Pelo rádio, Fernando Alonso ganhou a posição de Massa e acendeu a polêmica
O problema é que, para apimentar a transmissão oficial, as conversas entre engenheiros e pilotos são exibidas na televisão. A decisão sobre a veiculação das conversas é da Formula One Management (FOM), empresa que comercializa a categoria, e as equipes não interferem. O resultado é o que se viu no último fim de semana, no GP da Alemanha. Massa, na liderança, ouviu da Ferrari que “Fernando Alonso está mais rápido que você”. Na sequência, deixou o espanhol passá-lo.
Na imagem, é possível ver o botão vermelho do rádio à esquerda, próximo da mão esquerda
Algumas das frases ditas pelo rádio:
“- Jenson vai me passar ou não? - Não, Lewis, não”, conversa na McLaren durante o GP da Turquia | ||
"Nada mal para um segundo piloto", disse Mark Webber, após vencer no GP da Inglaterra | ||
"Fernando está mais rápido que você. Você confirma essa mensagem?", disse a Ferrari a Massa no GP da Alemanha. |
O australiano estava irritado pelo favorecimento da equipe ao companheiro. Ao cruzar a linha de chegada de Silverstone, Mark Webber alfinetou: “Nada mau para um segundo piloto”, dando origem a uma polêmica que até agora não está bem resolvida.
O resultado é que, no fim, a busca pela audiência está expondo pilotos e equipes.
“O piloto tem de ter cuidado. Isso dá audiência. A FIA não está preocupada com o que eles falam. Isso chama a atenção”, disse Ricardo Zonta, piloto de Stock Car e ex-piloto de Fórmula 1.
Mais que um item supérfluo, o rádio é o meio pelo qual pilotos e engenheiros combinam estratégias, regulam o carro e conversam sobre o andamento da corrida. A comunicação é tão importante que o mecanismo é um dos primeiros a serem testados em uma pista nova.
“Há todo um treino para se falar no rádio. Você faz toda uma checagem quando vai para uma pista nova, para testar interferência e em quais pontos você pode falar. Eles sabem que às vezes ele não consegue responder. No meio de uma sequência difícil de curvas e em briga por posição eles não falam. Fazem isso nas grandes retas, longe de freadas”, disse Cacá Bueno, piloto de Stock Car.
“Para o piloto é o único meio de comunicação com a equipe. É simplesmente impossível guiar sem a comunicação via rádio com a equipe na Fórmula 1 dos dias de hoje”, disse Lucas di Grassi.
O piloto da Virgin não concorda, no entanto, que o vazamento das conversas na transmissão oficial seja prejudicial aos pilotos. “Não vejo desta forma. O rádio enriquece as corridas pela TV”, concluiu.
-----------
Fonte: www.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário