By Graça Marinho

Clique e confira!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Presidente da FIA diz que quem perder prazo de inscrição pode ficar fora da F-1

Equipes têm até o próximo dia 29 para se inscrever no campeonato 2010

Max Mosley acredita que equipe teram de decidir logo o que vão fazer na próxima temporada

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, fez uma projeção nesta segunda-feira de que apenas metade do grid atual deve cumprir o prazo limite de inscrição para a temporada do ano que vem. As equipes têm até o dia 29 de maio para registrarem sua intenção de disputar o próximo Campeonato Mundial de Fórmula 1 junto à entidade.

- Acredito que teremos algo entre três e seis equipes até o “deadline”. Depois disso, o time que se inscrever com atraso pode entrar, se houver espaço. Se não houver, não entrará – afirmou ao site inglês “Autosport”.

A FIA e a Associação dos Times da Fórmula 1 (Fota) se reuniram, na sexta-feira passada, e não chegaram a um acordo sobre o teto orçamentário opcional de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) e o regulamento duplo que beneficia as escuderias que se limitarem a gastar esta quantia.

Ferrari, Renault, Toyota e Red Bull já divulgaram comunicados ameaçando sair da Fórmula 1, caso as regras para o campeonato do ano que vem não sejam alteradas.

Enquanto a maioria dos fãs de automobilismo está preocupada com esta crise que vem se arrastando, Mosley garante que está calmo. O presidente da FIA afirma que caso as equipes realmente saiam da Fórmula 1, precisarão decirdir rapidamente o que fazer.

- Não acredito que este impasse se arrastará por muito tempo. Se coloque na posição deles (das equipes). Se eles quiserem continuar na Fórmula 1, eles precisam vir e conversar. Se eles quiserem sair e fazer alguma outra coisa, então eles precisam começar a desenvolver os carros (para novas categorias). Há uma boa chance de que o senso comum prevaleça quando as pessoas pensarem nisso. O que está errado em todos serem limitados pela mesma quantia de dinheiro e o desempenho ser limitado pela inteligência dos engenheiros? – ponderou.

Sobre a possibilidade de as “equipes rebeldes” criarem uma nova categoria, rival à Fórmula 1, o presidente da FIA deixou claro que a federação poderá sancioná-la.

- Com certeza. Nós teríamos de fazer isso e nós faremos isso. Além disso, quando eles forem negociar com promotores (para a nova categoria), eles (as escuderias) encontrariam Bernie (Ecclestone) do outro lado da mesa! Não sei se há algo assim (plano para um novo campeonato), mas é só uma suposição – analisou.

A Fota vai realizar uma reunião, terça-feira, em Mônaco para levantar propostas para serem apresentadas à FIA.


-----

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA