By Graça Marinho

Clique e confira!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FIA faz mudanças no treino classificatório e mantém sistema de pontos em 2010

Federação aumenta número de eliminados nas duas primeiras partes da sessão que decide o grid. Reabastecimento nas corridas é banido



Pit stop com reabastecimento será proibido

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou ontem (19/008/09), o regulamento para a temporada de 2010 da Fórmula 1. As mudanças principais estão no treino classificatório, que terá um aumento de seis carros por causa das três novas equipes que entrarão no campeonato. Além disso, o campeão continuará a ser decidido pelo sistema de pontos vigente atualmente, em vez do maior número de vitórias, como queria Bernie Ecclestone, chefe comercial da categoria.

A classificação continuará a ser dividida em três partes. No entanto, oito carros passarão a ser eliminados no Q1 e no Q2, em vez dos cinco atuais. A superpole continuará com dez participantes, mas as equipes poderão mandar seus carros com tanque quase vazio, já que o reabastecimento será proibido em 2010 e todos começarão as corridas com a mesma quantidade de gasolina.

O peso mínimo dos carros foi elevado de 605 para 620 kg (sem combustível), incluindo o piloto. A mudança será feita para prever o uso do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), que continuará permitido em 2010. No entanto, a Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota) concordou em não usar o acessório no próximo ano.

Os cobertores elétricos para os pneus, que seriam banidos no próximo ano, foram mantidos pela FIA. O regulamento acaba com a ameaça de uma categoria paralela à F-1, principal elemento da polêmica entre a federação e a Fota antes da assinatura do Pacto da Concórdia, no mês passado.

O SporTV transmite os três treinos livres para o GP da Europa, em Valência. O primeiro começa às 5h de sexta-feira (horário de Brasília), no SporTV2; o segundo, às 9h; e o terceiro, às 6h de sábado. A Rede Globo mostra o treino classificatório, às 9h de sábado, e a corrida, às 9h de domingo. O SporTV2 exibe o VT completo do GP às 16h30m de domingo.


--------
Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA