By Graça Marinho

Clique e confira!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Keep in Touch with Grace sai no Estadão de domingo passado, por causa de conversa com o Rubinho no Twitter


Matéria do Jornal Estadão mostra minha conversa com o Rubinho Barrichello, entre outras, quando informo à ele sobre a matéria que postei aqui, contando que o Maguila falou uma barbaridade dele.

A conversa que o jornal colocou foi incompleta, mas abaixo eu coloquei a conversa na íntegra.

O engraçado foi que, só por causa dessa conversa no twitter com o Rubinho o número de acessos ao blog aumentou muito, claro que no dia em que postei a
matéria teve um aumento de mais de 2.500% de acessos, mas mesmo nos outros dias, depois disso, o aumento dos acessos foi de +ou- 180%, um número bem significativo. Ou seja, falar do Rubinho é ter muita audiência, todos querem saber dele, mesmo os que não gostam dele estão sempre querendo saber o que rola com ele.

O fato é que, não importa em que lugar esteja o Rubinho nas corridas ou no Google, porque para os mais de 100 mil seguidores dele, o Barrichello é o número 1.


Sigam o Keep in touch with Grace no twitter: @GraceGM.

Graça Marinho

Seguindo o piloto Rubinho Barrichello no Twitter

Pelo microblog, dono da mola que acertou Massa deu a cara a tapa, mas também bateu um bocado

Christian Carvalho Cruz - O Estado de S.Paulo


Rubens deixa o hospital após visita a Felipe Massa, no domigo passado

Rubens deixa o hospital após visita a Felipe Massa, no domigo passado

SÃO PAULO - E lá vem RRRRRubens Barrichello. Uma procissão de 90 mil seguidores na rabeira. Ninguém à frente, pista livre pra ele. Vaaai, RRRRRubinho. Ele foi. Nas curvas do Twitter, novo fenômeno da internet que ninguém ainda sabe direito para que serve, o piloto brasileiro pisou fundo no seu grande prêmio da catarse. Semaninha braba, afinal.

Que diacho aquela mola tinha que escapulir da sua Brawn e ir dar direto na testa do Massinha? "Já posso imaginar as brincadeiras de mau gosto que vão fazer no Brasil", disse ao repórter Livio Oricchio, do Estado, ainda em Budapeste, antes de tomar seu jato particular e voar para o afago da família, nos Estados Unidos.

Àquela altura, seu Twitter já estava a 300 por hora. Trazendo na ponta dos dedos ora um notebook, ora um iPhone, Barrichello foi torrando seus 140 caracteres regulamentares para exorcizar alguns demônios. Distribuiu safanões virtuais e xingamentos reais a todos que entraram no circuito para chamá-lo de azarado, perdedor, Dick Vigarista, para tirar onda com a maldita mola voadora.

Não que ele esperasse algo muito diferente. Azarado e perdedor, fazer o quê?, estava acostumado. Mas Dick Vigarista, o sacana do desenho animado que, se precisar, atropela um filho para vencer a corrida... Aí não, esse povo não tem mãe? O Massinha lá, naquela cama de UTI, operado, apagado, entubado e sob risco de morrer...

Ao deixar a capital da Hungria depois de um fim de semana que classificou de "bom para esquecer", Barrichello não demonstrava sentimento de culpa. Tinha plena consciência de sua responsabilidade no acidente: zero, nenhuma. Mas estava arrasado, profundamente, com a situação do amigo. Chorou doído numa das duas vezes em que esteve no hospital (entre os pilotos, só ele e o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, foram até lá) em busca de notícias.

No decorrer dos dias Massa foi ligeiro na recuperação. Massa sai da sedação, Massa respira sem aparelhos, Massa enxerga normalmente, Massa se comunica em três idiomas, Massa caminha em volta da cama, Massa vai voltar ao Brasil. Na cola dele, Barrichello vibrava no Twitter a cada sinal de melhora.

Da chegada a Budapeste, na quarta-feira 22, até a última sexta-feira ele twittou 497 vezes, escrevendo sempre pela manhã e à noite, sem falta. Compartilhou as informações que colhia diretamente com a família Massa, agradeceu aos fãs que deram aquela força ("liga não, Rubinho, você não teve culpa, foi uma fatalidade"), desabafou, torceu e passou por cima dos engraçadinhos que tentaram fazer firula na sua página.

Uma semana e meia que para Barrichello, ironicamente, começou cheia de bons presságios e, por meio de seus incessantes pios (tweets, ou twitts), pode ser contada assim:


22/7 - Quarta-feira. Desembarque

Depois de uma lambança de sua equipe no GP da Alemanha, no domingo anterior, Barrichello chega à Hungria feliz com o calor, que ele diz ser um bálsamo para o seu carro.

@rubarrichello: ola gente... ja estou em Budapest

@rubarrichello: esta 38 graus aqui

@f_dracula: como é saber q vc é tão querido, mesmo sendo sacaneado pelos órgãos de imprensa aqui do Brasil?

@rubarrichello: noticia ruim no Brasil da mais ibope...

@rubarrichello: Já estava viciado e não queria mais, mas acabei de instalar Twitter no celular.

23/7 - Quinta-feira. Descontração

Barrichello brinca com uma fotografia que tirou de tanques militares na estrada. Lidos do futuro, os diálogos soam meio paranormais...

@w1gn3r: sobre o que está falando? tem sofrido ameaças?

@rubarrichello imagina... os tanques devem ser algum museu

@Luis16V: Onde o carro fica guardado de sábado pra domingo? fico bolado com esse negócio de sabotagem cara.

@rubarrichello: tem segurança la

24/7 - Sexta-feira. Confiança

Os seguidores desejam sorte. Barrichello confiante.

@Fran_forum2605: Rubinho seu pai faz falta nos boxes... pai atrai sorte e fiscaliza hehe

@rubarrichello: meu Pai é demais

@lucasdigrassi: Como ta pra amanha?

@rubarrichello: fala mano... ta bonzinho o carro

@anapaulavuoto: E aí, Rubinho... Preparado para vencer domingo? Estou com bons pressentimentos!

@rubarrichello: oii... to confiante...

@marjegon: só eu e Deus sabemos o quanto eu escuto das pessoas quando falo que torço por vc...

25/7 - Sábado. O treino

Colisão de twitts. Almoço antes de ir para a pista, corte rápido para o Hospital Militar de Budapeste. Os zombeteiros aproveitam e entram no vácuo.

@rubarrichello: almoçando agora... logo estarei no carro

@rubarrichello: gente estou a caminho do hospital pra visitar o Felipe...vamos fazer um pensamento bem positivo pra ele ok

@rubarrichello: acabei de voltar do hospital.O Felipe passou muito bem pela cirurgia. A pancada na cabeça foi muito forte entao ele continua sedado

@rubarrichello: as pessoas que mandaram pensamentos positivos meu agradecimento

@rubarrichello: aos que perderam tempo fazendo piada ponham a mao na cabeça e pensem direito

@huckluciano: @rubarrichello, estamos juntos, sempre!!!

@rubarrichello: valeu irmão... tamo junto

@rubarrichello hora de dormir... difícil mas focado para amanha. valeu pelo apoio e pela reza

26/7 - Domingo. A corrida

Explicações sobre a corrida ruim. Barrichello terminou em décimo lugar. Diria depois que pensava em Massa toda vez que passava pelo local do acidente.

@rubarrichello: fim de semana pra esquecer. Levei uma batida na curva 2 e cai la pra trás. O ritmo ate era bom, mas já era tarde

@rubarrichello: estou a caminho do hospital e mando noticias...

27/7 - Segunda-feira. Não fui eu

As ofensas recrudescem - e as respostas também. Um parente diz que os ataques a Barrichello são "coisa de quem não tem família, muita crueldade". O amigo Thiago Camilo, corredor de Stock Car, conta que a inquietação com Massa - e não com a mola - beira o desespero: "O Rubinho está consciente de que não teve culpa".

O apresentador de TV Marcelo Tas diz que o problema não são as piadas, mas como Barrichello reage a elas: "Ele escolheu ser esse personagem perdedor e azarado, não os humoristas. Já faz parte dele se justificar pelos fracassos. Não sei se é caso de analista, pai de santo ou Zé Celso Martinez Corrêa, mas alguém precisa arrancar esse personagem do Rubinho. Vá fazer teatro, Rubinho".

@rubarrichello: eu estou de volta a Orlando. depois de tudo queria muito ver meus filhotes... mas estou em contato direto com a família Massa

@rubarrichello: agora quero descansar... ha dias estou dormindo picado

@FellipeDalla: Rubinho vc se sentiu meio culpado por tda essa situação?

@rubarrichello: mal por ser meu amigo... mas pela peça do carro nao. Nao fui eu que desenhei e nem apertei a peça la atras...

@erikaos: a peça que saiu do carro do @rubarrichello tentou fugir pro carro de um piloto melhor

@rubarrichello: @erikaos nunca vi alguém ser tao escroto

28/7 - Terça-feira. Dick Vigarista

Alguém pergunta se, "depois de tudo isso", não é hora de encerrar a carreira. Ainda não, diz Barrichello. Mas o jornalista especializado em automobilismo Flávio Gomes, da ESPN Brasil, aposta que sim. Porque acidentes graves mexem muito com o piloto. E o de Massa não foi o único do mês. No final de semana anterior, o jovem inglês Henry Surtees, de 18 anos, morreu ao ser atingido por um pneu numa prova de Formula 2. "O Rubinho ficou extremamente abalado, tanto que imediatamente começou um movimento por mais segurança nas pistas", afirma Gomes. " Ele é muito sensível a tudo isso. Acho que para no final desta temporada."

@rubarrichello: falei com o Dudu Massa. Felipe esta muito melhor... já conversa e conhece a todos... muito bom

@LeandroSCruz: Barrichello, como não ganha da forma tradicional, resolveu adotar o método Dick Vigarista. Vai soltar óleo na pista, prego e molas

@rubarrichello: lógico

@robertacontente: Rubinho, bloqueia os idiotas q te depreciam. Levanta esse astral...

@rubarrichello: o pior já passou...

@jeanvie: @rubarrichello, depois de td isso, sua esposa e filhos não pediram pra vc parar?sua esposa e filhos não pediram pra vc parar?

@rubarrichello: eles sabem que amo o que faço... a hora vai chegar mas estou tranquilo

29/7 - Quarta-feira. Maguilada

Seu Titônio, pai de Massa, compara o impacto da mola na cabeça de seu filho a um soco do ex-pugilista e neopagodeiro Maguila, que agradece e aproveita para comentar: "Esse Rubinho só atrapalha. Não ganha nada e ainda cria problema. Quase matou o Massa. É f...".

@rubarrichello: bom dia gente... bom dia mesmo. O Felipe já consegue andar e falar

@rubarrichello: o que acho da volta do Schumacher? ninguem melhor pra substituir o Felipe.

@marinaranieri :Vou parar de seguir o @rubarrichello. É zica e perigoso

@rubarrichello: @marinaranieri fica tranqüila... já te bloqueei

@GraceGM: Maguila em sua enorme ignorância ofende Rubinho

@rubarrichello: só faltava essa mesmo... rssss. coitado

@ThiagoMazuchini: @rubarrichello acaba com a raça desse maguila, por favor

@dvdlima: @rubarrichello Vc não planejou isto direito, agora tem o Alemão, aquele que vc freia pra ele poder passar, já não ganha de ninguém. Reflita.

@rubarrichello: ah ta...vou refletir

(Na verdade essa conversa foi assim:

GraceGM: @rubarrichello Maguila em sua enorme ignorância ofende Rubinho Barrichelo, era só o que faltava - http://mggmarinho.blogspot.com

rubarrichello: @GraceGM só falatava essa mesmo...rssss.coitado

GraceGM: @rubarrichello não, isso foi rídiculo, ome senti ofendida como se a ofensa tivesse sido pra mim... mas te defendi forte no meu blog

rubarrichello: @GraceGM eu vi..obrigadao

Mesmo que tenha saído incompleta a nossa conversa, gostei que foi citada no jornal Estadão. Clique em GraceGM de cada uma das mensagens para visualiza-las diretamente do microblog Twitter.)

30/7 - Quinta-feira. O alívio

Um telefonema, e o bom humor está de volta. Mas sem esquecer o desabafo jamás.

@rubarrichello: Meu telefone tocou e na tela apareceu "Massinha". Achei que era o Dudu Massa. Era o cara mesmo. Sua voz era muito boa e super alto astral... Viva

@bydepine: de alguma forma ele está chateado por a peça ter saído do seu caro?

@rubarrichello: ele tava mais preocupado comigo do que com ele...ele é 10

@rubarrichello: a gente aguenta muita pancada... mas foi demais hoje. nao me segurei...

@rubarrichello: vou jantar gente...valeu por dividirem comigo a alegria da ligação

31/7 - Sexta-feira. Alegria, alegria

Com a notícia de que Massa voltaria para o Brasil são e salvo, tudo virou festa. Nem sinal de apreensão ou rancor. Deu até para fazer xixi na frente de um estranho com naturalidade.

@rubarrichello: acabei de falar com o Felipe... Me falou que esta cheio de vontade de guiar... ai simmmmmmmm

@rubarrichello: hoje cedo fui acordado com uma surpresa. Era 6.58 quando a campainha tocou. Era da WADA (agencia mundial antidoping)

@rubarrichello: em 31 anos de profissão foi a primeira vez que aconteceu... mas normal.

@rubarrichello: o cara tem que olhar tudo até eu fazer xixi

@rubarrichello: fiz o tal do xixi e beleza


Passei dias seguindo Barrichello. Gostaria de saber dele por que toda essa disposição para rebater as piadas, se a internet o ajudou a aplacar a tristeza de ver um amigo entre a vida e a morte, se escrever, escrever, escrever sem parar, dando notícias da recuperação de Massa, fazia parte de um processo de fé, de torcida, ou se era puro vício tecnológico. Não foi possível. Como se eu fosse um retardatário, ele nem tomou conhecimento dos meus tweets (e meus telefonemas, aquele método pré-histórico de comunicação) pedindo para entrevistá-lo.

Não seria apressado pensar que uma catarse em praça pública como a de Barrichello denota uma cristalina baixa autoestima. Os psicólogos explicam que, quando uma pessoa é tachada de perdedora e azarada, precisa ter uma personalidade muito forte para firmar um juízo pessoal sobre si mesma sem ficar refém da opinião alheia. E responder a um por um dos agressores talvez traga algum alívio provisório, mas não contribui para aumentar a autoestima de ninguém.

Quem liga para isso? O fato é que o Twitter de Barrichello bombou. Na média, ele ganhou 2 mil seguidores por dia, descontados os engraçadinhos bloqueados. Na sexta-feira, quem digitasse "twitter" no Google encontrava facilmente a página rubarrichello. Estava logo depois do Twitter.com, em segundo lugar.

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,seguindo-o-piloto-rubinho-barrichello-no-twitter,412047,0.htm

-------------

Fonte: Estadao.com

6 comentários:

  1. Aviso aos visitantes:
    Mensagens falando mal do Rubens Barrichello ou de qq outro piloto não serão postadas.
    Obrigada,

    Graça Marinho

    ResponderExcluir
  2. Uau!!! Grace bacana esse post, e puxa vc tá amiguinha do Rubinho... tbm quero rs
    bjus
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Gracinha, mto legal essa matéria, parabéns!!!
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Que curioso, não imaginava que o Rubéns Barrichello ficasse realmente no twitter falando com todos. Gostei de saber.

    ResponderExcluir
  5. Grace, muito legal!!!Também não sabia que o Rubinho realmente ficasse no Twitter e fosse tão simpático...e vc amiga dele, uau, rssssss,muito legal!!!!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Vânia, ele é bem simpático msm, mas não sou amiga dele não, bem que eu gostaria, só falo com ele pelo twitter. Mas já tá valendo.
    Obrigada pela visita.
    bjs

    ResponderExcluir

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA