Brasileiro teve sete corridas com problemas, contra nenhuma do inglês
Barrichello comemorando a vitória em Monza
Na primeira corrida, o GP da Austrália, o primeiro problema. Na largada, o carro de Barrichello demorou a sair do lugar, por causa de um problema na embreagem eletrônica. Apesar de ter sido atingido na traseira por Mark Webber na primeira curva, ele ainda conseguiu se recuperar e chegou na segunda posição, mas poderia ter lutado pela vitória. O brasileiro era um dos mais rápidos da pista, mas a vantagem de Button na corrida já era muito grande.
No GP da Malásia, segunda etapa da temporada 2009, mais um problema. A Brawn GP decidiu trocar o câmbio do brasileiro, após a falha na largada da Austrália e a batida de Mark Webber, da RBR, que teriam avariado a peça. Barrichello, que tinha marcado o terceiro tempo no grid, caiu para oitavo, por causa da punição que o fez perder cinco postos na largada. Com a chuva que interrompeu a corrida antes da metade, ele só conseguiu se recuperar até a quinta posição.
Na quinta corrida do ano, o GP da Espanha, o primeiro erro tático. Barrichello marcou o terceiro tempo no grid e, na largada, conseguiu ultrapassar Jenson Button e Sebastian Vettel para assumir a ponta. No entanto, a Brawn GP decidiu apostar em uma estratégia de três paradas para o brasileiro, contra duas do inglês. Com isso, o líder do campeonato conseguiu superar o companheiro, que chegou na segunda posição.
Duas provas depois, na Turquia, o problema da embreagem se repetiu na largada. Barrichello, que era o terceiro, ficou parado no grid e caiu para a última posição. Ele ainda tentou se recuperar, mas acabou abandonando a corrida após se estranhar com Heikki Kovalainen, da McLaren, e Adrian Sutil, da Force India. Ele também teve um problema de motor na parte final da prova.
O GP da Alemanha foi a nona corrida da temporada 2009 e teve o segundo erro de tática da Brawn com Barrichello. O brasileiro largava em segundo e, em uma saída ousada, onde foi até tocado por Mark Webber, assumiu a ponta. A equipe inglesa apostou novamente em uma tática de três paradas, desta vez para seus dois pilotos. Contudo, o time demorou demais na primeira e deixou Barrichello preso atrás de Felipe Massa, da Ferrari, que tinha o Kers. Na segunda, um erro na mangueira de reabstecimento atrasou muito o piloto. No terceiro pit stop, o time chamou Button antes e inverteu as posições de pista: o inglês terminou em quinto e o brasileiro em sexto.
Na Hungria, a prova seguinte, o carro de Barrichello teve o problema com a mola do terceiro amortecedor, que se soltou de seu carro e atingiu Felipe Massa durante a segunda parte do treino classificatório. Além do risco para o compatriota, a falha deixou o brasileiro da Brawn GP apenas na 13ª posição do grid em uma pista com ultrapassagens quase impossíveis. No fim, um décimo lugar e nenhum ponto na corrida.
A última falha mecânica até agora foi na largada do GP da Bélgica. O brasileiro saía em quarto, mas teve novamente o problema de embreagem e caiu para último. Barrichello fez uma excelente corrida de recuperação, subiu para sétimo e, quando ameaçava Kovalainen pelo sexto lugar, sofreu com um vazamento de óleo que o forçou a reduzir o ritmo. Nesta corrida, Button não pontuou.
Confira as corridas de Barrichello com problemas de tática ou mecânicos nesta temporada:
GP | Pos. real | Pos. possível | Pts. reais | Pts. possíveis | Pts. perdidos |
AUS | 2º | 2º | 8º | 8º | 0 |
MAL | 5º | 2º | 4º | 8º | 4º |
ESP | 2º | 1º | 8º | 10º | 2º |
TUR | Abandono | 2º | 0 | 8º | 8º |
ALE | 6º | 5º | 3º | 4º | 1º |
HUN | 10º | 8º | 0 | 1º | 1º |
BEL | 7º | 3º | 2º | 6º | 4 |
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Fonte: Globo
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