By Graça Marinho

Clique e confira!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Após cirurgia, caso de Kubica é "sério, mas estável"

Ativação, circulação de sangue e aquecimento de mão animam médicos



Robert Kubica é resgatado após acidente


Robert Kubica é resgatado após acidente 
Vítima de um grave acidente durante o Rali Ronde di Andora, neste domingo na Itália, Robert Kubica está em coma induzido, mas seu estado de saúde é estável, de acordo com os médicos do Hospital Santa Corona, em Pietra Ligure.


O representante da Renault na F-1 sofreu múltiplas fraturas na perna e braço direitos, além de diversos cortes no antebraço, provocados por um guard-rail que cortou o carro, um Skoda Fabia, e atingiu o competidor neste domingo.


No mesmo dia, o polaco atravessou uma cirurgia de sete horas para tentar salvar sua mão direita, e os médicos consideram seu estado "estável, mas sério". Dependendo de seu progresso, o piloto pode ser acordado nesta segunda-feira.


Carro de Kubica após acidente em Rali
Carro de Kubica após acidente em Rali
O dia de Kubica deve contar com visitas de membros da equipe Renault, como o chefe de equipe Eric Boullier e o piloto Vitaly Petrov, além de amigos como Fernando Alonso, que teria ido para a Itália neste domingo para saber mais notícias e tentar ajudar.


Em uma entrevista, o chefe da Renault comentou o assunto. "As notícias do acidente de Robert chocou toda equipe. Ficamos impressionados com a maneira que os médicos olharam para ele e queremos agradecer a dedicação do hospital", afirmou Boullier.


Robert Kubica, da Renault
Robert Kubica, da Renault
"Estamos a caminho da Itália, ao lado de Vitaly Petrov, para vê-lo e dizer que estamos impacientes, na espera pelo seu retorno", completou.


Já Mario Igor Rossello, médico esoecialista em mãos que trabalhou no caso de Kubica, demonstrou animação após a operação, mas disse que é muito cedo para dizer se ele se recuperará ou não.


"Foi uma operação importante e difícil. O antebraço de Robert foi cortado em dois lugares, com lesões significantes em ossos e tendões. Fizemos o nosso melhor para reconstruir suas funções. Usamos sete médicos, divididos em duas equipes, e um total de sete horas para completar a cirurgia", afirmou.


"Uma equipe era a força de emergência do hospital San Paolo de Savona, que é normalmente indicada para este tipo de caso, enquanto a outra equipe veio do departamento ortopédico do Santa Corona. Ao fim da operação, a mão de Robert estava bem vascularizada e aquecida, o que é bom", continuou. Veja o vídeo:





"Após a cirurgia, Robert Kubica permanecerá em monitoramento constante, pois seu caso ainda é sério", completou Rossello.


-----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA