Entre as novas mudanças de regulamento, estão o fim do reabastecimento, o aumento do número máximo de carros inscritos (de 24 para 26), a ajuda da Formula One Management para novas equipes e o aumento do peso mínimo dos carros (605 para 620 kg). Há ainda uma outra provável alteração, sendo nas regras de qualificação. Os dez melhores pilotos da qualificação deverão começar a corrida com os mesmos pneus com que fizeram os seus melhores tempos na última sessão de qualificação. Porém, esta ainda depende de aprovação da Comissão da F1 e pelo Conselho Mundial do Automobilismo antes de ser colocada em prática.
Classificação
O modelo da Classificação continuará o mesmo. No entanto, haverá uma mudança no número de carros que passará para o Q2 e para o Q3.Como serão 26 carros na temporada de 2010, então 8 serão eliminados na primeira fase do treino e o mesmo acontecerá no Q2. Assim, o Q3 permanecerá com 10 carros na disputa.
Sistema de Pontuação
A Temporada 2010 marca o início de um novo esquema de pontuação que passa a premiar até o 10º colocado em cada grande premio. A diferença entre os dois primeiros será de cinco pontos.Posição | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Pontos | 25 | 20 | 15 | 10 | 8 | 6 | 5 | 3 | 2 | 1 |
Ainda pode haver uma nova alteração, de acordo com uma proposta já aceita pelas equipes, a pontuação passaria a ser 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. Tal proposta ainda depende de aprovação da Comissão da F1 e pelo Conselho Mundial do Automobilismo.
Carros
Devido ao fim do reabastecimento, os carros sofrerão modificações visando acomodar mais combustível. Por essa razão, nenhuma das equipes vai utilizar o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética, sigla em inglês). A FIA aumentou o peso mínimo dos carros de 605 para 620 kg.Aerodinâmica
Apenas seis testes de aerodinâmica serão permitidos às equipes a partir da próxima temporada. Diferente da temporada anterior quando cada time poderia testar oito vezes.Porém, a federação criou a possibilidade de substituir qualquer um desses dias por quatro horas diretas de testes no Túnel de Vento.
Pneus
O contrato que coloca a Bridgestone como fornecedora única de pneus acaba no fim de 2010. Permanecem os pneus slicks, que voltaram a ser utilizados na temporada de 2009.Para ler o regulamento da FIA na íntegra clique aqui (texto em inglês)
------------------
Fonte: Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_Fórmula_1_de_2010 e FIA (texto em inglês)
Belo post. Gostei que vc colocou o arquivo da FIA.
ResponderExcluirbj
Carlos