By Graça Marinho

Clique e confira!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Golpistas usam falsa notícia de morte de Felipe Massa para roubar senhas

E-mails circulam com links que podem levar usuário a baixar vírus.

Foto: Reprodução
E-mail com notícia falsa e marca do G1 é usado para aplicar golpe.

E-mails com notícias falsas sobre o estado de saúde do piloto brasileiro Felipe Massa estão circulando na internet com o objetivo de fazer o internauta clicar em um link e inadvertidamente infectar seu computador com programas maliciosos que roubam senhas bancárias.

Leia também: Confira gafes que podem denunciar criminosos virtuais

As mensagens tentam reproduzir a marca do G1 e trazem notícias falsas sobre o piloto da Ferrari, que segue internado no Hospital Militar de Budapeste, desde sábado (25), se recuperando do acidente ocorrido durante os treinos de classificação do GP da Hungria.

Em uma das versões, com a notícia falsa da morte cerebral de Felipe Massa, o texto traz um link que promete um "vídeo completo" sobre o caso. Esse é o chamariz utilizado pelos golpistas para incentivar o internauta a clicar no link.

Mas, em vez das imagens prometidas, o endereço guarda, na verdade, códigos maliciosos que podem infectar o computador e abrir portas para piratas virtuais roubarem dados.

E como é comum em mensagens fraudulentas na internet, o texto é confuso e apresenta erros gramaticais.

Em junho, criminosos usaram falsas notícias sobre o acidente do voo 447 da Air France para infectar computadores de usuários desavisados. Em 2008, os golpistas espalharam e-mails fraudulentos aproveitando outro caso de grande repercussão nacional - a morte da menina Isabela Nardoni, além dos nomes do apresentador Silvio Santos e do programa Big Brother Brasil.

Códigos maliciosos

Os programas maliciosos, que não são capazes de se espalhar sozinhos, facilitam o acesso de piratas de computador ao PC do usuário, permitindo o roubo de informações como dados sobre sua conta bancária.

Esse tipo de ameaça é chamada de phishing scam. Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

-----------
Fonte: G1 Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA