By Graça Marinho

Clique e confira!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Show de lançamento do CD Moda de Rock - Viola Extrema

Ricardo Vignini & Zé Helder
com as participações de Kiko Loureiro e Os Favoritos da Catira


Ricardo Vignini e Zé Helder - foto Ulisses Matandos
Em 2007, dois violeiros nascidos em 1973 e membros da banda Matuto Moderno, se juntaram para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. A ideia inicial de Ricardo Vignini e Zé Helder era mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e lembrar-se das diversões da adolescência que tinham essa música como trilha sonora.

Moda de Rock - Viola Extrema transformou In the Flesh do Pink Floyd em uma singela valsinha.

Aces High do Iron Maiden e Master of Puppets do Metallica ganharam uma levada de pagode de viola. Além destas, o CD conta com faixas de Led Zeppelin, Beatles, Jim Hendrix, Megadeth, Sepultura, Nirvana, Jethro Tull e Ozzy Osbourne executadas apenas com duas violas de forma instrumental. A faixa Aqualung, Jethro Tull, tem a participação do também violeiro Renato Caetano e Kaiowas, Sepultura, tem o palmeado e sapateado de catira de Edson Fontes dos grupos Os Favoritos da Catira e Matuto Moderno.


Kiko Loureiro - foto Marcelo Rossi
 O CD foi masterizado no Abbey Road Studios em Londres, estúdio que gravou 90% da obra dos Beatles, Pink Floyd, Foo Fighters, Green Day. Produzido por Ricardo Vignini, lançado pelo selo Folguedo, que é exclusivamente dedicado a música de viola “Moda de Rock” tem a distribuição da Tratore.
Para o show de lançamento a dupla convidou Kiko Loureiro guitarrista da banda Angra um dos maiores guitarristas do Brasil e o grupo tradicional de catira de Guarulhos “Os Favoritos da Catira”.


Repertório:

1) Kashmir (Plant/Page/Bonham)
2) Kaiowas (Sepultura)
3) Hangar 18 ( Dave Mustaine)
4) Aces High (Steve Harris)
5) Aqualang (Ian Anderson/Jennie Anderson)
6) Norwegian Wood ( Lennon/McCartney)
7) Master of Puppets (Hetfield / Ulrich / Burton / Hammett)
8) Mr. Crowley: ( Ozzy Osbourne/Bob Daisy/Randy Rhoads)
9) May This Be Love (Jimi Hendrix)
10) In the flesh (Waters/Gilmour/Wright)
11) Smells Like Spirit (Kurt Cobain, Krist Novoselic, and Dave Grohl)
12) Pau de Arara ( Kiko Loureiro)
13) Ecologia Brasileira ( Índio Cachoeira e Cuitelinho)

Ricardo Vignini - São Paulo

É um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste, ao lado da banda Matuto Moderno gravou quatro CD´s, lançou recentemente o CD solo instrumental “Na Zoada do Arame” e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil. Dono do selo Folguedo dedicado a música caipira. É endorsee da corda de viola americana D'addario no Brasil. Foi um dos palestrantes no

"Primeiro Seminário Nacional de Viola Caipira" - 2008, realizado em Belo Horizonte/MG". Dividiu o palco com os artistas americanos Bob Brozman em turnê brasileira em 2003 e Woody Mann em 2006 e 2008, em 2006 também tocou com Christiaan Oyens e o gaitista Sérgio Duarte.

Acompanha as cantoras Kátya Teixeira e Maria Dapaz. Leciona viola caipira e guitarra há 18 anos e produz CD´s de vários artistas há 12 anos. Produziu três CDs e um DVD do Índio Cachoeira. Tocou e gravou também com: Socorro Lira, Pena Branca, Levi Ramiro, Pereira da Viola, Os Favoritos da Catira, Ivan Vilela, Paulo Simões, Paulo Freire, Roberto Correa, Renato Teixeira, Almir Sater.Ricardo Vignini é endorsee da D'addario.


Zé Helder – Cachoeira de Minas

Zé Helder tem dois CDs solos: “A Montanha” (Pedralva - 2004) e “No Oco do Bambu” (São Paulo – 2009), com participações especiais de Ivan Vilela, Dani Lasalvia, Índio Cachoeira entre outros. Gravou também com o grupo Orelha de Pau (2002), além de participações em CDs de diversos artistas, entre eles Levi Ramiro e o CD Caminho da Fé, da Cantora Walgra Maria, produzido por Dércio Marques. Também tem algumas composições gravadas por artistas do sul de Minas. Ele explora a viola caipira de maneira original em composições vocais e instrumentais, com um repertório que passeia por influência de música regional, clube da esquina, jazz, rock, música erudita e outras vertentes. Em 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, onde assumiu a viola (junto com Ricardo Vignini) e os vocais (junto com Edson Fontes).

Formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos.


Serviço:


Moda de Rock, Viola ExtremaModa de Rock, Viola Extrema
Sesc Pompéia - Choperia e Bar Café (pompeia sem acento e retirar bar café, o evento é dentro da Choperia somente)
Rua Clélia, 93 Pompéia - SP (retirar o acento de Pompeia)
Tel.: 0/xx/11/ 3871-7700
Capacidade: 800 pessoas
Dia: Quinta-feira, 21 de Abril de 2011
Horário: 18h
Duração: 60 min
Classificação: 12 anos
Ingressos: Grátis (retirada de ingressos 1h antes do evento)
Ar Condicionado
Acesso para deficientes físicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA