Turbina UG 01 em pleno funcionamento
Este passei foi acompanhado pelo Sr. Wilson de Mattos e o Sr. Márcio Monteiro (funcionários da UHE Engo. Sérgio Motta )
Este passei foi acompanhado pelo Sr. Wilson de Mattos e o Sr. Márcio Monteiro (funcionários da UHE Engo. Sérgio Motta )
Esta usina pertence a CESP - Cia. Energética do Estado de São Paulo fica no destrito de Primavera. A usina de Porto Primavera atualmente conta com 14 turbinas instaladas num total de 1.400 megawats/h de potência.
Uma das usinas mais modernas do país tem seu vertedouro, onde estão as comportas, e o marco zero da barragem localizado no estado do Mato Grosso do Sul de um lado e do outro em 11 Km da margem paulista do Rio Paraná.
Compromisso ético
A Companhia Energética de São Paulo (CESP) tem compromisso ético com a conservação e a biodiversidade. A Empresa faz o monitoramento da qualidade ecológica dos reservatórios, da ictiofauna, da produção pesqueira e dos equipamentos de transposição para peixes.
Escada para Peixes
Foi construído a "Escada para Peixes", onde os peixes que sobem o rio podem continuar sua tragetória para a desova e assim manter sua espécie sem sofrer com a construção da usina. Este elevador e a escada para peixes que estão instalados na usina e que são muito usados nos períodos de piracema, ficam às margens do Rio Paraná no lado paulista.
A piracema é a época do ano em que os peixes se reproduzem, nadando rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova. Algumas espécies, pelo instinto de preservação, fazem um longo percurso, vencendo vários obstáculos naturais. Na piracema é comum vermos grandes cardumes e pode ocorrer pesca predatória, feita clandestinamente com armadilhas, redes e outros artifícios, utilizados por pescadores sem preocupação com a preservação dos peixes.
As regras para a pesca durante a piracema estão estabelecidas nas instruções normativas 194 e 195 editadas pelo Ibama. O pescador amador ou profissional, antes de sair para pescar, deve conhecer as normas que estão no site www.ibama.gov.br/pesca-amadora.
A multa para quem infringe a regra pode variar de R$ 700,00 a R$ 100.000,00. Os infratores também têm de responder por crime ambiental.
Arraia (mãe)
Também tivemos a oportunidade de encontrar uma arraia enorme e seus filhotes nadando próximo às margens da barragem da UHE.
_
MGGM
Nenhum comentário:
Postar um comentário