Líder da prova até a 49ª volta, brasileiro recebe ‘indireta’ pelo rádio e permite ultrapassagem do espanhol; Sebastian Vettel completa o pódio em terceiro
O efeito foi imediato. Felipe quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Com a “ajudinha” da equipe, o espanhol venceu o GP em Hockenheim, seu segundo triunfo na temporada 2010. O brasileiro chegou em segundo, seguido por Vettel, da RBR, Lewis Hamilton e Jenson Button, a dupla da McLaren. Para completar o constrangimento, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo "incômodo": - Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe.
Massa abre, Alonso passa: o recado da Ferrari mudou o desfecho da corrida na Alemanha
Após a bandeirada, Alonso cumpriu o protocolo, subiu no carro para comemorar e se dirigiu a Massa.A recepção do brasileiro foi fria, com tapinhas tímidos nas costas do espanhol. Nada mais que isso.
Em seguida, na entrevista coletiva, Felipe seguiu a cartilha e até elogiou o trabalho da Ferrari, mas foi irônico ao ser perguntado sobre a manobra polêmica: - Não preciso dizer nada sobre isso.
Decidido pela estratégia do time italiano, o GP da Alemanha mantém o inglês Lewis Hamilton na liderança do campeonato, com 157 pontos, 15 à frente do companheiro Jenson Button, e 19 à frente de Mark Webber (sexto colocado no domingo) e Sebastian Vettel, a dupla da RBR. Com a vitória, Alonso subiu para 123 e, em quinto, se aproximou da briga pelo título. Massa é o oitavo, com 85 pontos. A próxima corrida será disputada no próximo domingo, dia 1º de agosto, na Hungria, a última antes da pausa para as férias de verão da Fórmula 1.
Decepção de Felipe Massa, festa de Fernando Alonso no pódio em Hockenheim
Rubens Barrichello, da Williams, chegou em 12º lugar no domingo. Bruno Senna, da Hispania, foi o 19º, o último piloto entre os que completaram a prova. Lucas di Grassi, da VRT, abandonou a 17 voltas do fim por problemas mecânicos.
Mesmo com tempo nublado em Hockenheim, a ameaça de chuva passava longe do circuito antes da largada. E a largada já tratou de injetar emoção na corrida. Após uma dividida de Vettel com Alonso, ainda na reta dos boxes, Massa foi esperto e superou os dois rivais para assumir a ponta. O espanhol se manteve à frente do alemão e ficou com a segunda posição no início da corrida. Com bom desempenho, os carros da Ferrari começaram a abrir vantagem para Vettel.
A partir daí, as emoções se resumiram ao duelo interno entre Massa e Alonso pela liderança. A Ferrari optou por não ordenar a troca de posições no começo da prova, e Massa andava rápido com os pneus supermacios. Nem na hora do pit stop a equipe italiana interferiu na disputa: Alonso foi chamado aos boxes na 13ª volta, mas o brasileiro entrou na passagem seguinte, e os dois tiveram o mesmo tempo de parada.
Com os pneus duros, Massa começou a ter problemas com o aquecimento da borracha. Alonso ganhou fôlego e se aproximou rapidamente do brasileiro, que travava as rodas em excesso. Na 21ª volta, o espanhol tentou a manobra no hairpin do circuito, mas Massa se defendeu bravamente e continuou na dianteira. O bicampeão da F-1 não desistiu e tentou outra vez na passagem seguinte, sem sucesso. Chegou a se irritar e reclamar pelo rádio da resistência do companheiro de equipe: - Isto é ridículo! - protestou.
Enquanto sentia Alonso em seus calcanhares, Massa aos poucos conseguiu dar a temperatura ideal a seus pneus e encaixou uma série de cinco voltas muito rápidas, abrindo quase quatro segundos em relação ao espanhol. A partir daí, os dois começaram a andar no mesmo ritmo. Eles se revezavam nas voltas mais rápidas, mas a vantagem permanecia na casa dos três segundos.
Na 39ª passagem, Massa voltou a perder terreno para Alonso, que andava muito bem no primeiro e terceiro setores da pista. O espanhol reduziu a desvantagem para menos de um segundo. Aí veio a manobra que mudou tudo.
A comunicação por rádio com o brasileiro foi mostrada na transmissão oficial da TV. Falando pausadamente, o engenheiro informou que Fernando estava mais rápido e pediu que Massa confirmasse o entendimento da mensagem.
