By Graça Marinho

Clique e confira!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mulheres na Formula 1, já houve?

Sim, houveram cinco (5) estranhas no ninho.

Mas antes que a Fórmula 1 sequer existisse, já havia corridas de automóveis. E foi justamente nessas corridas que Mariette Heléne Delangle (nascida na França, em 1900), mais conhecida como Hellé Nice, disputou, em 1929, sua primeira corrida (que era apenas para mulheres). Em 1931, ela começava a competir com os homens, sem perder sua feminilidade, o que a destacava, naquele universo que, antes dela, era 100% masculino. Uma acusação de ter colaborado com o nazismo encerrou a carreira de Hellé Nice, embora ninguém tenha conseguido qualquer evidência que pudesse comprovar o fato. Ela disputou mais de 70 corridas e morreu sozinha aos 84 anos.

Maria Theresa de FilippisDepois que a categoria da F1 foi criada, em 1950, cinco representantes do sexo frágil já competiram. A italiana Maria Theresa de Filippis, nascida em 11 de novembro de 1926, em Nápoles, entrou para a história da F1 como pioneira, porém participou de cinco GPs, classificando-se apenas em três (Bélgica, Portugal e Itália, em 1958). Destes, Maria Theresa completou apenas o GP da Bélgica, em 10º lugar.

Lella LombardiMaria Grazia Lombardi, conhecida como Lella Lombardi, foi a segunda mulher a pilotar um F1 e a que teve o melhor desempenho. Estreou no GP da Grã-Bretanha de 1974 aos 33 anos e participou de 17 GPs em 3 temporadas. Lella cruzou a linha de chegada em 6º lugar, marcando 0,5 ponto no caótico Grande Prêmio da Espanha de 1975, onde apenas oito carros (dos 25 que largaram) terminaram a prova. (Devido à prova ter sido finalizada com menos da metade das voltas, foram atribuídos apenas metade dos pontos). Morreu em 03 de março de 1992, devido a um câncer.

Depois de Lella, ainda tivemos mais três representantes femininas na Fórmula 1, mas nenhuma delas teve resultados expressivos.

Divina Galica estava inscrita em 3 GPs (Inglaterra em 1976, pela equipe Surtess, e Argentina e Brasil em 78, pela Hesketh), mas não se classificou para nenhum deles. Desireé Wilson estava inscrita apenas no GP da Inglaterra de 1980 (pilotando uma Williams particular) e também não se classificou.

Giovana AmatiNos três primeiros GPs de 1992 (África do Sul, México e Brasil), tivemos a oportunidade de ver a última mulher que teve a chance de tentar alinhar no grid, mas como Giovana Amati não conseguira classificar o Brabham-Judd, foi, então, substituída pelo futuro campeão mundial de 1996, Damon Hill, nas etapas restantes. E adivinhem? O carro era tão bom que ele também não conseguiu classificá-lo em seis das etapas seguintes.

Além das cinco citadas, também tiveram a oportunidade de guiar um F1: a americana Sarah Fisher, em 2001, num evento da McLaren em Indianápolis, e a inglesa Katherine Legge que fez 27 voltas em um teste da Minardi, em Vallelunga, 2005.

Há os que aprovam a presença de mulheres no automobilismo, como Niki Lauda, mas também há aqueles que não vêem com bons olhos, como o inglês Jenson Button: “As mulheres começam a correr nas fórmulas menores com 16 ou 17 anos. Elas não terão chance começando assim. Eu e a maioria dos outros pilotos iniciamos com oito anos. O desgaste físico é muito grande e há esportes nos quais a mulheres não correm bem: o automobilismo é um deles”, declarou à rádio BBC, em 2003.

Resta-nos imaginar o que aconteceria se houvesse igualdade de condições, se elas começassem com a mesma idade que os homens, ou se tivessem oportunidade de disputar provas com carros competitivos, pois todas cinco representantes femininas na F1 disputaram provas com carros bastante inferiores aos dos rivais masculinos.

Tudo na base de puro achismo meu. Já que o Jenson não é mulher e acha que nós não seríamos capazes de resistir ao desgaste físico do automobilismo, por que não podemos achar justamente o contrário?


Imagens:
StatsF1, Wikipedia e Rainer Nyberg (Atlas F1 Autosport).

-------------------------------
Aproveito para dar os parabéns para as garotas: Dea, Elo, Gil, Vivi e Miss PitLane, do blog F1 Girls Online pelo super blog e por essa matéria tão bacana.
bjaum
Graça

----------
Fonte: Blog F1 Girls Online

3 comentários:

  1. Adorei esse post, parabéns!!! Depois vou conhecer o blog F1 Girls Online.
    Tenho acessado seu blog sempre e estou adorando suas matérias.
    Hj em dia só acesso os blogs, acho muito mais próximo da gente do que os grandes sites, até porque os blogs filtram os posts que encontram por aí nos grandes sites e postam exatamente o que a gente quer ler e saber.
    Congratulations!!!!
    bjs
    Val ;;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Graça!
    Fico feliz que tenha gostado da matéria! ;)
    abraços
    Dea - F1Girls

    ResponderExcluir
  3. Gracinha queria ver vc correndo de kart, vamos marcar???
    bjus
    Rick

    ResponderExcluir

Todas as Matérias Postadas no Blog

Graça Marinho

Graça Marinho
Aldeia da Serra e San Diego/USA