Considerado um dos mais importantes alaudistas do Brasil, Sami Bordokan resgata em seus shows a essência da música árabe através de um repertório clássico oriental bem como peças folclóricas, composições próprias e improvisos.
Na espetáculo “Cantos e Encantos Árabes”, Sami Bordokan (alaúde e voz), contará com a presença de William Bordokan (derback), Cláudio Kairouz (kanoum), Maurício Mouzayek (daff) e com a participação especial da bailarina Cristina Antoniadis
Cantos e Encantos Árabes - foto Luiz Carbonari |
Sami Bordokan
Sami Bordokan nasceu em São Paulo, em 1973. Filho de libaneses de Akkar, o pai, Luis, de Miniara e a mãe Hilene, de Rahbi, teve o seu primeiro contato com a música em casa ouvindo o pai, alaudista e cantor amador, que, por sua vez, aprendera com o avô, padre da Igreja Greco-Melquita, os segredos do canto bizantino.
Aos seis anos de idade, Sami já dedilhava o Alaúde e desde então não mais parou. Incansável em sua busca dos instrumentais clássicos árabes resolveu, na adolescência, seguir para o Líbano a fim de aperfeiçoar seus estudos de alaúde e de canto oriental.
Ali, sempre buscando o aperfeiçoamento, pesquisou as raízes da música clássica árabe, notadamente da Andaluzia muçulmana. Foi no Líbano também que ele ouviu pela primeira vez os nomes dos médicos alaudistas Al Kindi, Ibn Sina (Avicena) e tantos outros principalmente Ziriab, responsável pela introdução da quinta corda no alaúde.
Mais tarde, essa pesquisa o levaria para a Síria, Egito e norte da África quando, de forma sistemática e minuciosa, aprofundou-se nos estudos das escalas orientais(makamat charkie), dos ritmos (ika’a), dos vários estilos de música árabe como o muachah, a bachraf, a longa, o dulab. Após esse período decide voltar ao Brasil a fim de difundir a verdadeira arte da música árabe na terra onde nasceu e acolheu seus pais.
O repertório é diversificado compondo-se de peças eruditas árabes do séc. VIII ao XVIII e do XIX ás canções folclóricas, além de composições próprias e improvisações inusitadas.Essas peças instrumentais e cantadas são executadas por alaúde, kanun e derbaki.
Serviço:
Projeto Bella Música apresenta “Cantos e Encantos Árabes” – Música e Dança para Sentir
Dia: Sexta-feira, 20 de agosto
Horário: 23h
Café Teatro Bella
Rua Rui Barbosa, 399b
Bixiga – Bela Vista - SP
Tel: +55 11 3283-2780
Lotação: 100 lugares
Duração do show: 90 min (aproximadamente)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e
R$ 15,00 (meia entrada - estudantes com comprovante e para pessoas com +60 anos)
Classificação: Livre
Acesso para deficientes
Olá Grace, parabéns pela dica, fui assistir o Sami Bordokan e gostei muito.
ResponderExcluirbjs
Kaleb