O inglês Lewis Hamilton se manteve como líder da temporada de 2010 da F-1
Na 49ª volta, o brasileiro mostrou que entendeu perfeitamente. Ele quase parou seu carro na pista para que o bicampeão mundial o ultrapassasse. Relegado à segunda posição, Felipe chegou a receber um pedido de desculpas de Rob Smedley. O espanhol, então, começou a andar mais forte, até para justificar a decisão da Ferrari, enquanto Massa apenas mantinha seu ritmo.
Alonso teve tranquilidade para cruzar a linha de chegada em primeiro, sem sustos. Massa cruzou quatro segundos atrás, mas não chegou a ser ameaçado por Vettel, que completou em terceiro. O alemão fez voltas mais rápidas na parte final da prova, mas não foi o suficiente para lhe deixar em condições de dar o bote no brasileiro.
Poucos minutos depois, o abraço frio e protocolar de Massa no vencedor Alonso deixou claro que a dobradinha da Ferrari não significava necessariamente uma tarde de festa para a equipe italiana na Alemanha. Um triunfo constrangido.
O abraço de Alonso e Massa nem parecia a comemoração de uma dobradinha
Confira o resultado final do GP da Alemanha (306,458km):
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 67 voltas em 1h28m38s866
2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s196
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 5s121
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s896
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 29s482
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 43s606
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1 volta
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
Não completaram:
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 11 voltas/mecânico
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 17 voltas/mecânico
Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 48 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 64 voltas/mecânico
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 66 voltas/acidente
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s824, na 67ª
Classificação do Mundial de Pilotos após 11 de 19 corridas: | |||||
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Posição | Piloto | País | Equipe | Pontos | Vitórias |
1 | Lewis Hamilton | ING | McLaren-Mercedes | 157 | 2 |
2 | Jenson Button | ING | McLaren-Mercedes | 143 | 2 |
3 | Mark Webber | AUS | RBR-Renault | 136 | 3 |
4 | Sebastian Vettel | ALE | RBR-Renault | 136 | 2 |
5 | Fernando Alonso | ESP | Ferrari | 123 | 2 |
6 | Nico Rosberg | ALE | Mercedes | 94 | 0 |
7 | Robert Kubica | POL | Renault | 89 | 0 |
8 | Felipe Massa | BRA | Ferrari | 85 | 0 |
9 | Michael Schumacher | ALE | Mercedes | 38 | 0 |
10 | Adrian Sutil | ALE | Force India-Mercedes | 35 | 0 |
11 | Rubens Barrichello | BRA | Williams-Cosworth | 29 | 0 |
12 | Kamui Kobayashi | JAP | Sauber-Ferrari | 15 | 0 |
13 | Vitantonio Liuzzi | ITA | Force India-Mercedes | 12 | 0 |
14 | Sebastien Buemi | SUI | STR-Ferrari | 7 | 0 |
15 | Vitaly Petrov | RUS | Renault | 7 | 0 |
16 | Jaime Alguersuari | ESP | STR-Ferrari | 3 | 0 |
17 | Nico Hulkenberg | ALE | Williams-Cosworth | 2 | 0 |
18 | Pedro de la Rosa | ESP | Sauber-Ferrari | 0 | 0 |
19 | Heikki Kovalainen | FIN | Lotus-Cosworth | 0 | 0 |
20 | Karun Chandhok | IND | Hispania-Cosworth | 0 | 0 |
21 | Lucas di Grassi | BRA | VRT-Cosworth | 0 | 0 |
22 | Timo Glock | ALE | VRT-Cosworth | 0 | 0 |
23 | Bruno Senna | BRA | Hispania-Cosworth | 0 | 0 |
24 | Jarno Trulli | ITA | Lotus-Cosworth | 0 | 0 |
25 | Sakon Yamamoto | JAP | Hispania-Cosworth | 0 | 0 |
Classificação do Mundial de Construtores após 11 de 19 corridas: | ||
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Posição | Equipe | Pontos |
1 | McLaren-Mercedes | 300 |
2 | RBR-Renault | 272 |
3 | Ferrari | 208 |
4 | Mercedes | 132 |
5 | Renault | 96 |
6 | Force India-Mercedes | 47 |
7 | Williams-Cosworth | 31 |
8 | Sauber-Ferrari | 15 |
9 | STR-Ferrari | 10 |
10 | Lotus-Cosworth | 0 |
11 | VRT-Cosworth | 0 |
12 | Hispania-Cosworth | 0 |
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Fonte: globo.com
Fala sério,né? A Ferrari já fez isso outra vez com o Barrichello e o Schummy, agora com o Massa, ainda bem que a Ferrari foi multada.Isso não é legal.
ResponderExcluirbjks
Que coisa feia que a Ferrari fez e o pior é que pela 2a. vez.
ResponderExcluirbj
Beto
Que Bizarro!
ResponderExcluirBj.
Emerson