By Graça Marinho

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domingo, 17 de abril de 2011

Hamilton supera problema, ultrapassa Vettel e quebra hegemonia do alemão

Vitória do inglês da McLaren é consolidada a cinco voltas do fim. Com tática ousada, Massa faz boa corrida, supera Alonso novamente e chega em sexto

Após o treino classificatório do GP da China, poucos apostavam no fim do domínio de Sebastian Vettel, sete décimos mais rápido que a concorrência. Só que Lewis Hamilton resolveu aparecer na história. O início foi complicado, por causa de um vazamento de combustível descoberto a poucos minutos da largada e que quase o tirou da corrida. Só que os mecânicos da McLaren conseguiram sanar o problema já no grid e ele conseguiu alinhar. Após uma prova inteligente com a tática de três paradas, Hamilton superou Vettel a cinco voltas do fim, quebrou a hegemonia do alemão e venceu em Xangai. O líder do campeonato, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), foi o segundo. Após boa recuperação, Mark Webber completou o pódio.

Em uma corrida recheada de disputas e ultrapassagens, com seis líderes diferentes, Felipe Massa acabou como o melhor brasileiro na China, na sexta posição. Ele apostou em uma tática ousada, de apenas duas paradas, assim como Vettel e Fernando Alonso. O vice-campeão de 2008 acabou chegando bem à frente do companheiro espanhol, sétimo colocado, que teve muitas dificuldades com o desgaste excessivo dos pneus Pirelli durante a corrida em Xangai. A dupla da Ferrari acabou atrás de Jenson Button, da McLaren, o quarto, e Nico Rosberg, da Mercedes, o quinto.

Lewis Hamilton comemora sua primeira vitória em 2011, no GP da China, em Xangai

Rubens Barrichello, o outro brasileiro na prova, teve mais um domingo complicado, mas conseguiu completar sua primeira corrida em 2011. O piloto da Williams chegou na 13ª posição, após travar boas disputas com os rivais no meio do pelotão. Ele acabou chegando pouco mais de 1m30s atrás de Hamilton, o vencedor do GP da China. Maldonado, seu companheiro, foi o 18º.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 será o GP da Turquia, no dia 8 de maio. Com 68 pontos, Vettel chega ao circuito de Istambul ainda em primeiro mas sem os 100% de aproveitamento, 21 à frente de Hamilton, novo segundo, com 47. Massa é o sexto, com 24, dois atrás de Alonso, o quinto.

A corrida

O GP da China já começou de forma diferente antes mesmo da largada. Com um vazamento de combustível em seu carro, Hamilton ficou ameaçado de precisar largar dos boxes. Os mecânicos e engenheiros trabalharam freneticamente para resolver o problema e o liberaram a 30 segundos do fechamento dos boxes. Finalmente, já no grid, a falha foi sanada antes da volta de apresentação.

Na largada, com sol e temperatura de 22ºC, Vettel teve problemas no acionamento do Kers e acabou superado pelos dois carros da McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em segundo. Rosberg se manteve em quarto e Massa assumiu a quinta posição, superando mais uma vez o companheiro Alonso na largada, assim como aconteceu nos GPs da Austrália e da Malásia.

Jenson Button e Lewis Hamilton superam Sebastian Vettel na largada em Xangai 

O primeiro trecho da corrida teve Button, Hamilton e Vettel disputando a primeira posição separados por menos de dois segundos. Um pouco mais atrás, Rosberg segurava o ritmo das duas Ferrari, com Massa à frente de Alonso. Enquanto isso, Webber, que havia largado na 18ª posição, estava começando sua recuperação e assumiu o 15º posto na quinta volta ao superar Barrichello.

A primeira rodada de pit stops começou na décima volta. Rosberg acabou parando cedo, na 13ª, mas o trabalho rápido da Mercedes acabaria lhe dando a liderança após os trabalhos de boxes. O alemão ficou à frente de Vettel, o segundo; Massa, o terceiro; Button, o quarto; e Hamilton, o quinto. Alonso demorou um pouco em seu pit stop e perdeu posições, indo para trás de Schumacher.

A corrida ficou mais animada após a primeira rodada de pit stops. Vettel, Massa e Alonso acabaram apostando em uma arriscada tática de duas paradas, enquanto os rivais partiram para três. Enquanto Hamilton, Button e Rosberg entravam nos boxes pela segunda vez para colocar os macios, o piloto da RBR e a dupla da Ferrari se mantinha na pista, nas três primeiras posições.

Com a segunda parada já feita, Rosberg começou a se aproximar de Alonso e assumiu a terceira posição na 29ª. O espanhol começou a perder desempenho e acabou superado rapidamente por Button e Hamilton. Na frente, Vettel fez novo pit stop na 31ª, duas antes do espanhol da Ferrari e três antes de Massa. Os três voltariam para as primeiras posições a partir da 38ª volta, quando a janela de parada da tática de três pit stops foi aberta e a dupla da McLaren entrou.

Felipe Massa se manteve à frente de Fernando Alonso durante toda a corrida em Xangai

Vettel em primeiro e Massa em segundo começaram a perder rendimento em relação a Hamilton e Button. O brasileiro até tentou brigar contra o campeão de 2008, mas acabou sendo ultrapassado com facilidade. A história se repetiu com Button, Rosberg e Webber. Ele caiu para a sexta posição, à frente de Alonso, que também sofria com o desempenho dos pneus duros.

Na frente, Vettel começou a ser ameaçado por Hamilton e segurou a posição por algumas voltas. Mas o alemão não resistiu à pressão e acabou cedendo a ponta na 52ª volta da corrida. O inglês abriu rapidamente 5s2 e caminhou com tranquilidade para a vitória. Vettel chegou em segundo e Webber, em terceiro, após uma bela corrida de recuperação e de passar Button na penúltima volta.

Confira o resultado final do GP da China (305,066 quilômetros):

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 56 voltas em 1h36m58s226
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 5s198
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 7s555
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 10s000
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 13s448
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 15s840
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 30s622
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 31s206
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 57s404
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s273
11 - Paul di Resta (ITA/Force India-Mercedes) - a 1m08s757
12 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1m12s739
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m30s189
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m30s671
15 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
17 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas

Não completou:

Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) - a 47 voltas/roda
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m38s993, na 42ª


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Fonte: Globo.com

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Aldeia da Serra e San Diego/USA