By Graça Marinho

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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rubinho mostra que é O PILOTO e manda muito bem ultrapassando Schumi

Voando Baixo: "Hoje não, hoje não!": a ultrapassagem de Barrichello sobre Schumacher


Barrichello é espremido por Schumacher no muro do GP da Hungria

Quem diria que o travado circuito de Hungaroring seria palco de uma das melhores e mais dramáticas ultrapassagens da Fórmula 1 nos últimos anos. Na 66ª volta, a quatro do fim da corrida, Rubens Barrichello entrou colado na traseira do carro de Michael Schumacher na reta dos boxes, na disputa pela décima posição e seu solitário pontinho. Em um bote sensacional, o brasileiro escolheu a linha de dentro, próxima ao muro dos boxes. E Schumi foi Schumi em estado puro. O alemão espremeu o piloto da Williams além do limite, quase provocando um grave acidente na reta. Mas Rubinho se manteve firme, quase foi na grama e completou a manobra, para aplausos de todos os que assistiam ao GP da Hungria. Sensacional!

Barrichello mostrou nesta corrida e nesta manobra, principalmente, porque é o piloto há mais tempo na categoria. O brasileiro chegará ao seu 300º GP na Bélgica, no dia 28 de agosto, e tem a motivação de um iniciante na categoria. Neste domingo, em especial, ele teve sua corrida atrapalhada pela precoce entrada do safety car. Com pneus duros, ele ficaria mais tempo na pista para fazer um pit stop tardio. Como a bandeira amarela anulou as diferenças entre os carros, ele acabou caindo para a 11ª posição após a parada. Mesmo assim, foi para cima de Schumacher para buscar o solitário pontinho em Hungaroring.

Mas a ultrapassagem é mais importante do que pode parecer à primeira vista. Esta é a Fórmula 1 que todos querem ver, com disputas resolvidas na pista, não pelo rádio do carro. Barrichello e seu ímpeto no fim da corrida fizeram lembrar que o automobilismo também tem ótimos momentos no presente. Se na semana passada quase todos nós estávamos lamentando o vexame da Ferrari e a ordem para Felipe Massa ceder a vitória para Fernando Alonso, agora estamos exaltando um belo desempenho individual de um piloto que não se deixou derrotar, lutou até o fim. E nem a sujeira feita por Schumacher o impediu de completar a manobra.

Schumacher, aliás, foi punido com a perda de dez posições no grid do GP da Bélgica. Perto do risco que impôs a ele mesmo, a Barrichello e a todos que estavam nos boxes, diria que ele acabou saindo no lucro. Já tivemos espremidas parecidas na Fórmula 1 (Senna x Prost no GP de Portugal de 1988 e Prost x Senna no GP do Japão de 1988), mas nenhuma delas chegou tão perto de um acidente de grandes proporções quanto esta do alemão da Mercedes. Lamentável a atitude do heptacampeão. E Rubinho acabou dando o troco, após tantos anos preterido na Ferrari. Foi uma boa resposta neste domingo.

Mídia internacional condena manobra antidesportiva de Schumi na Hungria

Jornais são unânimes sobre o alemão, que jogou Rubens Barrichello no muro



A manobra antidesportiva de Michael Schumacher ao ser ultrapassado por Rubens Barrichello no GP da Hungria teve péssima repercussão na imprensa internacional, inclusive na alemã. A mídia concordou que o heptacampeão exagerou na "defesa" da posição ao tentar jogar o brasileiro da Williams no muro da reta dos boxes do circuito de Hungaroring.
O tablóide "Bild", conhecido por suas manchetes fortes, colocou na capa de sua edição digital: "Que vergonha, Schumi". Para o jornal, a manobra do alemão foi desnecessária e irresponsável.
"Schumi, você deveria ter vergonha de ter protagonizado uma manobra tão perigosa!", diz a reportagem do jornal alemão nesta segunda-feira.

Voando Baixo: "Hoje não, hoje não!": a ultrapassagem de Barrichello sobre Schumacher

Site Bild.de Schumacher e Rubinho
O jornal alemão "Bild" atacou a atitude de Schumacher no fim do GP da Hungria

A revista alemã "Auto Motor und Sport" considerou "brutal" a manobra de Schumacher. Em sua tradicional avaliação dos pilotos nas segundas-feiras após as corridas, o heptacampeão foi o pior entre os 24 pilotos do grid. O piloto da Mercedes ganhou nota 1 na Hungria, principalmente por causa do incidente que ele provocou com Rubens Barrichello.

"O pior fim de semana do velho mestre. Nos treinos, ele escolheu o ajuste errado para o carro e perdeu oito décimos para Rosberg. Na corrida, ele estava resistindo bravamente na décima posição até Barrichello aparecer em seu retrovisor. Pena que ele jogou o piloto da Williams no muro a 290 km/h, o que foi um enorme erro", diz a "Auto Motor und Sport".

Ultrapassagem Rubinho Barrichello Schumacher - Hungria 2010
Destaque do site do 'Marca'

Os espanhóis também não perderam a oportunidade de bater em Schumacher. A capa do site do diário "Marca" ataca mais uma polêmica do alemão no título: "A última 'animalada' do piloto mais punido da história da Fórmula 1". O jornal diz que ele adicionou mais uma mancha em seu extenso histórico de manobras conroversas na categoria.

A imprensa inglesa destacou as declarações de Barrichello após a corrida. O tabloide "The Sun" lembra que o alemão da Mercedes não foi limpo na disputa quando o espremeu no muro da reta dos boxes do circuito de Hungaroring.

- Gosto de uma disputa justa, mas não acho que tenha sido o caso. Foi uma manobra com um pouco de kart. Se ele quiser ir para o céu antes de mim - se é que ele vai para o céu. Não sei se ele vai para lá. Mas se ele quiser ir antes de mim, para cima ou para baixo, não quero ir antes dele.

Ultrapassagem Rubinho Barrichello Schumacher - Hungria 2010
O 'The Sun' destacou a declaração de Barrichello: 'Schu tentou me mandar para o céu'

Schumacher ultrapassado Rubinho Barrichello
Jornal húngaro também critica

Com o título "Barrichello ainda não quer morrer", o jornal húngaro "Nemzeti" destacou a perigosa e antidesportiva manobra de Schumi. Segundo a publicação, o alemão agiu de forma desnecessária para tentar manter a posição e foi acertadamente punido pela direção de prova.

Após a corrida na Hungria, os comissários de prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiram punir Michael Schumacher por ter jogado Rubens Barrichello no muro quando o brasileiro fez a ultrapassagem a poucas voltas do fim. O alemão da Mercedes vai perder dez posições no grid de largada do GP da Bélgica, próxima corrida da temporada, no dia 28 de agosto.

Schumi pede desculpas a Rubinho: 'Não queria colocá-lo em perigo'

Alemão diz que notou o exagero após o GP, quando assistiu ao replay na TV
Após ironizar no domingo, Michael Schumacher pediu desculpas a Rubens Barrichello por tentar jogá-lo no muro durante a ultrapassagem do brasileiro no GP da Hungria. O heptacampeão recebeu uma punição de dez posições no grid de largada em Spa-Francorchamps por causa da manobra, considerada antidesportiva pelos comissários de prova em Hungaroring.
A manobra deixou Barrichello revoltado e ele criticou muito a maneira de pilotar de Schumacher, especialmente em disputas, e o alemão disse que não tinha errado. Com a péssima repercussão na imprensa, ele se desculpou em seu site oficial.


- Ontem (domingo), logo após a corrida, eu ainda estava no calor do momento. Mas assisti ao incidente com Rubens depois e tenho de dizer que os comissários estavam certos: a manobra contra ele foi pesada demais. Queria tornar dificil para ele a tarefa de me ultrapassar e claramente mostrei a ele isso, mas... Não queria colocá-lo em perigo com a manobra. Se ele acha que eu tive esta intenção, peço desculpas, não era o que eu pretendia.


Mais punido na F-1, Schumi confirma sua fama após espremer Barrichello

Episódio do GP da Hungria se junta a outros vexames do heptacampeão na carreira: perdeu o vice-campeonato de 1997 após jogar carro em Villeneuve

Michael Schumacher detém a maior parte dos recordes na Fórmula 1. Além dos sete títulos, o alemão foi o que mais venceu (91), fez mais poles (68) e marcou mais melhores voltas (76). Entretanto, ele também é dono de outra marca na maior categoria do automobilismo mundial, um pouco mais incômoda: a de piloto que mais foi punido nos 60 anos de história.

A última delas foi recebida na Hungria espremendo o Barrichello contra o muro.

Schumacher bate em Villeneuve, jerez 97
Schumi joga o carro em Villeneuve em 1997. Ele perderia o vice-campeonato após punição

A história de Schumacher com as punições começa no GP da Inglaterra de 1994. Após receber bandeira preta e ser desclassificado da corrida, o alemão ignorou a ordem de ir para os boxes e continuou na pista. Resultado: duas corridas de suspensão. No mesmo ano, ele acabou se sagrando campeão da Fórmula 1 pela primeira vez após jogar o carro em cima do de Damon Hill na Austrália, provocando o abandono de ambos. Mas ele escapou de sanções.

Schumacher Mônaco Ferrari parada 2006
Schumi é empurrado pelos fiscais de pista após 'estacionar' na La Rascasse em 2006

Três anos mais tarde, Schumacher decidiria o campeonato de 1997 com mais uma manobra controversa. O alemão jogou o carro no de Jacques Villeneuve, seu rival, mas levou a pior e acabou atolado na caixa de brita. Além de perder o título, ele foi excluído daquela temporada, perdendo o vice-campeonato, mas mantendo as vitórias e os pontos do ano.

Em 2006, Schumi protagonizou uma das mais vergonhosas cenas da história do GP de Mônaco. Após marcar o primeiro tempo no treino classificatório, o alemão resolveu "estacionar" seu carro na curva La Rascasse, uma das mais lentas do traçado, enquanto Fernando Alonso, na época na Renault, estava em sua volta rápida. A bandeira amarela impediu que o espanhol melhorasse sua marca. Algumas horas depois, os comissários o puniram com a exclusão do treino: passaria a largar em último.

Em 2010, no ano de seu retorno à categoria, Schumacher já tentou usar de sua malandragem. No GP de Mônaco, o alemão ultrapassou Alonso na última volta, quando a corrida estava sob o regime do safety car. Como o carro de segurança entrou nos boxes para que os carros completassem a prova, ele ultrapassou o espanhol na última curva. Ele recebeu um acréscimo de 20 segundos a seu tempo final de prova e saiu da zona de pontuação.

O incidente aconteceu quando o safety car deixou a pista, já na última volta, após uma colisão entre Karun Chandhok e Jarno Trulli. O alemão aproveitou para superar Alonso na entrada da curva Anthony Noghes. Segundo o artigo 40.13 do regulamento esportivo da Fórmula 1, "se a corrida termina enquanto o safety car estiver na pista, ele entrará no pit lane no fim da última volta e os carros receberão a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens."

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Fonte: Globo.com

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Aldeia da Serra e San Diego/USA