By Graça Marinho

Clique e confira!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Como ficaram as novas regras da Fia para a Fórmula 1 em 2010?


Entre as novas mudanças de regulamento, estão o fim do reabastecimento, o aumento do número máximo de carros inscritos (de 24 para 26), a ajuda da Formula One Management para novas equipes e o aumento do peso mínimo dos carros (605 para 620 kg). Há ainda uma outra provável alteração, sendo nas regras de qualificação. Os dez melhores pilotos da qualificação deverão começar a corrida com os mesmos pneus com que fizeram os seus melhores tempos na última sessão de qualificação. Porém, esta ainda depende de aprovação da Comissão da F1 e pelo Conselho Mundial do Automobilismo antes de ser colocada em prática.

Classificação

O modelo da Classificação continuará o mesmo. No entanto, haverá uma mudança no número de carros que passará para o Q2 e para o Q3.
Como serão 26 carros na temporada de 2010, então 8 serão eliminados na primeira fase do treino e o mesmo acontecerá no Q2. Assim, o Q3 permanecerá com 10 carros na disputa.

Sistema de Pontuação

A Temporada 2010 marca o início de um novo esquema de pontuação que passa a premiar até o 10º colocado em cada grande premio. A diferença entre os dois primeiros será de cinco pontos.

Posição 10
Pontos 25 20 15 10 8 6 5 3 2 1

Ainda pode haver uma nova alteração, de acordo com uma proposta já aceita pelas equipes, a pontuação passaria a ser 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. Tal proposta ainda depende de aprovação da Comissão da F1 e pelo Conselho Mundial do Automobilismo.

Carros

Devido ao fim do reabastecimento, os carros sofrerão modificações visando acomodar mais combustível. Por essa razão, nenhuma das equipes vai utilizar o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética, sigla em inglês). A FIA aumentou o peso mínimo dos carros de 605 para 620 kg.

Aerodinâmica

Apenas seis testes de aerodinâmica serão permitidos às equipes a partir da próxima temporada. Diferente da temporada anterior quando cada time poderia testar oito vezes.
Porém, a federação criou a possibilidade de substituir qualquer um desses dias por quatro horas diretas de testes no Túnel de Vento.

Pneus

O contrato que coloca a Bridgestone como fornecedora única de pneus acaba no fim de 2010. Permanecem os pneus slicks, que voltaram a ser utilizados na temporada de 2009.

Para ler o regulamento da FIA na íntegra clique aqui (texto em inglês)


------------------
Fonte: Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_Fórmula_1_de_2010 e FIA (texto em inglês)

Um comentário:

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA