez uma boa parada, mas cruzou a linha branca na saída dos boxes e recebeu uma punição. Ele teria de fazer um drive through, uma passagem pelos pit lane.
Na 20ª volta foi a vez do primeiro pit stop de Rubens Barrichello, que conseguiu voltar na décima posição. Uma passagem depois, o safety car teve de ser acionado, após o acidente entre Adrian Sutil e Nick Heidfeld. O alemão da Force India rodou ao tentar passar Jaime Alguersuari, da STR, mas acelerou para tentar se manter na pista e acertou o compatriota da BMW Sauber.
Com a entrada do safety car, os outros pilotos completaram a primeira rodada de pit stops. O maior ganhador foi Jenson Button, que subiu da décima para a oitava posição. Barrichello tinha agora apenas Heikki Kovalainen entre ele e o rival inglês. Nos boxes, Alguersuari protagonizava um incidente semelhante ao de Felipe Massa em 2008. O espanhol saiu com a mangueira presa no carro, derrubou alguns mecânicos e perdeu muito tempo.
Barrichello estava bem, mas foi superado nos boxes
Na 26ª volta, o safety car saiu da pista e Hamilton manteve a ponta na relargada. Nico Rosberg ainda precisaria cumprir a punição e optou por tentar ficar na pista para ganhar algum tempo. Duas passagens depois, o alemão da Williams fez o drive through e voltou muito atrás, apenas na 14ª posição.
Sebastian Vettel se aproximou muito de Lewis Hamilton e reduziu a vantagem do inglês para meio segundo. O piloto da RBR, nesta briga, perdeu o espelho retrovisor direito, que voou do carro por causa das fortes ondulações da pista. Na 40ª volta, o alemão da RBR fez seu segundo pit stop, mas excedeu a velocidade limite nos boxes e foi punido com um drive through. Após cumprir, o piloto voltou ainda na zona de pontuação.
Mark Webber, com problemas nos freios, perdeu o carro e acertou a barreira de pneus na primeira curva. Contudo, o safety car não teve de entrar na pista. Hamilton fez sua segunda parada na 47ª volta e voltou com muita folga na frente.
Barrichello parou no mesmo momento e voltou na oitava posição. Jenson Button, seu rival na briga pelo título, tinha mais combustível por causa da tática inicial da corrida e pôde ficar mais tempo na pista. O inglês fez algumas voltas muito rápidas e, no momento de seu segundo pit stop, conseguiu voltar à frente do brasileiro.
Assim como seu companheiro, Vettel também tinha problemas nos freios e começou a ser pressionado por Jenson Button. O inglês reduziu a vantagem, mas acabou sofrendo do mesmo mal do alemão da RBR e a equipe pediu para que ele diminuísse o ritmo.
Classificação do Mundial de Pilotos após 14 de 17 corridas: | ||||
Posição | Piloto | País | Equipe | Pontos |
1 | Jenson Button | ING | Brawn-Mercedes | 84 |
2 | Rubens Barrichello | BRA | Brawn-Mercedes | 69 |
3 | Sebastian Vettel | ALE | RBR-Renault | 59 |
4 | Mark Webber | AUS | RBR-Renault | 51,5 |
5 | Kimi Raikkonen | FIN | Ferrari | 40 |
6 | Lewis Hamilton | ING | McLaren-Mercedes | 37 |
7 | Nico Rosberg | ALE | Williams-Toyota | 30,5 |
8 | Fernando Alonso | ESP | Renault | 26 |
9 | Timo Glock | ALE | Toyota | 24 |
10 | Jarno Trulli | ITA | Toyota | 22,5 |
11 | Felipe Massa | BRA | Ferrari | 22 |
12 | Heikki Kovalainen | FIN | McLaren-Mercedes | 22 |
13 | Nick Heidfeld | ALE | BMW Sauber | 12 |
14 | Robert Kubica | POL | BMW Sauber | 9 |
15 | Giancarlo Fisichella | ITA | Ferrari | 8 |
16 | Adrian Sutil | ALE | Force India-Mercedes | 5 |
17 | Sebastien Buemi | SUI | STR-Ferrari | 3 |
18 | Sebastien Bourdais | FRA | STR-Ferrari | 2 |
19 | Nelsinho Piquet | BRA | Renault | 0 |
20 | Kazuki Nakajima | JAP | Williams-Toyota | 0 |
21 | Jaime Alguersuari | ESP | STR-Ferrari | 0 |
22 | Romain Grosjean | FRA | Renault | 0 |
23 | Luca Badoer | ITA | Ferrari | 0 |
24 | Vitantonio Liuzzi | ITA | Force India-Mercedes | 0 |
-----------
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário