By Graça Marinho

Clique e confira!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sem erros de tática e falhas mecânicas, Barrichello estaria na frente de Button

Brasileiro teve sete corridas com problemas, contra nenhuma do inglês
Rafael Lopes Rio de Janeiro
Agência/Reuters
Barrichello comemorando a vitória em Monza
A segunda vitória na temporada, neste domingo, em Monza, deixou Rubens Barrichello a 14 pontos de Jenson Button, líder do campeonato. No entanto, esta diferença poderia ser ainda menor, não fossem os erros táticos da Brawn GP e as falhas mecânicas no carro do brasileiro. O piloto teve sete provas com problemas, enquanto o inglês, seu companheiro, ainda não teve este tipo de problema. Ele perdeu pelo menos 20 pontos, que o deixariam na frente do companheiro nesta fase do campeonato.

Na primeira corrida, o GP da Austrália, o primeiro problema. Na largada, o carro de Barrichello demorou a sair do lugar, por causa de um problema na embreagem eletrônica. Apesar de ter sido atingido na traseira por Mark Webber na primeira curva, ele ainda conseguiu se recuperar e chegou na segunda posição, mas poderia ter lutado pela vitória. O brasileiro era um dos mais rápidos da pista, mas a vantagem de Button na corrida já era muito grande.

No GP da Malásia, segunda etapa da temporada 2009, mais um problema. A Brawn GP decidiu trocar o câmbio do brasileiro, após a falha na largada da Austrália e a batida de Mark Webber, da RBR, que teriam avariado a peça. Barrichello, que tinha marcado o terceiro tempo no grid, caiu para oitavo, por causa da punição que o fez perder cinco postos na largada. Com a chuva que interrompeu a corrida antes da metade, ele só conseguiu se recuperar até a quinta posição.

Na quinta corrida do ano, o GP da Espanha, o primeiro erro tático. Barrichello marcou o terceiro tempo no grid e, na largada, conseguiu ultrapassar Jenson Button e Sebastian Vettel para assumir a ponta. No entanto, a Brawn GP decidiu apostar em uma estratégia de três paradas para o brasileiro, contra duas do inglês. Com isso, o líder do campeonato conseguiu superar o companheiro, que chegou na segunda posição.

Duas provas depois, na Turquia, o problema da embreagem se repetiu na largada. Barrichello, que era o terceiro, ficou parado no grid e caiu para a última posição. Ele ainda tentou se recuperar, mas acabou abandonando a corrida após se estranhar com Heikki Kovalainen, da McLaren, e Adrian Sutil, da Force India. Ele também teve um problema de motor na parte final da prova.

O GP da Alemanha foi a nona corrida da temporada 2009 e teve o segundo erro de tática da Brawn com Barrichello. O brasileiro largava em segundo e, em uma saída ousada, onde foi até tocado por Mark Webber, assumiu a ponta. A equipe inglesa apostou novamente em uma tática de três paradas, desta vez para seus dois pilotos. Contudo, o time demorou demais na primeira e deixou Barrichello preso atrás de Felipe Massa, da Ferrari, que tinha o Kers. Na segunda, um erro na mangueira de reabstecimento atrasou muito o piloto. No terceiro pit stop, o time chamou Button antes e inverteu as posições de pista: o inglês terminou em quinto e o brasileiro em sexto.

Na Hungria, a prova seguinte, o carro de Barrichello teve o problema com a mola do terceiro amortecedor, que se soltou de seu carro e atingiu Felipe Massa durante a segunda parte do treino classificatório. Além do risco para o compatriota, a falha deixou o brasileiro da Brawn GP apenas na 13ª posição do grid em uma pista com ultrapassagens quase impossíveis. No fim, um décimo lugar e nenhum ponto na corrida.

A última falha mecânica até agora foi na largada do GP da Bélgica. O brasileiro saía em quarto, mas teve novamente o problema de embreagem e caiu para último. Barrichello fez uma excelente corrida de recuperação, subiu para sétimo e, quando ameaçava Kovalainen pelo sexto lugar, sofreu com um vazamento de óleo que o forçou a reduzir o ritmo. Nesta corrida, Button não pontuou.

Confira as corridas de Barrichello com problemas de tática ou mecânicos nesta temporada:


GP Pos. real Pos. possível Pts. reais Pts. possíveis Pts. perdidos
AUS     2º  2º  8º  8º  0
MAL  5º  2º  4º  8º  4º
ESP  2º  1º  8º  10º  2º
TUR  Abandono  2º  0  8º  8º
ALE  6º  5º  3º  4º  1º
HUN  10º  8º  0  1º  1º
BEL  7º  3º  2º  6º  4

---------
Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA