By Graça Marinho

Clique e confira!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Lavar as mãos ainda é a melhor solução para combater a transmissão da "Gripe A" H1N1

Nem todos os tipos de álcool são eficazes contra a nova gripe

A lavagem de mãos tem sido indicada como essencial no combate à transmissão do vírus. É preciso que o álcool gel usado tenha a concentração de 70%.

A gripe suína provocou uma corrida por álcool gel. Mas nem todos os tipos são eficazes contra o vírus.

Nas farmácias, a reposição tem que ser feita todo dia. "Se nós colocarmos mil unidades, vendemos todas as mil unidades", diz uma vendedora.

Nas escolas, virou produto indispensável. "É para evitar gripe suína", explica uma menina. Nos supermercados, o álcool gel também não para nas prateleiras. "A procura é muito grande, principalmente de escolas, para crianças. Muitas mães também estão procurando”, disse a chefe de departamento, Rosângela Cristina.

Mas é preciso ficar atento antes de comprar o produto para desinfetar as mãos. É que existem dois tipos de álcool gel: o que a gente encontra geralmente nos supermercados, que é para limpeza da casa e tem características diferentes deste tipo que é vendido em farmácias, próprio para matar bactérias e vírus, inclusive o da gripe suína.

O álcool gel antisséptico, como é chamado, obedece as normas da agência nacional de vigilância sanitária. O produto tem a fórmula ideal para a desinfecção: 70% de álcool e 30% de água.


APRENDA A MANEIRA CORRETA DE HIGIENIZAR AS MÃOS


Já neste álcool gel para limpeza doméstica, além da advertência em letras bem pequenas de que o produto não deve entrar em contato com a pele, a concentração de álcool é bem menor: 48,6%.

"Não vai ter eficácia, não vai agir. É muito mais água que álcool e os dois tem que estar na proporção certa para a função adequada", explicou a doutora em microbiologia, Paula Rahal.

Numa indústria de álcool gel de uso farmacêutico em São José do Rio Preto, a produção saltou de 15 para 200 toneladas por mês.

Mas, para um médico virologista, água e sabão bastam para se livrar do vírus da nova gripe. "O vírus tem na sua camada externa componentes de lipídeos, ou seja, gordura, e o melhor modo de destruir esta camada externa é a utilização de água e sabão. Boa higiene é sinal de boa saúde", disse médico virologista Maurício Nogueira.


-------------
Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA