By Graça Marinho

Clique e confira!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Morreu Jerry Leiber, compositor dos maiores clássicos do Rock 'n' Roll

Esse post foi copiado de uma colunista portuguesa, por isso pode conter algumas palavras e/ou frases construídas um pouco diferente, mas é um texto muito bem escrito sobre Jerry Leiber. Eu li e não resisti em colocar aqui para vocês, não fiz nehuma alteração para manter a essência da jornalista Cláudia Carvalho. (GM)

 


Mike Stoller, Elvis Presley e Jerry Leiber (à direita) nos estúdios da  MGM em 1957
Mike Stoller, Elvis Presley e Jerry Leiber (à direita), estúdio da MGM em 1957
Foi o génio escondido de Elvis Presley, de Ben E King, dos The Drifters ou dos The Coasters. Numa parceria com Mike Stoller, Jerry Leiber compôs muitos dos clássicos que marcaram a cena rock 'n' roll dos anos 1950 e 1960 e que ainda hoje são recordados. É o autor de “Hound Dog”, “Jailhouse Rock” e “Stand By Me”. Morreu esta segunda-feira (22/08/11), em Los Angeles de insuficiência cardiopulmonar. Tinha 78 anos.

Para os mais distraídos, Jerry Leiber poderá não ser um nome conhecido. O mesmo não se poderá dizer das músicas que compôs e que apesar de já terem passado décadas, continuam a ser lembradas, cantadas e tocadas. Elvis Presley tinha a voz, o charme e o passo de dança mas as letras, essas, eram de Jerry Leiber. “You ain't nothin' but a hound dog”, escreveu ele e cantou Elvis. Estávamos em 1956 e o “Rei do rock 'n' roll” chegava aos tops com “Hound Dog”, a mesma música que em 2004 entrou na 19ª posição da lista das 500 melhores canções de sempre da “Rolling Stone”.

Mike Stoller, Elvis Presley e Jerry Leiber (à direita) nos estúdios da  MGM em 1957
Leiber (à esquerda) e Stoller em 2008
Jerry Leiber conheceu Mike Stoller, que se tornaria no seu parceiro de trabalho, em Los Angeles no início dos anos 1970, ainda os dois eram jovens adolescentes, mal imaginando que nos anos a seguir ninguém escreveria hits como eles. Em comum tinham o amor à música, aos sons R&B, blues e pop, começando a escrever quase instantaneamente. Stoller ficava com a parte da música e Leiber com as letras.

“O Jerry era uma máquina de ideias”, disse Mike Stoller numa entrevista à “Rolling Stone” em 1990. “Para cada situação, o Jerry tinha 20 ideias.” Ideias que se tornaram sucessos e que nem aos artistas actuais passam despercebidos.

A “Hound Dog” foi originalmente escrita e composta para a cantora Big Mama Thornton em 1952 mas foi quando Elvis Presley pegou nela que se tornou num sucesso planetário. Depois disso, já foi gravada mais de uma dezena de vezes por vários outros artistas. À semelhança do que tem acontecido com muitas das músicas assinadas por Leiber e Stoller, não fossem eles uma das duplas mais cobiçadas no mundo da música. O mesmo aconteceu, por exemplo, com a sua composição “Kansas City” que se tornou um hit na voz de Wilbert Harrison em 1959, tendo sido mais tarde gravada por Little Richard, The Beatles, Brenda Lee, Sammy Davis, Jr., James Brown e The Everly Brothers.

É deles também o mega sucesso “Stand by Me”, que se manteve nos tops entre 1961 e 1986, escrito para Ben E. King. As versões e covers desta música continuam ainda hoje a aparecer.

Outros dos seus sucessos incluem: “Is That All There Is?”, de Peggy Lee; “Love Potion No. 9”, dos Clovers; “Ruby Baby”, dos Drifters; “Black Denim Trousers and Motorcycle Boots”, dos Cheers; “Smokey Joe's Cafe” e “Riot in Cell Block No. 9”, dos Robins; e “Searchin'”, “Yakety Yak”, “Poison Ivy”, “Charlie Brown”, “Down in Mexico” e “Little Egypt” dos Coasters.

“Ele foi o meu amigo, o meu companheiro, o meu parceiro de escrita durante 61 anos. Ele tinha um jeito com as palavras. Não havia ninguém melhor do que ele. Vou sentir a sua falta”, disse Stoller à CNN, comentando a morte do amigo.

Em 1985, Jerry Leiber passou a ter o seu nome no Songwriters Hall of Fame, e em 1987 entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, ao lado de Stoller.

“O mundo da música perdeu hoje um dos seus grandes poetas laureados. O Jerry não só escreveu as letras que toda a gente andava a cantar, como nos mostrou a forma como verbalizar os nossos sentimentos sobre as mudanças na sociedade que estávamos a viver depois da Segunda Guerra Mundial”, disse à AP Terry Stewart, presidente do Hall of Fame and Museu.

Em 1995, estreou na Broadway um musical com base nas músicas de Leiber e Stoller, “Smokey Joe's Café”, apresentando mais de dois mil espectáculos.

Com Mike Stoller e David Ritz, Jerry Leiber escreveu um livro de memórias em 2009, intitulado “Hound Dog: The Leiber & Stoller Autobiography”.



Para quem não lembra ou não conhece a música Stand by me, vou colocar aqui esse vídeo que eu acho muito legal.




Stand By Me
Composição: J. Leiber

When the night has come,
And the land is dark
And the moon,
Is the only light we'll see

No, I won't, be afraid
Oh I won't
Be afraid
Just as long as you
Stand, stand by me

So darlin', darlin'
Stand... by me
Oh, stand by me (x2)
Stand by me

If the sky
That we look upon,
Should tumble and fall
Or the mountain,
Should crumble to the sea

I won't cry, I won't cry.
No I won't shed a tear
Just as long
As you stand
Stand by me

And darlin', darlin'
Stand, by me
Oh stand by me
Woah stand now,
Stand by me
Stand by me

(Instrumental Portion)

Darlin', darlin'
Stand, by me
Oh stand, by me
Oh stand now,
Stand by me,
Stand by me

Whenever you're in trouble,
Wont you stand by me, oh stand by me
Wow Stand by me
Oh stand by me

--------------
Fonte: http://www.publico.pt/Cultura/morreu-jerry-leiber-compositor-de-classicos-maiores-do-rock-n-roll_1508801
Por: Cláudia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA