By Graça Marinho

Clique e confira!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Robô canta durante feira no Japão

Outro dia eu conversava com um amigo num almoço que, logo logo, a gente iria confundir pessoas com robôs, ou seja não iriamos saber se um  indivíduo era um robô ou não, igual ao filme AI.

Pois bem, acho que não estamos mais muito longe disso, veja a robozinha abaixo, ela é muito próxima de se parecer com um ser humano. 

Acho que, em breve, andaremos entre os robôs e seremos confundidos com eles. Quem sabe nos apaixonaremos por roboôs, talvez até casaremos com um e vai saber... até teremos filhos robôs?!?!?... Parece fantástico,  mas isso fica cada vez mais viável.

O mundo está ficando cada vez mais de cabeça pra baixo... mas isso não é possível... o mundo é redondo e gira o tempo todo e não tem como ficar de cabeça pra baixo ou pra cima, mas é o que parece, já que estamos enloquecendo cada vez mais.

Acho formidável toda essa tecnologia, somente as vezes me assusto com essa rapidez e fico surpresa com as possibilidades. Onde será que vamos parar?

Seja como for, pode realmente ser muito útil um robô tão perfeito.

Graça Marinho
HRP-4C impressionou os visitantes da CEATEC JAPAN 2009, em Tóquio 
Por: Rafael Rigues
O Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia do Japão (AIST) continua a impressionar com suas criações robóticas. Seu robô feminino (ginóide, no termo correto) HRP-4C já havia chamado a atenção ao se apresentar como modelo durante a Tokyo Fashion Week em março deste ano, e novamente alguns meses depois ao aparecer vestida de noiva em um desfile da estilista japonesa Yumi Katsura.

Desta vez, a robozinha roubou a cena ao cantar para o público durante a CEATEC Japan 2009, a maior feira de tecnologia do Japão. Os visitantes podiam pedir músicas via iPhone, que eram interpretadas pela robô.
 

Na verdade, a demonstração foi uma combinação de duas tecnologias impressionantes: a robô forneceu a "presença de palco", embora limitada a meneios com a cabeça, e a articulação (perfeita) das sílabas. A música foi gerada pelo software Vocaloid, da Yamaha, um "sintetizador de canto" que pode ser instalado em qualquer PC, capaz de combinar letra e partitura em uma melodia bastante convincente, embora um tanto robotizada.

A HRP-4C tem 1,58 m de altura, pesa 43 quilos (incluindo as baterias) e possui 40 motores espalhados pelo seu corpo, oito deles encarregados apenas das expressões faciais. É o mais recente modelo na linha de robôs humanóides desenvolvida pelo AIST desde meados da década de 90. O projeto, batizado de User Centered Robot Open Architecture (UCROA), é patrocinado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

O país tem interesse no desenvolvimento da robótica visando a criação de máquinas capaz de substituir os humanos em trabalhos considerados perigosos ou insalubres, ou capazes de atuar como "enfermeiros" para cuidar de uma população cada vez mais idosa.


Assista ao vídeo.



-----
Fonte: IG Tecnologia

2 comentários:

  1. É genial, porém em certas coisa um robô jamais substituirá um ser humano.

    ResponderExcluir

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA