Inglês assume liderança do campeonato após Webber ter problema e chegar em segundo. Massa é quarto, e Rubinho abandona 300º GP na primeira volta
Hamilton está agora três pontos (182 a 179) à frente de Mark Webber, antigo líder do Mundial de Pilotos, que teve problemas com o câmbio na largada. Após cair para sétimo, o australiano teve paciência para se recuperar e conseguiu a segunda posição na corrida em Spa-Francorchamps. O polonês Robert Kubica, da Renault, fez uma corrida discreta, sem cometer erros e completou o pódio na terceira posição.
Lewis Hamilton comemora sua vitória no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps |
Sebastian Vettel, também candidato ao título, vinha em terceiro, quando errou uma freada e acertou a lateral do carro de Jenson Button, que abandonou. O alemão da RBR foi punido e teve de fazer um drive through. Depois, ainda errou no cálculo ao ultrapassar Vitantonio Liuzzi e um de seus pneus furou. No fim, ainda dividiu a saída dos boxes com Alonso e completou a corrida apenas na 15ª posição, sem pontos, uma volta atrás de Hamilton.
Lucas di Grassi, da VRT, chegou em 17º, uma volta atrás do vencedor Hamilton. Ele foi o segundo melhor piloto da "Série B" da Fórmula 1, a disputa entre as equipes estreantes nesta temporada, superado apenas pelo finlandês Heikki Kovalainen, da Lotus, o 16º. Bruno Senna, da Hispania, teve problemas no início, rodou e abandonou a corrida ainda na quinta volta.
A corrida
E a chuva veio logo no fim da primeira volta, fraca, na região da reta dos boxes, mas suficiente para causar uma confusão. Quase todos os pilotos escaparam na freada para a Bus Stop, última curva do circuito. Barrichello, que vinha em nono, acabou sendo o maior prejudicado. Seu carro patinou e acertou a traseira do carro de Alonso. O espanhol conseguiu ir para os boxes, mas o brasileiro teve de abandonar após a quebra da suspensão.
Hamilton assume a ponta na largada do GP da Bélgica, e Webber cai para a sétima posição |
Na frente, Hamilton faria seu pit stop na 25ª e voltaria com folga na frente. Webber, Kubica e Massa parariam em seguida e o polonês manteve sua segunda posição. O australiano se manteve próximo do piloto da Renault. Mais atrás, Vettel voltava a aprontar. O alemão ultrapassou Liuzzi na Bus Stop, mas acertou a asa dianteira do italiano e teve o pneu furado. O piloto precisou se arrastar por toda a pista até conseguir chegar nos boxes.
Sebastian Vettel persegue Jenson Button pouco antes do acidente em Spa-Francorchamps |
O safety car saiu na 41ª volta e a ordem dos quatro primeiros permaneceu inalterada: Hamilton, Webber, Kubica e Massa. Rosberg ultrapassou Schumacher por fora no duelo interno da Mercedes e garantiu a sexta posição. Apesar da chuva, o inglês da McLaren continuou na liderança e recebeu a bandeirada em primeiro pela terceira vez em 2010.
Confira o resultado final do GP da Bélgica (308,052 quilômetros):
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 44 voltas em 1h29m04s268
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 1s571
3 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 3s493
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 8s264
5 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 9s094
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s359
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 15s548
8 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 16s678
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 23s851
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 29s457
11 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 34s831
12 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 36s019
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 39s895
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
17 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 1 volta
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
20 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
Não completaram:
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 7 voltas/acidente
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 29 voltas/acidente
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 39 voltas/acidente
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 44 voltas/acidente
Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m49s069, na 32ª
Classificação do Mundial de Pilotos após 13 de 19 corridas: | |||||
---|---|---|---|---|---|
Posição | Piloto | País | Equipe | Pontos | Vitórias |
1 | Lewis Hamilton | ING | McLaren-Mercedes | 182 | 3 |
2 | Mark Webber | AUS | RBR-Renault | 179 | 4 |
3 | Sebastian Vettel | ALE | RBR-Renault | 151 | 2 |
4 | Jenson Button | ING | McLaren-Mercedes | 147 | 2 |
5 | Fernando Alonso | ESP | Ferrari | 141 | 2 |
6 | Felipe Massa | BRA | Ferrari | 109 | 0 |
7 | Robert Kubica | POL | Renault | 104 | 0 |
8 | Nico Rosberg | ALE | Mercedes | 102 | 0 |
9 | Adrian Sutil | ALE | Force India-Mercedes | 45 | 0 |
10 | Michael Schumacher | ALE | Mercedes | 44 | 0 |
11 | Rubens Barrichello | BRA | Williams-Cosworth | 30 | 0 |
12 | Kamui Kobayashi | JAP | Sauber-Ferrari | 21 | 0 |
13 | Vitaly Petrov | RUS | Renault | 19 | 0 |
14 | Vitantonio Liuzzi | ITA | Force India-Mercedes | 12 | 0 |
15 | Nico Hulkenberg | ALE | Williams-Cosworth | 10 | 0 |
16 | Sebastien Buemi | SUI | STR-Ferrari | 7 | 0 |
17 | Pedro de la Rosa | ESP | Sauber-Ferrari | 6 | 0 |
18 | Jaime Alguersuari | ESP | STR-Ferrari | 4 | 0 |
19 | Heikki Kovalainen | FIN | Lotus-Cosworth | 0 | 0 |
20 | Karun Chandhok | IND | Hispania-Cosworth | 0 | 0 |
21 | Lucas di Grassi | BRA | VRT-Cosworth | 0 | 0 |
22 | Timo Glock | ALE | VRT-Cosworth | 0 | 0 |
23 | Bruno Senna | BRA | Hispania-Cosworth | 0 | 0 |
24 | Jarno Trulli | ITA | Lotus-Cosworth | 0 | 0 |
25 | Sakon Yamamoto | JAP | Hispania-Cosworth | 0 | 0 |
Classificação do Mundial de Construtores após 13 de 19 corridas: | ||
---|---|---|
Posição | Equipe | Pontos |
1 | RBR-Renault | 330 |
2 | McLaren-Mercedes | 329 |
3 | Ferrari | 250 |
4 | Mercedes | 146 |
5 | Renault | 123 |
6 | Force India-Mercedes | 57 |
7 | Williams-Cosworth | 40 |
8 | Sauber-Ferrari | 27 |
9 | STR-Ferrari | 11 |
10 | Lotus-Cosworth | 0 |
11 | VRT-Cosworth | 0 |
12 | Hispania-Cosworth | 0 |
--------
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário