By Graça Marinho

Clique e confira!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Inglês, que comemorou 200 GPs na Fórmula 1, triunfa em prova movimentada em Budapeste, à frente de Vettel. Alonso é o 3º, e Massa fecha em sexto lugar

Inglês, que comemorou 200 GPs na Fórmula 1, triunfa em prova movimentada em Budapeste, à frente de Vettel. Alonso é o 3º, e Massa fecha em sexto lugar



Jenson Button gosta de chuva. E - talvez ainda mais – de corridas movimentadas. Neste domingo, em Budapeste, teve tudo isso. Em prova emocionante até o fim, o inglês, que largou em terceiro e foi vítima de um hacker em seu site no sábado, levou a melhor no jogo das estratégias e venceu o GP da Hungria, o seu 200º na Fórmula 1. Com três paradas, uma a menos que o previsto no início da corrida, o piloto da McLaren apostou na durabilidade dos pneus macios em Hungaroring. Deu certo. Assim como no Canadá, quando também venceu de forma brilhante, o campeão mundial de 2009 conquistou sua segunda vitória na temporada e a segunda seguida da McLaren, sinalizando novamente o retorno do equilíbrio à categoria. No fim, ao comemorar com a equipe, deu o aviso: "Vamos voltar e vencer todos eles!"

Líder do campeonato, Sebastian Vettel, da RBR, fez corrida correta e fechou a prova na segunda posição, se consolidando ainda mais na ponta da tabela. Fernando Alonso, da Ferrari, rodou, chegou a ficar em sétimo após perder posições na largada, mas cruzou a linha de chegada em terceiro. Ele ficou à frente de Lewis Hamilton, um dos principais personagens deste domingo. O inglês liderou boa parte da prova, mas, após perder o controle do carro, foi punido com uma ida aos boxes e saiu da briga pela ponta.

jenson button mclaren gp da hungria (Foto: agência AFP)
Jenson Button, em corrida brilhante, venceu o GP da Hungria
O australiano Mark Webber, da RBR, fechou a corrida em quinto lugar, à frente de Felipe Massa. O brasileiro, após início de corrida complicado, quando chegou a perder parte da asa traseira em choque no muro de proteção, fez boa prova de recuperação e fechou em sexto.

Rubens Barrichello mais uma vez teve problemas com sua Williams. O brasileiro chegou a ocupar a zona de pontuação, mas não conseguiu manter o ritmo e terminou em 13º. Heptacampeão mundial, Michael Schumacher, da Mercedes, abandonou a prova na 28ª volta, com problemas na caixa de câmbio.

Apesar da vitória de Button, a classificação da temporada não teve muitas mudanças. Vettel segue isolado na ponta, agora com 234 pontos, ampliando a diferença para, Webber, que está em segundo, com 149. Hamilton aparece em terceiro, com 146, seguido por Alonso (145) e Button (134). Massa é o sexto, com 70 pontos.

Agora, a Fórmula 1 entre em recesso. Os pilotos só voltam à pista no dia 28 de agosto, para o GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps.



Com chuva, GP da Hungria começa movimentado, e Massa roda na pista

Na volta de apresentação, já houve carro perdendo o controle. A pista molhada em Hugaroring prometia emoção. Logo na largada, Sebastian Vettel sofreu a pressão de Lewis Hamilton, mas segurou a liderança. Jenson Button se manteve na terceira colocação, mas, dali para trás, quase tudo mudou.

Felipe Massa, que já havia reclamado de largar na parte suja da pista, perdeu posição para Nico Rosberg, Michael Schumacher e Fernando Alonso. Mark Webber, da RBR, foi outro a ficar para trás.
Com a pista molhada, praticamente todos os carros tinham problemas para manter o controle na pista.

Na tentativa de ultrapassar Schumacher, Alonso quase tocou no alemão, mas conseguiu ganhar a quinta posição. Logo depois, Massa, também sem muita facilidade, deixou o heptacampeão mundial para trás.

Na quinta volta, Sebastian Vettel errou o traçado na curva, e Hamilton se aproveitou. O piloto inglês assumiu a ponta da corrida, para a festa no box da McLaren. Três voltas depois, foi a vez de Felipe Massa perder o controle, rodar e se chocar com sua Ferrari no muro de proteção. O brasileiro ainda conseguiu voltar para a pista, mas quebrou uma parte de sua asa traseira e perdeu posições na pista.

largada gp da hungria (Foto: Agência EFE)
Largada na Hungria foi movimentada
A chuva diminuiu, e a pista passou a ter algumas partes secas. As equipes, então, adiantaram seus pitstops. Massa foi um dos primeiros a ir para os boxes. O brasileiro voltou andando rápido, mas não o suficiente para recuperar suas posições. Na briga pela dianteira, Button e Webber voltaram com um ritmo melhor. O inglês ganhou posições e pulou para segundo lugar, enquanto o australiano assumiu a quarta posição, deixando Alonso para trás.

Carro de Heidfeld pega fogo na saída dos boxes

Na ponta, por volta da 21ª volta, Hamilton já tinha 9s1 de vantagem sobre Button, segundo colocado e que era pressionado por Vettel, terceiro colocado. Lá atrás, Massa, em nono, andava mais rápido, mas não conseguia ultrapassar Schumacher, que segurava bem a oitava posição.



Em péssima fase na Lotus, o italiano Jarno Trulli foi o primeiro a abandonar a prova, após perder o controle do carro. Depois, a Renault de Nick Heidfeld pegou fogo logo na saída dos boxes. Apesar da demora do atendimento, o piloto alemão conseguiu sair às pressas do carro, sem maiores problemas. Pouco depois, na 28ª volta, foi a vez de Michael Schumacher abandonar, com problemas em sua caixa de câmbio.

Felipe Massa, então, conseguiu a ultrapassagem sobre Schumacher, que não conseguiu controlar o carro após toque do rival e saiu da pista, perdendo outras posições na sequência. O brasileiro, após a troca por pneus supermacios, conseguiu melhorar o ritmo e ultrapassou também Rosberg e Di Resta, da Force India, logo depois, partindo para cima de Kobayashi, da Sauber.

Enquanto isso, em um erro da organização da prova, que rebocava o carro de Heidfeld pela contramão dos boxes, Vettel, que saía do pitstop, quase teve sua vida complicada. O alemão, no entanto, conseguiu voltar à pista em um bom ritmo e conquistou a volta mais rápida da corrida até então, com 1m25s741.

Se Hamilton e Button seguiam tranquilos na ponta, a disputa dali para trás era movimentada. Vettel mantinha a terceira posição, mas Webber passou a sofrer o ataque de Alonso, que, com pneus supermacios, começou a andar mais rápido que todos os rivais, embora tivesse a certeza de que faria uma parada a mais do que o esperado.

vettel rbr gp da hungria (Foto: Agência Reuters)
Em corrida segura, Vettel fechou a prova em segundo lugar
Button arrisca na estratégia e vence o GP

Com 30 voltas para o fim, o jogo das estratégias, então, passou a dominar a corrida. Enquanto Ferrari apostava em uma parada a mais, para poder usar ao máximo os jogos de pneus supermacios, as duas RBRs e a McLaren de Button preferiram arriscar e andar com os compostos macios. A chuva, no entanto, voltou, ainda que tímida. Hamilton, após passar pela zebra molhada, rodou e, parado no meio da pista, quase provocou acidentes em série ao forçar a manobra para voltar à corrida. O inglês foi ultrapassado por Button, e a briga entre os dois ficou boa.



Button acabou perdendo a posição de novo, mas logo recuperou em grande ultrapassagem. Hamilton voltou a tomar a posição, e a McLaren chamou o inglês para o seu quinto pitstop. Logo depois, foi punido pelos comissários com mais uma ida aos boxes, pela manobra arriscada quando perdeu o controle e acabou rodando. A corrida, então, ficou toda Button. Vettel ainda ensaiou uma pressão ao rival da McLaren, mas também com os pneus desgastado, preferiu garantir a segunda posição.

Ainda deu tempo para novas rodadas - como a de Fernando Alonso, que manteve o terceiro lugar - e de Felipe Massa marcar a volta mais rápida da corrida, embora, em sexto, já não tivesse quem pressionar em busca de uma melhor posição. Hamilton também conseguiu tomar de Webber o quinto lugar. Mas foi só. Lá na frente, em paz com a sorte, Button segurou o ritmo e cruzou a linha de chegada em primeiro. A festa estava pronta para começar.

Confira a classificação final do GP da Hungria:

1. Jenson Button McLaren-Mercedes 1h43m42s337
2. Sebastian Vettel RBR-Renault + 3s588
3. Fernando Alonso Ferrari + 19s819
4. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 48s338
5. Mark Webber RBR -Renault + 49s742
6. Felipe Massa Ferrari + 1m17s176
7. Paul di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
8. Sebastien Buemi STR-Ferrari + 1 volta
9. Nico Rosberg Mercedes + 1 volta
10. Jaime Alguersuari STR-Ferrari + 1 volta
11. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 volta
12. Vitaly Petrov Renault + 1 volta
13. Rubens Barrichello Williams-Cosworth + 2 volta
14. Adrian Sutil Force India-Mercedes + 2 volta
15. Sergio Pérez Sauber-Ferrari + 2 volta
16. Pastor Maldonado Williams-Cosworth + 2 volta
17. Timo Glock MVR-Cosworth + 4 voltas
18. Daniel Ricciardo Hispania-Cosworth + 4 voltas
19. Jerome D'Ambrosio MVR-Cosworth + 5 voltas
20. Vitantonio Liuzzi Hispania-Cosworth + 5 voltas

Abandonaram:

Heikki Kovalainen Lotus-Renault na volta 56
Michael Schumacher Mercedes na volta 27
Nick Heidfeld Renault na volta 24
Jarno Trulli Lotus-Renault na volta 18

Volta mais rápida:

Felipe Massa, 1m23s415

---------------
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA